Ontem (4 DEZ) foi um dia agitadíssimo... conciliar direção de VA com direção de site, profissão de técnico de manutenção de aeronaves ao mesmo tempo pode gerar um dia completamente desgastante. Mas aviação proporciona coisas que não tem preço. De manhã havia tido uma pane que me consumiu 2 horas dentro de um avião sem ar-condicionado, sem querer dar start nos motores, mas o reconhecimento da tripulação e o coleguismo das comissárias da companhia que eu trabalho foram algo novo pra mim, coisa que eu não tinha nos anos de OceanAir. Girar o start selector e finalmente ver o NH subir e falar o callout FUEL OPEN após 2 horas de manutenção foi um alívio...
Bom o fato é que haveria um vôo da Azul e eu fui lá ver a aeronave, acabei encontrando de cara com o Gianfranco Beting que em 2 minutos de papo disse que faria de tudo para me embarcar no vôo. Bom voltei pra meu serviço, liberei mais um vôo, fiz o pushback e direto pro primeiro banheiro trocar de roupa e embarcar no EMBRAER 190 da AZUL. Olha amigos, ESQUEÇAM tudo que já voaram até hoje... é muito bom Airbus, é muito bom Boeing, é arrepiante ATR, Fokker, Embraer 120... mas ESQUEÇAM TUDO! Embraer E-JETS te leva a outra dimensão de conforto e silêncio!

O Embraer 190 PR-AZA iria efetuar um vôo de demonstração sobre Salvador até Morro de São Paulo com convidados, autoridades aeronáuticas, pessoas do trade turístico. Para minha surpresa quando chego no check-in, diversos entusiastas da velha guarda de Salvador já tinham conseguido embarcar graças o Gianfranco Beting. Me dirigi logo para o embarque pois queria embarcar primeiro que todo mundo para cair já na poltrona favorita, mas ao entrar na aeronave desisti da famigerada 1A para o fundão queria sentir o som do Embraer! PRIMEIRA DECEPÇÃO!!! O avião na decolagem não faz ruído algum que possa arrepiar quem gosta de aviação, é um silêncio total no fundo do Embraer 190. tongue.gif rulez.gif !
Durante o vôo o presidente da Azul Pedro Janot falou aos convidados sobre a empresa, o Gianfranco também falou, brincou com os convidados dizendo que em 2009 poderemos assistir o Vitória perder do Palmeiras ao vivo em pleno vôo. O serviço de bordo é bem interessante com snacks sendo oferecidos pelas comissárias. Quem me conhece sabe que eu sou bem atento a essa parte do avião: COMISSÁRIAS! Noivo de uma, professor de outras tantas, amigo de dezenas delas... as meninas da Azul são bem simpáticas, bonitas e usam um uniforme clássico que acordo o Beting foi inspirado na PAN AM. Mas sobre o serviço, é latinha de coca-cola ou suco em caixa, com batata fritas ou biscoitinhos em QUANTIDADES AO SEU GOSTO! Viva o fim da barrinha loool.gif yesyes.gif !
O vôo foi maravilhoso, o avião é um espetáculo, esfria bem, voa bem, silencioso, espaço entre poltronas... BOEING NUNCA MAIS na minha vida só se for o 737-200 ou 737-500 por paixão mesmo. O visual nem precisa falar, passamos em cima da pista da AEROSTAR em Morro de São Paulo a 2.000ft... inesquecível. Claro que durante o vôo não rolou visita a cabine. O presidente Janot e o Gianfranco vieram ao fundo da aeronave conversar um pouco. Minha conversa com o Gianfranco foi simples e rápida, ele afirmou que a AZUL vem para servir ao Brasil e não se servir do Brasil (já havia dito o mesmo sobre a Bahia no speech), que vai operar 190, 195 mesmo e que o 190 lotado, full cargo e fuel sai sem restrições do Santos=Dumont, elogiou o avião por completo. O presidente por sua vez disse que era para todos nós entusiastas falarmos bem da Azul nos blogs e fóruns pois ele sabe da força desse público (olha nós na fita!!!)
O pouso foi bem suave, o avião tem um angulo de ataque bem acentuado no pouso, lembrando muito distantemente o Concorde. Após o pouso a imprensa (e eu consegui via Asas da Bahia ficar nesse grupo) teve oportunidade de fotos exclusivas com a tripulação e o cockpit. Sentei na esquerda do jatão... incrível (WILCO precisa melhorar muito seu E-JETS... falta muita coisa a representar) e é incrível como o avião é simples.
A noite tive oportunidade de voltar à aeronave, já com meu uniforme da minha companhia, afinal iriamos testar o E-JET em finger para verificar a compatibilidade do avião com os fingers, coisa que eu precisava assistir e registrar afinal irei ter E-JET em breve no meu dia-a-dia... bom amigos esse foi o meu relato sobre a experiência de voar na Azul e no E-JET... e digo quem provar desse serviço sentirá bastante ao voar em outra companhia e MUITO MAIS DO QUE ISSO a entrada da Azul fará um 2009 fantástico para voarmos, afinal vem guerra tarifária pela proa. Ahhhh e antes que digam KTR virou a casaca, negativo... voar jato é bom, mas eu gosto mesmo é de ver no cockpit parâmetros de NP, NH, NL, TORQUE, eu gosto mesmo é de TURBOPROP que é bom gostoso e faz barulho!!!
Agradecimentos claro a Azul na pessoa de Gianfranco Beting e Daniel Castro - MAIS RELATO EM www.asasdabahia.net