Constellation escreveu:SBLO escreveu:Por falar em Constellation, só existe aquele da Breitling em condições de vôo?
Caro SBLO,
Atualmente, existem apenas 3 Constellation em condições de vôo:
L-749:
N749NL (c/n 2604): Esse Constellation, o mais antigo ainda em condições de vôo, foi entregue à USAF em janeiro de 1949, como C-121A 48-612. Foi aposentado pelos militares, depois de participar da Ponte Aérea de Berlim e de servir como aeronave VIP, em outubro de 1967, e foi armazenado em Davis Montham AFB. Vendido para operadores civis, serviu principalmente como avião agrícola nos Estados Unidos e Canadá. Foi adquirido pela Dutch Constellation Association em outubro de 1995, e passou a fazer parte do Dutch Aviodome Museum em 2001. Foi transladado para a Holanda em setembro de 2002, com hélices Curtiss Eletric emprestadas, já que as suas próprias haviam sido vendidas para recuperar dois Martin Mars. O Museu não conseguiu comprar novas helices Curtiss e modificou o avião para receber quatro hélices Hamilton Standard, hidráulicas, usadas anteriormente em Super Constellations. O avião voou com essa configuração em 02 de julho de 2004, mas o motor 3 falhou em vôo três dias depois. Um motor adquirido na Coréia foi instalado em seu lugar, e experimentado com sucesso entre 17 e 21 de outubro de 2006. pode voltar ao vôo em 2007. Está no National Aviation Theme Park Aviodrome no Lelystad Airport, na Holanda.
L-1049:
VH-EAG (c/n 4176): Esta aeronave foi entregue à USAF em outubro de 1955, como C-121C. Voou até sua aposentadoria em junho de 1977, e foi armazenado no AMARC, em Davis-Montham AFB (Tucson, Arizona). Curiosamente, esse avião não interessou os sucateiros devido à grande quantidade de excrementos de pássaro em seu interior, e foi o último Super Constellation a ser retirado do AMARC, quando o USAF Museum permutou-o com um Bristol Beaufighter com o National Aeronautic and Space Museum of Australia (NASMA), em novembro de 1991. A Historical Aircraft Restoration Society (HARS), em parceria com o NASMA, levaram o avião do AMARC para o Pima Air Museum, situado nas imediações e o colocaram em condições de vôo. O primeiro vôo desde 1977 foi realizado em 23 de abril de 1992, já matriculado como VH-EAG. Durante a restauração, foi matriculado N4115Q. Pintado com o antigo esquema de pintura da QANTAS, exceto o nome da Cia., substituído pela palavra CONNIE, voou de Tucson para Sydney, Austrália em um histórico vôo que durou de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 1996. Voa regulamente nos eventos de Show Aéreo na Austrália há 11 anos.
N73544 (c/n 4175): Este C-121C foi entregue à USAF em novembro de 1955, e foi companheiro de linha de produção do VH-EAG acima. Foi armazenado no AMARC em março de 1972, doado para a Smithsonian Institution, que trocou-o com um Boeing 307 Stratoliner, o N19903, com a Aviation Specialties Inc., em agosto de 1972. Teve uma longa carreira em seguida, e voou como aeronave agrícola, transportador de peixes entre as ilhas Palau e Nagoya, no Japão, e outros serviços. Foi restaurado a partir de 1993 por uma entidade constituída especialmente para isso, a CHS – Constellation Historical Society. Efetuou seu primeiro vôo pós restauração em 23 de junho de 1994. Enfrentou problemas de aeronavegabilidade com o FAA, chegou a ser colocada à venda, por US$ 1 milhão, mas terminou sendo arrendada, por leasing financeiro, à Super Constellation Flyers Association (SCFA), em 17 de dezembro de 2003. A aeronave foi transladada entre 23 de abril a 8 de maio de 2004 para Basel-Mulhouse, Suíça, e voa, com diversos patrocínios, entre os quais o da Breitling, no circuito europeu de Shows Aéreos. Deve tornar-se propriedade da SCFA em 2009.
N6937C (c/n 4830): Esse avião é o último L-1049 civil ainda em condições de vôo, já que os dois anteriores são ex-militares. Foi entregue pela Lockheed como N6937C para a Slick Airways em 17 de setembro de 1959. Teve uma longa carreira como aeronave cargueira (é um modelo L-1049H, com piso e porta de carga) e avião agrícola. Seu último operador antes da restauração vendeu-o a Paul Pristo, da Globe Air Auction, de Mesa, Arizona, por US$ 4 mil, em outubro de 1985. A organização Save-a-Connie (SAC) iniciou a restauração da aeronave ainda em Mesa, em maio de 1986, e, em 15 de julho de 1986, o avião foi transladado para Kansas City, Missouri, para a continuação dos trabalhos. Paul Pristo acabou doando definitivamente o avião à organização em dezembro de 1986. Os maiores trabalhos de restauração foram realizados entre 1987 e 1988, e a aeronave foi pintada no esquema da TWA da década de 1950, com a inscrição “TWA” substituída por “SAC”, posteriormente (1996), substituída por “TWA”. A SAC foi re-denominada Airline History Museum em abril de 2000. No inverno de 2003/2004, teve seu interior completamente renovado. Uma pane no motor 2 forçou a retirada de vôo do avião em 20 de julho de 2005. Um motor recentemente revisado foi instalado, mas falhou em um teste de vôo em 22 de julho de 2006, e o avião retornou para reparos. Ainda está aguardando a revisão do motor.
Vários aviões parados ainda podem ser restaurados para vôo, inclusive alguns que já serviram como aeronaves presidenciais nos Estados Unidos.
Nenhum avião dos modelos L-049, L-649, L-149 e L-1649 permanece em condições de vôo, apenas alguns em exposição estática, inclusive o L-049 restaurado pela TAM em São Carlos.
Um abraço.