TAAG impedida de voar na União Européia

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9504
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

TAAG impedida de voar na União Européia

Mensagem por AeroEntusiasta »

( 2007-06-28 15:37:29 - http://www.luandadigital.com )

TAAG impedida de voar na UE

Bruxelas – A angolana TAAG está impedida, durante os próximos dias, de voar no espaço aéreo comunitário, por ter sido inserida na «lista negra» da Comissão Europeia, que inclui mais de cem companhias aéreas que não cumprem as normas de segurança exigidas.

O executivo comunitário informou que o Comité de Segurança Aérea aprovou por unanimidade a quarta actualização da sua «lista negra», que, entre outras alterações, inclui a interdição à TAAG, uma companhia com voos regulares para Lisboa.

Da actual «lista negra» de Bruxelas fazem parte cerca de cem companhias aéreas proibidas de voar no espaço aéreo europeu, por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.

Na sequência desta decisão, a TAAG deixará de poder voar na União Europeia «nos próximos dias», lê-se no comunicado.

(c) PNN Portuguese News Network
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Esta proibição faria sentido durante o ano passado ou até antes, mas a partir de Novembro.2006, a TAAG está operando para Lisboa com a Nova frota de B777-200 que está dentro dos padrões estabelecidos pela UE. Alguém pode por favor confirmar se a proibição é total ou apenas para os 747???

Abraço
Até Sempre
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Mensagem por rafa28_alq »

Tchimbotinho escreveu:Esta proibição faria sentido durante o ano passado ou até antes, mas a partir de Novembro.2006, a TAAG está operando para Lisboa com a Nova frota de B777-200 que está dentro dos padrões estabelecidos pela UE. Alguém pode por favor confirmar se a proibição é total ou apenas para os 747???

Abraço
Até Sempre
Ainda nao se sabe se a restriçao é aos 737-200 e aos 747-300, a toda a TAAG (neste caso teria sido uma queixa de Portugal ou França) ou então a toda a Angola!
Rafael Henriques
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

rafa28_alq escreveu:
Tchimbotinho escreveu:Esta proibição faria sentido durante o ano passado ou até antes, mas a partir de Novembro.2006, a TAAG está operando para Lisboa com a Nova frota de B777-200 que está dentro dos padrões estabelecidos pela UE. Alguém pode por favor confirmar se a proibição é total ou apenas para os 747???

Abraço
Até Sempre
Ainda nao se sabe se a restriçao é aos 737-200 e aos 747-300, a toda a TAAG (neste caso teria sido uma queixa de Portugal ou França) ou então a toda a Angola!
Não pode ser ao 737-200, pois estes não operam para a Europa. Os que operam para a Europa são:
777-200 - Lisboa e Paris
747-300 - Lisboa e Paris
737-700 - Lisboa com escala em São Tomé e Cabo Verde.

Estive no aeroporto e há uma possibilidade de ter sido uma denuncia da TAP, mas não está confirmada essa informação.
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
paulo carvalho
PP
PP
Mensagens: 73
Registrado em: Qui Jun 28, 2007 16:21
Localização: Portugal

Mensagem por paulo carvalho »

Boas

A proibição é total, 777 e os 73G que faziam Luanda-São Tomé-Lisboa incluidos.

Paulo Carvalho
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Mensagem por rafa28_alq »

Tchimbotinho escreveu:
rafa28_alq escreveu:
Tchimbotinho escreveu:Esta proibição faria sentido durante o ano passado ou até antes, mas a partir de Novembro.2006, a TAAG está operando para Lisboa com a Nova frota de B777-200 que está dentro dos padrões estabelecidos pela UE. Alguém pode por favor confirmar se a proibição é total ou apenas para os 747???

Abraço
Até Sempre
Ainda nao se sabe se a restriçao é aos 737-200 e aos 747-300, a toda a TAAG (neste caso teria sido uma queixa de Portugal ou França) ou então a toda a Angola!
Não pode ser ao 737-200, pois estes não operam para a Europa. Os que operam para a Europa são:
777-200 - Lisboa e Paris
747-300 - Lisboa e Paris
737-700 - Lisboa com escala em São Tomé e Cabo Verde.

Estive no aeroporto e há uma possibilidade de ter sido uma denuncia da TAP, mas não está confirmada essa informação.
Mas existem companhias que sao proibidas e nem voam para a Europa...

