Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
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- Constellation
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 - Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
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Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
Caros amigos,
Parece que temos várias aeronaves já extintas ou em vias de se extinguir rapidamente. Entre elas, estão as mais fascinantes aeronaves já feitas pelo homem, que infelizmente nunca mais serão vistas nos céus, apenas nos museus, como os dinossauros:
- Concorde: extinto. Todas as células e o mock-up sobrevivem estáticos, com exceção dos Concordes da Air Frances F-BTSC, acidentado e do F-BVFD, sucateado;
- Lockheed SR-71 Blackbird: parece que duas aeronaves foram preservadas em condição de vôo pela NASA, após a desativação do tipo pela USAF, em 1989. Não são vistos em vôo há muito tempo. Possivelmente extinto;
- Aerospatiale SE-210 Caravelle: A Airbus Industrie, detentora da Certificação de Aeronavegabilidade desse avião, pediu seu cancelamento. Há meses que nenhum exemplar desse avião fascinante voa. Virtualmente extinto;
- Vickers Viscount: não há notícias de nenhum exemplar voando no mundo há algum tempo. Provavelmente extinto;
- Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto;
- Douglas DC-4: ainda existe algum voando?? Provavelmente extinto;
- Douglas DC-7: Virtualmente extinto;
- Boeing 737-100: Virtualmente extinto;
- Beechcraft BE2000 Starship: A Beech já cancelou seu certificado de aeronavegabilidade. Uma excelente aeronave, mas que não obteve sucesso comercial. Apenas 10 foram vendidos, e outros 40 fabricados,desmontados e queimados pelo fabricante. Provavelmente extinto;
- Embraer CBA-123: Não chegou a entrar em produção comercial. Extinto, sem nenhum exemplar sobrevivente, nem em museus;
- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
- Antonov AN-22 Antei: existem poucos exemplares voando, inclusive alguns civis. É o maior turbo-hélice fabricado até hoje, mas não permanecerá em vôo por muito tempo. Em sério risco de extinção;
- Dassault Mercure: um dos mais raros jatos comerciais. Depois de destivado pelo seu único operador, a Air Inter, nunca mais voou. Extinto;
- SAAB 90 Scandia: Elegante e eficiente avião a pistão, projetado para ser o sucessor do DC-3. A Vasp foi o maior operador, tendo operado todos os 18 exemplares fabricados, inclusive o protótipo. Somente um fóssil dessa aeronave sobrevive, mal e porcamente, em Bebedouro/SP. Extinto para sempre.
- Lockheed Constellation: existem somente 3 sobreviventes em condição de voar novamente: o VH-EAG, um ex-C-121C (L1049F), na Austrália, o HB-RSC, da Breitling, ex-C-121C (L-1049F) e o N6937C (L-1049H) da SAC, pintado como L-1049G da TWA. O VH-EAG está parado desde março, o Breitling está voando e o N6037C está sem um motor, em situação desanimadora. Todos os demais modelos, L-049, L-149, L-649, L-749 (Inclusive o famoso Connie MATS) e L-1649 estão groudeados para sempre. Em sério risco de extinção.
Agradeço a quem puder colaborar com esta lista, ou corrigí-la.
Um abraço.
			
			
									
