Caixa preta TAM
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
Caixa preta TAM
Mais um ato de falta de seriedade neste país.
Vazaram os dados de voz da CP do 3054
A Folha publicou hj dados q são do acidente com o PR-MBK no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6779.shtml
Os dados, foram confirmados e hj o CENIPA, que por conta disto teve que ceder a presão da CPI do apagão e tranformou a sessão secretaem pública.
Abs
Leandro Casella
Leia trechos da transcrição das caixas-pretas do Airbus da TAM
Publicidade
da Folha Online
Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do avião do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17. Cerca de 200 pessoas morreram.
Hot 1: Está ok? Tudo certo?
Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.
Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.
Hot 1: Mas ela ouviu, Congonhas.
Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido.
Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.
Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde
Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação.
Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.
Torre: Autorizado.
[Ele voava a 6.000 pés.]
[Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa equipe de cabine que estava pronto para o pouso.
Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.
Um dos comissários pede que o outro pergunte à torre sobre a condição da pista e se a pista está escorregadia. Piloto pede para a torre confirmar as condições.
Torre: Está molhada e escorregadia
Torre: A 35 está liberada. 3054 já na final.
Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3954 autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.
Hot 1: 330 a 8, é o vento.
Torre: Checado, 3053, 3054 Roger.
Hot 1: Ok.
O pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual.
FWC: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.
Hot 2: Um ponto agora. Ok?
FWC: Ok. Retardar, retardar.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]
Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers nada.
Hot 2: Olhe isso. Desacelera, desacelera.
Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Ô meu deus, ô meu deus.
Hot 2: Vai, vai. Vira, vira, vira.
[Som de batida. Pára som de batida.]
Torre: Ah, não.
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]
Vazaram os dados de voz da CP do 3054
A Folha publicou hj dados q são do acidente com o PR-MBK no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6779.shtml
Os dados, foram confirmados e hj o CENIPA, que por conta disto teve que ceder a presão da CPI do apagão e tranformou a sessão secretaem pública.
Abs
Leandro Casella
Leia trechos da transcrição das caixas-pretas do Airbus da TAM
Publicidade
da Folha Online
Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara divulgaram nesta quarta-feira um trecho da transcrição do diálogo ocorrido entre o piloto e o co-piloto do avião do vôo 3054 da TAM e a torre de controle do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último dia 17. Cerca de 200 pessoas morreram.
Hot 1: Está ok? Tudo certo?
Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.
Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.
Hot 1: Mas ela ouviu, Congonhas.
Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido.
Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.
Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde
Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação.
Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.
Torre: Autorizado.
[Ele voava a 6.000 pés.]
[Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa equipe de cabine que estava pronto para o pouso.
Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.
Um dos comissários pede que o outro pergunte à torre sobre a condição da pista e se a pista está escorregadia. Piloto pede para a torre confirmar as condições.
Torre: Está molhada e escorregadia
Torre: A 35 está liberada. 3054 já na final.
Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3954 autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.
Hot 1: 330 a 8, é o vento.
Torre: Checado, 3053, 3054 Roger.
O pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual.
FWC: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.
Hot 2: Um ponto agora. Ok?
FWC: Ok. Retardar, retardar.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]
Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers nada.
Hot 2: Olhe isso. Desacelera, desacelera.
Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Ô meu deus, ô meu deus.
Hot 2: Vai, vai. Vira, vira, vira.
[Som de batida. Pára som de batida.]
Torre: Ah, não.
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]
Leandro Casella
POA/RS
POA/RS
Tive a infelicidade de assistir à CPI durante o momento da liberação do conteúdo da caixa-preta de voz do 3054. Basicamente é o que foi publicado, porém, como todos aqui sabem, o documento oficial detalha exatamente de onde partiu a voz, os avisos sonoros, etc.
Pior é ter que ficar escutando parlamentares traduzindo do inglês esse conteúdo. GPWS virou Global Positioning System, Spoiler virou Flap, ILS CAT I virou aproximação visual, os avisos sonoros do GPWS foram dados pela Torre, e assim foi.
Um show de trapalhadas e uma falta de respeito com todos os cidadãos brasileiros e com a comunidade aeronáutica mundial. Agora, só me pergunto, em que essa transcrição será útil para uma CPI? Por acaso, a partir dessa transcrição será possível investigar a Infraero, a Anac, etc? Infelizmente vivemos num país em que as coisas sérias viram piada. Estou realmente muito triste e envergonhado de ser brasileiro e viver num país como esse. Infelizmente não consigo vislumbrar um futuro decente e digno para esse país.