Mas ao que parece foi proibida, por os manuais do 777 e 737NG nao estarem em portugues, a lingua materna dos pilotos da TAAG, o que vai contra as leis europeias.
Rafael Henriques
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

rafa28_alq escreveu:
Tchimbotinho escreveu:
rafa28_alq escreveu:
Tchimbotinho escreveu:Esta proibição faria sentido durante o ano passado ou até antes, mas a partir de Novembro.2006, a TAAG está operando para Lisboa com a Nova frota de B777-200 que está dentro dos padrões estabelecidos pela UE. Alguém pode por favor confirmar se a proibição é total ou apenas para os 747???

Abraço
Até Sempre
Ainda nao se sabe se a restriçao é aos 737-200 e aos 747-300, a toda a TAAG (neste caso teria sido uma queixa de Portugal ou França) ou então a toda a Angola!
Não pode ser ao 737-200, pois estes não operam para a Europa. Os que operam para a Europa são:
777-200 - Lisboa e Paris
747-300 - Lisboa e Paris
737-700 - Lisboa com escala em São Tomé e Cabo Verde.

Estive no aeroporto e há uma possibilidade de ter sido uma denuncia da TAP, mas não está confirmada essa informação.
Mas existem companhias que sao proibidas e nem voam para a Europa...

Mas ao que parece foi proibida, por os manuais do 777 e 737NG nao estarem em portugues, a lingua materna dos pilotos da TAAG, o que vai contra as leis europeias.
Essa é uma das várias questões. Pude apurar que a IATA e a BOEING em consenso com as autoridades Aéronauticas Europeias e Americanas impuseram a data de 01.07.2007 como data limite para a TAAG estar de acordo com uma série de normas impostas, o que não aconteceu até à data, entre elas os manuais e outra ainda mais séria, as equipes de manutenção estarem devidamente capacitadas e adaptadas às novas tecnologias de manutenção, incluindo softwares de diagnóstico.

Sds
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9504
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Olá.

Por isso, nem sempre comprar avião novo e mudar a pintura, é sinônimo de modernidade e atualização. Existe todo um conjunto de fatores, treinamentos, ferramental, procedimentos, enfim a retaguarda, para que o avião se torne realmente operacional.

No momento existem equipes técnicas da VEM em Angola, dando suporte no 777 e 737NG.

Abraço.
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Mensagem por immase »

Parece-me que agora ha mais motivos para o GOverno acabar por autorizar as companias privadas a usar o mercado internacional aereo... Com esta autorizacao, novos investimentos para material e capacitacao de pessoas e maquinas para operacao de voos internacionais....
Air Gemini podera agora melhorar suas condicoes no 4 de fevereiro e investir a serio com avioes novos e criar todas as condicoes necessarias para satisfazer os requerimentos legais...
Sr. Ministro... ate quando vamos aguentar a TAAG e Sonair como operadora internacional de bandeira angolana...???? Os outros nao podem usufruir desse bolo????
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

immase escreveu:Parece-me que agora ha mais motivos para o GOverno acabar por autorizar as companias privadas a usar o mercado internacional aereo... Com esta autorizacao, novos investimentos para material e capacitacao de pessoas e maquinas para operacao de voos internacionais....
Air Gemini podera agora melhorar suas condicoes no 4 de fevereiro e investir a serio com avioes novos e criar todas as condicoes necessarias para satisfazer os requerimentos legais...
Sr. Ministro... ate quando vamos aguentar a TAAG e Sonair como operadora internacional de bandeira angolana...???? Os outros nao podem usufruir desse bolo????
Usando uma expressão bem brasileira, "o buraco é mais em baixo". Ou seja, estarão as outras operadoras capacitadas para operar em rotas internacionais?? Não me parece, pois elas mal estão preparadas para as rotas doméstica. Não sou contra a abertura do mercado aos privados, muito pelo contrário, mas sou apologista de que se é para fazer, então vamos fazer bem feito, e incluo aqui obviamente a TAAG e a SONAIR.

