Vandalismo do Aeroporto de Caxias

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Vandalismo do Aeroporto de Caxias

Mensagem por Alessandro »

Jornal Pioneiro - Segunda-feira - 30/07/07

Vandalismo levou perigo ao aeroporto

Hugo Cantergiani ficará interditado para operações noturnas, pousos e decolagens por instrumento até amanhã

Sinalização da cabeceira foi quebrada e colocada sobre a pista, bem no local onde os aviões pousam

Caxias do Sul - A ação de vândalos poderia ter causado um acidente aéreo no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Durante a madrugada de domingo, pessoas não-identificadas quebraram 36 lâmpadas de sinalização, e as respectivas proteções de vidro, na cabeceira que fica do lado Sul. Em seguida, os cacos foram espalhados sobre o asfalto, justamente onde os aviões tocam a pista durante o pouso (veja quadro). Em função do perigo, operações noturnas e pousos ou decolagens por instrumentos estão cancelados até amanhã, pelo menos. Durante a noite e madrugada, dois guardas municipais - sem armas e sem carro para ronda - eram responsáveis pela segurança do aeroporto. Eles não teriam ouvido barulhos, já que o ponto é distante cerca de mil metros do saguão, local onde ficaram durante o turno.

O ato de vandalismo foi constatado às 7h05min de ontem pelo diretor administrativo do aeroporto, Gilberto Madalosso, que chegou cedo ao local para fazer fotos da geada. Aproveitando o horário, solicitou a um funcionário que o acompanhasse para vistoriar a pista, o que seria feito aproximadamente meia hora depois. Classificando o fato como um "ato terrorista", o diretor interditou o aeroporto por 40 minutos para a limpeza da pista e solicitou a presença de policiais militares e do chefe da Guarda Municipal.

Na ocorrência policial, Madalosso fez questão que constasse sua opinião sobre a intenção dos vândalos de provocar um acidente.

Resguardada com muros de concreto com 2,7 metros de altura, a pista é rodeada por vários bairros. Para Madalosso, o vandalismo foi causado por moradores já que, segundo ele, são comuns as reclamações de comandantes de vôo e de operadores do sistema de controle de tráfego sobre pessoas cruzando a pista.

- Cuidamos a pista como a cozinha de nossa casa. Várias vezes por dia fiscalizamos o local em busca de um mínimo cascalho que possa ser sugado por uma turbina, mas não imaginamos um ato como esse - contou.

Empossado há uma semana, o chefe da Guarda Municipal, Sebastião Freitas da Silva, lamentou não haver uma viatura exclusiva para atender o aeroporto, mas disse que isso será conseguido. Silva também justificou a falta de armas devido à não-adequação do seu órgão ao Estatuto do Desarmamento, que exige a existência de uma corregedoria e uma ouvidoria, o que, segundo ele, estaria sendo providenciado.

- Faremos uma reunião amanhã (hoje) para buscar uma solução, mas a partir desta noite vou deixar uma viatura e quatro guardas permanentes no local - garantiu Silva.

O diretor do aeroporto quer ir além. Madalosso mostrou ao Pioneiro o rascunho de um ofício que pretende entregar hoje ao secretário estadual dos Transportes, Daniel Andrade, durante uma palestra em Caxias. No documento, ele pede mais policiamento e segurança para o aeroporto.

- Não se brinca com uma coisa dessas. Sempre fomos elogiados pela pista excelente e por não admitirmos a mínima margem de erro - reclamou o diretor.

Como as lâmpadas e suas redomas de proteção são importadas dos Estados Unidos, não há material suficiente para reposição. A direção do aeroporto prevê que os reparos sejam feitos apenas amanhã.
Responder