Dois bombardeiros russos Tupolev Tu-160 estão na Venezuela

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Dois bombardeiros russos Tupolev Tu-160 estão na Venezuela

Mensagem por Black Typhoon »

Russian strategic bombers land in Venezuela

Two Russian Tu-160 Blackjack strategic bombers have landed at a military airfield in Venezuela, Russia's Defense Ministry said on Wednesday.

The Tu-160 Blackjack is a supersonic, variable-geometry heavy bomber, designed to strike strategic targets with nuclear and conventional weapons deep in continental theatres of operation.

The bombers will conduct a number of training flights over neutral waters in the next few days and later return to their home base in Russia, the ministry said in a statement.

The planes landed at Venezuela's Libertador airfield and during the flight to the South American country were accompanied by NATO fighters.

"The flight itinerary extended over neutral waters in the Arctic and Atlantic oceans. The Russian bombers were accompanied by NATO fighters," the statement said.

Russia earlier announced it would send a naval task force from the Northern Fleet on a tour of duty in the Atlantic Ocean and participate in joint naval drills with the Venezuelan navy in November.

Venezuelan President Hugo Chavez said on September 1 that Venezuela welcomed the Russian Navy and Air Force on its territory.

"If the Russian Navy arrives in the Caribbean or the Atlantic it may certainly visit Venezuela, we have no problems with that and would warmly welcome it," Chavez said.

"And if Russian long-range bombers should need to land in Venezuela we would not object to that either. We will also welcome them," he said.

Fonte: RIA Novosti

:shocked: :voa:
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Mensagem por rafa28_alq »

Também estão bombardeiros americanos em paises que fazem fronteira com a Russia... e?
Rafael Henriques
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

rafa28_alq escreveu:Também estão bombardeiros americanos em paises que fazem fronteira com a Russia... e?
Afirmativo. Não foi por a caso que os americanos escolheram a Ilha de Guam e países que fazem divisa com a Russia para basear, a rotação, seus bombardeiros estratégicos e caça-bombardeiros.

Bombardeiros russos TU-160 Blackjack aterrissaram na Venezuela

Dois bombardeiros estratégicos supersônicos russos TU-160 aterrissaram ontem (10) nas horas da noite no aeródromo militar Libertador , na localidade de Palo Negro, no estado Aragua da Venezuela . De acordo com o Ministério da Defesa , durante vários dias os aparelhos, incorporados na unidade de bombardeiros pesados, localizada na cidade de Engels (região de Saratov, na parte européia da Rússia) , realizam vôos de patrulhamento e treinamento sobre as águas internacionais ( neutrais) e logo regressarão à sua base.

No decorrer de seu vôo a Venezuela, de cerca de 13 horas, realizado sobre águas neutrais do Oceano Glacial Ártico e do Atlântico, os aviões russos foram escoltados por caças da OTAN, diz o comunicado do ministério russo.

"Todos os vôos dos aviões da Força Aérea realizam-se em estrita conformidade com as normas internacionais do uso do espaço aéreo sobre águas internacionais, sem violação do espaço aéreo de qualquer Estado", destaca o Ministério da Defesa russo.

O presidente da Venezuela , Hugo Chávez, disse no passado 1 de setembro que “ se os aviões russos, que dão a volta ao mundo, necessitam aterrissar em alguma pista venezuelana para equipar , benvindos serão”.

No dia 17 de agosto de 2007 o então presidente da Rússia , Vladimir Putin, anunciou que a aviação estratégica russa recomeça vôos nas regiões apartadas, suspendidas em 1992. Segundo Putin, as missões de patrulhamento, de caráter estratégico , se realizam em zonas da navegação marítima intensa e aos interesses econômicos da Rússia.

Os bombardeiros estratégicos que realizam as tarefas de patrulhamento sobre águas internacionais no Pacífico, Atlântico, Índico, Oceano Glacial Ártico e Mar Negro não levam armas nucleares a bordo , disse o Comandante da Aviação Estratégica da Rússia, o general major Pavel Androsov.

O bombardeiro supersônico Tu-160 Blackjack começou a ser desenvolvido pela empresa Tupolev em 1975. O aparelho está destinado para destruir com armas nucleares e convencionais os alvos de maior importância nas áreas apartadas de teatro de operações militares e para missões intercontinentais do mesmo tipo.

Os quatro tripulantes se encontram numa cabina hermética. Atualmente a Força Aérea russa dispõe de 20 aparelhos TU-160.

