Primeiro vôo da TAM para Frankfurt atinge 80% de ocupação

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Areias
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Areias »

03/12/07 - 18:00

No retorno da Alemanha, ocupação chegou a 98% dos assentos do A340-500

São Paulo, 03 de dezembro de 2007 – O vôo inicial da TAM (Bovespa: TAMM4; NYSE: TAM) para Frankfurt, realizado no último dia 30 de outubro, decolou de São Paulo com taxa de ocupação de 80%. No retorno da Alemanha, o desempenho foi ainda melhor, com 98% dos assentos ocupados. O novo destino é operado com o Airbus A340-500 configurado para transportar até 267 passageiros (42 assentos na classe Executiva e 225 na Econômica).

No balanço dos três primeiros dias do vôo partindo de São Paulo, a média de aproveitamento é de 62% na Classe Econômica e de 53% na Executiva. De Frankfurt para São Paulo, as taxas registradas nos dias 1º e 2 de dezembro resultam em média de 91% na Econômica e de 80% na Classe Executiva.

A TAM retomou ligação diária para Frankfurt após seis anos. Na ocasião, a empresa operou a linha por seis meses e suspendeu a operação por não obter resultado esperado e nem acordo de distribuição de passageiros a partir da cidade alemã. Agora, consolidando a estratégia de estabelecer alianças com empresas líderes nos mercados de destino, a TAM assinou contrato para compartilhamento de vôos com a Lufthansa. Com mais essa freqüência internacional, a TAM consolida seu quarto destino direto para a Europa (Paris, Londres, Milão e Frankfurt) e, a partir de 21 de dezembro, inicia operação para Madri.

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de outubro com 46,6% de market share. A companhia voa para 47 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 81 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 71,2% em outubro. As operações para o exterior abrangem vôos diretos para dez destinos: Nova York e Miami (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai). A partir de 21 de dezembro, a TAM começa a voar diariamente para Madri (Espanha). Com a TAM Mercosur, atende ainda Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia), entre outras cidades na América do Sul. Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em vôos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para grande diversidade de destinos no mundo. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 4,3 milhões de associados e já distribuiu mais de 4,7 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

Assessoria de Imprensa - TAM
Tel: (11) 5582-8795 / 8685 / 8167 / 8153
tamimprensa@tam.com.br
www.tam.com.br
www.taminforma.com.br
MASTER

Mensagem por B767 »

Isso pode ser um grande risco em momento sensível para a RG na rota.
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Mensagem por AntonioMelo »

ainda mais se levarmos em conta que TAM está voando com os modernos mas também dispendiosos 345 e a VARIG está voando ainda com ultrapassados 763.

:oops: :oops: :oops:

É uma guerra, até a presente data, muito desigual.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

O que é que voces acham? A frota da TAM nao ta ficando "desconfigurada"- vejam:
A319 - OK
A320 - OK
A321 - OK
A330 - OK
A340 - OK
Digo OK porque mantem uma serie dentro da mesma familia de jatos.
......agora, acrescentou:
MD-11
B777
Dizem que B767 entra tambem e ainda..............
temos os F100.

O custo disso tudo - manuais, treinamento de pilotos, engenharia, manutencao, homologacoes, seguros, tudo isso deve estar ficando astronomico.
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

AntonioMelo escreveu:ainda mais se levarmos em conta que TAM está voando com os modernos mas também dispendiosos 345 e a VARIG está voando ainda com ultrapassados 763.

:oops: :oops: :oops:

É uma guerra, até a presente data, muito desigual.
So para que ja foi nos dois sabe alguma diferença! senao 98% dos PAX, nao sabe o que é um A340 777 ou 767!
Editado pela última vez por Sandro em Qua Dez 05, 2007 11:44, em um total de 1 vez.
roesneto
PP
PP

Mensagem por roesneto »

Eu, sinceramente, conheço muito bem os dois modelos e não vejo muita diferença, do ponto de vista do passageiro, entre um A340 e um 767 bem reformado. A única coisa perceptível é um barulho um pouco mais alto nos 767, mas, em termos de conforto, não há diferença.

A VARIG está perdendo a guerra porque não conseguiu, ainda, reformar os seus 767 como deveria, com monitores individuais, espaço confortável entre as poltronas, nova classe executiva, entre outras coisas.

