Avião da TAM arremete para evitar choque no RS
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Avião da TAM arremete para evitar choque no RS
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião recebeu autorização para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.
O A-320, em aproximação final na pista, a cerca de 10 metros do solo, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.
Depois de um princípio de pânico em alguns passageiros e uma nova volta pelo céu de Porto Alegre, o JJ-3151 pousou sem dificuldades no Salgado Filho. Só então o comandante explicou o ocorrido para passageiros revoltados com a falta de informações da cabine.
- O procedimento de abortamento do pouso foi feito para evitar um choque com outra aeronave que estava na pista sem que o controle de vôos do aeroporto nos informasse - disse o comandante, depois de pousar. Antes disso, entre a súbita interrupção do pouso e o speech do piloto, foram sete minutos de angústia dos passageiros.
O vôo 3054, que acabou em tragédia no Aeroporto de Congonhas, partiu do mesmo Salgado Filho. Ou seja, a lembrança do acidente ainda está bem viva nos gaúchos. Ainda mais quando viajam em um A-320, a mesma aeronave que chocou-se em São Paulo há um mês.
A revolta dos passageiros do JJ-3151 desta madrugada - já cansados pelo atraso de uma hora e meia do vôo - distribuía-se entre dois alvos: contra o comandante da TAM, que adotou o silêncio até depois do pouso, permitindo o pânico, e contra a torre do Salgado Filho, que esqueceu-se de avisar que outra aeronave ainda estava na pista.
Por habilidade do comandante, este incidente acabou bem. Mas poderia não ter sido assim.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um eventual erro de controladores de vôo é responsabilidade do Comando da Aeronáutica. Durante toda a manhã, o Comando foi procurado para comentar o assunto. Até as 16h50, não havia uma posição. O Comando alega que ainda aguarda informações do Rio Grande do Sul.
Fonte: TERRA
Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião recebeu autorização para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.
O A-320, em aproximação final na pista, a cerca de 10 metros do solo, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.
Depois de um princípio de pânico em alguns passageiros e uma nova volta pelo céu de Porto Alegre, o JJ-3151 pousou sem dificuldades no Salgado Filho. Só então o comandante explicou o ocorrido para passageiros revoltados com a falta de informações da cabine.
- O procedimento de abortamento do pouso foi feito para evitar um choque com outra aeronave que estava na pista sem que o controle de vôos do aeroporto nos informasse - disse o comandante, depois de pousar. Antes disso, entre a súbita interrupção do pouso e o speech do piloto, foram sete minutos de angústia dos passageiros.
O vôo 3054, que acabou em tragédia no Aeroporto de Congonhas, partiu do mesmo Salgado Filho. Ou seja, a lembrança do acidente ainda está bem viva nos gaúchos. Ainda mais quando viajam em um A-320, a mesma aeronave que chocou-se em São Paulo há um mês.
A revolta dos passageiros do JJ-3151 desta madrugada - já cansados pelo atraso de uma hora e meia do vôo - distribuía-se entre dois alvos: contra o comandante da TAM, que adotou o silêncio até depois do pouso, permitindo o pânico, e contra a torre do Salgado Filho, que esqueceu-se de avisar que outra aeronave ainda estava na pista.
Por habilidade do comandante, este incidente acabou bem. Mas poderia não ter sido assim.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um eventual erro de controladores de vôo é responsabilidade do Comando da Aeronáutica. Durante toda a manhã, o Comando foi procurado para comentar o assunto. Até as 16h50, não havia uma posição. O Comando alega que ainda aguarda informações do Rio Grande do Sul.
Fonte: TERRA
Quase colisão entre aviões no Salgado Filho é investigada
Fonte: click notícias / RBS
NotíciasGeral | 20/08/2007 17h55min
Quase colisão entre aviões no Salgado Filho é investigada
TAM e aeronáutica investigam incidente ocorrido na madrugada desta segunda
A TAM e o comando da aeronáutica investigam um incidente ocorrido na madrugada desta segunda no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Dois aviões quase teriam colidido na pista. A TAM deve se pronunciar ainda nesta noite sobre o caso, e a Aeronáutica afirmou que os fatos estão sendo apurados, preferindo não manifestar-se.
Conforme o relato de um dos passageiros, o Airbus A320 da TAM, que fazia a rota Guarulhos-Porto Alegre, recebeu a autorização para pouso na pista do Salgado Filho por volta da 1h.
A 10 metros do solo, no entanto, o piloto arremeteu (levantou vôo novamente), conforme um dos passageiros, porque uma aeronave ainda estava na pista.
O piloto não teria sido informado da presença do avião na pista por uma falha de comunicação.
Após a arremetida, o avião sobrevoou Porto Alegre por sete minutos antes de pousar no Salgado Filho.
Confira o depoimento de um dos passageiros no RBS Notícias, às 19h.
COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA E RBS TV
NotíciasGeral | 20/08/2007 17h55min
Quase colisão entre aviões no Salgado Filho é investigada
TAM e aeronáutica investigam incidente ocorrido na madrugada desta segunda
A TAM e o comando da aeronáutica investigam um incidente ocorrido na madrugada desta segunda no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Dois aviões quase teriam colidido na pista. A TAM deve se pronunciar ainda nesta noite sobre o caso, e a Aeronáutica afirmou que os fatos estão sendo apurados, preferindo não manifestar-se.
Conforme o relato de um dos passageiros, o Airbus A320 da TAM, que fazia a rota Guarulhos-Porto Alegre, recebeu a autorização para pouso na pista do Salgado Filho por volta da 1h.
A 10 metros do solo, no entanto, o piloto arremeteu (levantou vôo novamente), conforme um dos passageiros, porque uma aeronave ainda estava na pista.
O piloto não teria sido informado da presença do avião na pista por uma falha de comunicação.
Após a arremetida, o avião sobrevoou Porto Alegre por sete minutos antes de pousar no Salgado Filho.
Confira o depoimento de um dos passageiros no RBS Notícias, às 19h.
COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA E RBS TV
TATSCH
Cara, já ouvi até que o maluco vinha pela 11???Com esse vento que tava aqui ontem!! Acho brabo...
Se ele vinha pela 29 o outro cidadão tava fazendo back track, ta meio mal contada essa historia!! E/ou até se ele vinha pela 29 fazendo o GPS ou o VOR/DME quando ele avistou não teve pista livre e arremete. É normal ouvir "Pt-ABC prossiga na aproximação, aguarade pista livre" Se não ficar livre a Torre manda "procedimento de aproximação perdida, suba para 3000 pes, chame controle palegre em 120.10"
E 10 metros?? negativo, ate o motor reagir já foi os 10 metros pro beleleu!!!
O que falaram agora , nota da aeronautica, é que o Tam não tinha autorização de pouso, arremeteu a 500 pés e depois pousou.
Já entrevistaram uns pax e os caras falando "ahh arremeteu, ahh ele já tinha tocado, ahh isso,, ahh aquilo..." o pessoal anda bemmmmmm apavorado e ainda pegam os pax-especialistas para falar...
[]´s
Se ele vinha pela 29 o outro cidadão tava fazendo back track, ta meio mal contada essa historia!! E/ou até se ele vinha pela 29 fazendo o GPS ou o VOR/DME quando ele avistou não teve pista livre e arremete. É normal ouvir "Pt-ABC prossiga na aproximação, aguarade pista livre" Se não ficar livre a Torre manda "procedimento de aproximação perdida, suba para 3000 pes, chame controle palegre em 120.10"
E 10 metros?? negativo, ate o motor reagir já foi os 10 metros pro beleleu!!!
O que falaram agora , nota da aeronautica, é que o Tam não tinha autorização de pouso, arremeteu a 500 pés e depois pousou.
Já entrevistaram uns pax e os caras falando "ahh arremeteu, ahh ele já tinha tocado, ahh isso,, ahh aquilo..." o pessoal anda bemmmmmm apavorado e ainda pegam os pax-especialistas para falar...
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- MASTER
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- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Incrível como andam as coisas na nossa aviação comercial !
Após ler os relatos aqui postados, fica uma dúvida: como pode um experiente Piloto, CONTINUAR para pouso, se a tower não o liberou ? E se foi verdade mesmo, que essa arremetida tenha se dado a 500 pés, não caberia uma punição a tripulação técnica da aeronave em questão ???
Após ler os relatos aqui postados, fica uma dúvida: como pode um experiente Piloto, CONTINUAR para pouso, se a tower não o liberou ? E se foi verdade mesmo, que essa arremetida tenha se dado a 500 pés, não caberia uma punição a tripulação técnica da aeronave em questão ???
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
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Ola Fernando,
As autorizacoes para pouso, muitas vezes sao dadas ja bem proximos a pista (claro que nao a 10 metros), mas ja fiz aproximacoes que me deram pouso livre a 200 pes, depende do aeroporto, do trafego. Nos EUA eles te dao livre pouso mesmo com gente na pista ou na final antes de voce. Se der alguma M.. eles mandam arremeter.
Quanto a punicao, nao acho que se deva punir ninguem por arremeter, a punicao deve ocorrer quando nao se arremete. Agora, se a torre manda arremeter, ou tudo indica que teremos que arremeter e ai o cara forca uma barra ate embaixo, concordo contigo.
Abraco,
Tupolev.
As autorizacoes para pouso, muitas vezes sao dadas ja bem proximos a pista (claro que nao a 10 metros), mas ja fiz aproximacoes que me deram pouso livre a 200 pes, depende do aeroporto, do trafego. Nos EUA eles te dao livre pouso mesmo com gente na pista ou na final antes de voce. Se der alguma M.. eles mandam arremeter.
