Automatização em Aeronaves Airbus

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MSATO
MASTER
MASTER

Automatização em Aeronaves Airbus

Mensagem por MSATO »

Aeroentusiastas, saudações! Nesta minha primeira participação no AeroFórum, gostaria de propor uma discução:
Não obstante uma possível falha dos pilotos ou de problemas na pista de CGH; o "excesso" de automatização dos Airbus também não poderia ter colaborado para a tragédia do JJ3054?
Certamente que as investigações irão revelar se houve alguma "ação" dos computadores que se sobrepôs às ações dos pilotos; mas já li sobre vários acidentes (envolvendo aeronaves Airbus) na qual uma "disputa" homem x máquina foi preponderante na ocorrência destes.
Bem... antecipadamente peço desculpas se estiver escrito alguma "aberração" pois, apesar de entusiasta, me considero longe de ser expert no assunto!
Abraço a todos e felicidades!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fala Maurício!

Seja bem-vindo ao AeroFórum, cara!

Veja esse tópico a seguir:

http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hp?t=15747

Um abraço!
MSATO
MASTER
MASTER

Mensagem por MSATO »

Obrigado pelo hiperlink, Fabio!!! Agora.....o que dói mesmo, é que apareceram (ou melhor, "caíram de pára-quedas mesmo!!!) uma dezena de "experts" em aviação lá em BSB......
Grande Abraço!
Mauricio
[/b]
mmx
PP
PP

Mensagem por mmx »

Pesquisa feita em 2006 pela FAA com pilotos americanos revelou que a MAIORIA prefere voar maquinas em que o piloto tenha controle TOTAL da aeronave.

Os avioes BOEING fazem que o piloto se sinta ainda um PILOTO e nao só um GERENCIADOR DE VOO. E isso que as pessoas nao entendem, pq em emergencias, em que o piloto tem segundos pra decidir, que se dane o automatismo, tem que ter pé e mao pra sair do sufoco ! isso é ainda imprescendivel. E o automatismo em situaçoes dessas só atrapalha.

Pergunto: o que aconteceu nesse acidente da TAM aconteceria com um 737-800 ???
NAO, e visto que no no MEL da boeing tb diz praticamente a mesma coisa que o da airbus, vc pode operar com um reversor só.
Obviamente tudo muda em pistas escorregadias e molhadas.
Eu particularmente ja operei um 737-700 com um reversor inop em porto velho, estava chuviscando, e nesse caso prefiri utilizar auto brake maximo como medida de me precaver ao inves de utilzar muito o reverso operante e haver uma possiblidade de perda de controle no solo.

O s Boeings alem de serem muito mais resistentes sao extremamente confiaveis e dao segurança aos pilotos , que sabem o que estao fazendo e qulalquer hora podem ter controle total.
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

mmx escreveu:Pesquisa feita em 2006 pela FAA com pilotos americanos revelou que a MAIORIA prefere voar maquinas em que o piloto tenha controle TOTAL da aeronave.

Os avioes BOEING fazem que o piloto se sinta ainda um PILOTO e nao só um GERENCIADOR DE VOO. E isso que as pessoas nao entendem, pq em emergencias, em que o piloto tem segundos pra decidir, que se dane o automatismo, tem que ter pé e mao pra sair do sufoco ! isso é ainda imprescendivel. E o automatismo em situaçoes dessas só atrapalha.

Pergunto: o que aconteceu nesse acidente da TAM aconteceria com um 737-800 ???
NAO, e visto que no no MEL da boeing tb diz praticamente a mesma coisa que o da airbus, vc pode operar com um reversor só.
Obviamente tudo muda em pistas escorregadias e molhadas.
Eu particularmente ja operei um 737-700 com um reversor inop em porto velho, estava chuviscando, e nesse caso prefiri utilizar auto brake maximo como medida de me precaver ao inves de utilzar muito o reverso operante e haver uma possiblidade de perda de controle no solo.

Os Boeings alem de serem muito mais resistentes sao extremamente confiaveis e dao segurança aos pilotos , que sabem o que estao fazendo e qulalquer hora podem ter controle total.

Pesquisa de Americano....a BOEING seria Americana tb?
Agora vamos falar de quem vou Boeing 737 e voa o Airbus 319/320 e A330. Não se tem comparação entre os projetos. Um é dos anos 60 e outro de meados dos anos 80. A diferença de tecnologia é brutal.Eu voei ambas as aeronaves e posso dizer que não tem como se comparar por serem projetos totalmente diferentes.
Até agora , pelo que sei, não se pode dizer o que causou o acidente......o CENIPA não relatou nada, nem emitiu qualquer parecer.
Responder