Perdoem-me belo desabafo. Mas é difícil segurar tanta indignação.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Pior é ter que ficar escutando parlamentares traduzindo do inglês esse conteúdo. GPWS virou Global Positioning System, Spoiler virou Flap, ILS CAT I virou aproximação visual, os avisos sonoros do GPWS foram dados pela Torre, e assim foi.
Um show de trapalhadas e uma falta de respeito com todos os cidadãos brasileiros e com a comunidade aeronáutica mundial. Agora, só me pergunto, em que essa transcrição será útil para uma CPI? Por acaso, a partir dessa transcrição será possível investigar a Infraero, a Anac, etc? Infelizmente vivemos num país em que as coisas sérias viram piada. Estou realmente muito triste e envergonhado de ser brasileiro e viver num país como esse. Infelizmente não consigo vislumbrar um futuro decente e digno para esse país.
Abraços,
Pois é. Não será surpresa se a ICAO fizer isso e acho que no fim das contas, depois dos últimos acontecimentos, seria muito bem feito. Na verdade, o Brasil está pedindo isso, implorando. Porque tanta lambança, uma atrás da outra, é pedir demais.everton_cwb escreveu:Cadê a independência do Cenipa, para poder conduzir a invesitgação sem interferências políticas e pressões???
Acho que não sou só eu que estou com esse sentimento de REVOLTA.![]()
![]()
Não vou me admirar se a ICAO rebaixar o Brasil... Cada um tem o que merece.
Sobre a independência do Cenipa, o grande problema é que as leis do país são soberanas, e portanto, mais fortes que os tratados internacionais. Sendo assim, acontece de o Cenipa ser obrigado a liberar tais informações. Porém, isso pode prejudicar significativamente as investigações aeronáuticas, sem contar as relações com companhias aéreas estrangeiras, órgão internacionais e mesmo futuros investimentos externos na aviação brasileira. Ou seja, está tudo perdido.
Abraços,
-
- MASTER
Também tive o desprazer de assistir a mais essa reunião da CPI, onde os deputadas chafurdaram em suas loucas verdades, e testemunhei os representantes do legislativos brasileiro jogar toda a doutrina mundial de segurança de vôo no lixo.
Botaram o país na contra mão de todos os acordos internacionais sobre o assunto. Foi notória a cara de insatisfação do Brig.Kersul.
Tudo isso a troco de que?!?!?!....um bando de falastrões, onde muitos não conseguem nem manter um frase simples com todos os plurais, vestidos do manto da verdade e com o puro intuito de promoção barata através de um mídia hipócrita que só tem comprometimento em vender notícia doa a quem doer, machuque a quem machucar....
Tá tudo uma grande caca. Cada um por si mesmo...e que Deus nos ajude!
Botaram o país na contra mão de todos os acordos internacionais sobre o assunto. Foi notória a cara de insatisfação do Brig.Kersul.
Tudo isso a troco de que?!?!?!....um bando de falastrões, onde muitos não conseguem nem manter um frase simples com todos os plurais, vestidos do manto da verdade e com o puro intuito de promoção barata através de um mídia hipócrita que só tem comprometimento em vender notícia doa a quem doer, machuque a quem machucar....
Tá tudo uma grande caca. Cada um por si mesmo...e que Deus nos ajude!
Um abraço!!!
Paciência no limite!
01/08/2007 16h47min
Vôo 3054
Deputados acusam governistas de comemorar possíveis falhas de pilotos
Oposicionista Luciana Genro diz que foi nojenta a "faceirice" dos deputados da base na CPI
Os deputados da oposição saíram da sessão secreta da CPI do Apagão Aéreo acusando os governistas de comemorarem o fato de as investigações apontarem para possível erro dos pilotos do Airbus da TAM, embora o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, ainda não tenha excluído a pista do aeroporto de Congonhas como um dos fatores do acidente. Ainda segundo a oposição, ao contrário dos outros dias, a tropa de choque do governo compareceu em peso na CPI.
– Tem um jogo muito pesado por trás de tudo isso. A gente não pode cair na armadilha de condenar ou inocentar o governo. Isso tudo pode ser uma grande cortina de fumaça para eximir o governo de responsabilidade na crise aérea. Eles saíram comemorando – disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) foi ainda mais enfática:
– O mais nojento era ver os governistas comemorando. Eles estavam todos faceiros – disse.
