Clube dos anciões do Aeroforum
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Guimarães temos algo em "comum" ( e não é o cigarro "Free" da propaganda).
Idade: 58 anos
Aeroporto: 37 anos, dia 1° de setembro ( se estiver vivo lógico)
Hobby: Comecei com 10 anos a escrever para as cias. Aéreas
1° Vôo que me lembro:
Scandia da Vasp em 1960 SDU-CGH ( antes disso, voei de Real, acho que de DC-3 e Convair mas era muito crinça)
Starliner
Idade: 58 anos
Aeroporto: 37 anos, dia 1° de setembro ( se estiver vivo lógico)
Hobby: Comecei com 10 anos a escrever para as cias. Aéreas
1° Vôo que me lembro:
Scandia da Vasp em 1960 SDU-CGH ( antes disso, voei de Real, acho que de DC-3 e Convair mas era muito crinça)
Starliner
Starliner - GIG
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Tenho 67 anos (16/08/40). Voei pela primeira vez em 30/06/46 , num DC-3 da AEROVIAS BRASIL , vôo sem escalas POA-RJ , e nunca mais parei.
Voei no ELECTRA 10 A/E , DC-3 , C-46 , CV-240 , CV-340, CV-440 , DC-4, DC-6, Constellation (PANAIR) Super G e Super H , ELECTRA II , AVRO 748 e nos jatos CARAVELLE , B-707, B-727 , B-737.
Nos pequenos , voei J-3 , CAP-4 , P-56 , Fleet-80 , Cherokee 140/160/180/235/260/300 , Apache 160 . Twin Comanche , Aztec C/D, Seneca I , II ,III , Cessna 182 , Centurion , Cardinal, 337 , 310 , 320, 401 e 402 , Navajo 310, 325 , 350 , Carajá , Bandeirante, Xingú.
Dos jatinhos , o Lear Jet.
Abs
Sérgio Bica
Voei no ELECTRA 10 A/E , DC-3 , C-46 , CV-240 , CV-340, CV-440 , DC-4, DC-6, Constellation (PANAIR) Super G e Super H , ELECTRA II , AVRO 748 e nos jatos CARAVELLE , B-707, B-727 , B-737.
Nos pequenos , voei J-3 , CAP-4 , P-56 , Fleet-80 , Cherokee 140/160/180/235/260/300 , Apache 160 . Twin Comanche , Aztec C/D, Seneca I , II ,III , Cessna 182 , Centurion , Cardinal, 337 , 310 , 320, 401 e 402 , Navajo 310, 325 , 350 , Carajá , Bandeirante, Xingú.
Dos jatinhos , o Lear Jet.
Abs
Sérgio Bica
Poderia se criar um tópico fixo na sessão Aeronostalgia, onde esses nossos colegas "velhas águias" pudessem relatar e nos contar histórias que vivenciaram nestes longos anos, voando pelos céus deste país.
Apesar de ser novo (tenho 35 anos de idade - 11/04/73), também tenho pouca experiência aeronáutica, se comparada aos nossos demais colegas daqui, mas sou um leitor apaixonado, contumaz e devorador de livros sobre a história da aviação!!!
Ficarei no aguardo desses relatos dos colegas, que, com certeza, contribuirão para enriquecer a nossa cultura aeronáutica!!!
Abraço
Apesar de ser novo (tenho 35 anos de idade - 11/04/73), também tenho pouca experiência aeronáutica, se comparada aos nossos demais colegas daqui, mas sou um leitor apaixonado, contumaz e devorador de livros sobre a história da aviação!!!
Ficarei no aguardo desses relatos dos colegas, que, com certeza, contribuirão para enriquecer a nossa cultura aeronáutica!!!
Abraço
...tenho 46 anos de idade, agora vamos fazer as contas: PP em 1986, PC em 1989, portanto, são 22 anos oficiais dedicados a aviação, esse tempo somado ao entusiasmo, que começou quando nasci, presumo então que são 46 anos no total admirando e se envolvendo com a arte de voar.
Desistir talvez. Retroceder jamais!
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Prezados amigos Anciões e Forenses:
Nome, José Cursio.
Idade 70 anos 26/06/1937 > porém oficialmente 01/07/1937, como fui registrado. Se Deus permitir espero em breve ser mais um sete ponto um. Nunca trabalhei e nem fiz parte de nenhuma cia. aérea. Meu primeiro vôo foi em 08 de janeiro de 1979, voando no outrora ¨Breguinha¨, hoje sucata, em CNF> PP-SMA na etapa CGH/GYN. Vôo VP 220, poltrona 11 lado não fumante, janela em cima da asa. Meu fascínio pela aviação vem dos idos de 1945, morava no bairro da Saúde em São Paulo e naquela época via diariamente os Junkers JU 52 da VASP, que faziam a linha SAO/RIO/SAO, quando o mesmo vinha do RIO. No sentido leste-oeste passava em cima de minha casa, não tinha como não olhar e ver aquele belo exemplar trimotor. Obviamente via também outros tipos de aviões da época. Em abril 1961 comprei um terreno, onde fiz minha casa e moro até hoje ao lado da cabeceira 35, portanto lá se vão 47 anos ao lado de CGH.
