Apesar de não ser o fim da VP, é realmente melancólico vê-la nessa situação, já que um dia a empresa foi a segunda do país, voou para fora, etc...
Agora quando junta a fome com a vontade de comer... Uma admininstração sangue-suga com um governo relapso... O próprio ministro do turismo pedindo a paralisação da cia, que apesar de tudo o que passou na última década, é muito conhecida do público, tinha uma reputação com relação à manutenção, tradição, excelente malha para o norte / nordeste, resumindo, muito utilizada pelos turistas deste país. Mas esse é o nosso governo. Esses dias estive pensando... quando o mercado de automóveis está fraco, as montadoras abrem o bico e dizem que vão demitir, pressionam o governo, e este afrouxa os impostos... Dois pesos, duas medidas... as aéreas sucumbindo... claro tem o problema da administração... mas e os bancos? Nacional, Econômico... receberam $$$$ do Proer, pois quebraram devido a péssima administração. Ah mas aí eles colocariam em risco o sistema financeiro nacional... As aéreas? Um dia da caça e outro do caçador... Essa é a solução de mercado do governo federal. Afinal quem anda de avião? Executivos, abastados, classe média (!?), pois num país com 180 milhões de habitantes, sendo 50% abaixo da linha da pobreza, sobram 90 milhões, destes, quem realmente tem condições de comprar um bilhete? 1/3? Enfim se não tem pão, que comam brioches...
Num rápido momento de egoísmo da minha parte: felizmente voei Vasp antes de sua "quebra parcial": em 2001 e 2004, este último, já numa fase braba da cia, os vôos foram excelente, executados com muito profissionalismo, pelos funcionários de terra e aeronautas, com vôos acima de 70% de ocupação e pax freqüentes na rota.
Enfim, espero que a Vasp saia dessa e rápido, pois acho que os danos são recuperáveis (nada que um bom marketing não possa fazer). Afinal, para a mídia brasileira, um Fokker 100 da TAM causa muito mais estardalhaço do que a crise financeira da Vasp (como diz uma amiga minha, ela não voa TAM porque esta pousa no Jabaquara).
Desculpe pelo "desabafo" e pelo longo post...
Abraços
Alan