Gol tem queda em seu índice de pontualidade
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Gol tem queda em seu índice de pontualidade
Gol tem queda em seu índice de pontualidade
DA SUCURSAL DO RIO
A Gol Linhas Aéreas viu seus índices de pontualidade em vôos domésticos despencarem nos três últimos meses de 2004, segundo dados divulgados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão que regulamenta o setor aéreo comercial no Brasil.
O índice da Gol, a terceira maior do setor aéreo no país, caiu de 85 pontos em setembro -numa escala de 0 a 100- para 79 em outubro e 68 em dezembro. A taxa é inferior às das demais companhias, exceção feita à Vasp, que está quase paralisada devido à crise financeira que enfrenta.
Líder nacional, a TAM até registrou melhoria na pontualidade nos últimos meses do ano, época em que a demanda costuma subir com as férias. Saltou de 93 pontos em setembro para 96 no último mês do ano passado.
A Varig, apesar da crise financeira, também se manteve na casa de 90 pontos. Caiu de 95 em setembro para 92 em dezembro. Com menos concessões de linhas para voar, as empresas aéreas Nordeste (100 pontos), Rico (100) e Rio Sul (95) também encerraram o ano com índices melhores que os da Gol.
A empresa superou somente a Vasp, que atravessa também crise financeira e está praticamente paralisada. Em dezembro, ela obteve 50 pontos no índice de pontualidade do DAC, nono mês consecutivo de queda do índice.
A empresa de Wagner Canhedo, que perdeu no fim de janeiro o direito de operar regularmente as oito linhas que detinha no país, chegou a alcançar em março passado 95 pontos em pontualidade, antes de começar a cair.
Para analistas, além do aumento da demanda no fim do ano, o fato de a Gol possuir uma frota "apertada" (com 28 aeronaves) em relação ao número de rotas -eram 31 no fim de 2004- também contribuiu para a crescente falta de pontualidade.
Um sinal dessa tendência é o fato de a companhia já apresentar há alguns meses índices de pontualidade abaixo das concorrentes. Mesmo quando tinha 88 pontos, em abril e maio do ano passado, a empresa esteve em último lugar em vôos domésticos.
Eficiência operacional
Influenciada pela menor pontualidade, o índice de eficiência operacional da Gol também caiu mais de dez pontos em dezembro, de 75 para 62. O índice é uma combinação de pontualidade com regularidade (vôos programados que são cumpridos).
A TAM encerrou o ano com 89 pontos em eficiência, contra 82 da Varig e cinco da Vasp.
Já no índice de regularidade, a Gol (91 pontos) ficou à frente da Varig (89) e próxima à TAM (93). Após começar 2004 com 97 pontos, a Vasp teve o pior desempenho em dezembro (dez).
Ninguém da Gol Linhas Aéreas foi encontrado ontem para comentar os dados do DAC.
DA SUCURSAL DO RIO
A Gol Linhas Aéreas viu seus índices de pontualidade em vôos domésticos despencarem nos três últimos meses de 2004, segundo dados divulgados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão que regulamenta o setor aéreo comercial no Brasil.
O índice da Gol, a terceira maior do setor aéreo no país, caiu de 85 pontos em setembro -numa escala de 0 a 100- para 79 em outubro e 68 em dezembro. A taxa é inferior às das demais companhias, exceção feita à Vasp, que está quase paralisada devido à crise financeira que enfrenta.
Líder nacional, a TAM até registrou melhoria na pontualidade nos últimos meses do ano, época em que a demanda costuma subir com as férias. Saltou de 93 pontos em setembro para 96 no último mês do ano passado.
A Varig, apesar da crise financeira, também se manteve na casa de 90 pontos. Caiu de 95 em setembro para 92 em dezembro. Com menos concessões de linhas para voar, as empresas aéreas Nordeste (100 pontos), Rico (100) e Rio Sul (95) também encerraram o ano com índices melhores que os da Gol.
A empresa superou somente a Vasp, que atravessa também crise financeira e está praticamente paralisada. Em dezembro, ela obteve 50 pontos no índice de pontualidade do DAC, nono mês consecutivo de queda do índice.
A empresa de Wagner Canhedo, que perdeu no fim de janeiro o direito de operar regularmente as oito linhas que detinha no país, chegou a alcançar em março passado 95 pontos em pontualidade, antes de começar a cair.
