Vejam quanto custa formar um Piloto Comercial.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Vejam quanto custa formar um Piloto Comercial.

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu acredito que muitos participantes do Fórum são curiosos de saber quanto custa para se fazer um Curso de Piloto e chegar ao mercado de trabalho, que hoje está bastante aquecido e carente de profissionais.

Não é barato. Ao contrário do que ocorria antigamente, o Governo não dá mais nenhum incentivo para a formação de pilotos, exceto fornecer aeronaves aos aeroclubes, os quais, entretanto, pagam integralmente os custos de manutenção e o combustível a preço de mercado. Alguns aeroclube oferecem horas de vôo a um preço muito baixo, mas pagam muito mal aos instrutores (quando pagam...), e param o avião quando chega o TBO do motor.

O estudo que eu fiz, a seguir, é o CUSTO MÍNIMO para se tirar uma Licença de Piloto Comercial - IFR - Multimotor, condição mínima para se entrar no mercado:

Curso Teórico de PP: R$ 1.000,00
Material Didático: R$ 250,00
CCF Inicial: R$ 700,00
Banca da ANAC PP: R$ 250,00
40 horas de vôo em Aero Boero: R$ 8.000,00
Vôo de cheque e GRU ANAC: R$ 400,00
Curso de PC/IFR: R$ 1.000,00
Material Didático PC/IFR: R$ 200,00
CCF Inicial 1ª Classe: R$ 800,00
Banca ANAC PC/IFR: R$ 250,00
70 horas de vôo em Aero Boero: R$ 14.000,00
25 horas em Simulador IFR: R$ 1.000,00
25 horas de vôo IFR: R$ 10.000,00
15 horas de vôo Multimotor: R$ 15.000,00
Vôo de Cheque PC/IFR/Multi + GRU ANAC: 1700,00

Custo Total: R$ 54.550,00

Na prática, dificilmente alguém conseguirá gastar tão pouco (????). Conseguir R$ 200,00 por hora de vôo de Aero Boero somente é possível comprando pacotes de, no mínimo, 10 horas. O preço por hora, comprada individualmente, é de R$ 250,00. Existem alguns Aeroclubes que cobram R$ 160,00, R$ 170,00, mas que possuem um ou dois aviões e operam em pistas de grama, sem rádio, e manutenção duvidosa. Também temos que considerar que nem todo piloto se adapta aos manhosos Aero Boeros, e preferem os mais dóceis Cessnas 150 (R$ 270,00 a hora), ou Cherokee 140/Tupi (R$ 300,00 a hora);

Voar baratinho em um Paulistinha P-56 ou CAP-4 é uma opção, mas pouco interessante para quem tem a intenção de ser profissional, pois essas aeronaves não têm rádio e nem transponder (não tem sequer sistema elétrico...).

Temos que considerar que é bastante raro que um piloto consiga checar PP com apenas 40 horas de vôo. A ANAC exige apenas 35 horas, mas as missões, caso sejam muito bem cumpridas, levam pelo menos 40. É comum alunos levarem mais de 50 horas para checar, especialmente se o intervalo entre os vôos for muito longo (coisa comum de acontecer com falta de R$$).

Temos alguns outros agravantes:

Nem todo mundo tem a sorte de morar em uma cidade que possui um bom e eficiente aeroclube, ja que menos de 20 aeroclubes no país conseguem formar profissionais em todos os níveis e com qualidade. Então, o candidato deve se preocupar em se manter em uma outra cidade, com todos os custos que isso implica (aluguel, refeições fora de casa, transporte, etc.). Ademais, os melhores aeroclubes estão localizados em cidades com alto custo de vida;

Se formar um Piloto Privado com 40 horas já é difícil, formar um Piloto Comercial - IFR - Multi com 150 horas, como foi ilustrado na planilha de custos, beira as raias do impossível. Muitos optam por checar PC - Visual - Mono, pois pelo menos é profissional, ainda que de qualidade insuficiente para chegar a trabalhar para um empregador decente. O normal é chegar a PC - IFR - Multi em cerca de 220 a 250 horas de vôo.

