Queda de AN-12 em Luanda

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Queda de AN-12 em Luanda

Mensagem por rafa28_alq »

Ontem, caiu um An-12 em Luanda, levando ao encerramento do Aeroporto.
O voo da TAP de Lisboa, e o voo da TAAG para o Rio de Janeiro, tiveram de fazer uma escala não programada em Kinshasa (Rep. Dem. Congo)
Rafael Henriques
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Queda de AN-12 em Luanda

Mensagem por agostinho »

[quote="rafa28_alq"]Ontem, caiu um An-12 em Luanda, levando ao encerramento do Aeroporto.
O voo da TAP de Lisboa, e o voo da TAAG para o Rio de Janeiro, tiveram de fazer uma escala não programada em Kinshasa (Rep. Dem. Congo)atenção rafa28, o avião não caíu, ao se fazer a pista, partiu o trém de descolagem, vocé poderá ter acesso a imagem de tal avião, se for para www.flickr.com e teclar luanda ou angola, seja um pouco paciente, porque em fotos recentes, vocé poderá obter esta foto e até mesmo trazê-la para este fórum.desculpe-me, mas acho a palvra cair muito forte, embora neste caso os ingleses usem muito o crash que tambem quer dizer o mesmo.talvez até tenhas razão
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Re: Queda de AN-12 em Luanda

Mensagem por rafa28_alq »

agostinho escreveu:atenção rafa28, o avião não caíu, ao se fazer a pista, partiu o trém de descolagem, vocé poderá ter acesso a imagem de tal avião, se for para www.flickr.com e teclar luanda ou angola, seja um pouco paciente, porque em fotos recentes, vocé poderá obter esta foto e até mesmo trazê-la para este fórum.desculpe-me, mas acho a palvra cair muito forte, embora neste caso os ingleses usem muito o crash que tambem quer dizer o mesmo.talvez até tenhas razão
E é preciso dizer isso 4 vezes?
E pouco grave não deve ter sido, que o aeroporto até foi fechado.
Rafael Henriques
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Queda de AN-12 em Luanda

Mensagem por agostinho »

rafa28_alq escreveu:
agostinho escreveu:atenção rafa28, o avião não caíu, ao se fazer a pista, partiu o trém de descolagem, vocé poderá ter acesso a imagem de tal avião, se for para www.flickr.com e teclar luanda ou angola, seja um pouco paciente, porque em fotos recentes, vocé poderá obter esta foto e até mesmo trazê-la para este fórum.desculpe-me, mas acho a palvra cair muito forte, embora neste caso os ingleses usem muito o crash que tambem quer dizer o mesmo.talvez até tenhas razão
E é preciso dizer isso 4 vezes?
E pouco grave não deve ter sido, que o aeroporto até foi fechado.
desculpe-me por tal erro, estava com problemas na net e como não conseguia enviar a msn, fui teclando, sem saber ou ter me apercebido que ela tinha já sido enviada.erro de principiantes.agora, concordo contigo quando dizes que o caso talvez tenha sido grave.soube também por um primo em angola que o avião ficou estancado na pista quase toda manhã de ontem e que carregava combustível, preciso apurar tais factos.como vês, tem que se ter muito cuidado ao lidar com tal líquido
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

(JORNAL DE ANGOLA)

Aeronave do tipo Antonov-12 quebrou o trem quando se preparava para a descolagem

ENANA restabeleceu operações na pista do Aeroporto de Luanda

A Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA) retomou já as operações na pista principal do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, depois de cinco horas de inoperância, em consequência de um incidente registado ontem com uma aeronave militar do tipoAntonov-12, que quebrou o trem do lado direito, quando se preparava para a descolagem.
O director do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, Celso Rosas, disse que o aparelho de fabrico russo, ao serviço das Forças Armadas Angolanas, aquecia o motor quando, por volta das cinco 5h00 da manhã, já quase a descolar, com destino a Saurimo, Lunda-Sul, registou uma avaria no trem principal do lado direito, ao ponto de quebrá-lo.
Dois aviões com destino a Luanda, um da TAP, proveniente de Lisboa, e outro da TAAG, saído do Brasil, foram desaconselhados a aterrarem no “Aeroporto 4 de Fevereiro”, pela Empresa Nacional de Exploração e Navegação Aérea (ENANA), enquanto decorriam esforços para a remoção do aparelho sinistrado.
Como alternativa, disse Celso Rosas, os dois aparelhos recorreram ao aeroporto de Kinshasa, referindo que o aeroporto do Huambo, Albano Machado, que serve de alternativa ao do “ 4 de Fevereiro”, está em obras.
Celso Rosas salientou que a operação de remoção do aparelho sinistrado demorou cerca de cinco horas, pelo facto de o mesmo estar carregado com cerca de dez mil litros de combustível.
O incidente, que não provocou danos humanos, não afectou os voos domésticos que, para as suas operações, utilizavam a pista secundária.
As causas que estiveram na origem do incidente estão a ser investigadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), que desdramatizou o caso, garantindo que o país oferece segurança para a navegação aérea.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

( ANGOP - 29-09-2008 16:17 )

Aviões da TAAG e TAP aterram já em Luanda

Luanda – Os aviões da TAAG, companhia aérea angolana, proveniente do Rio de Janeiro, e da TAP, companhia aérea portuguesa, vinda de Lisboa, que hoje de manhã estiveram impossibilitados de aterrarem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, estão já em Luanda, depois de normalizado o tráfego aéreo.