Para analistas, além do aumento da demanda no fim do ano, o fato de a Gol possuir uma frota "apertada" (com 28 aeronaves) em relação ao número de rotas -eram 31 no fim de 2004- também contribuiu para a crescente falta de pontualidade.
Um sinal dessa tendência é o fato de a companhia já apresentar há alguns meses índices de pontualidade abaixo das concorrentes. Mesmo quando tinha 88 pontos, em abril e maio do ano passado, a empresa esteve em último lugar em vôos domésticos.
Eficiência operacional
Influenciada pela menor pontualidade, o índice de eficiência operacional da Gol também caiu mais de dez pontos em dezembro, de 75 para 62. O índice é uma combinação de pontualidade com regularidade (vôos programados que são cumpridos).
A TAM encerrou o ano com 89 pontos em eficiência, contra 82 da Varig e cinco da Vasp.
Já no índice de regularidade, a Gol (91 pontos) ficou à frente da Varig (89) e próxima à TAM (93). Após começar 2004 com 97 pontos, a Vasp teve o pior desempenho em dezembro (dez).
Ninguém da Gol Linhas Aéreas foi encontrado ontem para comentar os dados do DAC.
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Tá faltando avião pra GOL.
Ela cresceu muito rápido e está absorvendo os pax da VASP e VARIG (que tem sua participação diminuída).
Alguns fatos curiosos: Aqui em CGR, quase todo dia o vôo G31700 chega no horário, pois sai no limite do fechamento de CGH e, às vezes fica mais de uma hora no solo esperando os pax do G31832 (não sei se é esse o nr do vôo) que vem de POA-CWB-LDB e que traz pax para conexão pra CGB...ou seja, o 1700 fica mais no solo em CGR do que em vôo para CGB que dura não mais que 50 minutos...a galera que vem de CGH deve ficar de cara com essa situação...mas, como a VASP (VP4047) acabou e a TAM/VARIG não possui vôos para CGB nesse período (JJ/RG3804 sai às 10:10 da manhã) não há o que fazer ao não ser esperar....
Ela cresceu muito rápido e está absorvendo os pax da VASP e VARIG (que tem sua participação diminuída).
Alguns fatos curiosos: Aqui em CGR, quase todo dia o vôo G31700 chega no horário, pois sai no limite do fechamento de CGH e, às vezes fica mais de uma hora no solo esperando os pax do G31832 (não sei se é esse o nr do vôo) que vem de POA-CWB-LDB e que traz pax para conexão pra CGB...ou seja, o 1700 fica mais no solo em CGR do que em vôo para CGB que dura não mais que 50 minutos...a galera que vem de CGH deve ficar de cara com essa situação...mas, como a VASP (VP4047) acabou e a TAM/VARIG não possui vôos para CGB nesse período (JJ/RG3804 sai às 10:10 da manhã) não há o que fazer ao não ser esperar....
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
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Pode até ser que tendo esta "parada" inesperada aqui em CGR alguém ache mais vantagem ir nesses vôos diretos CGH-CGB, mas considerando que antes tinhamos dois vôos: VP e G3, além de um terceiro RG que vinha de GRU e tbm acabou, sem contar o preço que pode ser a favor da GOL, além da comodidade para aqueles que vêm de LDB - dizem que é um tráfego bom -... mantenho minha opinião que é falta de aeronave o problema da GOL que, como a TAM, tem estratégias agressivas para novos mercados. Quem ainda não entendeu a razão de ser desse vôo que pernoitava em LDB ter sido "esticado" até CGR e que será, em breve, estendido a VVI, vai sentir onde está o segredo quando um pax sair de VVI em vôo internacional para CGR e fazer conexão imediata no G31701 direto para CGH, ou seja, vc fala pros bolivianos: "Você prefere descer em GRU ou CGH?!" Qual vc acha que será a resposta? A conferir...ronyclv escreveu:A TAM possui o JJ3780 q opera CGH/CGB dep as 22:05 e o JJ3781 q opera CGB/CGH dep as 04:20. Para CGR o JJ3774 opera CGH/CGR dep as 20:29 e o JJ3775 opera CGR/CGH dep as 05:35.
Rony Marins
Quanto ao JJ3774 é vôo que pernoita em CGR e volta como JJ3775. Apenas confirma o que eu disse: a TAM tem aviões suficientes ou até mais que suficientes para a malha e optou por criar vôos diretos entre CGH-CGR e CGH-CGB, enquanto que a VASP, GOL e VARIG (NES) sempres optaram - como a TAM fazia antes tbm - em ter apenas uma aeronave fazendo o trecho CGH-CGR-CGB-CGR-CGH. O que é de estranhar (eu não acho ruim) é que o A320 fica em pernoite já às 20:30hs, quando poderia estar voando.