Tem como reduzir custos?? Sim, tem. É possível "canetar" horas, mas não experiência de vôo. A ANAC cruza dados de aeronaves com registros de horas de vôo, e é muito fácil cometer "inconsistências". Se for descoberto que alguém "canetou" horas, mesmo anos depois de checado, o sujeito pode perder a licença, e até o emprego (por justa causa). Também é possível voar em um Aeroclube do interiorzão, voando Paulistinha, em pista de grama, baratinho, mas bem pouco profissional.

Todo Piloto Comercial iniciante deve considerar a necessidade de se fazer um Curso de Instrutor de Vôo (INVA), pois dar instrução em um (bom) Aeroclube é um ótimo começo de carreira, e um ótimo meio de ganhar experiência de vôo (e de vida).

Deve-se levar em consideração que uma Cia. dificilmente irá checar um Piloto em Comando sem curso superior. Existem muitos comandantes sem Curso Superior atualmente, mas a maioria está correndo atrás do prejuízo, de alguma forma, e um piloto novinho dificilmente chegará ao comando sem um diploma de Bacharel ou Tecnólogo em alguma coisa. Pode ser qualquer coisa, mas o Curso Superior tende a se tornar essencial em muito pouco tempo. O mais óbvio é cursar Ciências Aeronáuticas, Aviação Civil, Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves, etc., mas até Educação Física ou Pedagogia podem suprir essa deficiência, já que é importante ter 3º grau, não importa em quê.

Em suma, quem iniciar hoje um Curso de Piloto Privado, com todas as variáveis apresentadas, para se tornar um profissional, deve esperar gastar cerca de R$ 80.000,00, pelo menos. Se levar 5 anos, isso dá um custo de, aproximadamente, R$ 1350,00 mensais "limpinhos".

Em vista dos salários pagos na aviação hoje, para co-pila ou cmte, o custo, para quem pode pagar, compensa, já que o mercado está carente. Sai mais barato que uma faculdade de medicina e não precisa fazer um vestibular extra-difícil. E não precisa ver sangue...

Amigos, desculpem o texto longo, mas acho que isso tira dúvidas de muita gente.

До свндаиня
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Futilidades

Caros amigos,

Para ser bem sincero, devo levar em consideração alguns fatos e pressupostos:

1 - R$ 80 mil é muito dinheiro. É o que ganha um trabalhador de salário mínimo durante 20 anos!!!

2 - Todavia, existe muita gente que tem esse dinheiro. Tem sujeito que gasta isso em um único carro, bonito, confortável, mas, pra quê?? Sai muito mais barato comprar uma Honda Bizz ou uma Yamaha Kripton usada, como meio de transporte individual. No dia que chove ou faz muito frio, pega um táxi, e pronto. Você não gasta de táxi, em uma ano, o que gasta no IPVA de um carro de 80 mil contos de réis;

3 - Nós gastamos muita grana hoje não para nosso conforto, mas para mostrar para os outros que temos "status", que somos "ricos", "bem sucedidos", "competentes", "competitivos". Eu acho mais produtivo gastar simplesmente para ser "felizes", e não competir com ninguém.

4 - Quanto mais o sujeito ostentar hoje, mais irá chamar atenção de bandidos. O pobrão pode morar na favela, pois seus bens não interessam a bandidagem. Um cara muito rico precisa ficar de olho em todo mundo, incluindo parentes, namoradas, esposas, empregados, seguranças, etc.. Será que compensa ostentar riqueza?? Quer competir ao Prêmio de "Sequestrável do Mês"??

5 - Investir em conhecimento compensa. Fazer um Curso de Piloto Comercial compensa. É caro e o Governo é que é culpado, pois não incentiva, mas compensa. Compensa porque vai te deixar feliz, fazendo o que gosta, certo? Se você gosta de sangue, vá fazer Medicina, Enfermagem, Curso de Paramédico, sei lá... Se gosta de futebol, vá jogar pelada até que um olheiro (sim, existem...) veja teu talento. E, se gosta de voar, voe e seja feliz.

