[LeBourget 2007] Tópico sobre encomendas
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- CMTE.
- Mensagens: 724
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
- Localização: S23 27.5 W046 35.6
- Contato:
MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 2:05 pm Assunto:
-ATR
4 ATR72-500 p/ Berjaya (Malaysia)
3 ATR42-500 p/ Total Linhas Aereas + 3 opções
2 ATR72-500 p/ Total Linhas Aereas + 2 opts.
1 ATR42-500 p/ Precsion Air
1 ATR42-500 p/ Guardia di Finanza
1 ATR42-500 p/ Azerbaijan Airlines
20 ATR72-500 p/ Hansung Airlines
13 ATR42-500 p/ Jet Airways
-ATR
4 ATR72-500 p/ Berjaya (Malaysia)
3 ATR42-500 p/ Total Linhas Aereas + 3 opções
2 ATR72-500 p/ Total Linhas Aereas + 2 opts.
1 ATR42-500 p/ Precsion Air
1 ATR42-500 p/ Guardia di Finanza
1 ATR42-500 p/ Azerbaijan Airlines
20 ATR72-500 p/ Hansung Airlines
13 ATR42-500 p/ Jet Airways
-
- CMTE.
- Mensagens: 724
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
- Localização: S23 27.5 W046 35.6
- Contato:
-Airbus
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
[]´s
Salz
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
[]´s
Salz
-
- MULTI
- Mensagens: 444
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 18:16
- Localização: Florianópolis-SC
-
- CMTE.
- Mensagens: 724
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
- Localização: S23 27.5 W046 35.6
- Contato:
-Airbus
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
30 A320 p/ Hong Kong Airlines
20 A330 p/ Hong Kong Airlines
1 ACJ p/ Hong Kong Airlines
30 A320 p/ Mandala Airlines (25 firmes + 5 opções)
-ATR
4 ATR72-500 p/ Berjaya (Malaysia)
3 ATR42-500 p/ Total Linhas Aereas + 3 opções
2 ATR72-500 p/ Total Linhas Aereas + 2 opts.
1 ATR42-500 p/ Precsion Air
1 ATR42-500 p/ Guardia di Finanza
1 ATR42-500 p/ Azerbaijan Airlines
20 ATR72-500 p/ Hansung Airlines
13 ATR42-500 p/ Jet Airways
2 ATR42-500 p/ Air Antilles (memorando de intendimento)
[]´s
Salz
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
30 A320 p/ Hong Kong Airlines
20 A330 p/ Hong Kong Airlines
1 ACJ p/ Hong Kong Airlines
30 A320 p/ Mandala Airlines (25 firmes + 5 opções)
-ATR
4 ATR72-500 p/ Berjaya (Malaysia)
3 ATR42-500 p/ Total Linhas Aereas + 3 opções
2 ATR72-500 p/ Total Linhas Aereas + 2 opts.
1 ATR42-500 p/ Precsion Air
1 ATR42-500 p/ Guardia di Finanza
1 ATR42-500 p/ Azerbaijan Airlines
20 ATR72-500 p/ Hansung Airlines
13 ATR42-500 p/ Jet Airways
2 ATR42-500 p/ Air Antilles (memorando de intendimento)
[]´s
Salz
-
- PC
- Mensagens: 112
- Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
- Localização: Porto Alegre-RS
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Paulo:
Pelo visto a Airbus está dando um olé na Boeing.
E a feira termina dia 25. Quanto avião!!!
Sim, na feira, mas devemos considerar que a Boeing teve um primeiro semestre com substanciais encomendas de 787, 777 e 737NG.
Além disso, deve-se atentar que a AIRBUS anuncia como "encomedas" Cartas de Intenção e Memorandos de Entendimentos que são na verdade pré-contratos e não pedidos firmes de aeronaves. Já a Boeing tem por tradição apenas anunciar pedidos firmes ou conversões de opções a serem exercidas.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
Pelo visto a Airbus está dando um olé na Boeing.
E a feira termina dia 25. Quanto avião!!!
Sim, na feira, mas devemos considerar que a Boeing teve um primeiro semestre com substanciais encomendas de 787, 777 e 737NG.