O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) lembrou do gesto do assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
– Parece o top top do Marco Aurélio Garcia. Vão repetir hoje o Marco Aurélio Garcia. A turma do PT estava feliz da vida – disse Macris.
Já Efraim Filho (DEM-PB) lembrou que ainda não está descartada a possibilidade de a pista de Congonhas ter sido decisiva para o acidente.
– Eles saíram aliviados da reunião. A tropa de elite estava toda lá, mas a pista continua sendo um objeto de investigação, colocada pelo próprio Kersul – disse.
AGÊNCIA O GLOBO
Vôo 3054
Oposicionista Luciana Genro diz que foi nojenta a "faceirice" dos deputados da base na CPI
Os deputados da oposição saíram da sessão secreta da CPI do Apagão Aéreo acusando os governistas de comemorarem o fato de as investigações apontarem para possível erro dos pilotos do Airbus da TAM, embora o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, ainda não tenha excluído a pista do aeroporto de Congonhas como um dos fatores do acidente. Ainda segundo a oposição, ao contrário dos outros dias, a tropa de choque do governo compareceu em peso na CPI.
– Tem um jogo muito pesado por trás de tudo isso. A gente não pode cair na armadilha de condenar ou inocentar o governo. Isso tudo pode ser uma grande cortina de fumaça para eximir o governo de responsabilidade na crise aérea. Eles saíram comemorando – disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
– O mais nojento era ver os governistas comemorando. Eles estavam todos faceiros – disse.
O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) lembrou do gesto do assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
– Parece o top top do Marco Aurélio Garcia. Vão repetir hoje o Marco Aurélio Garcia. A turma do PT estava feliz da vida – disse Macris.
Já Efraim Filho (DEM-PB) lembrou que ainda não está descartada a possibilidade de a pista de Congonhas ter sido decisiva para o acidente.
– Eles saíram aliviados da reunião. A tropa de elite estava toda lá, mas a pista continua sendo um objeto de investigação, colocada pelo próprio Kersul – disse.
AGÊNCIA O GLOBO
-
- MASTER
Re: Paciência no limite!
Foi só pra isso mesmo que serviu essa festa de divulgação dos dados do MBK, pura guerrinha política, porque a fim de resolver nada foi feito, nada está sendo feito e nada será feito.Fernando C. Milke escreveu:01/08/2007 16h47min
Vôo 3054
AGÊNCIA O GLOBO
Nenhum dos deputados que deram depoimento a essa reportagem também tem comportamentos exemplares na CPI.
Sempre vejo em muros: "VOTE NULO! Causa operária..." Achava que era um exageiro e que o caminho não era esse, mas a cada reunião dessa e de outras CPIs tenho vontade de aderir a "causa operária".
Um abraço!!!
-
- MASTER
Acho que podemos relatar a nossa indignação por esse meios:
http://www2.camara.gov.br/internet/fale ... ara.gov.br (pra falar com o deuputado em que votou)
http://www2.camara.gov.br/conheca/ouvidoria/contato (pra falar com a ouvidoria)
e/ou
0800619619
Mesmo sem muita esperança de resultado, acredito que vale a pena ser ouvido.
http://www2.camara.gov.br/internet/fale ... ara.gov.br (pra falar com o deuputado em que votou)
http://www2.camara.gov.br/conheca/ouvidoria/contato (pra falar com a ouvidoria)
e/ou
0800619619
Mesmo sem muita esperança de resultado, acredito que vale a pena ser ouvido.
Um abraço!!!
Esse texto está completamente inconsistente!
Tem coisas ali que simplismente não fazem parte da frasiologia padrão!
Com certeza esse texto é uma ediçao e/ou a intrepletação de um leigo.
Para mim isso é mais uma de tantas informaçoes que vou simplismente ignorar e esperar o bom e velho relatorio oficial do cenipa, se é que ele ainda vai existir até lá.
Para mim isso é mais uma de tantas informaçoes que vou simplismente ignorar e esperar o bom e velho relatorio oficial do cenipa, se é que ele ainda vai existir até lá.
Fernando Marcato

-
- MULTI
"Respeitável público!!!"
O maior show da terra está no ar!!!marcato escreveu:Esse texto está completamente inconsistente!
Foi o maior circo que já ví na vida. Lamentável isso tudo.
Os políticos, oposição e situação, armaram esta palhaçada toda para, ou safarem o governo ou incriminá-lo de vez.