Quando ainda moleque, costuma alugar bicicleta e ir ao aeroporto de Congonhas para ver as obras da construção da pista que hoje é a principal, isso no final de década 40 e inicio da de 50. Mas a tara se evidenciou em 1974, quando pela primeira vez ouvi em uma rádio FM , a freqüência do controle de São Paulo, estava em uma perua Variant que tive ao lado da cabeceira 34 antigamente hoje 35, e ouvi o controlador falar com um avião que para mim foi a maior novidade daquela época. Depois comprei um rádio portátil com três faixas de onda, e por coincidência também consegui ouvir as transmissões aeronáuticas, ai foi á sopa no mel. Bem depois já na década de 80 fiz parte da AETA, (Associação de Escuta do Trafego Aéreo) e posteriormente da APO-VÔOS. Bem ates disso comecei a comprar esporadicamente algumas revistas de aviação, e alguns time-table, ai o bicho pegou mesmo, alguma coisa que sei a respeito da aviação é fruto de leitura de revistas, a qual fui assinante de duas, alguns livros e contatos com amigos que trabalhavam e trabalham na aviação, tanto na parte de manutenção das cias. Como no setor aéreo, pilotos, co-pilotos programadores de rotas etc. Mas... depois de outubro de 1992, passei por uma delicada intervenção cirúrgica e isso fez com que me afastasse por um bom tempo do convívio com os amigos, felizmente estou curado ganhei essa batalha, e hoje estou aqui fazendo o que mais gosto, curtir meus radinhos e acompanhar o dia-a-dia de nossa aviação.
Aviões que tive a oportunidade de voar.
Boeings 737/200 e 300, VASP, VARIG e TAP (200)
Boeings 727/100 > VARIG, TRANSBRASIL e CRUZEIRO, 727/200 VASP.
DC 10-30 > VARIG, ELECTRA II, VARIG
Airbus > A 340 e A 319 ambos da TAP.
Cessna 152, 172 e 182. Sempre como carona
Cherook 140 e 180. Aqui uma particularidade, entre o final 1982 e inicio de 1984 tinha um amigo fazendo o PP em Bragança Paulista, e quase todos os finais de semana íamos até o aeroclube, onde o amigo fazia as suas horas de vôo, e sempre estava lá o Cursio fazendo ás vezes do co-piloto(risos) ou melhor lastro. Voamos também em várias ocasiões em um Carioca, Embraer 710C > PT-NCY.
Bem amigos desculpem o alongado do texto, mas é que a gente quando fala do passado, vem um filme longa metragem em nossa memória. Principalmente quando abordamos aquilo que gostamos.
Obs. Acho que vou segurar a taça, do Clube dos Anciões.
Abraços
CURSIO
Nome, José Cursio.
Idade 70 anos 26/06/1937 > porém oficialmente 01/07/1937, como fui registrado. Se Deus permitir espero em breve ser mais um sete ponto um. Nunca trabalhei e nem fiz parte de nenhuma cia. aérea. Meu primeiro vôo foi em 08 de janeiro de 1979, voando no outrora ¨Breguinha¨, hoje sucata, em CNF> PP-SMA na etapa CGH/GYN. Vôo VP 220, poltrona 11 lado não fumante, janela em cima da asa. Meu fascínio pela aviação vem dos idos de 1945, morava no bairro da Saúde em São Paulo e naquela época via diariamente os Junkers JU 52 da VASP, que faziam a linha SAO/RIO/SAO, quando o mesmo vinha do RIO. No sentido leste-oeste passava em cima de minha casa, não tinha como não olhar e ver aquele belo exemplar trimotor. Obviamente via também outros tipos de aviões da época. Em abril 1961 comprei um terreno, onde fiz minha casa e moro até hoje ao lado da cabeceira 35, portanto lá se vão 47 anos ao lado de CGH.
