Gostaria de compartilhar com vocês um fato ocorrido. Atraso ultimamente no Brasil na maioria das vezes não é culpa da cia aérea, mas as cias não são santas não. Estava eu aguardando o embarque do JJ8011, vôo que sai as 22h de GRU com destino a CNF, (procedente de Buenos Aires, daí o código internacional), quando fomos chamados para embarque por volta de 22h. Só que não achei legal ter chamado porque ainda não tinham virado a aeronave, ou seja, desembarque, limpeza, etc. Formou-se uma fila para embarque deste vôo no portão 11A e de outro vôo com destino a Buenos Aires, ambos da TAM no portão 11. Entramos na aeronave apenas 22 e 30. Embarcados ficamos dentro da aeronave até 23 e 30 e se eu não pergunto, eu não saberia o motivo do atraso. Igualmente no embarque também não sabíamos por que fomos chamados para embarque e o mesmo não fora feito, com um funcionário da Cia no espírito de servir e informar quando perguntado por um Sr o que havia, não informou nada e disse... "Tem que sair né, vamos aguardar.."
A questão é a seguinte:
1) Por que não informar aos passageiros o motivo do atraso, haja vista que o passageiro se irrita é com desinformação, daí surgiram as brigas nos aeroportos no auge do dito caos aéreo. As aeromoças passavam pra lá e pra cá conversando e rindo entre si e o passageiro sem saber nada do que se passa. Se eu não paro uma e pergunto, não saberia o motivo do atraso. Um speech rápido acabaria com as dúvidas.
2) Me lembro de um vôo que atrasou 15 minutos na Varig e que não faz tanto tempo assim, foi antes do apagão, mas mesmo assim né, e o piloto pediu desculpas sinceras por não ter informado antes o motivo do atraso.
3) ONDE está o espírito de servir? Atualmente transportar passageiros é como transportar bois nas cias aéreas. A impressão que se tem é que estamos dentro de um ônibus coletivo.
Por fim, a única explicação que os outros passageiros ouviram foi na hora do push-back feito pelo cmte, um speech tão rápido e cansado que não durou 30 segundos. E em nenhum momento se ouve a palavra DESCULPAS.
Sei bem o que se passa por trás de uma cia aérea, dos procedimentos, mas o que não entendo é a falta de gentileza, cortesia e espírito de servir que a gente vê por aí.
Em tempo, o vôo que ia para Buenos Aires, aeronave ao lado da minha continuava lá quando fizemos o push-back, lembrando que ela tinha horário programado de saída 15 minutos antes do meu.
Por que não informar?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Por que não informar?
_________
Um abraço,
Fabrizio Manlio
Um abraço,
Fabrizio Manlio
-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
A falta de 'CONCORRÊNCIA' seria um dos motivos que eu aponto, para tanto desprezo, para com o passageiro, meu caro !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
-
Bruno Holtz
- PP

Cara,
Você tocou num ponto que venho observando ha um tempinho: a brutalização do atendimento aos passageiros por parte das companhias aéreas.
É impressionante como a coisa mudeou de uns três anos para cá. Não é que o pax deva ser mimado e paparicado, mas um minimo de boa vontade e espírito em servir é o que desejamos.
Venho observando tanto por parte dos aeronautas quanto dos aeroviários um tratamento robotico e mecanico. Parece que estamos falando e tratando com robôs. E o pior é que o espírito de corpo e cultura empresarial que antes reinava, (como aquele existente na antiga Varig) vem desaparecendo e dando lugar ao mecanicismo, tudo com base na filosofia de "reduzir custos".
A unica mudança que notei nestes ultimos anod foi um vôo que fiz na Webjet. Ali sim me senti como nos bons tempos da aviação brasileira. Só espero que se esta empresa crescer, mantenha o nível de atendimento atual e não brutalize-se como a Gol e a Tam de hoje.
Bruno
Você tocou num ponto que venho observando ha um tempinho: a brutalização do atendimento aos passageiros por parte das companhias aéreas.
É impressionante como a coisa mudeou de uns três anos para cá. Não é que o pax deva ser mimado e paparicado, mas um minimo de boa vontade e espírito em servir é o que desejamos.
Venho observando tanto por parte dos aeronautas quanto dos aeroviários um tratamento robotico e mecanico. Parece que estamos falando e tratando com robôs. E o pior é que o espírito de corpo e cultura empresarial que antes reinava, (como aquele existente na antiga Varig) vem desaparecendo e dando lugar ao mecanicismo, tudo com base na filosofia de "reduzir custos".
A unica mudança que notei nestes ultimos anod foi um vôo que fiz na Webjet. Ali sim me senti como nos bons tempos da aviação brasileira. Só espero que se esta empresa crescer, mantenha o nível de atendimento atual e não brutalize-se como a Gol e a Tam de hoje.
Bruno