6 - Não desperdiçe seu dinheiro para enriquecer os outros, use para ser feliz e não para mostrar para os outros.

До свндаиня
Imagem
João Vitor
PC
PC
Contato:

Mensagem por João Vitor »

Dá para gastar bem menos, tem valores que estão bem acima do normal (CCF), EJ tá com R$ 210 no C152.

E ainda tem o fato de poder voar acft particular no PC, que mata metade desse valor. :D

E se a $$ estiver realmente apertada, tem gastos que dá para remover, como o PP teórico.
João Vitor Sayão
Minhas fotos no Airliners.net
Constellation
Moderador
Moderador

João Vitor escreveu:Dá para gastar bem menos, tem valores que estão bem acima do normal (CCF), EJ tá com R$ 210 no C152.

E ainda tem o fato de poder voar acft particular no PC, que mata metade desse valor. :D
Experimente e me fale...

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Maracutaias...

Caros amigos,

Em vista do que eu já vi me matéria de instrução, tomem cuidado com as maracutaias que estão por aí:

1 - Existem escolas e aeroclubes que oferecem um preço muito baixo por hora de vôo. Muitas vezes, esmerilham o avião (do governo) até o TBO e depois jogam para a próxima gestão resolver, ou devolvem a aeronave (em estado de sucata) para o governo;

2 - Por baixo do baixo custo, podem estar muitos problemas. Em alguns aeroclubes, o "instrutor" é um PP, que está pagando parte do vôo para "ganhar experiência", que assina é outro, com carteira de INVA, mas que não trabalha, não vôo, não está ganhando experiência coisa nenhuma, só alguns trocados;

3 - Horas de vôo podem durar 60 minutos, 55 minutos, 50 minutos, 45 minutos, só depende do Aeroclube... É facil, voa-se menos, mas lançam-se a mais e aí, fica tudo certo, certo???

4 - Manutenção de aeronaves, para um Aeroclube, custa tão caro quanto para um operador privado, assim como o combustível. Já vi mangueiras GM, VW e Fiat em motor Lycoming, e "mecânico " fazendo junta com estilete e tesourinha de cortar unha... É claro, pane não derruba avião sozinha...

5 - Imaginem um "piloto" formado no Aeroclube de Cafundós do Judas, com sua linda pista gramada, impecável, bem conservada pelo Seo Zé, sem rádio e sem nada que atrapalhe a linda arte de voar, se aventurando na TMA São Paulo, naqueles corredores visuais, com pontos de referência prá lá de duvidosos, com um monte de helicópteros que vêm de sabe lá Deus de onde??? Segurança de vôo e profissionalismo é isso.

Vamos lá, cadê os PC/IFR Multi que gastaram menos de 80 contos de réis com a sua carteira bem tirada??

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Vôo em aeronave particular.

Caros amigos,

Essa história de fazer as horas de PP e PC em aeronaves particulares, fora de Aeroclube, também tem os seus "senões":

1 - Legalmente falando, você só pode fazer isso em aeronave de sua propriedade, ou, no mínimo, aeronave pertencente à sua família;

2 - Voar, ainda que de graça, em aeronave de amigos, para conseguir um "Curso de PC" grátis, pode ser considerado "Exercício Ilegal de Profisão, sujeito até ao Código Penal;

3 - As aeronaves privadas voadas por terceiros são monitoradas pelos Inspac, pois são as mais sujeitas a maracutaias como venda de horas, fajutagem, chunchos, etc.

4 - Existem muitos "pilotos", proprietários de aeronaves, que estão com suas licenças e CCF vencidos, que levam "pilotos em instrução" só para assinar como "pilotos em comando", fazer planos de vôo, falar no rádio, mas nem sequer tocam nos comandos. Mas as "horas" estão lançadas, certo?? Será que conta como "experiência"???

5 - Já vi PP checado com 15 horas em Aeroclube, e dizerem que economizaram um dinheirão fazendo horas em aeronaves privadas. Eu sei quanto CUSTA uma hora de vôo, e, sinceramento, duvido de qualquer afirmação nesse sentido.

