1- Curiosidade sobre o C-46 na Varig

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Contrails

1- Curiosidade sobre o C-46 na Varig

Mensagem por Contrails »

Bom dia,
Não sei se isso já foi apresentado por aqui, porém, segue um breve artigo de uma curiosidade a respeito da operação do C-46 da Varig. Reproduzo o texto original, portanto, se existir alguma coisa errada ou incompleta, por favor, façam as devidas correções.
É a minha primeira mensagem com fotos, e não sei se o tamanho das imagens está adequado. Caso contrário, gostaria de uma orientação quanto a esse limite, bem como o de quantidade de fotos por tópico.
Um abraço,
Contrails

Jato Propulsão Auxiliar
Em 1953, a Varig iniciou no Brasil o emprego da jatopropulsão auxiliar nos seus serviços aéreos, instalando na maioria dos seus aviões Curtiss Commando os turbo-reatores “Palas”. Em cada aeronave eram colocadas duas unidades.
Os turbo-reatores Palas, de fabricação francesa, tinham a função de fontes auxiliares de potência, tendo em vista o aumento de desempenho em vôo monomotor, trazendo, assim, indiscutível vantagem. Na Varig, eles eram utilizados somente como eventuais dispositivos complementares, destinados a elevar o índice de segurança nos vôos.
Entravam em funcionamento em todas as decolagens, até ser atingida uma altitude de segurança, bem como nos pousos mais difíceis, isto é, naqueles que pudessem acontecer uma provável arremetida. Em casos de emergência, essas pequenas turbinas podiam manter o avião em vôo por algumas horas.
Com a introdução dos turbo-reatores houve um aumento de 20 km/h na velocidade de cruzeiro, as decolagens eram encurtadas em aproximadamente 70m e, quando desligados, ofereciam pouca resistência ao avanço.

1. Para operar em Buenos Aires, a empresa resolveu dotar os seus C-46 com duas turbinas auxiliares, o que lhe conferia normas de equivalência a um avião com quatro motores.
Imagem

2. Com a aquisição dos aviões Convair 240 e o Super Constellation, essas turbinas foram desativadas, sendo, na sua maioria, vendidas para a FAB, que as instalou nos seus C-119.
Imagem

3. A Varig, em 1953, incorporou dois turbo-reatores “Palas” na maioria de seus C-46, em decorrência da determinação do Ministério da Aeronáutica da Argentina, que por medida de segurança de vôo, determinou que, em seu território, somente poderiam operar aviões quadrimotores.
Imagem

Texto e fotografias: Museu da Varig.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

O Geraldo Knippling , pilôto -chefe da VARIG até se aposentar com mais de 40.000 hs. de vôo , narra no seu livro de memórias , o caso dos C-46 equipados com turbinas auxiliares . Vale a pena ler.

A retirada das turbinas ocorreu em função do acidente do PP-VCF em Bagé , durante uma arremetida , na qual soltou uma asa e causou a morte de todos os 40 ocupantes do C-46 , fato ocorrido em 7 de Abril de 1957 . Tal fato é narrado em detalhes no livro de memórias do Comandante Bordini , encarregado do serviço de segurança da VARIG

Abs

Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Como o espaço para a resposta é curto , estou respondendo em duas partes.

Muito bom o artigo e as fotos que enviaste . Como curiosidade , a FAB operou um único C-47 equipado com as Turbomecas , e era usado pelo CAN , prioritariamente na rota de Santiago . Ví mais de uma vez , aqui em POA , nas oficinas da VARIG , fazendo manutenção nas pequenas turbinas.

Outra curiosidade é que a Turbomeca queimava AVGAS e não QAV !!!

Abs

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A Mexicana utilizava JATO (Jet Assisted Take-off) em alguns de seus B727-264, mais tarde desativados, em condições "hot and high" e com full payload.

Inclusive, alguns destes B722 vieram mais tarde p a VASPEX e são identificáveis pela pequena saliência existente na porção superior da fuselagem traseira, onde os dutos de ar-condicionado eram redirecionados.

