Airbus - Péssimos aviões

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darksjr
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Airbus - Péssimos aviões

Mensagem por darksjr »

Será que é verdade ?? e tem fundamento...





Vejam só este email q recebi de um amigo q voa Airbus-320 ... lá na China...

> Subject: Sobre o Airbus
> Date: Sat, 15 Sep 2007 02:36:12 -0500
>
> Aea Galera,
>
> Como tá todo mundo...
>
> Pois é pessoal, cada vez mais eu me convenço que esse tal de Airbus série
> 319, 20 e 21 não é um avião de confiança.
>
> Ai que saudades de voar um Boeing 737...
> Era o que tava no check-list e acabou!!!
>
> O Airbus é cheio de pegadinhas que não diz em parte nenhuma dos manuais.
> Aquilo não é um avião, é um computador com asas!!!
>
> Qualquer piloto de 737 pilota um outro 737 de qualquer outra Cia aérea do
> mundo, já essa bosta desse avião tem 900 mil softwares direrentes e cada
> avião é diferente do outro.
>
> E esse caso agora da TAM que estão colocando a culpa nos pilotos.
> Acabei de voltar do simulador e numa das panes que treinamos o caboclo reduz
> as manetes prá pousar , mas ocorre uma pane no sensor da TLA e o computador
> acha que o piloto não reduziu as manetes e não te avisa de nada.
> Treinamos isso no simulador e nesse caso tem que cortar imediatamento o
> motor, só que não tem nenhum alarme ou tempo hábil para identificar e
> reagir!!!
> E o pior de tudo é que o computador manda o motor acelerar prá TOGA, cancela
> spoilers e auto-brakes porque acha que o avião ainda está voando sendo que
> vc já pousou e está tentando freiar o avião. Você olha a manete e ela está
> lá em idle!!!
>
> O caso da TAM já é o quinto no mundo!!!
>
> A *** toda é que embora vc tenha todos os comandos manuais, se o tal do
> fly-by-wire estiver em pane e não te avisar, vc está fodido.
>
> E fly-by-wire inclui não só o side-stick, mas tbm os pedais, FREIOS!!!,
> nose-wheel stering, e todos os comandos de motor!!!
>
> E o VNAV desse avião é a coisa mais burra e retardada que já vi num avião na
> minha vida!!!
>
> Mas aqui tem o dia do Cala-Boca (28) que o salário entra direitinho e
> gordinho...
>
> Estou com 650 horas no avião e estou me sentindo um técnico em informática,
> não um aviador.
> Com 650 horas no Boeing eu já estava criando umas peninhas nas asas e
> sentindo o maior prazer de voar.
>
> Desculpem o desabafo, mas foi muito frustrante ter estudado prá *** prá
> fazer esse último simulador e ver que isso não adianta muita coisa em se
> tratando de voar Airbus.
> Tirei lá a minha notinha boa, mas não me serve...
>
> Mas vamo que vamo full operation...
>
> O que importa é que a família está bem adaptada e a vida aqui é muito
> tranquila.
>
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tatsch
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Mensagem por tatsch »

Concordo plenamente.

Não é a toa que numa das primeiras aparições com aquele video clássico do A320 o piloto brigou até o ultimo instante com o maldito computador que no vôo rasante de demonstração não obedecia. O piloto queria subir e ganhar altitude para recuperação ja´o o computador ao contrário não
respondia e parecia mesmo que ir de encontro há copas das arvores e se espatifar. Não sou especialista, e´o que li sobre aquele video. Maldito computador.

É claro que os computadores auxiliam e melhoraram a vida dos pilotos 100%.

Mas quanto aos comandos computadorizados substituirem algum movimentos da interface home máquina ( controles manuais de partes moveis e de movimento durante algusn procedimentos) ai é de ter cautela.

