Como controlador de voo em A.Pena (TWR velha), nos anos 1961 a 1971, tive oportunidade de presenciar muitas coisas inusitadas que nunca foram escritas sobre o nosso aeroporto:
1-Durante o ano de 1967 os operadores de A. Pena resolveram fazer reformas na antiga estação de passageiros, do tempo da guerra, e como todos eram "pau pra toda obra", numa determnada data coube a mim retirar os caixilhos das portas do banheiro, já muito tempo atrás desativado. Ao tocar o "pé de cabra" no caixilho, o mesmo veio abaixo e junto com ele centenas de BARATAS, as quais me fizeram me desistir do trabalho e procurar um chuveiro para me limpar.
2- Em outra ocasião, porém na mesma época de reformas, (seria a transformação da velha estação em Sala de Tráfego e estação de telegrafia que naquele tgempo era o que dispunhamos para contato comos ACC de SP e PA), um Capitão da FAB, se "convidou" para visitar a TWR. Lá chegando não viu nenhum operador a postos a menos de um cara, sem uniforme, em roupa de briga, parafusando as placas do teto acústico da velha TWR. Alguns instantes depois da chegada do Capitão, uma aeronave pediu instruções para pouso. O "operario" desceu imediatamente da escada, tomou o microfone e deu as instruções, e fez mensão de voltar a subir a escada, o Capitão atarantado com o cenário, perguntou: Voce é operador da TWR?, o nosso "serviçal", na mais correta postura de disciplina de caserna, tomou posição de sentido e se apresentou: Sargento xxxx. controlador de voo, em serviço na hora!. O Capitão deve e3star de boca aberta até hoje.
Tenho mais histórias, estou disposto a mandá~llas, se voce quiser :
meron@uol.com.br já mandei este texto antes mas parece que deu xabú, por isso estou mandando outra vez