B737 TAAG D2-TBP acidente

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DonBraulio
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B737 TAAG D2-TBP acidente

Mensagem por DonBraulio »

B737 -200 D2-TBP despistou-se, hoje 28-Jun-2007 por volta das 13h32 locais, na pista de Mbanza-Congo na provincia do Zaire ao norte de angola apos aterragem. O avião partiu-se ao meio e ha ja confirmado 5 mortos.
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Mensagem por AeroEntusiasta »

Lamentável....

Vamos aguardar mais notícias!!!

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Sandro
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Mensagem por Sandro »

Uma pena!
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(ANGOP)

Zaire: Avião da TAAG despenha-se e causa seis mortos

M`banza Congo, 28/6 - Um avião do tipo Boeing 737, com a matrícula TBP-D2 (sic), das linhas aéreas angolanas Taag, que fazia o percurso Luanda/ M`banza Congo/ Negage/ Luanda, despenhou-se hoje na cidade de M`banza Congo, causando seis mortos e um número não determinado de feridos, constatou a Angop no local.

O avião, que transportava 78 passageiros, embateu ao principio da tarde de hoje, quinta-feira, numa casa, após a equipa de pilotos ter tentado uma aterragem de emergência.

O aparelho iniciou a sua aterragem no meio da pista tendo os pilotos perdido o seu controle indo embater contra uma residência que ficou totalmente destruída.

Entre as vítimas mortais figuram Manuel Cristóvão “Paciência”, administrador municipal de M` banza Congo e o padre superior da Igreja Católica, George Zulanelo, de nacionalidade italiana.

Os feridos, cujo número ainda não foi determinado, encontram-se em estado grave, estando a receber assistência médico medicamentosa no Hospital Central do Zaire.

As causas do acidente ainda estão por averiguar.
Salzinger_SBGR
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Mensagem por Salzinger_SBGR »

Fabio,

E isso acontece justamente um dia após a EU banir a TAAG dos céus europeus e certamente não vai ajudar a melhorar a imagem da empresa junto as autoridades do JAA.

[]s

Salz
Tchimbotinho
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Mensagem por Tchimbotinho »

Estou neste momento tentando obter mais informações junto da TAAG.
Tchimbotinho
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Mensagem por Tchimbotinho »

Consegui apurar que o avião pousou antes da pista, partiu o trem principal, depois embateu no chão e partiu em dois e por fim arrastou-te até ao bairro que existe do lado da pista.

Há 6 mortos confirmados e estão falando de muitos feridos, entre ocupantes do avião e moradores do bairro.

As causas do pouso antes da pista não estão confirmadas, mas está posta de parte a teoria de pouso de emergencia.

Vou agora ao Aeroporto de Luanda tentar obter mais informações.

Abraço
Até Sempre
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(Fonte: ANGOP - 17:06 hora de Luanda)

Aeronave da TAAG parte em auxílio aos feridos

Luanda, 28/06 – Um segundo aparelho da transportadora aérea nacional TAAG do tipo Boeing 727 deixou já Luanda com destino a Mbanza Congo, para servir de ambulância no socorro às vítimas do acidente de aviação resultante do despiste do Boeing 737-200 dada a falta de resposta do hospital local.

A bordo da mesma aeronave seguiu também uma equipa técnica multisectorial chefiada pelo vice-ministro dos transportes para a aviação civil, Hélder Presa.

Fazem também parte da delegação, técnicos seniores do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), médicos e enfermeiros da TAAG e outros técnicos ligados ao sector aeronáutico.

O Boeing 737-200 com a matrícula D2-TDP adquirido em 1976, despistou-se após uma aterragem de emergência no aeroporto de Mbanza Congo, partindo-se em dois e causando até ao momento 6 mortos e um número indeterminado de feridos.