Abraços:

Marcelo Magalhães
POA/RS
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Prezados,
O artigo do Contrails é fascinante, mas confesso que nunca ouvi falar,
nesta "obrigação" pelo Governo da Argentina de que somente aviões "quadrimotores" poderem voar para lá. Numa época que haviam centenas de aviões a hélice bimotores, fazer com que todos "virassem" quadrimotores é meio inverossímel.
Sempre pensei que a RG tivesse colocado as turbinas para um melhor desempenho nas decolagens e talvez aumentando o MTOW, mesmo porque sempre ouví dizer que no caso do C-46 perder um motor na decolagem podia ser fatal.
Talvez o Sérgio possa complementar com mais informações.
Também não entendi o que a chegada dos CV-240 e L-1049
tem a ver com a retirada das turbinas dos C-46.

Starliner
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Esquecí de outra coisa, nunca ouví falar que a FAB tenha usado turbinas em C-82 ou C-119, a Cruzeiro sim, teve pelo menos um C-82 com
turbina em cima o PP-CEK. Mas a turbina do C-82 snme não era francesa, era uma Steward-Davis Jet Pod.

Starliner
Starliner - GIG
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Starliner

O assunto dos C-46 com turbinas auxiliares é assunto para um livreto . Eu tenho um resumo sôbre o caso , mas estou com todo o material de aviação encaixotado , pois vou me mudar para um apartamento . Quando eu achar , mando para a lista .

Abs

Sérgio Bica
meron Kovalchuk
PC
PC

Mensagem por meron Kovalchuk »

Aos que têm idade para lembrar dos Curtis, vem a curiosidade de uma decolagem interrompida da pista 33 de Afonso Pena, a qual ultrapassou a cabeceira 15 daquele tempo e se atolou todo na lama, Isto em 1957, com um C46, sem turbinas auxiliares, e onde hoje é o prolongamento de 415 m da pista atual de 2215 m. A notícia foi publicada em Jornal de Curitiba, provavelmente na Gazeta do Povo, se é que minha memória não me pega no pé.
meron@uol.com br
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Re: 1- Curiosidade sobre o C-46 na Varig

Para o Starliner e demais colegas.

Alguns itens com relação aos C-46 com turbinas auxiliares.

As turbinas auxiliares eram francesas , marca Turbomeca , com 3.300lbs de empuxo o que equivalia a 100 hp ! (cem hp !) Vale lembrar que cada motor do C-46 padrão tinham 2.100 hp

Queimavam av gas e não QAV.

Devido ao consumo , eram usadas na decolagem ou em emergência exclusivamente

Sua colocação nos C-46 LUXO da RG , começou em 1952 , segundo semestre.

Primeiro vôo para DAC , autoridades e convidados em 28 de Janeiro de 1953 , sob o comando do Cmt. Geraldo Werner Knippling , piloto-chefe da VARIG

Retiradas de serviço após o acidente com o PP-VCF em Bagé , no dia 07 de Abril de 1957

Continua ...
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Continuação (2)

Eram meramente de efeito "cosmético" como diziam os pilotos e o pessoal da engenharai da RG , pois devido a baixa potência , não serviam para outra coisa a não se propaganda.

Durante o cheque antes da decolagem , mais de uma vez , as chamas oriundas dessas pequenas máquinas queimaram os ailerons que eram recobertos de tecido.

A solução final para os C-46 veio muitos anos após , quando a RG colocou , via licença de uma firma americana de conversões ( L.B. Smith ) motores de CONVAIR , o que passaou a se chamar de Super Curtiss e com toda a razão.

Continua ...
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Continuação ( 3 )
Continuação ( 3 )

Com relação ao comentado da retirada das turbininhas :

O acidente do PP-VCF não foi ocasionado pela "fôrça" extra desenvolvida pela turbininha , mas devido ao fôgo que lavrava na gôndola do motor esquerdo a longarina da asa destemperou e soltou a asa inteira . Como os CONVAIR 240 já operavam desde 1954 e os Super G desde julho de 1955 , a retirada das turbininhas nada tem a ver com a entrada em operação dos citados equipamentos

Espero ter contribuido com os amigos. Se tiverem mais alguma dúvida e que eu possa contribuir de algum modo , é só solicitar.

Um bom fim de semana

Sérgio Bica
Responder