O negócio é as industrias evitarem 100% de armadilhas e pegas ratões que podem já no uso complicar a vida do piloto.
TATSCH
Armando Italo
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Mensagem por Armando Italo »

Ola
O excesso de softwares, de informatização e como o colega autor do topíco diz, as pegadinhas que acontecem nos airbus, realmente podem complicar e confundir a tripulação.
EXCESSO DE INFORMAÇÕES.
Naquelas conversas de hangar, Ouvi de um experiente piloto da VASP, quando chegou o primeiro A300;
"Daqui para frente, isso já la na década de oitenta, que os aviadores iriam pilotar um avião através de um fio".
Dizem, não faz muito tempo, coisa de uns dois anos mais ou menos, um A320 o sistema fez o avião entrar na órbita de Santos e nao conseguia sair.
Finalmente depois de muito custo e com o combustivel no gogó, conseguiram pousar o A320 na 35 de CGH.
E teve um outro A320, este eu vi, e um amigo que estava abastecendo o seu Lear em tb viu, na final da 17CGH, configurado para pouso, porem nivelado com potencia, continuou voando, sobrevoou congonhas da mesma forma que sobrevoou onde estava a mais ou menos 2nm da cabeceira.
Boeing, sempre Boeing.
Forever.
Editado pela última vez por Armando Italo em Dom Out 07, 2007 19:47, em um total de 1 vez.
Marcelo F. De Biasi
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Mensagem por Marcelo F. De Biasi »

Com certeza não sou fã de Airbus, mas, se o avião é tão ruim como dizem, é no mínimo estranho que tantas empresas aéreas operem ele...

Sds,

Marcelo
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tatsch
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Mensagem por tatsch »

Ruim não é!!!!!

Mas é como se fosse um carrão da moda com alguns suspeitos problemas necessitando recall de fábrica.
TATSCH
Emerson
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Mensagem por Emerson »

Sou mais o Boeing !

sds

emerson
elmus vat
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Mensagem por elmus vat »

Conta-se, e não sei se é verdade, que quando chegaram os A330 ocorreram alguns problemas tipo cmte não conseguia descer em GRU. Contatos feitos via computador entre avião e Airbus não resolveram os problemas. Solução foi desativar todos os sistemas e pousar como 732. Também não sei se era ou é possível isto
PP-VQU
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Mensagem por PP-VQU »

Incrivel como meio mundo recebeu esse mail exatamente como mostra em varios foruns que ja visitei por ai...

A internet eh um fenomeno mesmo..
E Airbus quem diria hein? Aviaozinho ruim neh?? por isso que cai um por dia...

:P :P :P
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Hoje muitas empresas aereas tem optado pelos aviões da Airbus, pelo
Custo beneficio, ele carrega mais gente e gasta menos combustivel,
A320/150pax/2.700LH e o B738/150pax/3.100 seu custo de manutenção
é menor do que o Boeing, e tambem ele tem mais opções de acessorios
e custa menos do que um Boeing na hora de comprar o avião.
Tecnicamente ele é mais seguro que um Boeing, mais infelizmente
não é o que está acontecendo, muitos pilotos tem hoje abortado
qualquer decolagem que apareça algum sinal de problema, e não
decolam sem que o problema tenha sido sanado, mesmo que o
defeito não prejudique em sua viagem, tem medo que um problema
possa afetar outras coisas.
sds,
Moises Propp
Armando Italo
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Mensagem por Armando Italo »

Lembrei de outra com um A320 em CGH no final do ano passado
Estava de manha, num Hangar em CGH proximo a 35 e um A320 alinhou na 35R, ficou estacionado alinhado durante uns minutos, retornou para o box, depois de algum tempo retornou par o PE da 35, alinhou novamente na 35R, ficou mais algum tempo estacionado alinhado, deu potencia, tirou a potencia e retornou para o box novamente e não decolou mais.
Sei lá gente!
Mas esse avião parece que "é meio suspeito"
:confuso:
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AntonioMelo
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Mensagem por AntonioMelo »

Olá amigos,

Só posso falar como passageiro frequente e entusiasta:

Prefiro mil vezes um 777 (já voei na VARIG e AIR FRANCE) do que um 330 (já voei na TAM e TAP) ou um 340 (já voei na TAP) todos em executiva. Agora, diga-se de passagem que um dos meus melhores vôos foi em um MD-11 VARIG executiva. Mas o design do 777 é algo a mais. As poltronas, o sistema de entretenimento, o espaço interno, o teto alto, os bagageiros arredondados... simplesmente 10.