Um abraço.
Imagem
João Vitor
PC
PC
Contato:

Mensagem por João Vitor »

Vai da pessoa saber se o que ela está fazendo vai garantir ou não experiência para ela, se o piloto/proprietário da aeronave está com CCF em dia e etc.

Do mesmo jeito que é uma opção da pessoa canetar ou não as horas.

Sobre o "experimente e me fale", é referido a EJ?

Em relação a estrutura do aeroclube, na EJ é pista asfaltada, grande parte da instrução feita em Bauru e cidades da região com APP 24h, ATIS, tráfego comercial e etc. Além de navegação para SP que snme é obrigatória para checar PC na EJ.
João Vitor Sayão
Minhas fotos no Airliners.net
classicpilot
PP
PP

Mensagem por classicpilot »

Constellation,

entendo sua preocupação com a falta de incentivo do governo e aprecio bastante seus tópicos sobre ensino e desenvolvimento da carreira de um aeronauta, porém descordo em alguns pontos sobre esse "orçamento" que você apresentou e gostaria de comentá-los.

Entenda que não é nada no sentido da "discórdia" pura e simplesmente, mas sim no sentido de acharmos uma maneira mais fácil para quem quer seguir a carreira e está disposto a encarar a entrada na profissão mais facinante do mundo! Vamos lá:

Curso Teórico de PP: 00,00!
Pelo menos até pouco tempo atrás, não era obrigatório o curso teórico de PP em escola homologada. Com isso, pode-se estudar em casa e obter ajuda de colegas da aviação para tirar dúvidas, além dos vários sites especializados na internet.

Material Didático: R$ 250,00
Estou por fora dos preços de livro, mas acredito que deve ser isso mesmo.

CCF Inicial: R$ 350,00
Não está na casa dos R$330,00? Há 1 ano atrás fiz o meu inicial de PLA e paguei algo em torno disso...

Banca da ANAC PP: R$ 250,00
É... dessa não tem como escapar!

35 horas de vôo em Paulistinha/J3: R$6.300,00
Veja bem, conheço mais de 1 aeroclube que têm excelentes aviões "velhos", mas muito bem cuidados. Inclusive no aeroclube que fiz a maior parte das minhas horas de vôo (no interior do PR) o avião era tão "xodó" de todos que era mais bem cuidado do que a própria mulher do presidente do aeroclube! Com isso, dá pra se voar com segurança e bom aproveitamento em aviões mais antigos a R$180,00 ou R$190,00 a hora. E 95% dos alunos checaram com 35h...

Vôo de cheque e GRU ANAC: R$ 400,00
Não escapa muito disso também...

Curso de PC/IFR: R$ 1.000,00
Está na média, se bem que se procurar, pode achar até mais barato, mas talvez existe despesas com moradia fora da "cidade natal" do aluno.

Material Didático PC/IFR: R$ 200,00
Considerando que o livro de Meteorologia não precisa ser comprado novamente, está dentro sim o preço.

CCF Inicial 1ª Classe: R$ 350,00
Mais uma vez volto no assunto acima. Está tão caro assim mesmo ou você está considerando os exames que o candidato tem que fazer externamente? Pra mim, é na faixa dos R$330,00, e se o candidato tiver um plano de saúde regular (nem precisa ser tão bom), não gasta nada com exames externos.

Banca ANAC PC/IFR: R$ 250,00
Ok...

Com relação às hora do PC, eu fiz 130h de vôo VFR, 25h de SIM e 20h de vôo IFR. Com isso, temos o seguinte "orçamento":
95h de vôo VFR de PC (descontando já as 35h do PP) - R$17.100,00
25h de SIM - R$1.000,00
20h de vôo IFR em avião Cessna - por volta de R$6.500,00
NÃO ESTOU CONSIDERANDO O MULTI
Vôo de Cheque PC/IFR + GRU ANAC: 700,00

Custo Total: R$34.650,00 (contra R$54.550,00).

Mais uma vez, esses valores são baseados no que eu fiz há quase 2 anos atrás, mas acredito que não tenham variado muito. Pelo menos a hora de vôo no aeroclube que eu voei continua a mesma.