De acordo com uma fonte fidedigna ligada à TAAG, o 737-200 já apresentava algumas debilidades técnicas, mesmo depois de uma manutenção efectuada na República da Roménia, podendo ser a causa mais provável do acidente.
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Mensagem por rafa28_alq »

Salzinger_SBGR escreveu:Fabio,

E isso acontece justamente um dia após a EU banir a TAAG dos céus europeus e certamente não vai ajudar a melhorar a imagem da empresa junto as autoridades do JAA.

[]s

Salz
Por acaso foi no mesmo dia!
Mas a TAAG ainda nao esta interdita, porque os voos em 777 e 737-700, de Luanda e Sao Tome respectivamente, ainda estao a ser feitos!
Rafael Henriques
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(Fonte/Foto: ANGOP)

Mbanza Congo, 28/06 – Um membro da tripulação figura entre as seis vítimas mortais do acidente aéreo ocorrido hoje na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, a 550 quilómetros a norte de Luanda, com um aparelho do tipo Boeing 737-200.

A identidade da tripulante não foi avançada. A Angop soube que o comandante do aparelho, identificado por Sá Morais, e os restantes membros, encontram-se a receber assistência médica no hospital central do Zaire.

O avião das Linhas Aéreas Angolanas (TAAG), adquirido em 1976, com a matrícula D2-TBP, com 78 passageiros a bordo, fazia o trajecto Luanda/M` banza Congo/Negage/Luanda.

Testemunhas no local informaram à Angop que tudo aconteceu quando, no momento da aterragem, um dos trens do aparelho saiu da pista, tendo ocasionado o despiste.

Como resultado do embate, a aeronave ficou dividida em duas partes e registou-se a destruição de duas residências e três viaturas.

Para além da co-piloto, pereceram também, entre os passageiros, o administrador municipal de M´banza Congo, Manuel Cristóvão “Paciência”, e o padre superior da Igreja Católica, George Zullanello, de origem italiana.

Outros três falecidos são designadamente dois passageiros, ainda não identificados, e o proprietário de uma das viaturas danificadas.


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(ANGOP - 18:20 hora de Luanda)

Kuando Kubango: Ministro dos Transportes interrompe visita por despiste do Boeing-737

Menongue, 28/06 - O ministro dos Transportes e coordenador do Grupo Técnico de Acompanhamento à província do Kuando Kubango, André Luís Brandão, interrompeu hoje a sua visita de dois dias àquela região, para constatar de perto a execução das obras em curso, devido ao acidente de avião ocorrido hoje em M`banza Congo, 550 quilómetros a norte de Luanda.

O coordenador, que chegou na manhã de hoje à província junto com o governador do Kuando Kubango, João Baptista Tchindandi, havia já feito visitas às obras em curso do Edifício dos Bombeiros, ao Canal de Captação de Distribuição de água potável e de abastecimento e distribuição de energia eléctrica, em curso em Menongue.

Esta tarde, depois do sucedido e sem falar à imprensa, interrompeu o seu programa, para inteirar-se melhor do despiste da aeronave da transportadora nacional, Taag, Boeing 737, facto que causou a morte de seis pessoas e ferimento a um número indeterminado de passageiros.

André Brandão, caso o seu programa se concretiza-se, teria visitado às obras em curso do edifício da Direcção Provincial de Investigação Criminal, o Lar da Terceira Idade, sita no bairro Hoji-Ya-Henda, arredores de Menongue, e os órgãos de comunicação social estatais.

A agenda de actividades previa ainda a entrega de donativos (alimentos diversos de primeira necessidade e não só) aos municípios de Nankova, Rivungo e Dirico, ao longo dos dois dias.

Constava também a entrega formal de autocarros aos concessionários, de ambulâncias aos municípios de Mavinga e Nankova e uma reunião com o conselho de auscultação e concertação social e empreiteiros locais.
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Vítimas mortais do acidente aéreo aumentam para sete

Mensagem por AeroEntusiasta »

(ANGOP - 18:42 hora de Luanda)

Vítimas mortais do acidente aéreo aumentam para sete

Luanda, 28/06 – O número de vítimas mortais do acidente aéreo ocorrido hoje na cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, aumentou para sete, depois de um dos passageiros, ter falecido momentos após a sua chegada a Luanda, disse à Angop fonte das Linhas Aéreas de Angola (TAAG).

