Acredito que a TAM deve seguir o mesmo caminho (cobrar por serviços) e aproveitar que agora detem o monopólio das rotas para os EUA e Europa dentre as brasileiras.
Anuncia-se ainda o aumento das passagens no doméstico.
A grande ameaça, acredito, seja a Azul, que pode tirar preciosa receita do duopólio, minando algumas estratégias.
Olá amigos,
Hoje para á TAM nenhuma empresa poem medo, está Azul é
tam boa que seu dono foi excluido da Presidencia da JetBlue,
e o pior ainda, é uma copia da falecida BRA , a unica empresa
que eu acredito hoje no Brasil é a Webjet, que tem uma estrutura
profissional de qualidade, apostou nos ex funcionarios da VARIG,
que tem por tras o Grupo da CVC, que alevantou a TAM dos mortos.
sds,
Moises Propp
Sim Elmus, vc está correto...Agrava-se a isso o fato de que, dado a desvalorização do dólar, o déficit fica ainda maior, já que os vôos itnl eram em grande parte, o salvador da pátria. Soma-se a isso a alta do petróleo e temos uma situação bem complicada para qualquer administrador de cia. aérea, sem contar a chegada de mais um concorrente no âmbito nacional.
Normalmente as reservas de caixa são feitas para amortizar situações de caráter flutuante e não permanentes. Logo, se o preço dos insumos forem de fato elevados a constantes altas, caberá a empresa arriscar um reajuste de preços e ver se a consequência dessa ação (queda na venda dos bilhetes) compensa.
Por isso acho que num ambiente que é ruim para todos, inclusive para as americanas e euroéias, a TAM deve seguir a mesma política de aumento nos seus preços, pois como as outras estão seguindo este caminho, tal não afetará a concorrência.
Moisés, tb acredito mto na webjet. Me parece ser uma empresa que dá um passo depois do outro sem pular nenhum estágio. Apesar de não ser a unica empresa que eu acredito que vingue (tb acredito na Azul), confesso que se eu tivesse que investir, esse investimento iria pra web. Já tô de saco cheio de ver tantos anúncios de novas cias. que aparecem e as vezes nem chegam a voar. Já tracei até um perfil dessas empresas de fundo de quintal: Anunciam na AFA (literalmente) e na aeromagazine (sim, olhando todas as notas que a aeromagazine colocou nas revistas de novas compras de aeronaves por fulano e ciclano, uns 80% não se concretizaram) que compraram 100 mil aviões, depois fazem uma pintura nova, cancelam algumas rotas pq dizem estar se reestruturando, mandam centenas embora e alguns meses depois, fecham.
Sempre assim, vejam a BRA, VASP, TBA, ONE....vixe, nem lembro as outras....
Lucas, as européias (exceção TAP) tem em seus vôos para América do SUl um percentual bastante baixo de faturamento sobre o total. Portanto podem operar pagando somente custos variáveis + 10% que continua tudo bem. A situação das nossas e TAP que tem parte importante de suas receitas em vôos de e prara Brasil é diferente.
Acho que a coisas devem ser ditas como realmente sao : A TAM tem a pretenção de ser a empresa de bandeira de nosso país...................
Isso para quem esta por dentro da aviação, e quando falo isso nao estou falando de tripulantes mas sim de empresarios do ramo, sabe que isso muito provavelmente nao irá acontecer.
O Brasil nao terá por muito tempo uma empresa como a VARIG. Nao estou defendendo a varig, estou dizendo que para construir o nome VARIG aí sim é muito dificil, nao se faz isso apenas tendo as rotas internacionais.
O brasileiro nao ve a TAM como via a VARIG e isso todos da TAM, os tais 26000 funcionarios sabem, é ilusao pensar ao contrario
Para os admiradores da TAM que continuam a achar que a TAM é mais poderosa que a GLAI, é melhor dar uma olhada no panorama da situaçao da aviaçao mundial.