						
							Parece que temos várias aeronaves já extintas ou em vias de se extinguir rapidamente. Entre elas, estão as mais fascinantes aeronaves já feitas pelo homem, que infelizmente nunca mais serão vistas nos céus, apenas nos museus, como os dinossauros:
- Concorde: extinto. Todas as células e o mock-up sobrevivem estáticos, com exceção dos Concordes da Air Frances F-BTSC, acidentado e do F-BVFD, sucateado;
- Lockheed SR-71 Blackbird: parece que duas aeronaves foram preservadas em condição de vôo pela NASA, após a desativação do tipo pela USAF, em 1989. Não são vistos em vôo há muito tempo. Possivelmente extinto;
- Aerospatiale SE-210 Caravelle: A Airbus Industrie, detentora da Certificação de Aeronavegabilidade desse avião, pediu seu cancelamento. Há meses que nenhum exemplar desse avião fascinante voa. Virtualmente extinto;
- Vickers Viscount: não há notícias de nenhum exemplar voando no mundo há algum tempo. Provavelmente extinto;
- Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto;
- Douglas DC-4: ainda existe algum voando?? Provavelmente extinto;
- Douglas DC-7: Virtualmente extinto;
- Boeing 737-100: Virtualmente extinto;
- Beechcraft BE2000 Starship: A Beech já cancelou seu certificado de aeronavegabilidade. Uma excelente aeronave, mas que não obteve sucesso comercial. Apenas 10 foram vendidos, e outros 40 fabricados,desmontados e queimados pelo fabricante. Provavelmente extinto;
- Embraer CBA-123: Não chegou a entrar em produção comercial. Extinto, sem nenhum exemplar sobrevivente, nem em museus;
- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
- Antonov AN-22 Antei: existem poucos exemplares voando, inclusive alguns civis. É o maior turbo-hélice fabricado até hoje, mas não permanecerá em vôo por muito tempo. Em sério risco de extinção;
- Dassault Mercure: um dos mais raros jatos comerciais. Depois de destivado pelo seu único operador, a Air Inter, nunca mais voou. Extinto;
- SAAB 90 Scandia: Elegante e eficiente avião a pistão, projetado para ser o sucessor do DC-3. A Vasp foi o maior operador, tendo operado todos os 18 exemplares fabricados, inclusive o protótipo. Somente um fóssil dessa aeronave sobrevive, mal e porcamente, em Bebedouro/SP. Extinto para sempre.
- Lockheed Constellation: existem somente 3 sobreviventes em condição de voar novamente: o VH-EAG, um ex-C-121C (L1049F), na Austrália, o HB-RSC, da Breitling, ex-C-121C (L-1049F) e o N6937C (L-1049H) da SAC, pintado como L-1049G da TWA. O VH-EAG está parado desde março, o Breitling está voando e o N6037C está sem um motor, em situação desanimadora. Todos os demais modelos, L-049, L-149, L-649, L-749 (Inclusive o famoso Connie MATS) e L-1649 estão groudeados para sempre. Em sério risco de extinção.
Agradeço a quem puder colaborar com esta lista, ou corrigí-la.
Um abraço.

- Constellation
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Tupolev Tu-144
Caro SBLO,
Eu acho que ainda existe um Tupolev Tu-144 em condição de vôo, nos Estados Unidos, não se está voando ou não, mas é uma aeronave, senão extinta, em sério risco.
Já o Tupolev Tu-114, o maior, mais veloz, mais barulhento e mais fascinante turbo-hélice comercial da história, este sim, está extinto, o que é uma pena.
Convair 880 e 990, estão realmente extintos, assim como os Comet.
Um abraço.
			
			
									
						
							Eu acho que ainda existe um Tupolev Tu-144 em condição de vôo, nos Estados Unidos, não se está voando ou não, mas é uma aeronave, senão extinta, em sério risco.
Já o Tupolev Tu-114, o maior, mais veloz, mais barulhento e mais fascinante turbo-hélice comercial da história, este sim, está extinto, o que é uma pena.
Convair 880 e 990, estão realmente extintos, assim como os Comet.
Um abraço.

- Constellation
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Correto
Caro SBLO,SBLO escreveu:Meu Mestre Constellation:
O Tupolev-144 não é aquela "réplica" do Concorde e que se perdeu num acidente durante uma demonstração?
Me lembrei de mais alguns: o BAC VC-10, Hawker Siddeley Trident, Tupolev-124 e o próprio BAC-111.
Por favor, me corrija se estiver errado.
Abs
O Tu-144 é exatamente aquela réplica (ampliada, por sinal) do Concorde. Este avião, apesar daquele acidente em Paris, acabou entrando em operação antes do Concorde. Um exemplar sobrevive, em condição de vôo, e deve estar voando, nos Estados Unidos.
O Vickers VC-10 ainda voa na RAF, mas não sei se tem algum voando em Cias. Aéreas.
Quanto ao BAC 111, eu sei que ainda existem alguns na Romênia, onde esse avião foi fabricado sob licença na década de 80.
Quanto ao Trident e ao Tupolev, não sei te dizer, tenho que pesquisar melhor. É provável que o Tridente esteja extinto, mas os Tupolev não.
Um abraço.

