ACC Curitiba: novos radares a partir de hoje?

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

ACC Curitiba: novos radares a partir de hoje?

Mensagem por Stephan K.P. »

E aí pessoal,

Pelo que lembro, o ACC Curitiba era um dos únicos, senão o único, que ainda usava o sistema antigo de radar, aquelas telas verdes, escuras, bem velhas. E é de conhecimento geral que todos os ACCs vêm sendo modernizados para o novo sistema X-4000, que é aquele bonitão que a gente vê na TV, aquelas telas da Sun de 20 e poucas polegadas, bem bonito mesmo. O ACC CW ainda não tinha esse sistema, de forma que tava perdendo e feio dos outros no quesito modernidade.

Então...

Acabei de ouvir no rádio o controlador do ACC Curitiba falando algo assim:

"TAM 8006, a Força Aérea Brasileira tem o orgulho de informar ao senhor que você é o primeiro tráfego a ser estabelecido Contato Radar no mais novo sistema de monitoramento e visualização de radar do Centro Curitiba, usando sistemas totalmente novos e informatizados, o que constiti um marco para o controle de tráfego aéreo no Brasil".

O cara do TAM agradeceu, e parabenizou a todos pois o orgulho era de todos os brasileiros.

Na verdade foi bem bonito até, se soubesse teria gravado para os "anais" da memória da nossa rádio-escuta. O anúncio durou quase 1 minuto, pena que não lembro exatamente de tudo que ele falou. :oops:

Além da modernização das telas de radar, alguém sabe que outros sistemas são modernizados junto consequentemente? Por exemplo, será que as antenas de radar em si são modificadas? Os consoles de rádio também? Sei lá, só fico curioso em saber... hehe

Alguém poderia confirmar a informação? Se for isso mesmo, parabéns para a gente, mais uma conquista que há tempos vinha sendo aguardada. :P :)

Abraços!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Legal. Eu acho que muda tudo. Pelo menos tirando base pela modernização que foi feita no APP BHZ ocorreu assim. Aquelas telas na verdade representam uma drástica mudança na condução dos trabalhos. O acesso as hotline é diferente, a transferência dos tráfegos (digo as strips) é diferente. As antenas também foram trocadas, só não sei se isso foi feito aproveitando a ocasião ou se seria parte do equipamento. Quando eu sai da sala antiga e entrei na nova parecia que tinha viajado um século.

Abraço
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Quando estive no app a alguns meses atras, o pessoal estava gostando da idéia,massss já previam o problema envolvendo as vistas dos atc´s.

Pergunto:Seria verdade essa preocupação com os olhos dos atc´s?
O monitor colorido seria mais prejudicial do que os antigos fosforos verdes?

:?