Os acidentes da TAAG e TAAG Charter depois da independencia
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PC
- Mensagens: 304
- Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
Os acidentes da TAAG e TAAG Charter depois da independencia
21172
B737
D2-TAA
TAAG
05.11.81
Landed short on runway, destroyed by fire at recovery
22626
B737
D2-TBV
TAAG L
09.02.84
Hit by missile at Huambo.
22775
B737
D2-TBN
TAAG
08.11.83
Crashed after Take Off at Lubango.
1E+07
YAK 40
D2-TYC
TAAG
6.08.80
Shot down at Matala, Huila
4830
L100-20
D2-EAS
TAAG
16.05.81
Shot down by a heat-seeking missile whilst approaching Menongue
????
AN-26
D2-TAB
TAAG
29.11.82
Crashed at Lubango
4832
L100-30
D2-THA
TAAG Charter
08.06.86
Veered off the left side of the runway. A wing was torn off and a fire broke out.
1E+07
YAK 40
D2-TYD
TAAG
08.01.88
The aircraft ran off the ruway and was damaged beyond repair at Luanda
18975
B707
D2-TOI
TAAG
08.02.88
Damage in hard landing at Luanda
18881
B707
D2-TOV
TAAG Charter
21.07.88
Crashed on aproach to Lagos - Nigeria
19965
B707
D2-TOM
TAAG
10.10.88
Electrical failure caused a fire in the forward cargo hold at Luanda
4222
L100-30
D2-THB
TAAG Charter
05.01.90
Shot down at Menongue
19355
B707
D2-TOJ
TAAG
20.02.92
Damage on landing at Luanda. Nose gear failed.
10424
B707
D2-TFP
TAAG
16.08.92
Damage at Dundo
4679
L100-30
D2-THC
TAAG Charter
07.04.94
Destroyed by fire at Malange
19005
B727
D2-TJB
TAAG Charter
31.01.95
Overran on landing at Huambo
19180
B727
D2-TJC
TAAG Charter
19.08.97
Crashed on landing at Lupaka
10423
B707
D2-TFQ
TAAG
30.11.98
Damage on landing at Luanda
18892
B727
D2-FCK
TAAG Charter
10.05.01
Undershot on approach at N'Zagi Airport. Starboard uc collapse
23751
B747
D2-TEB
TAAG
04.11.04
Damage when overran runway after landing Paris (CDG)
23220
B737
D2-TBP
TAAG
28.06.07
Crashed at landing at M'Banza Congo
B737
D2-TAA
TAAG
05.11.81
Landed short on runway, destroyed by fire at recovery
22626
B737
D2-TBV
TAAG L
09.02.84
Hit by missile at Huambo.
22775
B737
D2-TBN
TAAG
08.11.83
Crashed after Take Off at Lubango.
1E+07
YAK 40
D2-TYC
TAAG
6.08.80
Shot down at Matala, Huila
4830
L100-20
D2-EAS
TAAG
16.05.81
Shot down by a heat-seeking missile whilst approaching Menongue
????
AN-26
D2-TAB
TAAG
29.11.82
Crashed at Lubango
4832
L100-30
D2-THA
TAAG Charter
08.06.86
Veered off the left side of the runway. A wing was torn off and a fire broke out.
1E+07
YAK 40
D2-TYD
TAAG
08.01.88
The aircraft ran off the ruway and was damaged beyond repair at Luanda
18975
B707
D2-TOI
TAAG
08.02.88
Damage in hard landing at Luanda
18881
B707
D2-TOV
TAAG Charter
21.07.88
Crashed on aproach to Lagos - Nigeria
19965
B707
D2-TOM
TAAG
10.10.88
Electrical failure caused a fire in the forward cargo hold at Luanda
4222
L100-30
D2-THB
TAAG Charter
05.01.90
Shot down at Menongue
19355
B707
D2-TOJ
TAAG
20.02.92
Damage on landing at Luanda. Nose gear failed.