Prezado Constellation:
Eis uma foto do Tupolev 144, o mesmo que se acidentou em Le Bourget em data de 03/06/1973:
http://www.airliners.net/open.file/0852974/L/
Fiz uma pesquisa no Airliners.net e não encontrei nenhuma foto que indique que ele está voando atualmente, somente fotos de exposição estática em muses de Moscou e de Sinsheim (Alemanha).
Abs
			
			
									
						
										
						Eis uma foto do Tupolev 144, o mesmo que se acidentou em Le Bourget em data de 03/06/1973:
http://www.airliners.net/open.file/0852974/L/
Fiz uma pesquisa no Airliners.net e não encontrei nenhuma foto que indique que ele está voando atualmente, somente fotos de exposição estática em muses de Moscou e de Sinsheim (Alemanha).
Abs
- 
				paulo roberto machado
 - CMTE.

 - Mensagens: 697
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Caravelle
Pelo que entendi o Caravelle nao pode mais voar nunca mais em nenhuma situação!Hoje em dia estao fazendo avioes de 70 lugares , seria tao bom que alguem fabricasse novamente um Caravelle moderno!!!pelo menos o nariz e janelas dele..hehe
			
			
									
						
										
						- Constellation
 - Moderador

 - Mensagens: 3086
 - Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
 - Localização: Londrina
 
Re: Caravelle
É verdade, já que seu Certificado foi cancelado. Mas parece que existe um grupo suíço que está restaurando um, para colocar em condições de vôo na categoria experimental, sem suporte nenhum do fabricante. Más não é uma tarefa fácil.paulo roberto machado escreveu:Pelo que entendi o Caravelle nao pode mais voar nunca mais em nenhuma situação!Hoje em dia estao fazendo avioes de 70 lugares , seria tao bom que alguem fabricasse novamente um Caravelle moderno!!!pelo menos o nariz e janelas dele..hehe
Um abraço.

- Constellation
 - Moderador

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 - Localização: Londrina
 
Sobreviventes
Caro Junior/LDB,
Realmente, parece que não há mais nenhum DC-10-15 voando atualmente. Esse é um avião extremamente raro, acho que foram construídos apenas 7 exemplares, para operarem em aeroportos Hot and High, como Mexico City, por exemplo. Alguns ainda não foram desmontados, mas dificilmente voarão novamente;
Quanto aos HS-748, aqui conhecidos como Avros, operaram na Varig (vendidos depois para a Bouraq Indonesia) e pela FAB, ainda existem alguns exemplares voando na Air Inuit, no Canada, e na Emerald Airways, no Reino Unido, fora os 5 C-91A reformados e doados pela FAB ao Equador.
Quanto aos Electra, os que eram da Varig já estão extintos, o último a voar foi o ex PP-VJW, no Canadá, mas já morreu também, serviu de almoxarifado para manter alguns outros heróicos voando. A sorte é que os P-3 Órion ainda estão voando, são derivados dos Electra e voarão na FAB em breve.
Um abraço.
			
			
									
						
							Realmente, parece que não há mais nenhum DC-10-15 voando atualmente. Esse é um avião extremamente raro, acho que foram construídos apenas 7 exemplares, para operarem em aeroportos Hot and High, como Mexico City, por exemplo. Alguns ainda não foram desmontados, mas dificilmente voarão novamente;
Quanto aos HS-748, aqui conhecidos como Avros, operaram na Varig (vendidos depois para a Bouraq Indonesia) e pela FAB, ainda existem alguns exemplares voando na Air Inuit, no Canada, e na Emerald Airways, no Reino Unido, fora os 5 C-91A reformados e doados pela FAB ao Equador.
Quanto aos Electra, os que eram da Varig já estão extintos, o último a voar foi o ex PP-VJW, no Canadá, mas já morreu também, serviu de almoxarifado para manter alguns outros heróicos voando. A sorte é que os P-3 Órion ainda estão voando, são derivados dos Electra e voarão na FAB em breve.
Um abraço.

- 
				juniorldb
 - MULTI

 - Mensagens: 383
 - Registrado em: Ter Fev 08, 2005 00:02
 - Localização: Londrina - PR (LDB)
 
Desta lista:juniorldb escreveu:Podemos acrescentar a essa lista:
Consolidated Catalina
Lockheed 10-C Electra
Curtiss C-46 Commando
Bristol 175 Britannia
Boeing 307 Stratoliner
Att
Wilson Junior
O Catalina ainda persiste com alguns poucos exemplares preservados em condições de voo por entusiastas, associações e museus;
O Electra (10C e 10A) não tenho de conhecimento de nenhum preservado;
O Commando também persiste nas mesmas condições dos Catalina;
O Britannia só pode ser visto em exposição estática no museu da RAF e também achei uma foto onde aparece um exposto a beira de uma rodovia também na Inglaterra;
Dos modelos desta lista o Stratoliner tem a história mais curiosa. O último modelo em condições de vôo (restaurado por um grupo de funcionários veteranos da própria Boeing com o apoio dela) passou por uma nova restauração após sofrer um acidente. Mergulhou no mar em uma baía nos EUA. Após uma dificil tarefa de remoção (foi retirado do fundo da baía), foi enviado para as oficinas da Boeing e totalmente recuperado.
Att.
JuniorLDB
- Constellation
 - Moderador