Vale lembrar também que existem valores de transporte, alimentação e vários outros sacrifícios que não têm valor monetário (privação de festas para estudar/voar, saudade da família, distância dos entes queridos em datas importantes, etc).

O que eu gostaria de demonstrar é que se o candidato quiser realmente voar e dar certo na aviação, ele vai dar! Basta garimpar, procurar direito que vai acabar achando uma situação melhor para se formar.

Vamos às opiniões! :-)
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Re: Vôo em aeronave particular.

Mensagem por Marcelo Affonso »

[quote="Constellation"]Caros amigos,

Essa história de fazer as horas de PP e PC em aeronaves particulares, fora de Aeroclube, também tem os seus "senões":

1 - Legalmente falando, você só pode fazer isso em aeronave de sua propriedade, ou, no mínimo, aeronave pertencente à sua família;

2 - Voar, ainda que de graça, em aeronave de amigos, para conseguir um "Curso de PC" grátis, pode ser considerado "Exercício Ilegal de Profisão, sujeito até ao Código Penal;

Costellation acredito que você esteje errado em sua afirmação, não há problema em você voar uma aeronave particular para fazer suas horas de PC, digo aeronave que não seje sua nem de parentes. Muito pelo contrario você voando uma aeronave particular você não pode exigir nenhum salario por parte do proprietário por ter só o PP, se você voar uma aeronave particular, só com o PP e ganhar salário, aí sim você está em desacordo com as regras. Lembre-se PP pode se voar aeronaves monomotoras, em condições visuais, mas em nenhum momento se fala que tem que ser sua propria aeronave.

Abraços
Constellation
Moderador
Moderador

problemas

Caros amigos,

Realmente não há problema legal nenhum em voar uma aeronave particular sem remuneração, exceto por dois fatores:

1 - Você está tirando emprego de um piloto comercial legalmente habilitado e reduzindo o salário dos outros;

2 - 9 em cada 10 proprietários de aeronaves não vão deixar você pousar e nem sequer decolar o avião. Só voa em cruzeiro, fala no rádio e baixa o trem. Segurar instrumento ou em uma pane, jamais...

Quanto ao ensino nos Paulistinhas, realmente trata-se de uma aeronave gostosa de voar, mas que hoje em dia deixa a desejar, pois não tem sistema elétrico, não tem rádio, não tem transponder. O fato de ter bom aspecto e ser mais bem cuidado que a mulher do dono não quer dizer que sua manutenção foi bem feita. Há seis meses que estou procurando um eixo de manivelas inteiro para um CAP-4 e não existe, e conheço muito mecânico que "recupera, e fica zero...", só que não confio... Parafusos do garfo do montante é a mesma coisa, a maioria dos aviões não cumpriu DA. Eu conheço duas dúzias de Paulistinhas que voam instrução meia boca.

Aqui em LDB, já pegamos aluno de INVA que voava pra "c*c*t*, mas que nem sequer sabia o alfabeto fonético e nem sabia colocar a frequencia no rádio, pois seu paulistinha tinha só um radinho de mão com a frequencia livre. Como ser profissional assim???

Também conheço alunos autodidatas de PP, ou alunos de E-Fly, que já estão na enésima banca. Nosso curso de PP vive cheio.

No final, o barato sai caro, e o cara gasta uma grana sim. Já fui aluno pobre um dia e tentei de tudo para reduzir os custos, sem sucesso, a não ser se fosse na ilegalidade.

До свндаиня
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

PP com 35 horas

Caros amigos,

Eu conheço vários aeroclubes nos quais os alunos checam PP com 35 horas cravadas, sabendo voar ou não.

Não dá para cumprir um programa decente de treinamento, com todas as manobras previstas, em Aero Boero, em 35 horas de vôo. os melhores checam com 40 e muitos passaram das 60.

Tivemos alunos de PC e até de INVA que nunca tinham feito um oito-sobre-marcos, nem estol de 3º tipo, nem outras manobras diversas, só sabiam pousar e decolar, nem vôo nivelado mantinham.