A fonte, que não avançou a identidade da vítima, afirmou que a mesma seria transportada para a Clínica do Alvalade, na capital do país, onde deveria receber assistência médica, dada a falta de resposta do hospital local.

O Boeing 737-200 com a matrícula D2-TDP (sic) adquirido em 1976, despistou-se após uma aterragem de emergência no aeroporto de Mbanza Congo, partindo-se em dois e causando até ao momento 7 mortos e um número indeterminado de feridos.
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Português salvou-se com arranhão

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: PORTUGAL DIÁRIO - http://www.portugaldiario.iol.pt)

Português salvou-se com arranhão
2007/06/28 | 17:47 || Filipe Caetano

Ricardo Silva viajava no avião da TAAG que se despenhou em Mbanza Congo, quando já cumpria a fase de aterragem. Contou ao PortugalDiário como sobreviveu, repetindo o que já tinha acontecido ao seu... pai


Há um sobrevivente português no grave acidente de avião que ocorreu em Mbanza-Congo, Angola. Trata-se de Ricardo Silva, engenheiro que trabalha naquele país há sete anos e que viajava desde Luanda. Em declarações exclusivas ao PortugalDiário, via telefone, assegurou que está bem, tendo escapando apenas com «pequeno um arranhão na cabeça».

«O ambiente é de consternação, porque ainda estamos todos chocados com o que aconteceu. O avião partiu-se a meio mesmo à minha frente, mas felizmente sobrevivi sem qualquer problema», começou por dizer desde o aeroporto. Ainda chocado, conta que ficou apenas com um livro e o cartão de identificação da empresa, perdendo a restante bagagem.

«Estava tudo a correr normalmente e, quando o avião já fazia o trajecto de aterragem, ouvimos um enorme estrondo e numa fracção de segundos vimos a destruição. O pânico instalou-se, com as pessoas a saírem pelas portas de emergência. Eu saí pela parte da frente, porque o avião partiu-se a meio muito próximo do meu lugar», contou, acrescentando que viajou junto às asas, o que terá sido fundamental para se salvar.

Ricardo Silva é natural de Vila Verde, em Braga, e trabalha para a empresa Petroassist, onde exerce funções de engenheiro responsável pela assistência técnica e manutenção de postos de abastecimento de combustível em várias cidades de Angola. Tem 32 anos e vive em Luanda há cerca de sete anos. Nunca tinha vivido uma situação assim:

«Apesar do estrondo e de haver alguns mortos, a maioria das pessoas teve apenas pequenas escoriações. Já aterrei várias vezes aqui no Aeroporto de Mbanza Congo e nunca tive nenhum problema, pois tem condições razoáveis», contou, sabendo-se que o balanço existente dos 78 passageiros e sete tripulantes que viajavam no avião da TAAG aponta para seis mortos confirmados, um ferido em estrado crítico e 65 pessoas assistidas pelas equipas médicas.

Pai teve história igual

A família Silva parece estar protegida. É uma daquelas histórias que nos faz pensar. Isto porque o pai de Ricardo, Heitor Silva, também sobreviveu a um acidente de avião em Angola, nos anos setenta, quando participava na Guerra Colonial.

«É incrível, mas não é a primeira vez que isto acontece na nossa família. O nosso pai está sempre a contar a história de ter sobrevivido a um acidente de avião em Angola apenas com ligeiros ferimentos», contou também ao PortugalDiário o irmão de Ricardo, que curiosamente também se chama Heitor Silva e trabalha para a mesma Petroassist, mas em Portugal.