No entanto, as companhias brasileiras, de modo geral, incluindo TAM e Varig, têm de melhorar muito uma questão crucial se quiserem, realmente, ganhar passageiros estrangeiros: PONTUALIDADE!!!!!!!! É impressionante como elas conseguem atrasar; vale lembrar que, embora aqui 30 minutos seja o atraso regulamentar, em países europeus até atrasos de cinco minutos são mostrados nos monitores dos aeroportos, o que demonstra o nível de exigência de pontualidade desses passageiros.
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Pode ficar ruim no aspecto padronização.
mas nós Spotters adoramos essa misciginação de marcas :lol:
MULTI

Mensagem por bwach »

No caso do F100 na Tam nao é fora do padrão, até porque ja faz mais de 1 decada que opera esta aeronave, faz manutenção e etc e tal

Quanto ao que disseram a respeito da Varig com o 767-300, não acho que seja um avião ruim para o passageiro. Se nele for feita uma reforma de forma que o torne confortável, como por exemplo telas individuais, e outras coisas, muitos passageiros podem até pensar que estão em uma aeronave zero-bala. Olhem para as companhias norte-americanas que operam 767-200,300 e 400 aos montes, inclusive alguns novinhos. Se ainda está em linha, por que chamar de aeronave ultrapassada??? Só lembrando que algumas companhias estrangeiras ainda operam o 767 no Brasil, como por exmplo: Lan Chile, Argentina, Peru, Avianca, Aeromexico, United, American, Delta, Continental, Air China, Air Europa, Euro Atlantic, Lauda, Condor, ArkeFly, Belair, Pluna, Livingston, Britannia.

Devem haver outras tambem
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

Os 767 da Delta reformados ficaram show de bola. Parece aviao novo mesmo. E estão fazendo um marketing violento em cima disso.

E outra coisa, os A320 da TAM podem ser novos, bonitos, mas totalmente desconfortáveis.

Semana passada voei num 737-400 da KLM que da um show no atendimento e no conforto da TAM. Lembrou muito a VARIG de antigamente!
roesneto
PP
PP

Mensagem por roesneto »

Os A320 da TAM são horríveis em termos de conforto, salvo aqueles usados em rotas internacionais. Essas novas cadeiras fininhas parecem que foram feitas para incomodar as costas e propiciar o pior vôo possível. O espaço entre as poltronas me parece mais apertado que o de muitos aviões da GOL.

Por incrível que pareça, me senti muito mais confortável num A319 da Germanwings (que é, verdadeiramente, low-cost low-fare) do que num A320 da TAM, que é uma empresa que tem, supostamente, pretensões de ser a nova empresa de bandeira do Brasil.

Mais incrível ainda, não é palhaçada. Senti muito mais conforto no 737-200 da Rico do que nesses A320 da TAM. (O vôo foi ano passado, antes dessa crise que se abate sobre a empresa agora. Não sei como a Rico está atualmente)
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Olha, me perdoem se causei uma polêmica em afirmar que os 767-300ER da VARIG são ultrapassados, mas sobre o meu ponto de vista, de passageiro comum mas frequente, que já teve a oportunidade de voar em varias companhias aéreas, várias aeronaves e em todas as classes de serviço (747-400, 777-200, 777-200ER, 777-300ER, 330-200, 340-300 e 340-600, entre outros, em outras épocas), considero realmente o 763 uma aeronave ultrapassada, sem o nível de conforto e entretenimento encontrado em aeronaves mais modernas, como as citadas acima.

E ainda posso afirmar que voei de forma muito mais confortável na executiva VARIG MD-11 (ex-SWISS) do que na mesma classe de serviço no 767-300ER, ambos no final da época de ouro da VARIG. Alias comparo o conforto (mas não entretenimento) do MD-11 ao do 777 e 330/340.

Esta é minha opinião!

Abração a todos!
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

roesneto escreveu:Os A320 da TAM são horríveis em termos de conforto, salvo aqueles usados em rotas internacionais. Essas novas cadeiras fininhas parecem que foram feitas para incomodar as costas e propiciar o pior vôo possível. O espaço entre as poltronas me parece mais apertado que o de muitos aviões da GOL.

Por incrível que pareça, me senti muito mais confortável num A319 da Germanwings (que é, verdadeiramente, low-cost low-fare) do que num A320 da TAM, que é uma empresa que tem, supostamente, pretensões de ser a nova empresa de bandeira do Brasil....
Concordo roseneto. Agora me fez lembrar que os A320 da VUELING (aquela que vende voos por EUR 10), sao melhor que os da TAM! E realmente, pensando melhor, me senti menos desconfortavel num 737-800 da GOL do que num A320 da TAM entre CWB/GRU. Voei muito nos A320 e F100 da TAM a alguns anos atras e realmente o espaco baixou muito, conforto tbm e o atendimento nao eh mais la essas coisas. Gostei mesmo da Nova Varig!!!!
bwach
MULTI
MULTI

Mensagem por bwach »

A Tam não possuía a maior poltrona de meio no mundo como ela dizia, aquela de cor cinza que ficava entre os 2 azuis nos 320 e 319????

