[DÚVIDA] Posicionamento do leme e profundor

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Samuel
PP
PP
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 13:38
Localização: João Pessoa-PB
Contato:

[DÚVIDA] Posicionamento do leme e profundor

Mensagem por Samuel »

Olá, pessoal.

Tendo em vista que este fórum é um local de constante aprendizado, gostaria de tirar uma dúvida com os amigos.

Alguns aviões (constatei isso mais frequentemente no MD-11, DC-10, F-100, 707 e 727), quando vão passar um longo período no solo, posicionam o leme para o lado esquerdo (ou direito) e o profundor para baixo (no caso do MD-11, DC-10, 707 e 727) ou para cima (no caso do F-100, ATRs e os aviões da linha MD-8X).

Existe algum motivo para isso? Ou seria simplesmente a posição de "descanso" (ou "stand-by") dessas superfícies?

Desde já, muito obrigado! :)
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

nem uma coisa nem outra. quando se desliga a pressão hidraulica eles ficam moles e vão pra onde o vento levar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Skydroll escreveu:nem uma coisa nem outra. quando se desliga a pressão hidraulica eles ficam moles e vão pra onde o vento levar.
Skydroll
Não deveria ser ao contrário? Quando perde a pressão hidráulica eles devem ficar "duros", assim como acontece nos carros, máquinas, etc.

Imaginando que um avião perca a pressão hidráulica em võo (como já aconteceu com alguns) se estas peças ficarem "moles", não seria mais perigoso e sairia totalmente do controle?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

o F100 tem CONTROL LOCK , que no caso do profundor trava ele na posição de PICADO. ou seja a superficie móvel pra cima.
Skydroll escreveu:nem uma coisa nem outra. quando se desliga a pressão hidraulica eles ficam moles e vão pra onde o vento levar.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Rapaz,já ouvi dizer que quando o motor desliga ele perde a pressão hidráulica,aí a superfície de controle cai devido a seu peso ou vento.

Agora,com o que o atairlines escreveu eu fiquei na dúvida.

Alguém pode esclarecer melhor?

Abraços.
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 724
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
Localização: S23 27.5 W046 35.6
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

atairlines escreveu:Não deveria ser ao contrário? Quando perde a pressão hidráulica eles devem ficar "duros", assim como acontece nos carros, máquinas, etc.
Negativo.
Os comandos são mantidos na posição neutra quando existe pressão no sistema hidráulico (coisa de 3000psi na maioria dos aviões, 5000psi no A380). No entanto, como em aviação não existe uma verdade absoluta, pode ser que exista algum modelo de avião onde o contrário seja possível.
atairlines escreveu:Imaginando que um avião perca a pressão hidráulica em võo (como já aconteceu com alguns) se estas peças ficarem "moles", não seria mais perigoso e sairia totalmente do controle?
Elas realmente ficam moles, mas são mantidas na posição neutra através do vento relativo, quanto mais rápido o deslocamento do avião, maior pressão e os comandos ficam alinhados ao vento. Alguns aviões tem "manual reversion" ou seja, ainda podem ser controlados diretamente com os cabos/roldanas mas sob grande esforço físico da tripulação.

[]´s
____________________________
R.Salzinger
SBGR/GRU

"You are the doc, Doc"
Mauricio 737

Mensagem por Mauricio 737 »

Alguem sabe me dizer quais aircfts operantes dispõe de manual reversion?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Salzinger e Navigator,
Obrigado mesmo pela correção, eu utilizei a lógica pois trabalhei 10 anos em elétrica e mecânica industrial e imaginei que os conceitos hidráulicos seriam os mesmos, mas a aviação é realmente uma ciência.

Grande abraço a todos.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu sempre noto nos A320/19 da TAM aqui. Da maioria das vezes que param no finger seus lemes verticais ficam virados para a direita.

Abraco,
ETC
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

ETC escreveu:Eu sempre noto nos A320/19 da TAM aqui. Da maioria das vezes que param no finger seus lemes verticais ficam virados para a direita.

Abraco,
ETC

E os profundores e ailerons caem (ficam para baixo).
Responder