10424
B707
D2-TFP
TAAG
16.08.92
Damage at Dundo
4679
L100-30
D2-THC
TAAG Charter
07.04.94
Destroyed by fire at Malange
19005
B727
D2-TJB
TAAG Charter
31.01.95
Overran on landing at Huambo
19180
B727
D2-TJC
TAAG Charter
19.08.97
Crashed on landing at Lupaka
10423
B707
D2-TFQ
TAAG
30.11.98
Damage on landing at Luanda
18892
B727
D2-FCK
TAAG Charter
10.05.01
Undershot on approach at N'Zagi Airport. Starboard uc collapse
23751
B747
D2-TEB
TAAG
04.11.04
Damage when overran runway after landing Paris (CDG)
23220
B737
D2-TBP
TAAG
28.06.07
Crashed at landing at M'Banza Congo
Rafael Henriques
-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
Re: Os acidentes da TAAG e TAAG Charter depois da independen
Caro Rafa,
A TAAG só foi criada em 1976, por isso não poderia haver acidentes da TAAG antes da Independencia. Outros, não são acidentes, mas sim incidentes. A lista é realmente extensa, vou colocar as minhas observações junto de cada aeronave (pelo menos para as que tenho observações a colocar). Tenta conseguir também os da SAL que é a antiga TAAG - Aviação Ligeira.
21172
B737
D2-TAA
TAAG
05.11.81
Landed short on runway, destroyed by fire at recovery
Este acidente aconteceu em Benguela no aeroporto 17 de Setembro e a recuperação foi tentada alguns dias depois pelos técnicos americanos da BOEING que vieram a Angola para o efeito. Não foi em 1981 e sim 1980, tens aí um link para uma foto
http://www.airliners.net/open.file/0055909/M/
22626
B737
D2-TBV
TAAG L
09.02.84
Hit by missile at Huambo.
Não pode ser considerado um acidente de aviação, o avião estava parado, sem ninguém dentro e foi atingido por um missil. Consequencia da guerra e não problema imputável à TAAG.
22775
B737
D2-TBN
TAAG
08.11.83
Crashed after Take Off at Lubango.
Até hoje ninguém sabe o que aconteceu. Descolou e caíu em seguida alguns metros depois da pista.
1E+07
YAK 40
D2-TYC
TAAG
6.08.80
Shot down at Matala, Huila
Foi o que os americanos chamam "FOGO AMIGO". Foi confundido com um avião Sul-Africano na época em que Angola e a África do Sul estavam em guerra.
4830
L100-20
D2-EAS
TAAG
16.05.81
Shot down by a heat-seeking missile whilst approaching Menongue
Não tenho informação.
????
AN-26
D2-TAB
TAAG
29.11.82
Crashed at Lubango
Podes por favor verificar a autenticidade desta informação? Pois não tenho nenhuma informação que mostre que a TAAG alguma vez teve Antonovs ao seu serviço.
4832
L100-30
D2-THA
TAAG Charter
08.06.86
Veered off the left side of the runway. A wing was torn off and a fire broke out.
Erro humano sob condições metereológicas adversas. Links para fotos.
http://www.airliners.net/open.file/0057255/M/
http://www.airliners.net/open.file/0057782/M/
1E+07
YAK 40
D2-TYD
TAAG
08.01.88
The aircraft ran off the ruway and was damaged beyond repair at Luanda
Não tenho informação.
18975
B707
D2-TOI
TAAG
08.02.88
Damage in hard landing at Luanda
Veridico. Ficou à espera de reparação durante meses e acabou sucateado e encostado no final da pista 25. Não foram apuradas responsabilidades. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0986634/M/
18881
B707
D2-TOV
TAAG Charter
21.07.88
Crashed on aproach to Lagos - Nigeria
Não tenho informação. Link para foto
http://www.airliners.net/open.file/0252448/M/
19965
B707
D2-TOM
TAAG
10.10.88
Electrical failure caused a fire in the forward cargo hold at Luanda
Veridico. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0008325/M/
4222
L100-30
D2-THB
TAAG Charter
05.01.90
Shot down at Menongue
Não tenho informação.