A ultima vez que vi essa configuração foi em julho no PR-MBA
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

AntonioMelo escreveu:Olha, me perdoem se causei uma polêmica em afirmar que os 767-300ER da VARIG são ultrapassados, mas sobre o meu ponto de vista, de passageiro comum mas frequente, que já teve a oportunidade de voar em varias companhias aéreas, várias aeronaves e em todas as classes de serviço (747-400, 777-200, 777-200ER, 777-300ER, 330-200, 340-300 e 340-600, entre outros, em outras épocas), considero realmente o 763 uma aeronave ultrapassada, sem o nível de conforto e entretenimento encontrado em aeronaves mais modernas, como as citadas acima.

E ainda posso afirmar que voei de forma muito mais confortável na executiva VARIG MD-11 (ex-SWISS) do que na mesma classe de serviço no 767-300ER, ambos no final da época de ouro da VARIG. Alias comparo o conforto (mas não entretenimento) do MD-11 ao do 777 e 330/340.

Esta é minha opinião!

Abração a todos!
Sem duvidas Antonio! para ter um ideia as novas configurações dos 767 AA quase todos sendo remodelados, estao melhores que dos atuais 777 dela!

Hoje temos Dois 767-300 da VARIG em Greensboro. sendo remodelados! é para estar no Brasil em torno do dia 20
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

bwach escreveu:A Tam não possuía a maior poltrona de meio no mundo como ela dizia, aquela de cor cinza que ficava entre os 2 azuis nos 320 e 319????

A ultima vez que vi essa configuração foi em julho no PR-MBA
Caros amigos,

Que saudade dessa época, na qual os A320 da TAM eram os mais confortáveis aviões da aviação doméstica brasileira. E que saudade também dos confortáveis assentos de couro dos bregas da VASP. Cada avião tinha apenas 108 lugares, o que deixava bastante espaço para as pernas. :cry: :cry: :cry: :cry:

Um abraço.
Imagem
AntonioMelo
PC
PC
Contato:

Sandro escreveu:
AntonioMelo escreveu:Olha, me perdoem se causei uma polêmica em afirmar que os 767-300ER da VARIG são ultrapassados, mas sobre o meu ponto de vista, de passageiro comum mas frequente, que já teve a oportunidade de voar em varias companhias aéreas, várias aeronaves e em todas as classes de serviço (747-400, 777-200, 777-200ER, 777-300ER, 330-200, 340-300 e 340-600, entre outros, em outras épocas), considero realmente o 763 uma aeronave ultrapassada, sem o nível de conforto e entretenimento encontrado em aeronaves mais modernas, como as citadas acima.

Esta é minha opinião!

Abração a todos!
Sem duvidas Antonio! para ter um ideia as novas configurações dos 767 AA quase todos sendo remodelados, estao melhores que dos atuais 777 dela!

Hoje temos Dois 767-300 da VARIG em Greensboro. sendo remodelados! é para estar no Brasil em torno do dia 20
Sandro, não posso julgar o que eu ainda não vivi (novo 767 AA)... mas trocar um 777 por um 767, acho que eu jamais faria. As paredes retas, o teto alto e curvo e mais a largura do 777 dão uma impressão de amplitude e conforto na cabina que jamais presenciei no 767, independente da configuração e/ou classe de serviço.

De qualquer forma este forum é importante por estes aspectos, e aqui toda opinião se construtiva é importante.

Abração para você.
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

AntonioMelo escreveu:
Sandro escreveu:

Esta é minha opinião!

Abração a todos!

Sandro, não posso julgar o que eu ainda não vivi (novo 767 AA)... mas trocar um 777 por um 767, acho que eu jamais faria. As paredes retas, o teto alto e curvo e mais a largura do 777 dão uma impressão de amplitude e conforto na cabina que jamais presenciei no 767, independente da configuração e/ou classe de serviço.

De qualquer forma este forum é importante por estes aspectos, e aqui toda opinião se construtiva é importante.

Abração para você.
Eu tb nao troco o 777 nunca, o que a AA estava fazendo é so melhorando eles internamente novas poltronas etc,etc!
Responder