Bandeira Brasileira - TAM

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Bandeira Brasileira - TAM

Mensagem por elmus vat »

Devido a últimos prognosticos preço do petróleo, creio que entre 45 e 60 dias, TAm vai abrir mão de maioria de seus destinos na Europa. O mesmo que Varig fez. Vende-se tickets aqui em dólar e abastece-se a aeronave em euros e com preços de QAV subindo vertiginosamente. O balanço vai para o vermelho e pesado já em maio. Se acontecer, mais um fato lamentável para o pax brasileiro.
Sandro
MASTER
MASTER
Mensagens: 3525
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 11:58
Localização: São Leopoldo - RS Floripa Santinho - SC

Mensagem por Sandro »

pior o Barril nao para de subir,
Avatar do usuário
emferrari
MASTER
MASTER
Mensagens: 1494
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 00:15
Localização: CLT, EUA / SBCT, BR
Contato:

Mensagem por emferrari »

E eu fiz a burrada de resgatar meu fundo que investia em petroleo a 1 ano atras..... mas precisava dos $$$$.....
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

CARAMBA

Mensagem por paulo roberto machado »

Que pessima noticia, sera que nao teremos mais empresa brasileira na europa?depois pra recuperar vai ser dificil... :cry:
Avatar do usuário
AntonioMelo
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Seg Jan 09, 2006 07:46
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

Neste caso como ficam os 8 77W ?
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Isso é apenas uma especulação.
Li que a TAM faz edge para combater a alta do petróleo.
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Arthur, talvez tenham feito hedge. Mas um hedge é uma proteção contra variações cambiais, contra altas inesperadas de um detrminado insumo e etc.. Por exemplo se vc. tem receitas em dólar e vai trazer um avião da Boeing vc. faz um hedge cambial em dólares e em valores que sua receita suporte a compra. No caso de combustíveis este hedge que vc. falou, talvez tenha sido feito ( se é que foi) por um determinado período de tempo. Isto é assim porque o valor final do combustível não está contratado como na compra de um avião. E não acredito que tenha feito hedge em euros porque as receitas da TAM nesta moeda são bastante modestas.
Em outras palavras, se o petróleo vai a U$ 150/barrel não há seguro que segure isto.
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Arthur, talvez tenham feito hedge. Mas um hedge é uma proteção contra variações cambiais, contra altas inesperadas de um detrminado insumo e etc.. Por exemplo se vc. tem receitas em dólar e vai trazer um avião da Boeing vc. faz um hedge cambial em dólares e em valores que sua receita suporte a compra. No caso de combustíveis este hedge que vc. falou, talvez tenha sido feito ( se é que foi) por um determinado período de tempo. Isto é assim porque o valor final do combustível não está contratado como na compra de um avião. E não acredito que tenha feito hedge em euros porque as receitas da TAM nesta moeda são bastante modestas.
Em outras palavras, se o petróleo vai a U$ 150/barrel não há seguro que segure isto. Mas é apenas uma opinião que espero esteja longe de fato concreto
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

TAM suspender Europa?? Perdão mas nisso eu só acredito quando ler uma nota da própria companhia. Estamos falando de 7 vôos diários que são feitos com mais de 10 aeronaves wide body!

Abraço
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Diego, justamente quanto maior for o número de vôos maior será o prejuízo. Espero que a análise que vi não esteja correta. Caso contrário teremos (pax) problemas. Não esuqeça que a maior geração de receita da Tam em vôos internacionais é em dólares enquanto a maioria de suas despesas correm em euros. O problema reside aí. Exemplo: um bilhete Brasil -europa custa digamos U$ 1100 quando comprado aqui e 1100 euros quando comprado lá. Ocorre que a receita em euros é pequena frente à receita em dólares, enquanto a despesa em euros é quase igual à despesa em dólares. Portanto existe um descompasso importante neste equílibrio. Este foi talvez o principal motivo que fez Varig rever posições.
Quanto a aviões novos chegando, isto é secundário.
alexrezende
PP
PP
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 00:02

Mensagem por alexrezende »

mais um profeta do apocalipse........
A320
PP
PP
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 20:16

Mensagem por A320 »

Elmus Nostradamus Vat! :lol:
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Desculpem Alex Resense e A320. Nem profeta nem Nostradusmus. Apenas comentário de assunto que voces não entendem.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Elmus, eu entendi a sua análise, só acho que seria um retrocesso muito grande da TAM fazer isso. Eu observei o balanço que saiu semana passada e lá nas projeções a única mudança de planos era que ao invés de abrir uma nova base na Europa a companhia vai optar por colocar um segundo vôo em outra base, que pelos comentarios será FRA. A entrega do primeiro B77W já está confirmada pra julho, o avião está montado já no pátio da Boeing.

Abraço
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Diego, eu tinha certeza que voce tinha entendido a análise, que não é minha. Acharia lamentável também, mas o fato é que novos fatos estão vindo com uma velocidade muito grande. O balancete (última linha) ainda não dá a pista. Mas a qualidade das receitas merece ser bem olhada.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Nisso você tem razão, o resultado da TAM foi péssimo.

Abraço
aeroblu
PP
PP
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 11:05

Mensagem por aeroblu »

Infelizmente tenho que concordar com os parceiros!
Não se trata de Profeta do Apocalipse, mas essa alta brusca no petroleo esta repercutindo de imediato nas Cias Aereas.
Raciocinando de maneira logica e não como entusiasta/amante de aviao que logo teremos algumas novidades no planejamento da Tam e não muito otimista.
Eu acredito que algo aconteça realmete apos o periodo de ferias.

Sobre os 777 e soh etrar no site da boeing e ver os numeros do aviao. capacidade CargaXpaxXconsumo verao que o aviao eh mesmo surpreendente.
Gui Simoni
PC
PC
Mensagens: 229
Registrado em: Dom Abr 24, 2005 20:17
Localização: Campinas
Contato:

Mensagem por Gui Simoni »

Eu acredito que não cancele nenhuma. Afinal existem projeções de cotações, e a Tam não é nenhuma amadora no mercado...

A unica diferença é a mudança de presidente.
Torço pra que a imagem do David seja meramente como a de rainha da Inglaterra.
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Gui Simini, por que a sua torcida em ser UK Queen?
Em minha opinião a ida dele para a Tam representou a maior canalhice pessoal e empresarial brasileira no último quarto de século.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Eu aposto que a TAM fará o que todas as grandes vem fazendo, ou seja, freiar o crescimento e esperar a situação melhorar. A Varig encerrou suas rotas por outros motivos além de alta do petróleo.

Abraço
Responder