 - Mensagens: 3086
 - Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
 - Localização: Londrina
 
Caro JuniorLDB, o Stratoliner, depois desse mergulho imprevisto, foi totalmente recuperado, mas jamais deve voar novamente, está exposto no Steven F. Udvar-Hazy Center, do Smithsonian Institution, no Aeroporto Dulles, em Washington. Era, na verdade, certo fazer isso, pois a perda desse avião seria irreparável, pois não há outro exemplar intacto.juniorldb escreveu: Dos modelos desta lista o Stratoliner tem a história mais curiosa. O último modelo em condições de vôo (restaurado por um grupo de funcionários veteranos da própria Boeing com o apoio dela) passou por uma nova restauração após sofrer um acidente. Mergulhou no mar em uma baía nos EUA. Após uma dificil tarefa de remoção (foi retirado do fundo da baía), foi enviado para as oficinas da Boeing e totalmente recuperado.
Att.
JuniorLDB
Um abraço.

- 
				rafa28_alq
 - PC

 - Mensagens: 304
 - Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
 
Ta errado... O Concorde foi construido depois do 144... logo o concorde é uma replica mais pequena do 144!SBLO escreveu:Meu Mestre Constellation:
O Tupolev-144 não é aquela "réplica" do Concorde e que se perdeu num acidente durante uma demonstração?
Por favor, me corrija se estiver errado.
Abs
Rafael Henriques
			
						- 
				rafa28_alq
 - PC

 - Mensagens: 304
 - Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
 
Re: Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
Ainda vai voar durante alguns anos...Constellation escreveu:- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
Recentemente um foi comprado por um Casino, e esta registado nos EUA.
Rafael Henriques
			