Em entrevista ao Telejornal da TPA em 29.06.2007, o vice-ministro dos transportes, mostrou grande tranquilidade em relação ao assunto, e disse em relação à inclusão da TAAG na lista negra da UE, entre outras coisas que:
1. A TAAG foi incluida nessa lista porque foram detectadas algumas pequenas anomalias em inspecções feitas aos seus aviões em Países da UE, fundamentalmente na França.
2. Em inspecções feitas em Angola a aviões de operadoras estrangeiras, incluido de países da UE, foram também detectadas anomalias semelhantes.
3.Disse também que que não existem acordos entre Angola e a UE, mas sim entre Angola e alguns Países membros da UE, e que vão agora esperar pelas notificações desses Países, e depois actuar em conformidade.

O que me ocorre de repente, é que será aplicado o principio da reciprocidade como acontece recentemente com Portugal por causa das Cartas de Condução, e se por exemplo Portugal notificar Angola de que a TAAG não pode operar em Espaço Aéreo Portugues, a mesma medida será tomada em Angola com relação à TAP.

Acho que a segurança está acima de tudo o resto, mas concerteza a TAAG é mais segura hoje do que há um ano atrás quando não tinha a nova frota e ninguém falava em lista negra para a TAAG.

Porquê logo agora que a TAAG está com 10 frequências semanais para Lisboa, 5 delas Ida-e-volta, 2 com passagem por Paris, 1 com passagem por Londres, e ainda 2 usando São Tomé e Cabo Verde como escalas.

Além de questões de segurança, posso estar equivocado, mas acredito piamente que existam interesses comerciais e/ou politicos por trás desta medida.

Abraço
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
man brunaide da silva
PC
PC
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 18:47

Mensagem por man brunaide da silva »

Não! discordo contigo,em angola a sim companias aereas capazes de desputar com a taag sim,mais o governo impõe uma certa restrisão para as empresas privadas,por ter uma compania de bandeira.
Na minha opinião a taag devia ser privatizada,agora sendo do governo vai continuar a ser um monopolio no mercado de aviação angolana.
Temos que ter competição interna quem é a melhor compania aérea do pais tanto mais meu amigo que a maior parte dos paises desenvolvidos dificilmente encontra-se uma compania de bandeira se tiver são poucas,e houvi por um amigo meu que o governo de angola não quer deixar a oceanair(empresa de aviação brasileira)a operar em angola é muito complicado quando um pais tem uma compania aérea de bandeira é tudo
bém,antes de mais nada,gostaria imenso de parabenlizar este maravilhoso,grupo de avia
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

man brunaide da silva escreveu:Não! discordo contigo,em angola a sim companias aereas capazes de desputar com a taag sim,mais o governo impõe uma certa restrisão para as empresas privadas,por ter uma compania de bandeira.
Na minha opinião a taag devia ser privatizada,agora sendo do governo vai continuar a ser um monopolio no mercado de aviação angolana.
Temos que ter competição interna quem é a melhor compania aérea do pais tanto mais meu amigo que a maior parte dos paises desenvolvidos dificilmente encontra-se uma compania de bandeira se tiver são poucas,e houvi por um amigo meu que o governo de angola não quer deixar a oceanair(empresa de aviação brasileira)a operar em angola é muito complicado quando um pais tem uma compania aérea de bandeira é tudo
Caro Amigo, ou me interpretaste mal, ou eu me expressei mal, em momento nenhum eu disse que não havia operadoras capazes de diputar com a TAAG, disse sim que todas elas (incluindo a TAAG) se deveriam preparar para fazer bem feito.

Quando aos outros Países, digo-te que nem sempre os modelos dos outros funcionam, talves devessemos procurar o nosso próprio modelo.

Acho que tudo o que envolve custos para quem paga impostos deveria ser privatizado de forma a ser rentável e o estado actuar apenas como orgão fiscalizador.

Abraço
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
man brunaide da silva
PC
PC
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 18:47

Mensagem por man brunaide da silva »

obrigado meu colega pela a explicação
bém,antes de mais nada,gostaria imenso de parabenlizar este maravilhoso,grupo de avia
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

man brunaide da silva escreveu:obrigado meu colega pela a explicação
Como se diz na banda, sem makas. Tamos juntos.
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Mensagem por immase »