O Tu-160 é um monoplano quadrimotor com as asas de geometria variável. A velocidade máxima a grande altura é de cerca de 2.000 km/h e de 1.300 km/h a nível do mar. O teto prático é de 16.000 metros , o alcance operativo máximo com a carga normal sem reabastecimento no vôo é de 14000 quilômetros , o alcance com a carga máxima atinge 10.500 quilômetros , o recorrido ao decolagem ( com a carga máxima ) é de 2.200 metros . A envergadura do Tu-160 é de 55,7-35,6 metros . O avião tem a largura de 54,1 metros e a altura de 13,1 metros, seu superfície de asas é entre 360 - 400 metros quadrados.

O aparelho está dotado de equipamento da navegação e pontaria, que lhe permite um vôo automático e uso das armas de dia ou de noite, em quaisquer condições meteorológicas e áreas de operações . Está equipado por radar biestático de detecção e pontaria e visor óptico electrônico , que garante um lançamento de bombas com muita alta precisão, seja de dia ou de noite.

Entre outros dispositivos do TU-160, destaca-se um sistema lazer, que permite lançar contra os objetivos terrestres bombas de guiado semi-ativo. O bombardeiro leva seu armamento em duas bodegas em tandem , no interior da fuselagem .

Segundo o tipo de missão o armamento varia-se. Para as tarefas estratégicas O TU-160 leva 12 mísseis de cruzeiro X-55 com cargas nucleares ou convencionais , instalados em dois lançadores tipo “tambor” (semelhante ao de um revólver) , e mísseis aerobalísticos supersônicos X-15 ( 24 mísseis de quatro rampas de lançamento). O TU-160 estabeleceu 44 recordes mundiais que prova seu prestígio., segundo os dados do site oficial da empresa Rosoboronexport.

Fonte: Lyuba Lulko (Pravda)
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

Bombardeiros russos regressarão da Venezuela dia 19

Os dois bombardeiros Tu-160 da Aviação estratégica russa que voaram na semana passada a Venezuela regressarão a sua base em arredores na cidade russa de Engels (província de Saratov) , na sexta-feira, dia 19 de setembro, comunicou hoje (15) o porta-voz da Força Aérea russa o coronel Vladimir Brik.

“Os aviões partem do aeródromo em Caracas o dia 18 de setembro e após 15 horas de vôo aterrissarão na sua base na Rússia”, disse Brik.

Informou que os dois bombardeiros realizarão hoje o patrulhamento aéreo nas zonas apartadas.

Os bombardeiros estratégicos russos Tu-160 aterrissaram na Venezuela o dia 10 de setembro sobrevoando o oceano Glacial Ártico e Atlântico, segundo Ria Novosti.

Fonte: Pravda
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

Bombardeiros russos realizam vôo junto ao litoral da América do Sul

Os dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 (Blackjack) que na quarta-feira da semana passada chegaram à Venezuela realizaram um vôo de patrulha sobre águas neutras do Atlântico, ao longo do litoral da América do Sul, anunciou hoje o porta-voz da Força Aérea da Rússia, Vladimir Drik.

"As tripulações ao comando do piloto escolhido, general Aleksandr Afinoguentov, e do piloto de primeira classe Andrei Senchurov realizaram o vôo segundo o plano estabelecido por decisão do comandante supremo (o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev)", disse o porta-voz da Força Aérea, citado pela agência "RIA-Novosti".

Segundo Drik, os bombardeiros estratégicos partiram da base venezuelana El Libertador e se dirigiram rumo ao Brasil, ao longo da costa leste da América do Sul.

A missão de patrulha teve uma duração de aproximadamente seis horas.

"As tripulações dos bombardeiros estratégicos realizaram o vôo em estrita concordância com as normas internacionais de uso do espaço aéreo sobre águas internacionais, sem violar fronteiras de outros Estados", disse Drik, que antecipou ontem que os pilotos russos serão recebidos hoje pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Esta é a terceira missão cumprida pelos Tu-160 desde sua chegada à base venezuelana El Libertador. Antes, haviam realizado dois vôos de patrulha sobre águas do Caribe.

Segundo a Força Aérea russa, os dois aviões estratégicos não levam armas nucleares a bordo nesta missão na América Latina.

Na semana passada, Chávez declarou que a visita dos dois bombardeiros russos era um "gesto de fraternidade e apoio" que deve dar "mais segurança" à Venezuela.

A Rússia anunciou o envio de uma esquadra naval ao Caribe para participar, antes do fim deste ano, de manobras conjuntas com a Marinha da Venezuela em águas do Atlântico.

Também participarão destas manobras o cruzeiro nuclear Piotr Veliki e a fragata anti-submarino Admiral Chabanenko, além de uma embarcação de salvamento e um navio-cisterna.

Fonte: EFE
Responder