Um abraço.
Imagem
classicpilot
PP
PP

Bom, infelizmente a conversa tomou um rumo que eu não desejava, mas enfim, cada um é cada um.

Mesmo voando um Paulistinha velho (que "deixa a desejar"), sem sistema elétrico, sem transponder e sem rádio, eu e mais 6 pessoas da minha turma fizemos nossa formação da melhor maneira possível e tenho certeza de que não "deixamos a desejar" em nenhum aspecto, haja vista que todos se encaminharam na aviação de forma profissional.

Com relação aos autodidatas, vai de cada um ir atrás do que realmente quer pra sí. Eu só quis dizer que dá pra passar na prova do PP sim, e sem fazer curso. Do mesmo jeito que o seu curso de PP está sempre cheio, Constellation, conheço gente que passou sem maiores dificuldades logo na 1ª banca, estudando com os mesmos livros do seu curso de PP e tirando dúvidas com colegas e também na internet.

Se no AB115 não dá pra cumprir o currículo todo do curso de PP em 35h, então pq o currículo tem 35h? No Paulistinha (que "deixa a desejar"), todos da minha turma (eu + 6 pessoas) cumprimos em 35/36/37h. Anormais? Ases? Não... só um "bando" de alunos com vontade de aprender, que levaram a coisa bem a sério e que sabiam que o dinheiro era contado.

Sobre os alunos que não sabem fazer 8 sobre marcos, 8 ao redor, S sob estrada, etc, acho que esse não foi o tópico. O tópico era do CUSTO da formação, e eu (assim como todos da minha turma e mais muita gente que eu conheço) conseguiram "chegar lá" com menos de R$54.000,00. Portanto, aos que não possuem 54k, mas que até encaram algo em torno de R$30.000,00, eu digo uma coisa: não desistam! Quem corre atrás consegue, e você mesmo é o gestor da sua própria formação.
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Cada um é de um jeito.... pode se formar otimos pilotos que voaram só Paulistinha como péssimos pilotos que voaram Cessna ou algo assim. Isso vai depender do empenho de cada um, muito do seu treinamento é feito no solo, estudando. Realmente eu acredito que tem como baixar os 54 mil descritos inicialmente pelo Constellation, sem que isso afete sua formação.
Eu não posso falar com relação ao Boero ou Paulistinha, mas o pessoal que tem voado regularmente o Cessna aqui em Curitiba, na verdade tem conseguido completar todo o treinamento prático com 33,34 horas, antes mesmo do exigido pela ANAC. Os que tem voado com espaçamento grande tem checado com 40,45 horas devidos os constantes repasses. Não fiz os calculos mas vou levar em consideração os 35 mil já citado aqui, não é qualquer um que tem 35 mil para investir numa carreira, tem se formado poucos PC's anualmente no Brasil, é muito provavel que em breve vamos ter alguma alteração nos minimos de hora, ou então algum incentivo por parte do governo para a formação de pilotos, pois a demanda está crescendo muito e não haverá profissionais capacitados para ocupar os cockpits futuramente.
E lembrem-se ano que vem entra a regulamentação da ICAO com relação ao inglês, posso dizer com segurança que 60% dos pilotos que eu conheço não tem inglês suficiente para passar na prova, isso será mais um agravante, pois terá muito PC-IFR que tem suas 500,600 horas que não poderá entrar em uma companhia aérea por ter um inglês fora do nível 4 da ICAO.

Abraços
Constellation
Moderador
Moderador

Paulistinhas: até quando essas máquinas aguentam??

Caros amigos,

Eu não disse que que é impossível voar a um custo inferior as 54 mil que eu citei. Todavia, sabemos que é impossível que todo mundo consiga um Paulistinha para voar baratinho, até porque a maioria dos Paulistinhas tem mais de 45 anos de uso, e existem já bem poucos em condição de vôo.

Ademais, nenhum aeroclube tem uma frota considerável de Paulistinhas, quando chega o TBO do motor a aeronave para por um bom tempo, pois tem peças difíceis de se obter.

A aeronave padrão de instrução hoje no Brasil é o Aero Boero. Cessna 150/152 são mais raros ainda que os Paulistinhas. por isso, fiz o cálculo baseado na aeronave padrão, certo?