Apesar de ter ficado sem telemóvel ou bagagem, Ricardo Silva já conseguiu contactar a família e informar que conseguiu sobreviver a um acidente gravíssimo de avião apenas com um arranhão.
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ENANA afirma que aeroporto de Mbanza Congo é seguro

Mensagem por AeroEntusiasta »

(ANGOP - 18:55 hora de Luanda)

Administrador da ENANA afirma que aeroporto de Mbanza Congo é seguro

Luanda, 28/06 – O administrador da ENANA para os Aeroportos, Celso Rosas, afirmou hoje, em Luanda, que o aeroporto de Banza Congo (Zaire) é um local seguro e, há mais de cinco anos, não regista nenhum tipo de acidente aéreo.

Celso Rosas que comentava o acidente de aviação resultante do despiste do Boeing 737-200, das Linhas Aéreas de Angola (TAAG), disse que "o aeroporto é aberto, operacional e que normalmente tem estado a realizar distintas operações, com as mais distintas aeronaves .. e desde que beneficiou de obras de reparação na sua pista, não registou nenhum acidente".

Segundo o interlocutor, a aeronave fazia a rota Luanda-Banza-Kongo, transportando um número de passageiros e de carga abaixo das suas capacidades.

O entrevistado que confirmou o acidente, deu a conhecer que o mesmo aconteceu quando o aviação, que deixou Luanda por volta das 12H55 com 70 passageiros, fazia-se a pista para aterrar na capital da província do Zaire às 13h32, quando aconteceu o despiste.

Segundo o administrador, o avião quebrou-se ao meio, tendo causado vitimas mortais, em número por confirmar, e muitos feridos, que, ainda, estão a ser socorridos em Mbanza Kongo, estando alguns a ser já evacuados para a capital do país, devido a fraca capacidade de assistência dos hospitais locais.

Celso Rosas deu a conhecer que no terreno se registam já acções de socorro, prestadas pelas autoridades governamentais, polícia e população.

Recordou que uma equipa de peritos composta por altos funcionários do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), TAAG, ENANA e outras Instituições, encontram-se na referida cidade, a fim de investigarem as causas do acidente, assim como colaborar no socorro as vítimas.

O administrador da ENANA apela a "serenidade, para que nas próximas horas possamos ter dados com maior precisão".

De acordo com Celso Rosas, a aeronave partiu de Luanda com 70 passageiros a bordo, incluindo a tripulação da aeronave.

No aeroporto de Luanda, uma equipa de técnicos e ambulâncias foi já mobilizada a fim de apoiar os feridos que começaram a chegar, assim como movimento de pilotos e familiares dos ocupantes da arenove, ansiosos em obter mais informações sobre o estado de saúde dos seus colegas e parentes
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Vítimas transladadas para Luanda

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(ANGOP - 19:15 hora de Luanda)

Zaire: Restos mortais do administrador de Mbanza Congo transladados para Luanda


Mbanza Congo, 28/06 – Os restos mortais do administrador municipal de Mbanza Congo (província do Zaire), Manuel Cristóvão “Paciência”, falecido hoje (quinta-feira) vítima de acidente de aviação, foram transladados para a capital do país, onde serão sepultados.

Foram ainda transferidos para Luanda, abordo de um helicóptero do tipo m-8 (sic), fretado pela Força Aérea Nacional, cinco dos 66 feridos resultantes deste infausto acontecimento que envolveu uma aeronave da Taag , do tipo boeing-737 com a matrícula D2-TBP.

O governador do Zaire, Pedro Sebastião, abordado pela imprensa no aeroporto local, disse estar consternado e endereça às famílias enlutadas as mais sentidas condolências.

Para avaliar os danos e as causas deste acidente, deslocou-se à Mbanza Congo uma equipa de peritos chefiada pelo vice-ministro dos Transportes, Hélder Presa, integrada por técnicos da Taag, Enana e da aviação civil.

O acidente, que ocorreu por volta das 13h30, causou a morte de seis pessoas e provocou o ferimento a cerca de seis dezenas de passageiros.
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História

Mensagem por AeroEntusiasta »

(Fonte: Boeing 727 Data Center / Foto: Don Rogers)

Em 27/04/1994 o Boeing 727-044F (registro S9-TAN) da Transafrik International sofreu um acidente semelhante ao ocorrido hoje com a TAAG em M´Banza Congo.