19355
B707
D2-TOJ
TAAG
20.02.92
Damage on landing at Luanda. Nose gear failed.
Não tenho informação. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0053971/M/
10424
B707
D2-TFP
TAAG
16.08.92
Damage at Dundo
Não tenho informação.
4679
L100-30
D2-THC
TAAG Charter
07.04.94
Destroyed by fire at Malange
Veridico. Pegou fogo depois de aterrar. O fogo teve inicio no trem principal. Não tenho conhecimento do resultado das investigações. Links para fotos.
http://www.airliners.net/open.file/0027035/M/
http://www.airliners.net/open.file/0032759/M/
19005
B727
D2-TJB
TAAG Charter
31.01.95
Overran on landing at Huambo
Veridico. Não tenho conhecimento do resultado das investigações. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0013993/M/
19180
B727
D2-TJC
TAAG Charter
19.08.97
Crashed on landing at Lupaka
Veridico.
10423
B707
D2-TFQ
TAAG
30.11.98
Damage on landing at Luanda
Não tenho informação
18892
B727
D2-FCK
TAAG Charter
10.05.01
Undershot on approach at N'Zagi Airport. Starboard uc collapse
Não tenho informação
23751
B747
D2-TEB
TAAG
04.11.04
Damage when overran runway after landing Paris (CDG)
Veridico. Erro humano e quase 3 anos depois ainda não houve resultados oficiais sobre a investigação.
23220
B737
D2-TBP
TAAG
28.06.07
Crashed at landing at M'Banza Congo[/b]
Está sob investigação, mas já é notório que houve uma série de factores, incluindo erros humanos de várias entidades.
Abraço
A TAAG só foi criada em 1976, por isso não poderia haver acidentes da TAAG antes da Independencia. Outros, não são acidentes, mas sim incidentes. A lista é realmente extensa, vou colocar as minhas observações junto de cada aeronave (pelo menos para as que tenho observações a colocar). Tenta conseguir também os da SAL que é a antiga TAAG - Aviação Ligeira.
21172
B737
D2-TAA
TAAG
05.11.81
Landed short on runway, destroyed by fire at recovery
Este acidente aconteceu em Benguela no aeroporto 17 de Setembro e a recuperação foi tentada alguns dias depois pelos técnicos americanos da BOEING que vieram a Angola para o efeito. Não foi em 1981 e sim 1980, tens aí um link para uma foto
http://www.airliners.net/open.file/0055909/M/
22626
B737
D2-TBV
TAAG L
09.02.84
Hit by missile at Huambo.
Não pode ser considerado um acidente de aviação, o avião estava parado, sem ninguém dentro e foi atingido por um missil. Consequencia da guerra e não problema imputável à TAAG.
22775
B737
D2-TBN
TAAG
08.11.83
Crashed after Take Off at Lubango.
Até hoje ninguém sabe o que aconteceu. Descolou e caíu em seguida alguns metros depois da pista.
1E+07
YAK 40
D2-TYC
TAAG
6.08.80
Shot down at Matala, Huila
Foi o que os americanos chamam "FOGO AMIGO". Foi confundido com um avião Sul-Africano na época em que Angola e a África do Sul estavam em guerra.
4830
L100-20
D2-EAS
TAAG
16.05.81
Shot down by a heat-seeking missile whilst approaching Menongue
Não tenho informação.
????
AN-26
D2-TAB
TAAG
29.11.82
Crashed at Lubango
Podes por favor verificar a autenticidade desta informação? Pois não tenho nenhuma informação que mostre que a TAAG alguma vez teve Antonovs ao seu serviço.
4832
L100-30
D2-THA
TAAG Charter
08.06.86
Veered off the left side of the runway. A wing was torn off and a fire broke out.
Erro humano sob condições metereológicas adversas. Links para fotos.
http://www.airliners.net/open.file/0057255/M/
http://www.airliners.net/open.file/0057782/M/
1E+07
YAK 40
D2-TYD
TAAG
08.01.88
The aircraft ran off the ruway and was damaged beyond repair at Luanda
Não tenho informação.