A maioria dos comandantes de jato hoje começou realmente em uma máquina dessas, mas seu número deve declinar rapidamente. Essas aeronaves não podem, por exemplo, voar na TMA Londrina e nem nas outras TMA, por não terem Transponder Modo C, e acabam ficando muito restritos. Dá para quebrar o galho no PP, mas para o PC fica bem complicado, e não dá para fazer INVA.

O fato é que, mesmo para os poucos que consigam gastar apenas 35 mil, ainda é caro demais para a maioria dos alunos. O que eu quis chamar a atenção é de que, se o Governo não der algum incentivo, como reduzir os impostos sobre o combustível ou isentar taxas de importação de peças de reposição ou aeronaves, em breve a ANAC terá que permitir a entrada de pilotos estrangeiros para que a frota continue voando, e isso não podemos aceitar de forma alguma.

Um abraço.
Imagem
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

Eu acho que pra começar não tem que fazer planilha de custos. Quem faz isso só vai desanimar, a não ser que tenha muito dinheiro. Pra chegar no PC/Multi/IFR o negócio é feito bem devagar, contando com uma ajuda aqui, outra ali, uma economia aqui outra lá. Todos que eu conheço que lá chegaram fizeram dessa forma. Demora sim mas um dia o cara chega lá. Isso é igual construção, você coloca na planilha tijolo a 1 real mas aí na hora que precisa dele passa um furacão na região produtora de tijolos e o que era 1 real vira 5. No fim você fez uma planilha pra gastar 150 mil e gasta 200. O cara tem que ir subindo os degraus na medida do possível até alcançar o topo.

Abraço
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Realmente se não for feito algo de imediato, teremos uma falta grave de pilotos num futuro breve, coisa de 2, 3 anos no máximo, isso que já está acontecendo hoje com algumas companhias com problemas de fechar a escala.
Ou então se não for feito nada para incentivar a formação de pilotos, terão que fazer mudanças no CBA e autorizar que pilotos estrangeiros possa compor tripulação de aeronaves brasileiras, ao meu ver o que se torna muito mais fácil e menos oneroso para o governo....

Abraços
Constellation
Moderador
Moderador

É verdade

Caro Diego,

Você tem toda razão em não querer fazer planilha de custos. É que nem construir casa, se você começar, termina, se fizer orçamento, nem começa. :wink: :wink:

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Marcelo Affonso escreveu:Realmente se não for feito algo de imediato, teremos uma falta grave de pilotos num futuro breve, coisa de 2, 3 anos no máximo, isso que já está acontecendo hoje com algumas companhias com problemas de fechar a escala.
Ou então se não for feito nada para incentivar a formação de pilotos, terão que fazer mudanças no CBA e autorizar que pilotos estrangeiros possa compor tripulação de aeronaves brasileiras, ao meu ver o que se torna muito mais fácil e menos oneroso para o governo....

Abraços
Caro Marcelo,

Eu também acho mais provável o governo fazer mudanças no CBA e autorizar pilotos estrangeiros voar aqui do que incentivar a formação de pilotos brasileiros. A maioria dos Aeroclubes está mal, a cada mês fecha um, e os custos são muito altos. É uma pena também que nossos aeronautas não constituam uma classe unida e não lutem para mudar essa triste situação.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Decepção

Caros amigos,

Confesso que estou muiito decepcionado com este tópico. Eu o fiz com a intenção de denunciar o custo exorbitante, absurdo, acachapante e absurdo da formação de um piloto brasileiro.

Praticamente fui hostilizado. Então vamos continuar do jeito que está, pois, afinal, com 30 contos é possível formar um piloto comercial, Ok?