O presidente da GLAI nao desistiu das rotas pra europa apenas pq os avioes estavam velhos e pq dava prejuizo, mas pq sabia que o preço do petroleo iria desparar, os diretores da GLAI estao longe de serem bobinhos como muitos aqui pensam
E sabem que a TAM terá a imagem muito mais afetada quando tiver que abandonar as rotas pra europa pelo simples fato de nao suportarem mais o prejuizo, AÌ SIM quero ver como a TAM vai ficar...................qual a desculpa ???? tem avioes novos..............
Como disse antes os brasileiros nao acolheram a TAM como empresa de BANDEIRA, muitos preferem ir de united, alitalia, TAP, airfrance, american............isso é fato, nao tem o que discutir
A TAM esta entrando num buraco sem volta, só que o mais perigoso é que ela vai sozinha, a estrategia da glai É EXATAMENTE deixar ela se afundar sozinha
E olha, nao vai demorar muito pra ter sinais de recuo por parte da TAM nos internacionais...............
MMX, lamento se de fato isto vier a contecer. Mas temos ficar atentos para que o governo não bote dinheiro público se isto de fato vier a contecer. A propósito transcrevo parte de uma notícia sobre o tema:
"Segundo o CEO da Iata, a indústria fez grandes mudanças desde 2001, aumentando a eficiência das aeronaves em 19% e reduzindo os custos em geral em 18%. "Mas, a subida do petróleo a preços estratosféricos comeu todos esses ganhos e deixou a indústria no vermelho de novo. O petróleo a US$ 130 está mudando o jogo para todos. A situação é tenebrosa", afirmou".
elmus vat escreveu:MMX, lamento se de fato isto vier a contecer. Mas temos ficar atentos para que o governo não bote dinheiro público se isto de fato vier a contecer. A propósito transcrevo parte de uma notícia sobre o tema:
"Segundo o CEO da Iata, a indústria fez grandes mudanças desde 2001, aumentando a eficiência das aeronaves em 19% e reduzindo os custos em geral em 18%. "Mas, a subida do petróleo a preços estratosféricos comeu todos esses ganhos e deixou a indústria no vermelho de novo. O petróleo a US$ 130 está mudando o jogo para todos. A situação é tenebrosa", afirmou".
Elmus, se o GOV Lula estiver no poder ainda, claro que vai colcoar dinheiro la,, nao tenho duvidas disto!
Eu tenho certeza que o governo lula irá colocar dinheiro na TAM!!
Quem lembra do José Dirceu? Lembro que trabalhava na Varig, e o pessoal só comentava que este que citei, fazia parte da diretoria da TAM!
Se é verdade,eu nunca soube..mas a verdade é que felizmente a Varig conseguiu erguer uma bandeira que nenhuma compania conseguiu e tenho certeza que nunca será igual!
Diziam pelos corredores que o motivo da quebra da Varig fooi o Governo Lula, pq a Varig havia ganho na justiça as perdas dos planos Bresser e o outro não lembro..o mesmo que a TBA ganhou e o governo simplesmente não pagou... e as diretorias da Varig..após Erik de Carvalho..conseguiram quebrar a empresa.
Se eu disse algo que não procede, por favor corrijam!!
Não seria mau a TAM amargar um preju bem agudo por um tempo se isto servisse pra dar um susto no governo e desta forma reduzirem o imposto sobre o combustível de avião para evitar que uma segunda companhia aérea importante vá pro buraco. Seria um vexame para o nosso pais se isto acontecesse.
Se for uma crise lenta, vai se repetir toda ladainha do tempo da crise da RG: um procissão semanal a Brasilia para pedir favores e os políticos, como sempre, se aproveitando pra sugar dinheiro, poder, cargos, etc.
Não vou entrar no mérito TAM x VARIG, mas nós que precisamos voar bastante devemos torcer para termos uma aviação comercial forte, ganhando bastante dinheiro, mas num ambiente de competição.