						- 
				Marcelo Magalhães
 - MASTER

 - Mensagens: 1369
 - Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
 
Re: Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
Amigos:
Interessante esse thread, pois adoro o tema de aeronaves clássicas "em extinção".
Seguem comentários e algumas listas de OUT-07 de aeronaves clássicas ativas (fonte das listas: Aero Transport Data Bank - ATDB):
- Aerospatiale SE-210 Caravelle: A Airbus Industrie, detentora da Certificação de Aeronavegabilidade desse avião, pediu seu cancelamento. Há meses que nenhum exemplar desse avião fascinante voa. Virtualmente extinto;
Sim, em 1-DEZ-2004 a Airbus, detentora do CHT do Caravelle, revogou o mesmo.
Porém, a última cia aérea a operar c ele, a Waltair (da Rep. Dem. do Congo), tinha 01 em condições de vôo reg. 9Q-CPI (c/n 169 - Caravelle 10-B3, fabricado em DEZ-63) ainda em 2005 em configuração combi. Em 30-JUN-04 esse caravelle tinha um total de 57.914 horas de vôo e 40.642 cilclos
Vejam que interessante o que diz a respeito John Wegg na sua magnífica obra sobre o Caravelle editada em 2005, chamada "Caravelle - The Complete History", sobre a operação do 9Q-CPI pela Waltair (tradução livre):
"Serviços regulares com o Caravelle são operados de Kinshasa para Kananga, Mbuji Mayi e Kikwit. Apesar da configuração cargueira, uns poucos assentos permanecem na parte traseira da aeronave para passageiros e aqueles que desejarem podem ser acomodados também em cima da carga"!
Atualmente STR em Kinshasa (desde JUL-05), mas o dono disse que ele pode voar se um comprador for encontrado.
- Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto;
Foram produzidos 154 B720, estando ativos os seguintes:
Ah, a última operadora regular do modelo em serviço pax foi a gloriosa MEA do Líbano q até meados dos anos 90 operava c uma dessas aeronaves.
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
B.720-023B 18021 173 JT3D-1/PW6000 04-11-60 N720PW Pratt-&-Whitney Engine Svcs Active
B.720-023B 18024 177 JT3D-1 03-02-61 C-FETB Pratt-&-Whitney Canada Active
B.720-051B 18384 237 JT3D-3B 15-09-61 N720H Allied Signal Inc; Honeywell Avn Svcs (16 / 1 / 01) Active
- Boeing 737-100: Virtualmente extinto;
A última cia aérea a operar regularmente c o B731 foi a Aero Continente do Perú q tinha 02 exemplares da série '130, reg. OB-1736 (c/n 19017, l/n 07, fabricado em FEV-68) e OB-1745 (c/n 19014, l/n 03, fabricado em JUN-67!).
O OB-1736 voou até 2001 e depois foi STR em Opa Locka, FL, USA e BU em 2003.
Justamente o mais antigo, O OB-1745, voou até + ou - 2002 e depois foi STR em Lima e tbém BU.
- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
O B747SP é um clássico em extinção, mas ainda se encontram ativos os seguintes (considerando q foram produzidos somente 46 exemplares, ainda sobrevivem em bom número, 19):
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
B.747SP-86 20998 275 PW JT9D-7F 12-03-76 EP-IAA Iran Air IR MRO/Conversion at THR
B.747SP-86 20999 278 PW JT9D-7F 10-05-76 EP-IAB Iran Air IR Active
B.747SP-44 21132 280 PW JT9D-7FW 17-02-76 LX-LTM Luxair LG Disposed
B.747SP-94 21174 284 PW JT9D-7A 15-04-76 YK-AHA Syrianair RB Active
B.747SP-94 21175 290 PW JT9D-7A 01-07-76 YK-AHB Syrianair RB Active
B.747SP-09 21300 304 PW JT9D-7A 06-04-77 J2-SHF Daallo AL D3 MRO/Conversion at SHJ
B.747SP-21 21441 306 PW JT9D-7A 06-05-77 N747NA NASA Active
B.747SP-21 21648 367 PW JT9D-7A 20-04-79 VP-BAT Qatar Amiri Flight QX Active
B.747SP-21 21649 373 PW JT9D-7A 01-05-79 A9C-HMH Bahrain Royal Flight Active
B.747SP-68 21652 329 RR RB211-524C2 11-07-79 HZ-HM1B Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-86 21758 371 PW JT9D-7F 12-07-79 EP-IAD Iran Air IR Active
B.747SP-27 21785 405 PW JT9D-7J 07-10-79 A4O-SO Oman Royal Flight RS Active
B.747SP-27 21786 413 PW JT9D-7J 23-04-80 7O-YMN Government of Yemen Active
B.747SP-J6 21934 467 PW JT9D-7J 11-07-80 N747UT UT Finance Active
B.747SP-31 21961 415 PW JT9D-7A 02-12-79 VP-BLK Las Vegas Sands Active
B.747SP-31 21963 441 PW JT9D-7AH 08-05-80 P4-FSH Ernest Angley Ministries Active
B.747SP-68 22503 529 RR RB211-524C2 04-06-81 HZ-AIF Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-68 22750 560 RR RB211-524C2 13-04-82 HZ-AIJ Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-Z5 23610 676 RR RB211-524 09-12-89 A9C-HAK Bahrain Royal Flight Active
Outra aeronave clássica em extinção é o BAC One Eleven. Segundo o ATDB estão ativos 24 dos 244 exemplares construídos:
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
BAC 111-203AE 15 09-06-64 N200JX Select Avn Active
BAC 111-410AQ 54 16-09-65 N17MK Executive Air Lsg; Yukaipa Management (2 / 94); Fortis Avn Group (29 / 4 / 98); The Jet Place (11 / 6 / 98); Go Jet / Business Jet Svcs (24 / 7 / 98) Active
BAC 111-401AK 67 16-04-66 N161NG Northrop Grumman Active
BAC 111-401AK 78 04-08-66 UN-B1110 East Wing Active
BAC 111-401AK 79 06-08-66 XA-CMG Aerotax Monse; Coapa Air / Grupo Adelac Active
BAC 111-212AR 83 02-03-66 N200EE Grand AL; Select Avn / Elite Express (4 / 2 / 99) Active
BAC 111-401AK 86 14-10-66 TZ-BSB Government of Mali Active
BAC 111-401AK 87 10-11-66 N162W Northrop Grumman Active
BAC 111-401AK 90 06-12-66 N164W Northrop Grumman Active
BAC 111-419EP 120 08-08-67 N999BW Jet Place Inc / Business Jet Svcs Active
BAC 111-422EQ 126 08-11-67 5A-DKO Libyan AL LN Active
BAC 111-414EG 158 17-04-70 5A-DDQ Libyan AL LN Active
BAC 111-414EG 163 26-01-70 N111JX Select Avn; Pearl Jam Touring Inc / Select Lsg (2 / 5 / 06) Active
BAC 111-479FU 245 04-03-72 ZE433 QinetiQ Active
BAC 111-485GD(F) 247 18-12-74 551 Royal AF of Oman Active
BAC 111-485GD(F) 249 20-12-74 552 Royal AF of Oman Active
BAC 111-479FU 250 14-08-73 ZE432 QinetiQ Active
BAC 111-485GD(F) 251 01-11-75 553 Royal AF of Oman Active
BAC 111-525FT 253 04-04-77 EX-086 Skyway Cargo Active. Leased out
BAC 111-488GH 259 15-05-78 YR-HRS MIA AL Active
BAC 111-492GM 260 01-05-84 YR-MIA MIA AL Active
BAC 111-539GL 263 03-03-80 ZH763 QinetiQ Active
RomBAC 111-561RC 403 08-84 EX-103 Skyway Cargo Active. Leased out
RomBAC 111-561RC 405 04-86 YR-BRE Romavia WQ Active. Leased out
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
			