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immase
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...

Mensagem por immase »

Os meus sentimentos aos familiares e amigos das vitimas e desejo uma recuperacao rapida aos que sobreviveram a este pesadelo.
Marco Filipe Jesus do Amaral
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Tchimbotinho
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Como não podia deixar de ser, foi noticia de abertura do TELEJORNAL (Jornal Nacional) da TPA (Televisãp Publica de Angola).

Ao contrário do que já foi noticiado, o co-piloto (ainda não identificado) não morreu, mas está gravemente ferido.

Confirmam-se os 6 mortos no local e mais 1 já em Luanda.

De resto, apenas aquilo que já todos nós comentamos aqui.

Mostraram imagens feitas no local, e são se acordo com as fotos divulgadas pela ANGOP.

Assim que houver mais informação, aviso.

Abraço
Até Sempre
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(Fonte: JORNAL DE ANGOLA)

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Tragédia Acidente faz pelo menos seis mortos e 25 feridos

Um Boeing 737 da companhia aérea angolana TAAG, ido de Luanda com destino a Mbanza Congo, despenhou-se a meio da tarde de ontem no aeroporto desta cidade causando a morte de seis ocupantes e de duas pessoas em terra. O acidente provocou igualmente o ferimento de 30 passageiros, 25 dos quais em estado grave. O despenhamento do avião, que levava 78 pessoas a bordo, causou também a destruição de duas residências, numa das quais se encontrava um dos sinistrados.

Tragédia aérea em Mbanza Congo


João Mavinga e César André
em Mbanza Congo

O acidente registou-se quando, ao aterrar, o avião embateu contra lombas de terra batida situadas a escassos metros do início da pista. O impacto destruiu o trem de aterragem. Na sequência do choque, a aeronave, cuja tripulação era chefiada pelo comandante Sá Morais, dividiu-se em duas partes, ficando a frontal separada do resto da fuselagem.
Destroços atingiram duas residências e uma viatura, provocando a morte do condutor.
Bombeiros destacados no aeroporto intervieram de imediato, evitando uma possível explosão.
Além do comandante, o boeing tinha mais seis tripulantes. Um deles ficou gravemente ferido.Entre as seis vítimas mortais destaca-se o administrador municipal de Mbanza Congo, Manuel Cristóvão, e o padre Judanelo, da congregação Católica de Nfumu.
A maior parte dos passageiros saiu ileso. Os 25 feridos graves recebem assistência no Hospital Central de Mbanza Congo.
O Ministério dos Transportes anunciou ontem em Luanda que foi já criada uma comissão de inquérito para se apurar as causas que estiveram na origem do acidente.
O vice-ministro dos Transportes para a Aviação Civil, Helder Preza, Helder Preza anunciou o facto depois de ter desembarcado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, proveniente de Mbanza Congo, onde visitou o local juntamente com uma comissão de emergência composta por médicos, altos funcionários da TAAG e da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA).
Questionado se a pista de Mbanza Congo está em condições de receber aviões de grande porte, Helder Preza disse que não estava em condições de afirmar se a causa do acidente terá sido as condições da pista.
Instado se a TAAG iria interromper os voos para a referida província, Helder Preza respondeu que é prematuro avançar qualquer medida, “a não ser que se prove que efectivamente aquela pista não está em condições, o que não me parece que seja a situação”.
Convidado a comentar se aquilo que constatou no terreno era um erro humano ou falha técnica, o vice-ministro dos Transportes para a Aviação Civil explicou que é sempre difícil adiantar razões para as causas do acidente.
“Penso que neste momento, no calor da emoção, não é conveniente fazer julgamento de valores sobre as eventuais causas. Vamos deixar os peritos trabalharem. Acredito que eles revelarão as razões do acidente”, disse Helder Preza.
O ministro dos Transportes, André Luís Brandão, disse estar ainda a aguardar pelos resultados do inquérito para fazer um pronunciamento público mais consistente.
O avião, a matrícula TBP-D2, fez uma escala na cidade do Negage antes de rumar para a capital do Zaire.
A ENANA declarou que o aeroporto da cidade de Mbanza Congo nunca tinha antes registado qualquer acidente aéreo.