Fez-se as apostas e para "alívio" do desgoverno, as informações PRELIMINARES apontam para falha no equipamento ou em sua operação.
Como disseram os colegas, o que isso ajuda na investigação? Na prevenção de novos acidentes?
Não me lembro de uma caixa-preta vir a tona tão rapidamente. E COM TODA A CERTEZA teve dedinho do planalto nisso. A pressão sobre o CENIPA não deve ter sido pequena.
ME sinto a cada dia mais idiota. E mais um palhaço a pagar impostos e morar neste circo chamado BRASIL.
Respeitável público....
everton_cwb escreveu:Se pelo menos eles tivessem passado a transcrição e não essa tradução barata (tá pior que o tradutor do Google)...
Isso só comprova cada vez mais a incompetência das pessoas que a gente botou no governo.
Na CPI foi mostrada a transcrição oficial, como a gente conhece de outros relatórios. Tudo certo, com as legendas, tudo, tudo. Porém a imprensa ainda não teve acesso ao material, portanto, a transcrição mostrada nos sites por aí é com base na "tradução" dos parlamentares.marcato escreveu:Tem coisas ali que simplismente não fazem parte da frasiologia padrão!
Abraços,
[quote="CHARLES SBBR"]Botaram o país na contra mão de todos os acordos internacionais sobre o assunto. Foi notória a cara de insatisfação do Brig.Kersul.[quote]
Com certeza o Brigadeiro Kersul não estava satisfeito. Porém esse cidadão, que fez um discurso fantástico em entrevista coletiva e na CPI na semana passada, foi o primeiro a falar que era culpa dos pilotos. Se até ele, que disse ser precipitado tomar conclusões nesse momento, acabou dando opinião, a coisa está feia. Esperar opiniões de quem não entende e de quem não conhece, é normal, mas do chefe do Cenipa, é ridículo.
Abraços,
Com certeza o Brigadeiro Kersul não estava satisfeito. Porém esse cidadão, que fez um discurso fantástico em entrevista coletiva e na CPI na semana passada, foi o primeiro a falar que era culpa dos pilotos. Se até ele, que disse ser precipitado tomar conclusões nesse momento, acabou dando opinião, a coisa está feia. Esperar opiniões de quem não entende e de quem não conhece, é normal, mas do chefe do Cenipa, é ridículo.
Abraços,
Me desculpem destoar de todos, mas acho importante a divulgação dos dados da caixa preta, e não só eu como a maioria das pessoas que participaram de enquete ao vivo no Jornal do SBT ao vivo. Mesmo que preliminares os dados ajudam a começar a mostrar as reais causas do acidente, que aparentemente não tem nada a ver com o festival de besteiras da imprensa até agora, culpando a pista , demonstrando preliminarmente que a pista pode não ter sido um fator preponderante para a tragédia. Ontem disseram que a divulgação não seria total , mas somente de trechos, por isso há lacunas nos diálogos. Ontem no Jornal do SBT, foi veiculada a informação de que durante sessão da CPI de ontem um comandante da TAM ( não me lembro o nome) disse que no dia do acidente haviam sido diagnosticados mais 3 defeitos no MBK, sendo nos flaps, trem de pouso e freios, não informando o nível de mautenção empregada nestes defeitos.
-
- PC
Senhores,
Não quero botar mais fogo, mas além de todos os comentários de vocês, os quais concordo 100%, me pergunto: Por que temos políticos deste quilate?
A resposta é simples: porque o brasileiro é assim! 80% aproveitador e 20% responsável. E não é assim no governo? Nas empresas?. "Façam o que eu digo mas não façam o que eu faço", este devia ser o lema do brasileiro e não aquele "sou brasileiro e nao desisto nunca"
Além disso, devia ser: não sei fazer falar português, jogo lixo nas ruas, jogo a culpa sempre no outro, quero tirar proveito em tudo....e tantas outras coisas. Ou vocês nunca viram gente falando "que horror jogar lixo na rua" e abre a janela do carro e joga o cigarro, o chiclete, casca de frutas e ainda diz "mas isso não é lixo" ou ainda "ahh é tão pequeno"!! Ridículo!!!!!
Eu ouvi hoje um colega de empresa, 3o grau completo, (tivemos 4 mortos lá) dizer que é isso mesmo, tem que divulgar, a CPI está certa em fazer isso!
Confesso que no mesmo instante pensei em pular em cima dele por falar tamanha idiotice! Precisamos é de uma revolução cultural em todas as áreas, no pensamento, filosofia... Chega de tanta hipocrisia!