			
									
						
										
						Interessante esse thread, pois adoro o tema de aeronaves clássicas "em extinção".
Seguem comentários e algumas listas de OUT-07 de aeronaves clássicas ativas (fonte das listas: Aero Transport Data Bank - ATDB):
- Aerospatiale SE-210 Caravelle: A Airbus Industrie, detentora da Certificação de Aeronavegabilidade desse avião, pediu seu cancelamento. Há meses que nenhum exemplar desse avião fascinante voa. Virtualmente extinto;
Sim, em 1-DEZ-2004 a Airbus, detentora do CHT do Caravelle, revogou o mesmo.
Porém, a última cia aérea a operar c ele, a Waltair (da Rep. Dem. do Congo), tinha 01 em condições de vôo reg. 9Q-CPI (c/n 169 - Caravelle 10-B3, fabricado em DEZ-63) ainda em 2005 em configuração combi. Em 30-JUN-04 esse caravelle tinha um total de 57.914 horas de vôo e 40.642 cilclos
Vejam que interessante o que diz a respeito John Wegg na sua magnífica obra sobre o Caravelle editada em 2005, chamada "Caravelle - The Complete History", sobre a operação do 9Q-CPI pela Waltair (tradução livre):
"Serviços regulares com o Caravelle são operados de Kinshasa para Kananga, Mbuji Mayi e Kikwit. Apesar da configuração cargueira, uns poucos assentos permanecem na parte traseira da aeronave para passageiros e aqueles que desejarem podem ser acomodados também em cima da carga"!
Atualmente STR em Kinshasa (desde JUL-05), mas o dono disse que ele pode voar se um comprador for encontrado.
- Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto;
Foram produzidos 154 B720, estando ativos os seguintes:
Ah, a última operadora regular do modelo em serviço pax foi a gloriosa MEA do Líbano q até meados dos anos 90 operava c uma dessas aeronaves.
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
B.720-023B 18021 173 JT3D-1/PW6000 04-11-60 N720PW Pratt-&-Whitney Engine Svcs Active
B.720-023B 18024 177 JT3D-1 03-02-61 C-FETB Pratt-&-Whitney Canada Active
B.720-051B 18384 237 JT3D-3B 15-09-61 N720H Allied Signal Inc; Honeywell Avn Svcs (16 / 1 / 01) Active
- Boeing 737-100: Virtualmente extinto;
A última cia aérea a operar regularmente c o B731 foi a Aero Continente do Perú q tinha 02 exemplares da série '130, reg. OB-1736 (c/n 19017, l/n 07, fabricado em FEV-68) e OB-1745 (c/n 19014, l/n 03, fabricado em JUN-67!).
O OB-1736 voou até 2001 e depois foi STR em Opa Locka, FL, USA e BU em 2003.
Justamente o mais antigo, O OB-1745, voou até + ou - 2002 e depois foi STR em Lima e tbém BU.
- Boeing 747-SP: O Golfo Pérsico parece ser o lar dos últimos SP sobreviventes. Não deve haver mais que 3 aviões desses em vôo. Em sério risco de extinção;
O B747SP é um clássico em extinção, mas ainda se encontram ativos os seguintes (considerando q foram produzidos somente 46 exemplares, ainda sobrevivem em bom número, 19):
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
B.747SP-86 20998 275 PW JT9D-7F 12-03-76 EP-IAA Iran Air IR MRO/Conversion at THR
B.747SP-86 20999 278 PW JT9D-7F 10-05-76 EP-IAB Iran Air IR Active
B.747SP-44 21132 280 PW JT9D-7FW 17-02-76 LX-LTM Luxair LG Disposed