18975
B707
D2-TOI
TAAG
08.02.88
Damage in hard landing at Luanda
Veridico. Ficou à espera de reparação durante meses e acabou sucateado e encostado no final da pista 25. Não foram apuradas responsabilidades. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0986634/M/
18881
B707
D2-TOV
TAAG Charter
21.07.88
Crashed on aproach to Lagos - Nigeria
Não tenho informação. Link para foto
http://www.airliners.net/open.file/0252448/M/
19965
B707
D2-TOM
TAAG
10.10.88
Electrical failure caused a fire in the forward cargo hold at Luanda
Veridico. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0008325/M/
4222
L100-30
D2-THB
TAAG Charter
05.01.90
Shot down at Menongue
Não tenho informação.
19355
B707
D2-TOJ
TAAG
20.02.92
Damage on landing at Luanda. Nose gear failed.
Não tenho informação. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0053971/M/
10424
B707
D2-TFP
TAAG
16.08.92
Damage at Dundo
Não tenho informação.
4679
L100-30
D2-THC
TAAG Charter
07.04.94
Destroyed by fire at Malange
Veridico. Pegou fogo depois de aterrar. O fogo teve inicio no trem principal. Não tenho conhecimento do resultado das investigações. Links para fotos.
http://www.airliners.net/open.file/0027035/M/
http://www.airliners.net/open.file/0032759/M/
19005
B727
D2-TJB
TAAG Charter
31.01.95
Overran on landing at Huambo
Veridico. Não tenho conhecimento do resultado das investigações. Link para foto.
http://www.airliners.net/open.file/0013993/M/
19180
B727
D2-TJC
TAAG Charter
19.08.97
Crashed on landing at Lupaka
Veridico.
10423
B707
D2-TFQ
TAAG
30.11.98
Damage on landing at Luanda
Não tenho informação
18892
B727
D2-FCK
TAAG Charter
10.05.01
Undershot on approach at N'Zagi Airport. Starboard uc collapse
Não tenho informação
23751
B747
D2-TEB
TAAG
04.11.04
Damage when overran runway after landing Paris (CDG)
Veridico. Erro humano e quase 3 anos depois ainda não houve resultados oficiais sobre a investigação.
23220
B737
D2-TBP
TAAG
28.06.07
Crashed at landing at M'Banza Congo[/b]
Está sob investigação, mas já é notório que houve uma série de factores, incluindo erros humanos de várias entidades.
Abraço
AeroEntusiasta em Angola!
-
- PC
- Mensagens: 304
- Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
-
- PC
- Mensagens: 304
- Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
http://www.planecrashinfo.com/1982/1982-61.htm
Antes existia a DETA...
Sao de facto muitos acidentes... e muitos deles na fase final do voo...
A TAAG, e o Governo Angolano deviam rever as instalaçoes, manutençao e tudo o que possa estar relacionado com todos este acidentes.
Antes existia a DETA...
Sao de facto muitos acidentes... e muitos deles na fase final do voo...
A TAAG, e o Governo Angolano deviam rever as instalaçoes, manutençao e tudo o que possa estar relacionado com todos este acidentes.
Rafael Henriques
-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
Meus amigos,
Apesar de eu não ser daqueles que acha que a guerra serve de desculpa para tudo, neste caso particular devo dizer-vos que durante mais de 30 anos a guerra teve várias consequências para a aviação. Senão vejamos:
1. Os aeroportos e aeródromos de angola todos foram usados como bases aéreas e terreno de operações militares.
2. Alguns deles foram alvo de acções de guerra, que danificaram as suas estruturas e em alguns casos até destruiram aviões (como o Rafa postou) e mataram pessoas.
3. Angola está ainda numa fase de transição do pós-guerra, que como vocês sabem não é fácil.
4. Juntando tudo isso a algumas actitude erradas de algumas pessoas com responsabilidade, temos a situação que temos.
5. Mas posso aqui dizer que já foi bem pior. Lembrem-se sempre disso, já esteve bem pior do que está hoje.
6. Está já desde o ano passado a ser feito um grande investimento nas questões aerpnáuticas de Angola. Como o caso de 2 VORs instalados recentemente no Huambo. A pista do Luena está a ser toda re-habilitada. A Pista do Kuito está a ser ampliada, além de uma série de outros projectos que ainda não começaram mas que estão aprovados e para os quais já existem verbas.