Então devemos manter a situação atual:

- Voando de graça para empresários e fazendeiros que acham que estão fazendo um favor de deixar que os PPs novinhos pilotarem suas máquinas, pois pagar salário para piloto profissional, nem pensar... é muito caro;

- Dando instrução quase de graça, de graça, ou pagar para dar instrução, afinal o Aeroclube está fazendo o favor de me deixar ganhar experiência;

- Cumprir DA só no papel e fazer o Lycoming e o Continental no Seo José, especialista em Kombis e Fuscas desde menininho;

- Comprar horas de vôo de piloto velho, daqueles de garimpo, que não tem interesse e nem saco para preencher a maldita CIV;

- Achar que os Paulistinhas sem rádio e com 50 anos de idade são o futuro da instrução de vôo;

- Achar que todo mundo tem a sorte de conseguir uma hora de vôo baratinha naquele Aeroclube do interiorzão, que tenta, a duras penas, sobreviver mais algum tempo, pelo menos até o proximo TBO do motor, pois, auxílio do governo, nem pensar...

- Pagar cada vez mais impostos, se conformar que avião é coisa pra rico, manter os salários dos deputados, senadores, ministros e presidentes cada vez mais altos, afinal, um dia você pode ser um deles...

- Torcer para o fim do último aeroclube sobrevivente, pois afinal, se tiver muita concorrência, vou continuar voando Skylane quando queria voar Airbus...

Um abraço.
Imagem
classicpilot
PP
PP

Hostilizado? Não... lembre-se (e cheque, se quiser) que quando comecei a debater o custo de 54k eu disse que era uma discussão sadía. Quem hostilizou o meu Paulistinha "velho, sem rádio e sem transponder" foi você mesmo! :D

Com relação a formar um piloto com 30 mil Reais, é possível sim e foi assim que eu me formei, bem como tantos outros. Lógico, quem tem dinheiro pra gastar mais, gasta! Faz todas as horas em aviões novos, com painel G1000! Cada um vive numa realidade, e o que eu quis dizer é que há sim a possibilidade de se formar com menos dinheiro e concorrer de igual pra igual com qualquer outro piloto formado e qualquer outro lugar. Também nunca disse que se formar piloto era barato.

Não entrei nos méritos de se voar de graça ou não pq também não concordo, mas acho que o pessoal aqui do Forum quis dizer é que existe sim a "brecha" de se fazer algumas horas em aviões TPP sem tirar emprego dos outros. Mais ainda, tem gente que tira proveito nisso e recebe uma instrução até de qualidade, afinal, tem dono de avião "pequeno" que gosta de ensinar e leva pilotos novos pra aprender sim. Nesse exemplo eu conheço 3 casos... Tem até uma história de um Sr. da faxina de hangar que virou amigo dos pilotos e chegou a voar na TransBrasil!

Sobre as manutenções, eu nem vou comentar sobre a oficina do "Seo José" que faz Fusca e Kombi... :-P

Se o Paulistinha não é a "aeronave do futuro", o AB115 também não é! Convenhamos, daqui pra frente é tudo G1000 ou Avidyne, e o AB115 tá longe disso, bem como o tão "hostilizado" Paulistinha, que ensinou os atuais Cmtes da comercial e executiva a voar, e tenho certeza de que eles aprenderam a voar!

Olha só Constellation, não entendi o teu comportamento quando vc abriu esse tópico. Por ser uma pessoa envolvida com o ensino aeronáutico e com aeroclube, invés de desincentivar os futuros pilotos com um tópico desses, pq vc não procura maneiras de fazer seu aeroclube crescer ainda mais, mesmo com as dificuldades? É a mesma coisa de abrir um loja de carros em bairro popular e colocar uma placa na frente; "Aqui só tem carro de R$100.000,00, se vc não é rico não entre aqui!!!"

Se o tópico é pra falar das dificuldades de um aeroclube, então o post foi errado, e não tinha nada a ver com o "custo pra se formar um piloto", e sim o "custo pra se manter um aeroclube", certo? Se essa é a discussão, tenho certeza de que ningúem melhor do que você mesmo pra nos dizer as dificuldades e apresentar soluções. Falar que o governo deve isentar tributos é fácil, quero ver alguém montar um plano de ação concreto e plausível.

E vamos parar com esse papo de hostilidade, pq se a classe já é desunida, pra que desunir mais? Aqui é lugar pra se trocar idéias e até achar soluções! :D
Responder