Força Aérea Nacional de Angola - FANA - Primordios

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Força Aérea Nacional de Angola - FANA - Primordios

Mensagem por Anonymous »

Segundo o Editor da Revista Aguia, da FANA, em artigo numa revista americana, a maioria dos aviões que se encontravam no país por ocasião da independencia , em 11/11/75, foi incorporado à FANA.

Se me lembro, só em Luanda, restavam 02 Cherokee PA-28-140 de instrução, 01 Piper SuperCruiser, 01 Dornier DO-27 de observação e ataque leve, 01 B-26B e 01 B-26C, alguns Nord Aviation Nord 2501 e 2502 Noratlas já em estada precário, Cessa Skymaster de oberservação ataque leve, C-54 e DC-3., pelo que diz o ilustre editor. Os Cherokee eu sei que estavam lá, assim como a DO-27. Os B-26 também vi, assim como o Skymaster mas, os outros... well...

Sei que a maioria dos Noratlas foi retirada e voltou voando para a Europa,
assim como os Sud-Aviation Puma.

Imagine um Cherokee camuflado com aquelas cores de amarelo-ocre, verde-alface e uma bolachona bem no meio vermelha e preta parecendo um Mig !!!

Deve ficar um show de se ver :shock:

Abraços !!!

Cherokee
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Cherokee
Imagino que seria uma força aerea com esses equipamentos.
dmendes
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

dmendes:

Imagino mais ou menos manter uma equipe de manutenção e peças de reposição para 02 aviões de um certo tipo; o mesmo para apenas 01 avião e assim vai.

Seria parecido com o Aeroclube do Amazonas: o motor rateou na decolagem, naquela altitude que já não se pode pousar nem dar a volta
(acima de 500 ft) e o mecanico que atende apenas aos 02 Tupi (Cherokee 180) achou até graça: era apenas 01 vela falhando de velhinha :) :) :)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Sem duvida, também podemos imaginar a situação da TAAG com esses novos Boeing, onde sabemos que a TAAG sofre e está sofrendo com a manutenção das atuais aeronaves.
Será que tem solução?
dmendes
Jorge Mp Araujo

Governo e Aviação

Mensagem por Jorge Mp Araujo »

Sds.,
As lutas palacianas que levam à escolha dos novos Presidentes (as votações quando existem são mera enganação) resultam em governos corruptos que tentam apoderar-se da maior fortuna possivel o mais depressa possivel, transferir tudo para o exterior e cair fora ao primeiro sinal de que alguem está vencendo mais uma luta para ser presidente.
Isso acontece na maioria dos governos corruptos e os de Africa tem mostrado um talento especial. Entao, para que perder tempo com melhorias de infraestrutura. Deixa estar como está para ver como é que fica ! Felizmente alguns idealistas assumem cargos altos, por vezes, e fazem alguma coisa pelo povo, ou seja, para se manter nos cargos ou para subir na hierarquia, o que não é difícil. A solução para a infraestrutura aeroportuária e de controle do espaço aéreo está inserida nesse contexto. Claro que o primeiro que contratar firmas especializadas em áreas crítica bem pode eternizar-se no Poder. mas isso é pedir demais, por enquanto... :roll:
Existem firmas trabalhando nessas áreas, e diga-se que estão fazendo bom trabalho, especialmente as brasileiras. Se não, o caos seria maior
:shock:

Jorge/Cherokee
ex-Luanda
Responder