Comissão Europeia confirma proibição de voos da angolana TAAG
Lusa
A Comissão Europeia conformou hoje a inclusão da transportadora aérea angolana TAAG na lista negra das companhias que estão proibidas de voar no espaço aéreo europeu por motivos de segurança.
A decisão hoje adoptada pela Comissão surge na sequência de um parecer do seu Comité de Segurança Aéreo, que na semana passada aprovou por unanimidade a quarta actualização da lista de companhias proibidas de voar nos céus da União Europeia por falta de segurança.
As alterações à lista entrarão em vigor depois de amanhã, dia da publicação no jornal oficial das comunidades europeias.
O processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, na sequência de uma denúncia por parte das autoridades francesas, que detectaram "graves deficiências" a nível de segurança na frota da transportadora angolana.
Em reacção à decisão da Comissão Europeia, as autoridades angolanas já suspenderam as ligações aéreas asseguradas pela britânica British Airways e, segundo a imprensa de Luanda, a TAP já terá sido notificada verbalmente de idêntica decisão — situação que não foi confirmada ainda pela companhia portuguesa.
O porta-voz do comissário europeu dos Transportes, Jacques Barrot, disse hoje que a decisão do executivo comunitário foi tomada exclusivamente com base em razões de segurança e afirmou que "a retaliação neste caso não ajudará a resolver problemas de segurança e não terá qualquer efeito".
"O que poderá efectivamente ajudar a remover a TAAG da lista negra é única e exclusivamente a promoção de melhorias na segurança" da frota da companhia aérea, afirmou Michele Cercone.
A Comissão Europeia actualiza trimestralmente a lista de companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu, sendo a próxima revisão realizada em Outubro.
As autoridades angolanas deverão apresentar um plano de acção detalhado sobre como pretendem resolver os problemas de segurança, de modo a que a TAAG possa voltar a voar para a Europa.
Em Lisboa, o ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, disse ontem que Portugal está disponível para colaborar com Angola na resolução dos problemas que levaram a TAAG a ser incluída na lista negra da Comissão Europeia.
Comissão Europeia confirma proibição de voos da TAAG
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Marcelo Areias
- MASTER

- Mensagens: 3373
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 08:15
- Localização: Jundiaí-SP
Comissão Europeia confirma proibição de voos da TAAG
_________________
Marcelo Areias
Marcelo Areias