Tchimbotinho escreveu:
man brunaide da silva escreveu:Não! discordo contigo,em angola a sim companias aereas capazes de desputar com a taag sim,mais o governo impõe uma certa restrisão para as empresas privadas,por ter uma compania de bandeira.
Na minha opinião a taag devia ser privatizada,agora sendo do governo vai continuar a ser um monopolio no mercado de aviação angolana.
Temos que ter competição interna quem é a melhor compania aérea do pais tanto mais meu amigo que a maior parte dos paises desenvolvidos dificilmente encontra-se uma compania de bandeira se tiver são poucas,e houvi por um amigo meu que o governo de angola não quer deixar a oceanair(empresa de aviação brasileira)a operar em angola é muito complicado quando um pais tem uma compania aérea de bandeira é tudo
Caro Amigo, ou me interpretaste mal, ou eu me expressei mal, em momento nenhum eu disse que não havia operadoras capazes de diputar com a TAAG, disse sim que todas elas (incluindo a TAAG) se deveriam preparar para fazer bem feito.

Quando aos outros Países, digo-te que nem sempre os modelos dos outros funcionam, talves devessemos procurar o nosso próprio modelo.

Acho que tudo o que envolve custos para quem paga impostos deveria ser privatizado de forma a ser rentável e o estado actuar apenas como orgão fiscalizador.

Abraço
Comecando por haver concorrencia LEAL em vez de Desleal por parte do governo... Taag e Sonair tem facilidades demasiadamente injustas para se concorrer com outras companias angolanas... Comecando pelo combustivel!!!!! Onde ja se viu concorrencia neste mercado de aviacao onde os 2 concorrentes governamentais nao pagam metade do que os concorrentes privados pagam, quer de impostos, taxas, combustivel e etc...!!!
Nao eh uma luta justa... eh o mesmo q uma guerra entre Estados Unidos da America contra Tuvalu... Not Fair!
Quando eh que nos vamos comecar a endireitar como um pais correcto???
Incomodam estes tipos de coisas...!!!
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Mensagem por calmeida »

Olá meus colegas estou muito triste com o que aconteceu com a TAAG, mas não vão pelo caminho de se deixarem iludir pelas aparências, mas ao que parece ainda os monopólios ainda existem, e só uma coisa os voos entre Luanda e Lisboa com 737 não passam pelo Sal (Cabo Verde) apenas existe uma frequencia ás quintas que a TAAG apera para Cabo Verde mas não tem nada haver com o voo de Lisboa.
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

immase escreveu:
Tchimbotinho escreveu:
man brunaide da silva escreveu:Não! discordo contigo,em angola a sim companias aereas capazes de desputar com a taag sim,mais o governo impõe uma certa restrisão para as empresas privadas,por ter uma compania de bandeira.
Na minha opinião a taag devia ser privatizada,agora sendo do governo vai continuar a ser um monopolio no mercado de aviação angolana.
Temos que ter competição interna quem é a melhor compania aérea do pais tanto mais meu amigo que a maior parte dos paises desenvolvidos dificilmente encontra-se uma compania de bandeira se tiver são poucas,e houvi por um amigo meu que o governo de angola não quer deixar a oceanair(empresa de aviação brasileira)a operar em angola é muito complicado quando um pais tem uma compania aérea de bandeira é tudo
Caro Amigo, ou me interpretaste mal, ou eu me expressei mal, em momento nenhum eu disse que não havia operadoras capazes de diputar com a TAAG, disse sim que todas elas (incluindo a TAAG) se deveriam preparar para fazer bem feito.

Quando aos outros Países, digo-te que nem sempre os modelos dos outros funcionam, talves devessemos procurar o nosso próprio modelo.

Acho que tudo o que envolve custos para quem paga impostos deveria ser privatizado de forma a ser rentável e o estado actuar apenas como orgão fiscalizador.

Abraço
Comecando por haver concorrencia LEAL em vez de Desleal por parte do governo... Taag e Sonair tem facilidades demasiadamente injustas para se concorrer com outras companias angolanas... Comecando pelo combustivel!!!!! Onde ja se viu concorrencia neste mercado de aviacao onde os 2 concorrentes governamentais nao pagam metade do que os concorrentes privados pagam, quer de impostos, taxas, combustivel e etc...!!!
Nao eh uma luta justa... eh o mesmo q uma guerra entre Estados Unidos da America contra Tuvalu... Not Fair!
Quando eh que nos vamos comecar a endireitar como um pais correcto???
Incomodam estes tipos de coisas...!!!
A primeira coisa que está errada nessa história toda, é a concorrência entre TAAG e SONAIR. Duas empresas de Bandeira???? e nós pagamos os impostos para sustentar duas estruturas complexas em todos os aspectos. Juntem as duas numa só e volto a dizer, façam, mas façam bem feito.
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Aqui fica uma noticia de hoje no Jornal de Angola.