Características do 737

O Boeing 737 é o mais popular avião comercial de passageiros de fuselagem estreita (narrow-body) para médio-alcance no mundo. Com 6.160 pedidos e 5.009 unidades entregues, esta é a aeronave com o maior número de pedidos e também de maior número de unidades de transporte de passageiros já produzida em todos os tempos.
O avião tem sido produzido continuamente em todas as suas versões evolutivas pela Boeing desde 1967. O 737. Tem sido tão amplamente utilizado, que, a qualquer momento, há mais de 1.250 deles em voo pelo mundo. Em médial, um 737 decola ou pousa a cada cinco segundos!

Acidentes recentes

5 de Maio de 2007 - Kenya Airways, voo KQ507, um 737-800 despenhou-se com 115 pessoas a bordo, depois de descolar do aeroporto de Douala, Camarões, com destino a Nairóbi, Quénia. [1]
3 de Janeiro de 2004 - Flash Airlines, Vôo 604, um 737-300 caiu pouco após a decolagem de Sharm el-Sheikh, Egipto, matando todos os 148 passageiros e tripulantes. [2]
3 de Fevereiro de 2005 - Kam Air, Vôo 904, um 737-200 em bateu contra uma montanha a 30 km a Leste de Kabul, Afeganistão matando todos os 96 passageiros e oito tripulantes. [3]
14 de Agosto de 2005 - Helios Airways, Vôo 522, um 737-300 caiu após despressurização da cabina e perda de consciência da tripulação, a norte de Atenas, Grécia, matando todos os 121 passageiros e tripulantes.
23 de Agosto de 2005 - TANS Peru, Voo 204, um 737-200 (ex-VASP) caiu durante uma tempestade na selva Peruana, matando 40 dos 92 passageiros e seis tripulantes. [4]
5 de Setembro de 2005 - Mandala Airlines, Vôo 091, um 737-200 caiu em Medan, Indonésia, matando 102 dos 117 passageiros e tripulantes, mais 47 pessoas no solo.
22 de Outubro de 2005 - Bellview Airlines, Vôo 210, um 737-200 caiu pouco depois da decolagem de Lagos, Nigéria, matando todos os 111 passageiros e seis tripulantes.
8 de Dezembro de 2005 - Southwest Airlines, Vôo 1248, um 737-700 deslizou para fora da pista durante um pouso sob nevasca no Aeroporto Midway, em Chicago, Illinois – EUA, matando uma criança num automóvel que passava em via próxima.
29 de Setembro de 2006 - Gol Transportes Aéreos, Vôo 1907, um 737-800 da empresa brasileira com 154 ocupantes caiu após uma colisão com um Embraer Legacy. Todos a bordo do 737 morreram. O Legacy conseguiu pousar em segurança na Base de Cachimbo da Força Aérea Brasileira, no sul do Pará - Brasil.
29 de Outubro de 2006 - ADC Airlines, Vôo 53, um 737-200 caiu durante uma tempestade após decolar de Abuja, Nigéria. Apenas sete ocupantes sobreviveram dentre os 104 passageiros e tripulantes.