Quanto a punicao, nao acho que se deva punir ninguem por arremeter, a punicao deve ocorrer quando nao se arremete. Agora, se a torre manda arremeter, ou tudo indica que teremos que arremeter e ai o cara forca uma barra ate embaixo, concordo contigo.
Abraco,
Tupolev.
Boas...
Estava olhando a antiga DELTA 5 agora é o VOR/DME Zulu, e olhando a MDA para VOR/DME operantes, é 450 pés! Não vejo nada de "anormal" o cara ter que arremeter por não ter a pista livre.
Vide Carta:
Perigoso é avião aproximando em cima da SERTORIO!! Isso é perigoso! O Zé Arthur pode dizer sobre um TAF...
Estava olhando a antiga DELTA 5 agora é o VOR/DME Zulu, e olhando a MDA para VOR/DME operantes, é 450 pés! Não vejo nada de "anormal" o cara ter que arremeter por não ter a pista livre.
Vide Carta:
Perigoso é avião aproximando em cima da SERTORIO!! Isso é perigoso! O Zé Arthur pode dizer sobre um TAF...
Gente, chama o Plantão, entra o Bonner agora, manda helicóptero, manda repórter entrevistar os passageiros, a aeronave arremeteu! É incrível, arremetida é um procedimento que sempre existiu, não é nenhuma invenção da ANAC após o acidente da TAM em CGH. A imprensa brasileira, do alto de sua competência jornalística, a mesma que fez aparecer em Seattle a linha de montagem do A320, a mesma que colocou a culpa no pobre piloto do JJ3054 que não pode mais se defender, pelo uso errôneo da mais falada palavra da mídia na atualidade (manete), transforma qualquer evento ligado a aviação agora em notícia bombástica de quase tragédia. E a população, não possuindo o conhecimento que possuímos acerca do tema, acredita em tudo que ouve e que é muito perigoso voar no Brasil. Caem não sei quantos A320 por ano em estradas federais no Brasil. Analisem o pesado tráfego aéreo americano e vejam como a arremetida não é incomum assim. Passados alguns dias da tragédia em CGH, estavam em todos os jornais e sites que um F-100 arremeteu em CGH, e foi flagrado pelas câmeras. Quase uma nova tragédia, MEU DEUS! O nosso sistema aéreo tem problemas, sim, é certo. Mas vamos ter cuidado com o sensacionalismo, meus caros Bonner e Datena, especialmente.
Editado pela última vez por Manlio em Ter Ago 21, 2007 22:24, em um total de 1 vez.
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Um abraço,
Fabrizio Manlio
Um abraço,
Fabrizio Manlio
Pior foi o pax dizer à TV, que a aeronave arremeteu a 10m do chão... que olho (ruim) hein!!!
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Precisa por uma frase destas? Sensacionalismo escorre das letras desta notícia...
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Precisa por uma frase destas? Sensacionalismo escorre das letras desta notícia...
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- PC
- Mensagens: 126
- Registrado em: Sex Fev 18, 2005 19:16
Eu odeio esse sensacionalismo.
É muito comum nas aproximações, a torre autoriza a aproximação para pista, mas dizer "aguarde pista livre". Ou seja, no ha o Livre Pouso, mas nem por isso a aeronave não pode prosseguir na aproximação.
E depois, arremetida é uma coisa absolutamente normal.
Outro cara falou na TV.... "ooh.. para evitar uma COLISÃO FRONTAL o piloto arremeteu"..... como se o voo estivesse completamente descontrolado e só na última hora o piloto "conseguiu" evitar uma tragédia. É a mesma redundancia absurda que eu dizer que ando com o carro na faixa direita da estrada, para "evitar" uma colisão frontal com carros que vem na outra pista.
Aff....
Agora qualquer curvinha fora do esperado, ja é uma "quase tragedia".
É muito comum nas aproximações, a torre autoriza a aproximação para pista, mas dizer "aguarde pista livre". Ou seja, no ha o Livre Pouso, mas nem por isso a aeronave não pode prosseguir na aproximação.
E depois, arremetida é uma coisa absolutamente normal.
Outro cara falou na TV.... "ooh.. para evitar uma COLISÃO FRONTAL o piloto arremeteu"..... como se o voo estivesse completamente descontrolado e só na última hora o piloto "conseguiu" evitar uma tragédia. É a mesma redundancia absurda que eu dizer que ando com o carro na faixa direita da estrada, para "evitar" uma colisão frontal com carros que vem na outra pista.
Aff....
Agora qualquer curvinha fora do esperado, ja é uma "quase tragedia".
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- PP
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Fev 16, 2005 00:27
- Localização: Porto Alegre - RS