Em relação ao 737, nunca me esqueço de um excelente passeio que fiz: SSA-MCZ-SSA no VICTORIA da GOL quando este estava novinho, com direito a sair pela escada em Maceió para apreciar as belas linhas da aeronave. Nem me importei por comer barra de cereal. Simplesmente fantástico. Mas não posso falar mal dos 320 da TAM, mesmo na nova versão com as poltronas em tons vermelhos. Inclusive se houve alteração no espaço, não pude perceber. E olha que tenho 1,84m e 120kg.

Aguardo com ansiedade voar em janeiro de 2008 no 321 SSA-GRU-SSA, minha terra natal. :-)

Abração a todos,
Antonio Melo
Entusiasta da Aviação
AndreLuis
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Mensagem por AndreLuis »

Quanta besteira...
Armando Italo
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Mensagem por Armando Italo »

Ola André Luiz
Também sou novato aqui no forum Aeroenusiasta.
Seja muito bem vindo!
Porém:
Sem intenções de contestar o seu posicionamento e opinião, o sua afirmação em seu primeiro post, onde vc afirma categoricamente "Quanta besteira" permita-me dizer, que tal afirmação de sua parte, "não foi feliz" e sim inadequada para este tipo e teor de discussão.
Não quero porém, prejulgá-lo neste seu ponto de vista, afinal não tivemos ainda a oportunidade de conhecê-lo de forma mais profunda.
Portanto, como membro do forum Aeroentusiasta, faço aqui um pedido, por gentileza:
Porquê você considera e conclui diante da sua afirmação, que todo o conteúdo acima, o que foi escrito ou parte dele somente, como "Quanta besteira"?
Estaríamos nós aqui neste tópico escrevendo "besteiras"?
Por favor, nos esclareça, traga um pouco do seu conhecimento, pois a vida é um eterno aprendizado.
Estamos prontos para expandir as nossas idéias e conhecimentos.
Portanto, toda a sua experiência que possuir no segmento aeronáutico, será muito bem vinda.
Compartilhe-as com todos nós.

Obrigado
Abraços
Armando Italo
moises Propp
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Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Eu entendo que o A320 é um avião seguro,
mas um pouco complicado de pilotar ele,
todas as vezes que deu problema foi por
alguns erros do piloto, pois alguns pilotos
estão acostumados com os Boeings.
sds,
Moises Propp
paulopre-aero
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Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
Localização: Porto Alegre-RS

Mensagem por paulopre-aero »

Olá amigos.

Nada do que foi falado acima é besteira. Este é um forum de discussões. Podemos expressar livremente nossas opiniões, mantendo o respeitos com os demais.
Minha opinião (de passageiro) em relação ao Airbus é a seguinte: após o primeiro incidente daquele vôo de demonstração do A300 já houveram vários incidentes com a "lógica" dos computadores dos Airbus. Assisti recentemente no canal National Geographic sobre um acidente de um A300 na Rússia em que o piloto automático foi desligado em cruzeiro porque o filho de um comandante estava no manche (ou joistick) e "virou" para esquerda e o computador "entendeu" que era pra pilotar e o avião mergulhor e ninguem a bordo soube o que estava acontecendo. Humm!! Não soa familiar?
Acompenhei no forum airliners a discussão sobre o JJ 3054 e 4 dias depois do acidente já tinha gente no forum "sacando" o que poderia ter ocorrido (efeito Wikipedia da internet, várias pessoas interagindo).
Portanto, considero estas discussões muito interessantes e pertinentes, tanto pra quem é do ramo, como pra quem não é. Só pra lembrar, no site airsafety.com tem uma página malhando o MD-11, que é uma das aeronaves favoritas dos aeroentusiastas. Se alguém acha o contrário, que coloque sua opinião.

