TAM cancela linha Campo Grande-Corumbá

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

TAM cancela linha Campo Grande-Corumbá

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Como já era de se esperar, com a saída do Fokker 100 da frota da TAM, da mesma maneira como aconteceu em 2002, a empresa cancela a rota entre CGR-CMG.

Íntegra da notícia:

"TAM corta vôos para Corumbá a partir de 11 de janeiro
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007 10:49
Marcelo Fernandes, do Diário Corumbaense

Diário Corumbaense


Imagem
TAM pára de voar para Corumbá em janeiro



A TAM Linhas Aéreas formalizou à Infraero o cancelamento do contrato de serviços em Corumbá. A empresa encerra as operações no município no próximo dia 11 de janeiro. Desde 22 de novembro de 2004, a TAM opera com vôos regulares para a cidade entre segunda e sexta-feira, que faziam escalas em Campo Grande e depois seguiam para Brasília. Uma nova companhia, a TRIP, vai operar a malha aérea entre Corumbá e Campo Grande, com vôos na parte da tarde e nas madrugadas, a partir do dia 14 do próximo mês.

O encerramento dos vôos da empresa, após pouco mais de três anos de operação causou surpresa e preocupação entre os empresários do setor de turismo da cidade. A surpresa foi pelo fato de a lotação ter se mantido sempre em níveis considerados altos pela própria companhia aérea, que seguidas vezes anunciava que a taxa de lotação da TAM em Corumbá estava entre as mais altas do Brasil. A preocupação é o que esta decisão pode causar de prejuízos para o setor, com o reinício da temporada de pesca a partir de março do ano que vem.

“Nós que operamos, que temos contato direto com a TAM, em relação à ocupação e emissão de passagens aéreas, temos pleno conhecimento que havia períodos em que a gente não conseguia trazer o cliente para cá, devido a grande procura; demanda; ocupação do vôo”, comentou a empresária e vice-presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), Raquel do Amaral Ribeiro.

A empresária destacou que o trade turístico local sabe da “grande procura” com relação ao transporte aéreo e previu a necessidade de adaptações. “Teremos de nos adequar, não sabemos de que forma faremos isso. A preocupação é grande”, enfatizou ao lembrar que a suspensão da operação de uma companhia aérea de grande porte pode causar cancelamentos nos pacotes já fechados para a temporada de pesca 2008, e conseqüentemente trazer prejuízos financeiros. “Pode haver possibilidade de cancelar pacotes. Hoje o empresário que freqüenta o Turismo de Corumbá, faz questão de vir de avião. (...) Para o cliente chegar a Campo Grande, trocar de companhia aérea, praticamente impossibilita as ações para o nosso setor”, avaliou ao destacar que o segmento da pesca, que ela trabalha, precisa promover despacho de bagagens; malas térmicas e material de pesca para os clientes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá, Alfredo Zamlutti Júnior, destacou que o turismo corumbaense será “atingido mortalmente” pela decisão da TAM de retirar os vôos regulares da cidade. Ele explicou que a companhia, que irá operar a partir de 14 de janeiro, não terá condições de atender com dois vôos o que a TAM atende com apenas um. “Tínhamos 108 lugares, agora serão 92, quem vai sofrer é o turista”, observou. Procurada pela reportagem do Diário Corumbaense a assessoria de Imprensa da TAM em São Paulo disse que “a TRIP é uma parceira comercial e, que, por isso, repassou a operação da linha de Corumbá. Mas mantém a venda de bilhetes nos balcões da TAM no Aeroporto e pela Internet.” Um gerente regional da empresa chegou a Corumbá no início da tarde desta terça-feira para comunicar a decisão aos funcionários e alguns empresários. Ele não quis comentar o assunto.

Trip- A partir de 14 de janeiro de 2008, uma segunda-feira, a TRIP Linhas Aéreas passará a operar a malha aérea entre Corumbá e Campo Grande. A companhia, que voa em 32 destinos pelo Brasil, irá oferecer dois vôos diários nesta rota, inclusive aos domingos.

Pelo cronograma encaminhado à Infraero, a operação, na parte da tarde, seguirá os seguintes horários de segunda a sexta e aos domingos: a saída de Campo Grande será às 13h30 com chegada a Corumbá às 14h30. A aeronave partirá para a Capital do Estado às 15h15 com chegada prevista às 16h15. A operação nas madrugadas, de segunda a sexta e de sábado para domingo, terá saída de Campo Grande à 1h20 chegando às 2h20 no Aeroporto Internacional de Corumbá. A partida será às 2h50 com chegada na Capital às 3h50.

A Trip vai operar a rota Corumbá – Campo Grande com uma aeronave ATR 42 300, com 46 assentos. O avião é um turbo-hélice pressurizado com velocidade máxima de 470 quilômetros horários."

Fonte: www.campograndenews.com.br
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Pelo menos a rota nao vai ficar abandonada. A TRIP vai operá-la segundo o artigo. Será que a rocura vai fazer a atrifa ficar tao salgada que o povo vai chiar?
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Na época que a TAM suspendeu a rota anteriormente a GENSA começou a fazer, mas a VASP colocou o 737-200 e derrubou os preços e, algum tempo depois a TAM voltou.
Ficaram as duas (1 737 e 1 F100) operando.
Agora serão dois vôos de ATR, sendo um no meio da madrugada...

Talvez volte a idéia de ter a Aerosur entre CMG-GRU como ocorreu uma época, mas vamos esperar...
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Pelo jeito, a procura na rota Puerto Suarez de/para CGR nao fincou?
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

B767 escreveu:Pelo jeito, a procura na rota Puerto Suarez de/para CGR nao fincou?
Esse vôo de Puerto Suarez era direto pra GRU. Os pax de Corumbá faziam traslado até a cidade boliviana para embarcar. Não tenho notícias sobre se ele ainda opera.

De CGR temos vôo apenas para VVI.

Vi notícias de que a Aerosur está estudando iniciar um vôo entre Cuiabá e Viru-Viru em breve.
neilimma@hotmail.com
PC
PC
Mensagens: 183
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 23:18
Localização: dourados ms

Mensagem por neilimma@hotmail.com »

Esse vôo da madrugada será o mesmo que faz escala em Dourados?
NEY LETS GO!!!!
Responder