Desculpem o desabafo, mas, para nós que entendemos, pelo menos um pouco, de aviação, vemos que tudo isso vem de uma falha estrutural (muito antes do $ ou a falta dele, de treinamento, interesses e políticos...) arrisco a dizer de caráter mesmo. Morreram mais de 600 pessoas SOMENTE em estradas federais neste mês, e daí? Grande m****! Ninguém está ligando! O Renan e suas cabeças de gado? Pan-americano nele! E é isso....voltamos ao pão e circo.....como nosso ancestrais latinos o faziam há centenas e centenas de anos.
Isto não pode sair barato! A mudança depende de todos nós!
Abs
Francesconi
Não quero botar mais fogo, mas além de todos os comentários de vocês, os quais concordo 100%, me pergunto: Por que temos políticos deste quilate?
A resposta é simples: porque o brasileiro é assim! 80% aproveitador e 20% responsável. E não é assim no governo? Nas empresas?. "Façam o que eu digo mas não façam o que eu faço", este devia ser o lema do brasileiro e não aquele "sou brasileiro e nao desisto nunca"
Além disso, devia ser: não sei fazer falar português, jogo lixo nas ruas, jogo a culpa sempre no outro, quero tirar proveito em tudo....e tantas outras coisas. Ou vocês nunca viram gente falando "que horror jogar lixo na rua" e abre a janela do carro e joga o cigarro, o chiclete, casca de frutas e ainda diz "mas isso não é lixo" ou ainda "ahh é tão pequeno"!! Ridículo!!!!!
Eu ouvi hoje um colega de empresa, 3o grau completo, (tivemos 4 mortos lá) dizer que é isso mesmo, tem que divulgar, a CPI está certa em fazer isso!
Confesso que no mesmo instante pensei em pular em cima dele por falar tamanha idiotice! Precisamos é de uma revolução cultural em todas as áreas, no pensamento, filosofia... Chega de tanta hipocrisia!
Desculpem o desabafo, mas, para nós que entendemos, pelo menos um pouco, de aviação, vemos que tudo isso vem de uma falha estrutural (muito antes do $ ou a falta dele, de treinamento, interesses e políticos...) arrisco a dizer de caráter mesmo. Morreram mais de 600 pessoas SOMENTE em estradas federais neste mês, e daí? Grande m****! Ninguém está ligando! O Renan e suas cabeças de gado? Pan-americano nele! E é isso....voltamos ao pão e circo.....como nosso ancestrais latinos o faziam há centenas e centenas de anos.
Isto não pode sair barato! A mudança depende de todos nós!
Abs
Francesconi
Osvaldo,Oswaldo escreveu:Me desculpem destoar de todos, mas acho importante a divulgação dos dados da caixa preta, e não só eu como a maioria das pessoas que participaram de enquete ao vivo no Jornal do SBT ao vivo. Mesmo que preliminares os dados ajudam a começar a mostrar as reais causas do acidente, que aparentemente não tem nada a ver com o festival de besteiras da imprensa até agora, culpando a pista , demonstrando preliminarmente que a pista pode não ter sido um fator preponderante para a tragédia. Ontem disseram que a divulgação não seria total , mas somente de trechos, por isso há lacunas nos diálogos. Ontem no Jornal do SBT, foi veiculada a informação de que durante sessão da CPI de ontem um comandante da TAM ( não me lembro o nome) disse que no dia do acidente haviam sido diagnosticados mais 3 defeitos no MBK, sendo nos flaps, trem de pouso e freios, não informando o nível de mautenção empregada nestes defeitos.
Respeito sua opinião. Mas faço algumas perguntas para você. Agora que sabemos o teor da caixa-preta de voz do MBK, em que isso vai ajudar na investigação do acidente? O que eu, você, os parlamentares da CPI, os familiares das vítimas, vamos fazer com esses dados? Qual a utilidade para nós? Essa divulgação precoce vai ajudar na prevenção de novos acidentes?
Isso tudo é muito precipitado e só tende a atrapalhar as investigações. Só está servindo para a imprensa e todas as pessoas tirarem conclusões próprias, e provavelmente equivocadas (inclusive eu). Porque, agora com esses dados, sabemos o que se falou na cabine de comando, e só isso.