Abraços

Paulo Fernando
darksjr
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Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Mensagem por darksjr »

Concordo plenamente que as questões levantadas neste fórum não podem ser consideradas como " besteiras" afinal muitas delas estão baseadas na experiência de muitos profissionais da área.

Penso que a AIRBUS tem uma filosofia de fabricação diferente em relação a BOEING, pois desenvolve as suas aeronaves com um padrão muito elevado de automação. Se tudo ocorrer bem durante o vôo....
a questão é quando a aeronave começa a brigar com o piloto!

Será que realmente os pilotos estão preparados para atuar em situações adversas? ou falta mais treinamento em simuladores? existe na TAM algum simulador AIRBUS? Sei que na situação atual estes pilotos são verdadeiros heróis...e muitas vezes não podem falar abertamente tudo. É realmente uma questão difícil de avaliar.

Por outro lado não conheço um caso onde um avião da BOEING tenha sido derrubado por erro de seus computadores....vocês conhecem algum caso?

um abraço
Armando Italo
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Mensagem por Armando Italo »

Com certeza!
"Concordo plenamente que as questões levantadas neste fórum não podem ser consideradas como " besteiras" afinal muitas delas estão baseadas na experiência de muitos profissionais da área".

:coffee:
rafaelguimaraes
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Mensagem por rafaelguimaraes »

darksjr escreveu:Concordo plenamente que as questões levantadas neste fórum não podem ser consideradas como " besteiras" afinal muitas delas estão baseadas na experiência de muitos profissionais da área.

Penso que a AIRBUS tem uma filosofia de fabricação diferente em relação a BOEING, pois desenvolve as suas aeronaves com um padrão muito elevado de automação. Se tudo ocorrer bem durante o vôo....
a questão é quando a aeronave começa a brigar com o piloto!

Será que realmente os pilotos estão preparados para atuar em situações adversas? ou falta mais treinamento em simuladores? existe na TAM algum simulador AIRBUS? Sei que na situação atual estes pilotos são verdadeiros heróis...e muitas vezes não podem falar abertamente tudo. É realmente uma questão difícil de avaliar.

Por outro lado não conheço um caso onde um avião da BOEING tenha sido derrubado por erro de seus computadores....vocês conhecem algum caso?

um abraço
A TAM não possui simuladores de Airbus e nem de F-100 mas utiliza a CAE em Guarulhos e a própria Airbus, que tem um centro espetacular em Miami ( vi em fotos de um amigo que está voando o A-320 ).

Conversando com este mesmo amigo, vejo que a a grande diferença é mesmo de filosofia de cabine. A moçada mais jovem ( como este meu amigo que voava o Emb-120 ) se adapta muito facilmente ao FBW, ao passo que os aviadores mais velhos e acostumados ao Boeing, encontram mais dificuldade.

Para ele, a máquina voa muito bem e é super simples de entender, além de ser potente e estável.

Entretanto, preocupa estes casos relatados na imprensa e pelo colegas aqui da lista, de "pau" nos softwares que gerenciam o avião.

Abraço,

Rafael
AndreLuis
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Registrado em: Ter Jan 03, 2006 09:18

Mensagem por AndreLuis »

na verdade não era para eu ter feito comentário algum...
desconsiderem o " quanta besteira "...
Spetsnaz
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Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
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Mensagem por Spetsnaz »

Me desculpem.. mas é minha opinião...

Quanta bobagem.. no texto e nas respostas... :O.o:
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