B.747SP-94 21174 284 PW JT9D-7A 15-04-76 YK-AHA Syrianair RB Active
B.747SP-94 21175 290 PW JT9D-7A 01-07-76 YK-AHB Syrianair RB Active
B.747SP-09 21300 304 PW JT9D-7A 06-04-77 J2-SHF Daallo AL D3 MRO/Conversion at SHJ
B.747SP-21 21441 306 PW JT9D-7A 06-05-77 N747NA NASA Active
B.747SP-21 21648 367 PW JT9D-7A 20-04-79 VP-BAT Qatar Amiri Flight QX Active
B.747SP-21 21649 373 PW JT9D-7A 01-05-79 A9C-HMH Bahrain Royal Flight Active
B.747SP-68 21652 329 RR RB211-524C2 11-07-79 HZ-HM1B Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-86 21758 371 PW JT9D-7F 12-07-79 EP-IAD Iran Air IR Active
B.747SP-27 21785 405 PW JT9D-7J 07-10-79 A4O-SO Oman Royal Flight RS Active
B.747SP-27 21786 413 PW JT9D-7J 23-04-80 7O-YMN Government of Yemen Active
B.747SP-J6 21934 467 PW JT9D-7J 11-07-80 N747UT UT Finance Active
B.747SP-31 21961 415 PW JT9D-7A 02-12-79 VP-BLK Las Vegas Sands Active
B.747SP-31 21963 441 PW JT9D-7AH 08-05-80 P4-FSH Ernest Angley Ministries Active
B.747SP-68 22503 529 RR RB211-524C2 04-06-81 HZ-AIF Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-68 22750 560 RR RB211-524C2 13-04-82 HZ-AIJ Saudi Arabian VIP Flight Active
B.747SP-Z5 23610 676 RR RB211-524 09-12-89 A9C-HAK Bahrain Royal Flight Active
Outra aeronave clássica em extinção é o BAC One Eleven. Segundo o ATDB estão ativos 24 dos 244 exemplares construídos:
Type MSN s/n Engines Built Reg'n Operator IATA Status
BAC 111-203AE 15 09-06-64 N200JX Select Avn Active
BAC 111-410AQ 54 16-09-65 N17MK Executive Air Lsg; Yukaipa Management (2 / 94); Fortis Avn Group (29 / 4 / 98); The Jet Place (11 / 6 / 98); Go Jet / Business Jet Svcs (24 / 7 / 98) Active
BAC 111-401AK 67 16-04-66 N161NG Northrop Grumman Active
BAC 111-401AK 78 04-08-66 UN-B1110 East Wing Active
BAC 111-401AK 79 06-08-66 XA-CMG Aerotax Monse; Coapa Air / Grupo Adelac Active
BAC 111-212AR 83 02-03-66 N200EE Grand AL; Select Avn / Elite Express (4 / 2 / 99) Active
BAC 111-401AK 86 14-10-66 TZ-BSB Government of Mali Active
BAC 111-401AK 87 10-11-66 N162W Northrop Grumman Active
BAC 111-401AK 90 06-12-66 N164W Northrop Grumman Active
BAC 111-419EP 120 08-08-67 N999BW Jet Place Inc / Business Jet Svcs Active
BAC 111-422EQ 126 08-11-67 5A-DKO Libyan AL LN Active
BAC 111-414EG 158 17-04-70 5A-DDQ Libyan AL LN Active
BAC 111-414EG 163 26-01-70 N111JX Select Avn; Pearl Jam Touring Inc / Select Lsg (2 / 5 / 06) Active
BAC 111-479FU 245 04-03-72 ZE433 QinetiQ Active
BAC 111-485GD(F) 247 18-12-74 551 Royal AF of Oman Active
BAC 111-485GD(F) 249 20-12-74 552 Royal AF of Oman Active
BAC 111-479FU 250 14-08-73 ZE432 QinetiQ Active
BAC 111-485GD(F) 251 01-11-75 553 Royal AF of Oman Active
BAC 111-525FT 253 04-04-77 EX-086 Skyway Cargo Active. Leased out
BAC 111-488GH 259 15-05-78 YR-HRS MIA AL Active
BAC 111-492GM 260 01-05-84 YR-MIA MIA AL Active
BAC 111-539GL 263 03-03-80 ZH763 QinetiQ Active
RomBAC 111-561RC 403 08-84 EX-103 Skyway Cargo Active. Leased out
RomBAC 111-561RC 405 04-86 YR-BRE Romavia WQ Active. Leased out
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
- 
				Marcelo Magalhães
 - MASTER