Aeroporto não tem controlador de tráfego

O aeroporto de Mbanza Congo é um dos 17 no país que carece do serviço de controlo de tráfego aéreo. Nesses aeródromos, o que se presta é um auxílio aos pilotos, o chamado “serviço de informação de tráfego de aeródromo”, de acordo com o presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo, Francisco Almeida de Carvalho.
Em entrevista ao Jornal de Angola, publicada no Dossier “Navegação Aérea”, no passado dia 17, o responsável disse que, em Angola, apenas os aeroportos de Luanda e Cabinda estão contemplados com o serviço de controladores de tráfego aéreo e que apenas 70 dos 120 desses profissionais estão no activo, a maior parte deles na capital do país.
Existem, entretanto, controladores no Bengo, em Benguela, no Lubango e no Huambo, formados e transferidos pela Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA) para os aeródromos locais, porque se previa, na altura, a abertura dos serviços de controlo de tráfego aéreo naquelas províncias. Uma das razões para a fraca expansão do controlo de tráfego aéreo pelo resto do país, segundo o responsável, está ligada às políticas de dimensionamento da própria ENANA, segundo as quais os controladores só podem prestar serviços a ela, considerada a única empresa vocacionada para o efeito.
O trabalho do controlador é orientar os aviões, evitando que colidam entre si ou contra obstáculos, quer no ar, quer nos aeroportos, garantir o escoamento seguro, ordenado e expedito do tráfego aéreo. É também sua função alertar os devidos organismos (bombeiros, polícia, guarda fronteiriça, etc.) para o caso de busca e salvamento, na eventualidade de uma aeronave se encontrar em situação de emergência.

Compainha proibida de voar em espaço aéreo europeu

A Comissão Europeia anunciou ontem a decisão de incluir a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, na "lista negra" de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu.
Em comunicado, emitido antes do despenhamento de um Boeing da Taag na cidade do Soyo, província do Zaire, o executivo comunitário indica que o Comité de Segurança Aérea deu parecer favorável por unanimidade à quarta actualização da sua "lista negra", que, entre outras alterações, contempla uma interdição de voar em espaço aéreo à TAAG, empresa até agora com voos regulares para Lisboa.
Na sequência do parecer do Comité de Segurança Aérea, a proibição deverá entrar em vigor "nos próximos dias", aponta Bruxelas.
A "lista negra" da Comissão inclui cerca de uma centena de companhias aéreas, por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados membros, que comunicam a Bruxelas as companhias com problemas. Numa análise profunda por especialistas após contactos com as empresas visadas, a lista é revista periodicamente, sendo possível a uma companhia sair e entrar nela, consoante o cumprimento ou não das medidas de segurança.
A entrada da TAAG na "lista negra" da União Europeia para as companhias aéreas implica a suspensão de dez voos semanais da transportadora angolana para Lisboa, informou fonte do Instituto Português da Aviação Civil (INAC).
A mesma fonte adiantou à Lusa que a interdição da TAAG, anunciada pelo Comité de Segurança Aérea da Comissão Europeia, entra em vigor a partir do momento em que a decisão for publicada no jornal oficial das comunidades, o que deverá acontecer na próxima semana.
A TAAG opera seis voos semanais de ida e volta Luanda-Lisboa.
A companhia aérea angolana opera outros dois voos semanais de ida para Lisboa, com regresso a partir de Paris e de Londres.
De acordo com o INAC, serão também suspensas as duas ligações semanais à capital portuguesa que os aviões da TAAG operam em nome da transportadora oficial são-tomense, a STP Airways.
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Mensagem por calmeida »

Antes da mais meus sentimentos aos familiares das vitimas....

Agora sim posso dizer que o 737 não está agora só lista dos aviões mais vendidos mas tambem na lista dos mais acidentados meu Deus o que se passa em menos de um ano já lá vão 3, um da Garuda Indonesia, outro da Kenia, agora mais um da TAAG que eu pude estar ao pé dele muitas vezes, era um lindo menino mas pena isso acontece, independentemente da culpa de alguem embora isso acontece na maioria das vezes.

Boeing 737-2M2 (A) D2-TBP fabricado em Janeiro de 1985, foi em tregue a TAAG em Fevreiro do mesmo ano, nº de série 23220/1084, foi baptizado com o nome de "Nelson Mandela" desde então ao serviço da TAAG fez o seu ultimo voo ontem entre Luanda e Mbanza, despenhando-se num grave acidente fazendo cinco vitimas mortaís e quase um centena de feridos.




____HAVE A NICE DAY____________________________________

Cleidir Almeida.
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