Vôo GLO 1907 - FAB rebate acusações do piloto colombiano

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Vôo GLO 1907 - FAB rebate acusações do piloto colombiano

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
A FAB rebateu as acusações do piloto que fez ponte entre Legacy e base
Agência Estado - 21:45 23/10
O Comando da Aeronáutica rebateu as acusações feitas pelo piloto colombiano Alexander Gomes, que trabalha para uma empresa de transporte de cargas norte-americana e que fez a ponte entre o piloto do Legacy e o controlador da torre da Base Aérea de Cachimbo. Na entrevista concedida à TV Record, o piloto colombiano disse que o controlador de vôo de Cachimbo não sabia falar inglês e nem o tamanho da pista onde o Legacy pousaria, necessitando de sua intermediação para que ele conseguisse compreender o que dizia o piloto norte-americano e que o pouso fosse realizado com sucesso.
Em nota, oficial, o Centro de Comunicação da Aeronáutica informou que "o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), organização do Comando da Aeronáutica localizada na serra do Cachimbo, não prevê a operação de tráfego civil nem é um aeroporto internacional". A nota acrescenta que "por este motivo, os controladores que atuam na unidade não têm obrigatoriedade de utilizar a língua inglesa, diferentemente do que ocorre em aeroportos que operam linhas internacionais".
Na nota, a Aeronáutica sugere que o piloto colombiano do avião de cargas mais atrapalhou do que ajudou na intermediação da conversa entre o piloto americano e controlador de Cachimbo. "Em relação a uma suposta falta de entendimento entre o piloto do Legacy e o controlador de Cachimbo que atendeu ao chamado de emergência, há que se considerar a possibilidade de ter havido um "conflito de comunicação", uma vez que o piloto do Legacy falava ao mesmo tempo que o piloto que fazia a ponte e o controlador que buscava orientar o pouso em segurança no aeródromo militar", diz a FAB, que elogia a atuação do seu controlador. "É necessário destacar que somente com o auxílio do referido controlador de Cachimbo foi possível ao Legacy pousar com segurança", prosseguiu a nota.
A Aeronáutica encerra sua nota negando que possa existir uma "suposta dificuldade de comunicação na Amazônia". A FAB informa ainda na nota que "após o acidente, um avião-laboratório fez uma avaliação de todo o sistema de controle de tráfego aéreo e confirmou que não houve qualquer irregularidade".
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

A FAB diz e afirma: ..."um avião-laboratório fez uma avaliação de todo o sistema de controle de tráfego aéreo e confirmou que não houve qualquer irregularidade".

- Tenho alguns amigos (PLA) que já me disseram várias vezes que existem sim, áreas-de-sombra, pela região amazônica e que não é por pouco tempo ! Afinal, pq. tanto mistério e contradições nesse assunto (que a meu ver é bastante sério)....
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
BrazPilot
PC
PC
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Jan 09, 2005 00:17
Localização: EUA

Mensagem por BrazPilot »

Como esse governo mente na cara do povo! Tão fazendo de TUDO para enganar a população (mais uma vez) e tirar a parte da responsabilidade da culpa deles. É uma VERGONHA! Não existe transparência em nenhum setor público do país. Claro que existem áreas de sombra, controladores com inglês vergonhosamente xulo e irregularidades no sistema de tráfego aéreo. E falo de experiência própria voando em cima da Amazônia. Como eles têm coragem para negar isso ?! Falei ontem mesmo voando no jump de um 777 de DFW a MIA com pilotos que voam direto para o Brasil. Um dos comentários foi... "Pois é, infelizmente o Brasil ainda está demonstrando estar muito para trás... querem visívelmente defender o controle militar deles, sendo que vemos os problemas toda vez que descemos para lá. A atenção tem que ser sempre redobrada."
stratocaster
PC
PC
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33

Mensagem por stratocaster »

O pior nessa historia toda e que o governo federal e seus ministerios diretamente relacionados ate agora nao admitem ter cometido qualquer erro com relacao a esse acidente, inclusive, com essa nota, responsabilizando o piloto colombiano de ter atrapalhado na comunicacao entre o Legacy e Cachimbo. Mas como? Eles mesmo nao afirmaram que os controladores da base aerea nao necessitam falar ingles, entao como a tripulacao do Legacy poderia comunicar sua emergencia?
Outro aspecto preocupante e que, mesmo nao se confirmando qualquer erro por parte dos orgaos de controle de trafego aereo, apesar de que, com a divulgacao a conta-gotas dos detalhes do acidente acaba ficando no ar que algo de muito errado ocorreu, e nao foi por parte da tripulacao do Legacy, provavelmente nada mudara naquela e nas outras regioes carentes de infra-estrutura aeronautica. Enquanto isso, utiliza-se RVSM onde nao se tem de fato condicoes para tal. Mas, tratando-se de Brasil, um pais que vive eternamente do improviso, e puramente admissivel tal atitude.
Responder