Pilotos da Vasp entram em greve

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Pilotos da Vasp entram em greve

Mensagem por Anonymous »

27/01/2005 - 10:23

Pilotos da Vasp entram em greve

Da Folhapress

Os pilotos e comissários da Vasp estão em greve por tempo indeterminado desde a 0h de hoje. Eles querem o cumprimento do acordo fechado com a empresa em outubro do ano passado, que garantia estabilidade de emprego e a regularização do pagamento de salários e gratificações.

Ontem, o DAC (Departamento de Aviação Civil) determinou a cassação das oito linhas operadas pela Vasp. A partir de hoje, a empresa está proibida de operar vôos regulares.

Os trechos operados pela Vasp que tiveram sua licença cassada foram: Galeão - Fortaleza, passando por Salvador e Natal, Fortaleza - Manaus, com escalas em Teresina, São Luís e Belém, Brasília - Recife, com escalas em Salvador e Aracaju e Guarulhos - Maceió passando por Recife e Fortaleza.
Segundo o diretor geral do DAC, Jorge Godinho, já existe demanda de outras empresas para operar estas linhas.

Na avaliação do DAC, a Vasp não tem condições de realizar o aporte de recursos para garantir o pagamento aos credores e pagar despesas como combustível ou dívidas, como a que empresa tem hoje com a Infraero.

A Vasp pode voltar a operar vôos regulares, caso normalize sua situação e solicite nova inspeção ao DAC. A decisão do órgão passou pela Aeronáutica e pelo Ministério da Defesa, aos quais o departamento está subordinado. Outro caminho para a empresa é solicitar autorização para fazer vôos fretados.

Quem comprou uma passagem da Vasp deverá procurar a companhia a partir de amanhã para receber o dinheiro de volta. O cliente pode também tentar que outra concessionária endosse o bilhete. O DAC já entrou em contato com as empresas, mas ainda não há uma definição. O passageiro pode ainda recorrer ao DAC para fazer uma reclamação da empresa.

Segundo Godinho, o ofício foi recebido por um assessor da presidência da Vasp. O diretor geral do departamento conversou pelo telefone com o presidente da empresa, Wagner Canhedo. Na avaliação de Godinho, a reação de Canhedo foi a "de um empresário que recebe instruções de um órgão concedente e que deve procurar colocar seu negócio em ordem".
Responder