Segundo o director do Aeroporto, Celso Rosas, em entrevista à Angop, a aeronave militar do tipo “AN 12” acidentou hoje, em Luanda, quando rolava na pista para descolagem com destino a Saurimo (Lunda Sul), quebrando o trem principal e impedindo a aterragem de outros aviões.

Devido a ocorrência, as duas aeronaves que deveriam aterrar em Luanda tiveram que fazê-lo no aeroporto de Kinshasa.

De acordo com a fonte, o incidente obrigou que operacionalmente se encerrasse o aeroporto e se desviasse alguns voos, principalmente internacionais para um aeroporto alternativo que foi o de Kinshasa.

Outras aeronaves que partiram de Luanda para as demais províncias utilizaram a pista número dois.

Depois de restabelecida a situação, a pista principal do aeroporto voltou ao seu normal funcionamento.

O Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) está a trabalhar para apurar as causas do acidente, segundo Celso Rosas.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: www.flickr.com
Autor: O.BLAU

Imagem
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Mensagem por agostinho »

o senhor fez um belo trabalho colocando esta foto do incidente, saudações
henrique santos

Desmentido

Mensagem por henrique santos »

excelencia as veses a forma como citamos um acontecimento devemos ter certeza, não ouve qeda de nem um avião, sim o trem principal direito partiu a quando o texte de motor para a decolagem, para a cidade de saurimo "lunda Sul" e bem verdade que a aeronave e militar afecto a CM, mais a mesma era tripulada por pilotos de nacionalidade Ukraniana, visto que a força aerea angolana não tem tripulantes angolanos a operarem nesse tipo de aviões, desde a existencia dos mesmos os tripulantes angolanos operaram por sinplesmente nos antonoves 26, e 32, e ter no seu registo nem umdespenhamento por falta de manutenção, sim porque foram aveljados durante o conflito visto que tabem são bombardeiros, isso o An 26, os An 32 na historia da FAN nunca despenharam, por isso em termos de acidentes o An 12 despenhados esse e o primeiro ao serviço das forças armadas os outros eram operados por empresas privadas....
Taag737-200
PP
PP
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Mar 30, 2007 21:27
Localização: USA

Mensagem por Taag737-200 »

Alo caro Amigo Santos. A Forca Aeria Angolana ja tinha tripulacoes nacional completas operando em aparelhos do tipo An-12 e IL-76, como tambem nos An-30/32 nos dois unicos An-24 e An26. No segundo trimestre de 2006 a Forca aeria decidiu apenas em voltar a implementar tripulacoes mistas em aparelhos An-12 e Il-76 devido a continuo problemas de trens (hard landings) q se estava a verificar com as mesmas aeronaves. Muitos dos pilotos dos PC-7/9 passaram para os An-12 como e' o caso do "Kalojado" meu meio-irmao, modestia a parte e de um outro parente meu proximo. Alguns do Migs-21/23 e Su-17(22)/25 e dois ou 3 do Casa-212 passaram para o IL-76. Os poucos mais afurtunados passaram o E-135.
Apenas os An-72/74 nao tinham tripulacoes angolanas, sim Moldavos , Ucranianos e alguns Russos. Procurarei informar-me mais um pouco pela minha fonte e muito em breve direi algo de novo.
Obs: Nao direi ser impossivel encontrar aeronaves do tipo An-12 or Il-76 com uma tripulacao completa do Leste, mas ja torna-se muito raro. Tambem notei naquele altura a quando da minha viagem Luanda-Lubango via Catumbela que as tripulacoes mistas compriam melhor com o manisfesto da viagem que as tripulacoes constituida apenas por angolanos, registando-se alguns casos indisciplina predictada.
Aquele abraco
Avioes sao a minha Loucura
henrique santos

resposta

Mensagem por henrique santos »

caro amigo taag, e assim xtou a falar com conhecimento de causa, para ja a FAN, nunca teve triplantes angolanos a operar aviões tipo AN 12, 30, 72, 74, xtas a ser intransigente, pq sou tecnico dessas mesma aeronaves, elas estão enquadradas no nosso sistemas de forças mais nnunca foram operadas por angolanos, ja as aeronaves tipo An 26/32 e provavelmente os An 72/74 passam a fazer parte mais daqui algum tempo os tripulantes mais e so um projecto que esta em carteira, ja o il 76 so a 4 anos os tripulantes angolanos xtão a operar a aeronave, por isso caro amigo os pilotos do Pc7/Pc9 xtão a voar nas aeronaves tipo Tucano (embraer) a mais de 8 anos, e outros operam aeronaves tipo embraer 135 (legaçy) e embraer 120 (brasilia). outra a quanto tempo não vem a angola? o porque da contratação dos piotos estrangeiros para operarem as aeronaves An 12/30/72/74 talvez não tenho certeza, mais pela dificuldade de operação das mesmas por serem muito antigas e não xtão adequadas as novas normas da aviação geral, e tem carateristicas muito propias a nossa realidade e pelo volume de carga que transportam e autonomia de voo, e como e de entender nos não precisamos algo para nos retroceder sim para avançar, o pais precisa de dar passos largos apois a guerra fartecida que existiu durante 30 anos. expto as aeronaves tipo o Il 76 os An 32/72/74 e outras aeronaves disponiveis para realidade actual do mundo. eespero que o comvenci, se ouver mais duvidas lhe daria informações mais detalhadas assim que poderes se xtver em angola, atravez de contactos seja telefonico ou outro. desculp pelos os erros e gafes, e propio da net pela rapidez em dar a informação...
Responder