O grande problema da GOL, que faz com que a sua Eficiência Operacional fique, na maioria dos meses, abaixo da média da industria é o seu índice de pontualidade.
Um dos motivos que faz com que esse índice caia, é exatamente o que foi citado: a falta de aeronaves para cobrir a sua extensa malha e que a cada dia cresce mais. Nesse ponto, respondo a dúvida do amigo Arthur com relação a TAM, que, quando precisa de aeronaves de back up, ela tem disponível. Grande exemplo disso foi nesse carnaval, onde a TAM, devido ao excesso de demanda para SSA, aproveitou as suas aeronaves que fariam pernoite em GYN e RAO e as enviou a SSA.
O resultado dessa política é um indíce operacional de 93%, sendo que a média da industria foi de 74% em janeiro de 2005.
Outro problema da GOL, que também ajuda a derrubar a sua Eficiência Operacional, são os seus vôos com multiplas escalas, que acumulam atrasos. O exemplo clássico disso é o vôo 1832 em CGR, que deveria chegar às 23:30LT, procedente de POA, CWB e LDB, mas em função da longa escala da aeronave que cumpre o vôo, quase sempre chega às 00:30LT.
Um dos pontos fortes da GOL, em seu marketing, está na alta taxa de utilização diária de suas aeronaves. Não quero criar polêmicas, mas será que isso realmente vale à pena? A Vasp pagou caro por isso, com jornadas de quase 42 horas.
Abraços
Velásquez
Um dos motivos que faz com que esse índice caia, é exatamente o que foi citado: a falta de aeronaves para cobrir a sua extensa malha e que a cada dia cresce mais. Nesse ponto, respondo a dúvida do amigo Arthur com relação a TAM, que, quando precisa de aeronaves de back up, ela tem disponível. Grande exemplo disso foi nesse carnaval, onde a TAM, devido ao excesso de demanda para SSA, aproveitou as suas aeronaves que fariam pernoite em GYN e RAO e as enviou a SSA.
O resultado dessa política é um indíce operacional de 93%, sendo que a média da industria foi de 74% em janeiro de 2005.
Outro problema da GOL, que também ajuda a derrubar a sua Eficiência Operacional, são os seus vôos com multiplas escalas, que acumulam atrasos. O exemplo clássico disso é o vôo 1832 em CGR, que deveria chegar às 23:30LT, procedente de POA, CWB e LDB, mas em função da longa escala da aeronave que cumpre o vôo, quase sempre chega às 00:30LT.
Um dos pontos fortes da GOL, em seu marketing, está na alta taxa de utilização diária de suas aeronaves. Não quero criar polêmicas, mas será que isso realmente vale à pena? A Vasp pagou caro por isso, com jornadas de quase 42 horas.
Abraços
Velásquez
Parece que o voo de CGR e o ultimo a sair de CGH mesmo.arthuramaral_CGR escreveu:Tá faltando avião pra GOL.
Ela cresceu muito rápido e está absorvendo os pax da VASP e VARIG (que tem sua participação diminuída).
Alguns fatos curiosos: Aqui em CGR, quase todo dia o vôo G31700 chega no horário, pois sai no limite do fechamento de CGH e, às vezes fica mais de uma hora no solo esperando os pax do G31832 (não sei se é esse o nr do vôo) que vem de POA-CWB-LDB e que traz pax para conexão pra CGB...ou seja, o 1700 fica mais no solo em CGR do que em vôo para CGB que dura não mais que 50 minutos...a galera que vem de CGH deve ficar de cara com essa situação...mas, como a VASP (VP4047) acabou e a TAM/VARIG não possui vôos para CGB nesse período (JJ/RG3804 sai às 10:10 da manhã) não há o que fazer ao não ser esperar....
O problema da GOL e ter a malha apertada e pouco tempo de solo. Como so passa 15, 20 minutos em terra, se os voos que chegarao para conexao atrasarem, gera um efeito domino. Se ela tivesse 1h de solo ou quase isso, os voos das conexoes poderiam atrasar um pouco e mesmo assim os outros prosseguiriam sem problemas.
Na minha opiniao o "problema" e esse. Pouco tempo em solo, o que acaba sendo fatal se ocorre alguma falha.
Abraco,
ETC