Quando ainda moleque, costuma alugar bicicleta e ir ao aeroporto de Congonhas para ver as obras da construção da pista que hoje é a principal, isso no final de década 40 e inicio da de 50. Mas a tara se evidenciou em 1974, quando pela primeira vez ouvi em uma rádio FM , a freqüência do controle de São Paulo, estava em uma perua Variant que tive ao lado da cabeceira 34 antigamente hoje 35, e ouvi o controlador falar com um avião que para mim foi a maior novidade daquela época. Depois comprei um rádio portátil com três faixas de onda, e por coincidência também consegui ouvir as transmissões aeronáuticas, ai foi á sopa no mel. Bem depois já na década de 80 fiz parte da AETA, (Associação de Escuta do Trafego Aéreo) e posteriormente da APO-VÔOS. Bem ates disso comecei a comprar esporadicamente algumas revistas de aviação, e alguns time-table, ai o bicho pegou mesmo, alguma coisa que sei a respeito da aviação é fruto de leitura de revistas, a qual fui assinante de duas, alguns livros e contatos com amigos que trabalhavam e trabalham na aviação, tanto na parte de manutenção das cias. Como no setor aéreo, pilotos, co-pilotos programadores de rotas etc. Mas... depois de outubro de 1992, passei por uma delicada intervenção cirúrgica e isso fez com que me afastasse por um bom tempo do convívio com os amigos, felizmente estou curado ganhei essa batalha, e hoje estou aqui fazendo o que mais gosto, curtir meus radinhos e acompanhar o dia-a-dia de nossa aviação.
Aviões que tive a oportunidade de voar.
Boeings 737/200 e 300, VASP, VARIG e TAP (200)
Boeings 727/100 > VARIG, TRANSBRASIL e CRUZEIRO, 727/200 VASP.
DC 10-30 > VARIG, ELECTRA II, VARIG
Airbus > A 340 e A 319 ambos da TAP.
Cessna 152, 172 e 182. Sempre como carona
Cherook 140 e 180. Aqui uma particularidade, entre o final 1982 e inicio de 1984 tinha um amigo fazendo o PP em Bragança Paulista, e quase todos os finais de semana íamos até o aeroclube, onde o amigo fazia as suas horas de vôo, e sempre estava lá o Cursio fazendo ás vezes do co-piloto(risos) ou melhor lastro. Voamos também em várias ocasiões em um Carioca, Embraer 710C > PT-NCY.
Bem amigos desculpem o alongado do texto, mas é que a gente quando fala do passado, vem um filme longa metragem em nossa memória. Principalmente quando abordamos aquilo que gostamos.
Obs. Acho que vou segurar a taça, do Clube dos Anciões.
Abraços
CURSIO
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
Saudações a todos.
Apesar de não ser ainda um acião, quero aqui dizer que gostei muito da idéia.
Em relação a mim:
- 33 anos de Idade.
- 33 anos de aviação como passageiro. Primeiro vôo com apenas 3 meses num 747 da TAP de Luanda para Lisboa.
- 1º vôo que me lembro, junho de 1981 - YAKOLEV 40 da TAAG do Huambo para o Lobito.
- Entusiasta da aviação desde os 8 ou 9 anos de idade.
- Piloto virtual desde 1998
Abraço a todos
Apesar de não ser ainda um acião, quero aqui dizer que gostei muito da idéia.
Em relação a mim:
- 33 anos de Idade.
- 33 anos de aviação como passageiro. Primeiro vôo com apenas 3 meses num 747 da TAP de Luanda para Lisboa.
- 1º vôo que me lembro, junho de 1981 - YAKOLEV 40 da TAAG do Huambo para o Lobito.
- Entusiasta da aviação desde os 8 ou 9 anos de idade.
- Piloto virtual desde 1998
Abraço a todos
AeroEntusiasta em Angola!