 - Mensagens: 1369
 - Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
 
Re: Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
Amigos:
Porém, a última cia aérea a operar c ele, a Waltair (da Rep. Dem. do Congo), tinha 01 em condições de vôo reg. 9Q-CPI (c/n 169 - Caravelle 10-B3, fabricado em DEZ-63) ainda em 2005 em configuração combi. Em 30-JUN-04 esse caravelle tinha um total de 57.914 horas de vôo e 40.642 cilclos
Vejam que interessante o que diz a respeito John Wegg na sua magnífica obra sobre o Caravelle editada em 2005, chamada "Caravelle - The Complete History", sobre a operação do 9Q-CPI pela Waltair (tradução livre):
"Serviços regulares com o Caravelle são operados de Kinshasa para Kananga, Mbuji Mayi e Kikwit. Apesar da configuração cargueira, uns poucos assentos permanecem na parte traseira da aeronave para passageiros e aqueles que desejarem podem ser acomodados também em cima da carga"!
Atualmente STR em Kinshasa (desde JUL-05), mas o dono disse que ele pode voar se um comprador for encontrado.
Apenas p complementar minha info acima, na última edição da revista World Airline Fleets News aparece uma foto tirada em Kinshasa em 4 de outubro do 9Q-CPI já sem várias partes, sendo BU!
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
			
			
									
						
										
						Porém, a última cia aérea a operar c ele, a Waltair (da Rep. Dem. do Congo), tinha 01 em condições de vôo reg. 9Q-CPI (c/n 169 - Caravelle 10-B3, fabricado em DEZ-63) ainda em 2005 em configuração combi. Em 30-JUN-04 esse caravelle tinha um total de 57.914 horas de vôo e 40.642 cilclos
Vejam que interessante o que diz a respeito John Wegg na sua magnífica obra sobre o Caravelle editada em 2005, chamada "Caravelle - The Complete History", sobre a operação do 9Q-CPI pela Waltair (tradução livre):
"Serviços regulares com o Caravelle são operados de Kinshasa para Kananga, Mbuji Mayi e Kikwit. Apesar da configuração cargueira, uns poucos assentos permanecem na parte traseira da aeronave para passageiros e aqueles que desejarem podem ser acomodados também em cima da carga"!
Atualmente STR em Kinshasa (desde JUL-05), mas o dono disse que ele pode voar se um comprador for encontrado.
Apenas p complementar minha info acima, na última edição da revista World Airline Fleets News aparece uma foto tirada em Kinshasa em 4 de outubro do 9Q-CPI já sem várias partes, sendo BU!
Abraços:
Marcelo Magalhães
POA/RS
Re: Aeronaves extintas ou em perigo de extinção.
Olha uma foto do "bichinho" aí:Marcelo Magalhães escreveu:Boeing 720: existe um que provavelmente ainda está em vôo, operado com avião laboratório pela Pratt & Whitney Canada (C-FETB). Em sério risco de extinção, senão já extinto
http://www.airliners.net/open.file/1294251/L/
Abs
- 
				meron Kovalchuk
 - PC

 - Mensagens: 140
 - Registrado em: Seg Jan 01, 2007 20:16
 - Localização: curitiba pr
 
Quanto ao 747SP, a fabricante de motores Pratt & Whitney possue um para testes de seus novos motores, atualmente o PW1000G, de 28000 libras de empuxo se encontra instalado nesta aeronave e deverá ser o motor  do Mitsubishi Regional Jet do Japão  que será direto competidor do Embraer 190. 
no mercado de regionais a partir da próxima década.(Fonte:revista Aviation Week & Space Technology de 18/8/08)
meron@uol.com.br
			
			
									
						
										
						no mercado de regionais a partir da próxima década.(Fonte:revista Aviation Week & Space Technology de 18/8/08)
meron@uol.com.br