Hoje a TAM é a transportadora internacional do país por mérito. Se ela vier a perder no futuro esta posição, que seja por um concorrente melhor, não por causa do petróleo.
Não quero colocar uma disputa Varig xTam que já foi ganha pela segunda. Foi mais competente nas açõies lícitas e em todas as ilícitas. Teve méritos e isto não se pode negar. Entretanto a situação está ficando complicada, AA diminuindo frota, outros cobrando depacho de bagagem,uma cia aérea por semana sucumbindo a nível mundial... Acho até que alguns que foram jocosos comigo tem chance maior que 50% de perderem seus empregos.
Mas o que importa é que temos de ter uma empresa forte para voar do Brasil para exterior!
Ei Galera, vamos com calma.
A VARIG quebrou por sua própria má gestão, mais favorecimento que ela teve por parte do Governo impossível, quanto a Ação Judicial, ainda existem recursos pendentes no STF, da União e do Ministério Público Federal, e ademais, a análise que foi feita era que eventual acordo do governo para antecipar o pagamento, de nada adiantaria, tal como a TB, que apesar de ter tido um crédito de quase 1 Bilhão (o crédito era fictício, se deu através da compensação de tributos e taxas devidos) não conseguiu evitar a falência, que por sinal é outra novela, tecnicamente a TB teve sua falência decretada por uma divída já paga com a GE, que acabou sendo posteriorente revertida, ou seja apesar de não ter condições de voar, juridicamente a TB é uma empresa "ativa".
Mas enfim, por dividas com o Governo, nenhuma empresa aérea quebrou até hoje, o problema esta quando ela não tem mais acesso ao crédito privado com fornecedores.
A relação entre Estado e empresas aéreas é promiscua no mundo inteiro, é só ver o caso das aéreas americanas que depois do 11 de setembro foram contempladas com alguns bilhões de dolares a juros bem camaradas, da Swiss que teve foi "salva" com dinheiro do governo suiço, ou mesmo agora da Alitalia em que se aponta uma solução "estatal" para os seus problemas.
Não se faz uma compania aérea sem uma relação digamos assim "estreita" com o governo de seu país de origem.
A VARIG criou sua bandeira, em outra época, em que o mercado era regulado e o sucesso de uma compania estava mais relacionado com o seu desempenho governamental do que com finanças.
A linha é deficitária? Pede subsídio! O petróleo aumentou? Pede subsídio! Uma empresa estrangeira esta roubando passageiros? Cassa a concessão, fecha os céus brasileiros! e assim por diante.
A TAM não é exceção as demais companhias, mas por ter sido criada e gerida em um mercado livre e predatório, depende menos de suas relações governamentais.
Pelo o que eu acompanho da empresa, e conversei com o gerente de bases internacionais outro dia, por enquanto não se fala em abandonar rotas para europa, pelo contrário o voo para londres por exemplo, além de ter uma ocupação excelente tem um break even muito interessante.
A malha européia da TAM é bastante reduzida e concentrada nos centros de distribuição de voos dos seus parceiros, aonde recentemente a TAM ampliou a infra-estrutura de suas bases.
Claro, nada disso resiste a um petroleo de 300 dolares o barril, mas ainda assim a conta não é tão simples e dependeria de uma série de fatores a serem analisádos, considerando uma readequação do mercado.
Mas se todas as previsões pessimistas se confirmarem, não tenham duvidas que teremos dinheiro estatal na parada, seja na redução de impostos, seja com subsídios....
Assim sempre foi....e continuará sendo.....aqui e noresto do Mundo.
E a Varig tornou-se essa bandeira tão abrangente e conhecida em seu auge justamente porque operava nos mais diversos países, mantendo até certas linhas no prejuízo pra não cessar a ligação. A TAM jamais vai fazer isso porque aí sim seria um tiro no pé.