Mas quando o relatório final do acidente tiver lá (hipóteses minhas, erradas provavelmente, mas só para exemplificar): "Fatores contribuintes: pista molhada, curta e sem área para manobras, projeto errôneo do software da aeronave, reversor da direita inoperante, e assim vai". Imagino que haverá esses fatores. Mas de que vai adiantar, se os pilotos já são os culpados para 99% da população? De que vai adiantar o relatório se as conclusões já foram tiradas?
É muito simples e fácil tirar conclusões com base apenas nos dados de voz. É muito fácil crucificar alguém, alguma empresa, algum órgão, com informações incompletas e fora de contexto. Mas é muito mais difícil reitrar o peso e a imagem de culpa sobre as pessoas e instituições.
E a divulgação foi total. Já está disponível nos sites por aí a transcrição completa, a mesma que a CPI apresentou hoje de manhã.
E sobre o SBT, olha, como jornalista, só tenho a temer que as pessoas recebam informações desse órgão de imprensa. Talvez o menos preparado, menos confiável e menos profisisonal de todas as emissoras brasileiras. Confiar no Jornal do SBT é perigoso. E não digo isso só em relação à aviação.
Abraços,
Olha Oswaldo também respeito sua opiniao, mas descordo totalmente.Oswaldo escreveu:Me desculpem destoar de todos, mas acho importante a divulgação dos dados da caixa preta, e não só eu como a maioria das pessoas que participaram de enquete ao vivo no Jornal do SBT ao vivo. Mesmo que preliminares os dados ajudam a começar a mostrar as reais causas do acidente, que aparentemente não tem nada a ver com o festival de besteiras da imprensa até agora, culpando a pista , demonstrando preliminarmente que a pista pode não ter sido um fator preponderante para a tragédia. Ontem disseram que a divulgação não seria total , mas somente de trechos, por isso há lacunas nos diálogos. Ontem no Jornal do SBT, foi veiculada a informação de que durante sessão da CPI de ontem um comandante da TAM ( não me lembro o nome) disse que no dia do acidente haviam sido diagnosticados mais 3 defeitos no MBK, sendo nos flaps, trem de pouso e freios, não informando o nível de mautenção empregada nestes defeitos.
Aviação é complexa, e 99% da população nao tem a menor condição de compreender o que está lá.
Tudo na aviação foi desenvolvido durante anos, e as rações pelo sigilo sao muitissimos sensatas.
Esta divulgação é mais um motivo de vergonha para nós.
A 5 anos atras tinhamos orgulho da nossa aviaçao. Hj....
Fernando Marcato

Simplesmente não tenho o que acrescentar. Você foi extremamente feliz nessas afirmações. Faço das suas palavras, as minhas.francesconi escreveu:Desculpem o desabafo, mas, para nós que entendemos, pelo menos um pouco, de aviação, vemos que tudo isso vem de uma falha estrutural (muito antes do $ ou a falta dele, de treinamento, interesses e políticos...) arrisco a dizer de caráter mesmo. Morreram mais de 600 pessoas SOMENTE em estradas federais neste mês, e daí? Grande m****! Ninguém está ligando! O Renan e suas cabeças de gado? Pan-americano nele! E é isso....voltamos ao pão e circo.....como nosso ancestrais latinos o faziam há centenas e centenas de anos.
Abraços,
O que eu não concordo é ver por aí as pessoas comprando desde o começo a falácia que a culpa é da pista, é do governo, e outras besteiras, e desde o começo venho dizendo em outros posts que justamente para se aguardar a investigação , antes de atribuir culpa até mesmo aos pilotos , governo , TAM , AIRBUS, etc. Ao que parece foi uma infeliz junção de inúmeros fatores, como em todos acidentes. A afirmação de que o comandante da TAM confirmou à CPI , de que foram detectados mais 3 defeitos (FLAPS, TREM DE POUSO E FREIOS) não vi em nenhuma outra emissora, mas acho que se fosse mentira a TAM teria feito com que se retratassem hoje.
-
- PC
- Contato:
Caro Gustavo, eu vi escrito na testa do Coronel, VOCÊS NÃO SABEM DE NADA, vocês vão acabar com nosso prestígio e confiança daqueles que constribuem conosco, tentando descobrir que é o errado.gugacwb escreveu:Tive a infelicidade de assistir à CPI durante o momento da liberação do conteúdo da caixa-preta de voz do 3054. Basicamente é o que foi publicado, porém, como todos aqui sabem, o documento oficial detalha exatamente de onde partiu a voz, os avisos sonoros, etc.
Abraços,
Caramba, não existe só um errado, o SISTEMA está errado.