-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
-
- PC
- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
Se antiguidade é posto, aí vai:
Idade 67 (17/7/1940)- Um jumbo da TWA explodiu no meu aniversário bem como, em outro aniversário teve o acidente da TAM
Aviação_quase 50 anos (Comecei a Escola de Especialistas em 8/59, fui controlador de voo até 01/71, e como engenheiro civil, e entusista daquilo que voa, continuei estudando aviação até hoje, estudei profissionalmente Engenharia de Aeropportos por conta própria, estou metido na história do Prolongamento da 15/33 de SBCT desde 1995. Apesar da velheira, ainda vou na janela do meu apartamento se identifico um ronco diferente dos usuais diários( Meu prédio fica na linha do OM (marcador externo) do ILS de Curitiba, logicamente quando estou em casa escuto tudo o que passa.Estou disposto a dar alguns palpites sobre aviação mundial (Sou leitor e assinante da "Aviation Week & Space Technology" desde os anos 50 do século passado,), meu inglês erscrito ficou muito mais "jóia" a custa da leitura desta revista, a qual recomendo aos Entusiastas, vale a pena (Não estou fazendo comercial de revista americana !) Meron Kovalchuk
Idade 67 (17/7/1940)- Um jumbo da TWA explodiu no meu aniversário bem como, em outro aniversário teve o acidente da TAM
Aviação_quase 50 anos (Comecei a Escola de Especialistas em 8/59, fui controlador de voo até 01/71, e como engenheiro civil, e entusista daquilo que voa, continuei estudando aviação até hoje, estudei profissionalmente Engenharia de Aeropportos por conta própria, estou metido na história do Prolongamento da 15/33 de SBCT desde 1995. Apesar da velheira, ainda vou na janela do meu apartamento se identifico um ronco diferente dos usuais diários( Meu prédio fica na linha do OM (marcador externo) do ILS de Curitiba, logicamente quando estou em casa escuto tudo o que passa.Estou disposto a dar alguns palpites sobre aviação mundial (Sou leitor e assinante da "Aviation Week & Space Technology" desde os anos 50 do século passado,), meu inglês erscrito ficou muito mais "jóia" a custa da leitura desta revista, a qual recomendo aos Entusiastas, vale a pena (Não estou fazendo comercial de revista americana !) Meron Kovalchuk
-
- MASTER
- Mensagens: 1644
- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
To sentindo que a minha posição na boquinha da Tesouraria, está ameaçada em função destas manobras um tanto quanto ortodoxas...Sergio de Faria Bica escreveu:Pessoal
Com a chegada do Meron , passo para ele a Presidência , já que é de 17/07/40 e eu 16/08/40.
Abs
Sérgio Bica


Desistir talvez. Retroceder jamais!
-
- PC
- Mensagens: 140
- Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
- Localização: curitiba pr
Velha Guarda!!! - Pela primeira vez na vida me indicam para uma Presidência que eu ainda não sei completamente o que é: acredito que meu DNA (Documento de Nascimento Antigo), não deveria ser ´único critério para escolha do novo Presidente do novo Clubinho virtual, mesmo assim me ponho a disposição, ainda que ache rídiculo ter de contar que meu primeiro avião atendido como Estagiário de Controle de Voo em Congonhas em 12/60, foi um Constellation 1049 da Lufthansa, chamando pelo Call Sign de LH500 (Chique pacas!, só que em 1960, hoje nem um pouco!) Abraços a todos (Velhos e nem Tantos ) ! Meron
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Caros amigos,
Eu, Jonas Liasch, vulgo Constellation, nasci em 08 de maio de 1961, estou prestes a fazer 47 anos.
Nasci gracas ao Aeroporto de Londrina, pois minha mae trabalhava na REAL e meu pai na VARIG, em 1958/59.
Trabalho na Aviacao desde 1994, no Aeroclube de Londrina, e desde 2000 na Universidade Norte do Parana.
Dou aulas de Ciencias Aeronauticas, Mecanico de Manutencao Aeronautica e
Comissario de Voo.
Tambem possuo uma Aeronave Ultraleve e tenho um acidente no curriculo, com perda total da aeronave.
Voei como pax em B707, B727, B737, L-188, Dc-10, Fokker 27, Fokker 100, Fokker 50, A320 e A319. Como piloto, muitas trozobas.
Estou ainda em Check Delta, por quebra da longarina principal, e ainda internado.
Um abraco.
Eu, Jonas Liasch, vulgo Constellation, nasci em 08 de maio de 1961, estou prestes a fazer 47 anos.
Nasci gracas ao Aeroporto de Londrina, pois minha mae trabalhava na REAL e meu pai na VARIG, em 1958/59.
Trabalho na Aviacao desde 1994, no Aeroclube de Londrina, e desde 2000 na Universidade Norte do Parana.
Dou aulas de Ciencias Aeronauticas, Mecanico de Manutencao Aeronautica e
Comissario de Voo.
Tambem possuo uma Aeronave Ultraleve e tenho um acidente no curriculo, com perda total da aeronave.
Voei como pax em B707, B727, B737, L-188, Dc-10, Fokker 27, Fokker 100, Fokker 50, A320 e A319. Como piloto, muitas trozobas.
Estou ainda em Check Delta, por quebra da longarina principal, e ainda internado.
Um abraco.

Guimarães escreveu:... tendo em vistas as mais novas revelações de membros deste clube ,
a diretoria teve de ser recomposta e ficamos assim ...
Paraninfo ............ Meron Kovalchuk
Presidente .......... Cursio
Vice presidente .... Faria Bica
Secretario ........... Starliner
Tesoureiro ........... Guimarães...
...
![]()
Editor chefe ......... Constellation
Correspondente no
exterior ............... Tchimbotinho
Forças ocultas me derrubaram!!!!

Desistir talvez. Retroceder jamais!