Autoridades angolanas podem alargar retaliação

As autoridades angolanas estão a considerar estender à TAP Air Portugal, Air France e à Sabena a medida de retaliação aplicada no último sábado a British Airways, soube a Voz da América de fonte oficial. Na última sexta-feira, Angola retirou à British Airways a licença de exploração da li-nha Luanda-Londres, o que provocou o cancelamento em cima da hora do voo semanal da companhia britânica, deixando em terra entre outros, o cantor britânico Craig David, que era aguardado em Luanda no sábado de manhã, para uma série de espectáculos.
Fonte oficial angolana disse à Voz da América que a revogação da licença atribuída à BA decorre do facto das autoridades britânicas terem-se precipitado na aplicação de uma recomendação dos técnicos da União Europeia relativa à interdição de entrada no espaço aéreo europeu de aviões da TAAG.
Com efeito, a Grã-Bretanha anulou a autorização que permitiria a TAAG iniciar os voos para Londres no próximo dia 12 de Julho. Luanda entende que Londres poderia no mínimo ter esperado pela entrada em vigor da recomendação. Fontes oficiais angolanas citaram o INAVIC, Instituto Nacional de Aviação Civil, como tendo notificado verbalmente a TAP, a Sabena e a Air France sob a possibilidade de verem anuladas as licenças então atribuídas.
Luanda refere a sua decisão como sendo o exercício do direito de reciprocidade e não de um acto de retaliação. Uma decisão neste sentido ou seja a anulação das licenças atribuídas a companhias europeias está a depender daquilo que a União Europeia vier a decidir amanhã. Na eventualidade de Bruxelas sancionar a recomendação dos peritos, Angola deverá aplicar a partir de sexta-feira uma medida idêntica que vai atingir sobremaneira a TAP, que efectua 7 voos por semana para Luanda.
Fontes familiares ao dossiê disseram à Voz da América que a controvérsia começou com o que chamam de implicância das autoridades francesas que levaram o caso à União. Os peritos franceses questionaram primeiro em Fevereiro, e depois em Maio, o facto de os aviões usados pela TAAG na linha para Paris não terem os manuais actualizados.
Luanda diz em sua defesa que dos cerca de 30 pontos constantes, apenas está em falta em relação a cinco, tendo a este propósito recor-rido a uma companhia.
Os angolanos estão igualmente agastados com o facto de a União Europeia ter recusado à TAAG uma excepção idêntica a que dera à companhia da Indonésia, que foi autorizada a continuar a empregar os seus Boeings 777, avião similar ao que a TAAG possui.
Questionado sobre o processo negocial, as fontes da Voz da América disseram que o governo de Angola acompanhou tudo desde o princípio, o que explica a decisão rápida de se responder nos mesmos termos.
Fonte angolana disse que o seu país está preparado para tudo. Luanda tem uma ténue esperança no que poderão fazer alguns «lobbistas» entre os quais se contam a TAP e o governo português, que esta semana assumiu a presidência da União Europeia.
Entretanto, quem parece fora desta refrega é o presidente da União, Durão Bar-roso, que por força da antecipação da reunião do comité intergovernamental da União cancelou a visita que deveria efectuar a Angola a partir do próximo dia 14.
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
Localização: Angola
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Há uns dias atrás eu falei aqui do principio da reciprocidade. Aí está.
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
rafa28_alq
PC
PC
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50

Mensagem por rafa28_alq »

Tchimbotinho escreveu: considerar estender à TAP Air Portugal, Air France e à Sabena
Air France, sim conheco....
TAP Air Portugal.... nao! Já não existe.... agora é só mesmo a TAP Portugal....
Sabena?! :lol: Era Sabena.... deixou de existir... surgiu a Sn Brussels Airlines, e agora so existe a Brussels Airlines!!!

Angola neste momento esta a demosntrar que é mesmo um pais de terceiro mundo.... infelizmente....
Rafael Henriques
Responder