Passagem BUE-RIO via SYNDICATO CONDOR (1936)

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Passagem BUE-RIO via SYNDICATO CONDOR (1936)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Via: JORGE VICHERA (Espanha), via Starliner

Imagem

Imagem
FCM
MASTER
MASTER

Re: Passagem BUE-RIO via SYNDICATO CONDOR (1936)

Mensagem por FCM »

AeroEntusiasta escreveu: Imagem
No bilhete constava o peso do pax e o estimado de bagagem!
.
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Po, um achado isso. Alguém sabe qual era o equipamento desse vôo?

Abraço
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Engraçado, me corrijam se estiver errado:

Se o Syndicato Condor deu origem à VARIG, fundada em maio de 1927, como explicar a emissão deste bilhete em outubro de 1936???

Abs
Paulo Hess
PC
PC

SINDICATO CONDOR....

Mensagem por Paulo Hess »

Prezado SBLO: Estou lendo no livro "DEPOIS DA TURBULÊNCIA' de Guido Sonino, logo no começo:
"Em 1927 existiam duas empresas aéreas no Brasil: a Varig e a Condor....
A Condor obteve em 20/10/1928 autorização de funcionamento e se expandiu rapidamente graças ao suporte financeiro alemão, chegando até Rio de Janeiro, Natal, Corumbá (1933) Buenos Aires (1934) e Belém. Em 1941 possuia uma rede de serviços de quase 15 mil quilômetros: nesse ano, após a intervenção brasileira na II Guerra Mundial, a Condor teve sua existência questionada pelo ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha, pelo interventor Amaral Peixoto e por autoridades financeiras interessadas em apurar a origem de seu capital. Foi o consultor jurídico da Condor, Bento Ribeiro Dantas, quem encontrou a forma legal para eliminar a forte pressão dos Estados Unidos, que viam na existência da empresa no Brasil um meio para possíveis ligações perigosas com a Alemanha nazista. A condor, em sua sugestão, passou então a chamar-se Cruzeiro do Sul. ..... Enquanto isso, em seus primeiros quinze anos de existência, a Varig teve que enfrentar enormes dificuldades financeiras, que bloquearam todas as suas tentativas de crescimento fora do Rio Grande do Sul....
(DEPOIS DA TURBULÊNCIA - Guido Sonino - APVAR - São Paulo 1995)
Tal autor explica também que a Varig surgiu em 1927 por subscrição de capital por pessoas abastadas do Rio Grande do Sul no valor de cem mil contos de réis e que a CONDOR SYNDICAT (postiormente Sindicato Condor) subscreveu também 1.050 ações que mais tarde foram cedidas ao Governo do Rio Grande do Sul. Assim, o "Sindicato Condor" era uma companhia aérea que foi acionista e co-fundadora da Varig e depois, com a Segunda Guerra se transformou na Cruzeiro do Sul....que posteriormente foi encampada pela Varig...Mas no começo a Condor era muito maior e mais importante que a Varig na sua juventude.... Ah, e por falar nisso NINGUÉM EXPLICA OU DÁ NOTICIA DO QUE ACONTECEU COM AS AÇÕES DA VARIG TRANSFERIDAS PELA CONDOR AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.... Suponho que aconteu o mesmo, posteriormente, com as ações representativas de parcela do capital da VASP de que o Governo de São Paulo continuou a ser titular mesmo depois da privatização....sumiram....viraram fumaça...ou alguém as embolsou....Acho que é isso...abraços
Paulo Hess
PC
PC

Mais um esclarecimento....

Mensagem por Paulo Hess »

Para ficar bem claro, mesmo tendo obtido autorização de voo e funcionamento apenas em 20/10/1928 o "Condor Syndicat" que era constituido por um grupo de empresários alemães e representava os interesses da Lufthansa no Brasil, já voava numa linha vinha de Porto Alegre - Rio Grande e ia até o Rio de Janeiro desde fevereiro de 1927. E foi o tal "Condor Syndicat" que vendeu à Varig o hidroavião "Atlântico" por 425 contos de réis em 15 de junho de 1927...
vitinho
PP
PP

Mensagem por vitinho »

Imagina se eu fosse o passageiro: peso pessoal - 120 kg

:lol:

Excelente topico!
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Eu passei por uma vergonha quando fui convidado a ir a Canoas em um Emb-120 da FAB.O soldado me perguntou quantos kilos, e eu tive que confessar 105, fiqui com medo de não poder embarcar....

Starliner
Starliner - GIG
Responder