Vamos esperar e torcer para que tudo melhore rápidamente.
Abraço
Apesar de eu não ser daqueles que acha que a guerra serve de desculpa para tudo, neste caso particular devo dizer-vos que durante mais de 30 anos a guerra teve várias consequências para a aviação. Senão vejamos:
1. Os aeroportos e aeródromos de angola todos foram usados como bases aéreas e terreno de operações militares.
2. Alguns deles foram alvo de acções de guerra, que danificaram as suas estruturas e em alguns casos até destruiram aviões (como o Rafa postou) e mataram pessoas.
3. Angola está ainda numa fase de transição do pós-guerra, que como vocês sabem não é fácil.
4. Juntando tudo isso a algumas actitude erradas de algumas pessoas com responsabilidade, temos a situação que temos.
5. Mas posso aqui dizer que já foi bem pior. Lembrem-se sempre disso, já esteve bem pior do que está hoje.
6. Está já desde o ano passado a ser feito um grande investimento nas questões aerpnáuticas de Angola. Como o caso de 2 VORs instalados recentemente no Huambo. A pista do Luena está a ser toda re-habilitada. A Pista do Kuito está a ser ampliada, além de uma série de outros projectos que ainda não começaram mas que estão aprovados e para os quais já existem verbas.
Vamos esperar e torcer para que tudo melhore rápidamente.
Abraço
AeroEntusiasta em Angola!
Olá, Boa Noite,
Quanto às comunicações, o controle de tráfego em Angola ainda é basicamente feito em HF ou já existe uma rede VHF?
Sds,
Luiz-SBRF
Aeroescuta em Recife: www.liveatc.net/feedindex.php?type=international
Quanto às comunicações, o controle de tráfego em Angola ainda é basicamente feito em HF ou já existe uma rede VHF?
Sds,
Luiz-SBRF
Aeroescuta em Recife: www.liveatc.net/feedindex.php?type=international
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Bom dia.
Um amigo que voou em Angola nos anos 90, me passou a imagem do D2-TOJ danificado em LAD logo após o incidente. Segundo Don Rogers (que aparece na foto ao lado do TOJ), a tripulação acelerou o 707 para o táxi com o trem da bequilha girado, e o resultado pode ser visto na imagem abaixo:
http://paginas.terra.com.br/lazer/sbpa/ ... /d2toj.jpg
Na seção Aviação em Angola do Site AeroEntusiasta, fiz um apanhado dos acidentes entre 2001 e 2004. Espero que seja útil, mesmo que desatualizado.
http://paginas.terra.com.br/lazer/sbpa/angocrash.htm
Abraço.
Um amigo que voou em Angola nos anos 90, me passou a imagem do D2-TOJ danificado em LAD logo após o incidente. Segundo Don Rogers (que aparece na foto ao lado do TOJ), a tripulação acelerou o 707 para o táxi com o trem da bequilha girado, e o resultado pode ser visto na imagem abaixo:
http://paginas.terra.com.br/lazer/sbpa/ ... /d2toj.jpg
Na seção Aviação em Angola do Site AeroEntusiasta, fiz um apanhado dos acidentes entre 2001 e 2004. Espero que seja útil, mesmo que desatualizado.
http://paginas.terra.com.br/lazer/sbpa/angocrash.htm
Abraço.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
Luiz, desculpe a resposta tardia, mas só agora vi a sua pergunta. Já existe sim uma rede VHF em Angola.luiz-sbrf escreveu:Olá, Boa Noite,
Quanto às comunicações, o controle de tráfego em Angola ainda é basicamente feito em HF ou já existe uma rede VHF?
Sds,
Luiz-SBRF
Aeroescuta em Recife: www.liveatc.net/feedindex.php?type=international
Abraço
AeroEntusiasta em Angola!