Além disso, deve-se atentar que a AIRBUS anuncia como "encomedas" Cartas de Intenção e Memorandos de Entendimentos que são na verdade pré-contratos e não pedidos firmes de aeronaves. Já a Boeing tem por tradição apenas anunciar pedidos firmes ou conversões de opções a serem exercidas.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
-
- PP
- Mensagens: 38
- Registrado em: Seg Jul 31, 2006 12:06
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
-Airbus
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
30 A320 p/ Hong Kong Airlines
20 A330 p/ Hong Kong Airlines
1 ACJ p/ Hong Kong Airlines
30 A320 p/ Mandala Airlines (25 firmes + 5 opções)
14 A320 p/ Avianca
5 A330-200 p/ Avianca
50 A320 p/ Tiger Airways (30 firmes + 20 opções)
20 A350XWB-800 p/ Qatar Airways
40 A350XWB-900 p/ Qatar Airways (entregas de 2013 em diante)
20 A350XWB-1000 p/ Qatar Airways
3 A380-800 p/ Qatar Airways (total de 5 encomendados agora)
3 A320-200 p/ Qatar Airways
8 A380-800 p/ Emirates Airlines (carta de intenção, total de 55)
30 A320-200 p/ Jazeera Airways (Total de 40)
22 A350XWB-800/900 p/ US Airways (carta de intenção / entregas de 2014 em diante)
10 A330-200 p/ US Airways (renegociação de encomenda existente, entregas de 2009 em diante)
60 A319/320/321 p/ US Airways (carta de intenção / entragas entre 2010-12)
2 A320-200 p/ Nouvelair, Tunisia.
60 A32X p/ GECAS
12 A350XWB-800? p/ ALAFCO (substituido encomenda de A350-800)
7 A320-200 p/ ALAFCO (provavelmente para Kuwait Airways)
25 A320-200 p/ S7 (Sibir) Group Al. (encomendas firmes+opções)
2 A380-800 p/ Air France (memorando de entendimento, total de 12)
18 A320-200/A321-100 p/ Air France (memorando de intendimento)
20 A330-200F p/ Intrepid Leasing
25 A330-300 p/ Air Asia (15 firmes + 10 encomendas)
8 A330-300 p/ Thai Airways
1 A380-800 VIP (comprador não divulgado)
22 Airbus A350XWB p/ Aeroflot
5 A321-100 p/ Aeroflot
4 A340-600 p/ Etihad (agora total de 8 encomendas)
5 A330-200 p/ Etihad
3 A330-200F p/ Etihad
20 A320 p/ Kingfisher (India)
10 A330-200 p/ Kingfisher
5 A340-500 p/ Kingfisher (total de 10 encomendados)
15 A350XWB (total de 20 encomendados) p/ Kingfisher
5 A320-200 p/ Afriqiyah Airways
6 A350 p/ Afriqiyah Airways edit: carta de intenção apenas
15 A330-200F p/ Aircastle Limited (empresa de leasing snme)
25 A320 p/ CIT Leasing
7 A350XWB p/ CIT Leasing
7 A320 p/ Libyan Arab
4 A330-200 p/ Libyan Arab
4 A350XWB-800 p/ Libyan Arab
(*)Todos acima Memorando de Entendimento (MoU)
5 A320 p/ Ural Airlines
3 A332-200F p/ MNG Airlines (2 firmes + 1 opção)
6 A330-200F p/ Flyington Freighters (conversão de opções antigas)
30 A320 p/ Hong Kong Airlines
20 A330 p/ Hong Kong Airlines
1 ACJ p/ Hong Kong Airlines
30 A320 p/ Mandala Airlines (25 firmes + 5 opções)
14 A320 p/ Avianca
5 A330-200 p/ Avianca
50 A320 p/ Tiger Airways (30 firmes + 20 opções)
Editado pela última vez por remi94 em Qui Jun 21, 2007 14:48, em um total de 1 vez.
-
- CMTE.
- Mensagens: 724
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
- Localização: S23 27.5 W046 35.6
- Contato:
-
- CMTE.
- Mensagens: 511
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
- Localização: Brasília - DF
-
- CMTE.
- Mensagens: 724
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:35
- Localização: S23 27.5 W046 35.6
- Contato:
-
- MULTI
- Mensagens: 394
- Registrado em: Sáb Jun 16, 2007 11:02
- Localização: Angola
- Contato:
-
- CMTE.
- Mensagens: 511
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
- Localização: Brasília - DF
Seja encomendas firmes ou intenções de compra não a dúvida que a Airbus deu um show de vendas, diriamos uma goleada no mercado, além do modelo A350XWB sair fortalecido, isso é muito positivo, tanto pra industria de uma forma geral como pra nós que gostamos de aviões e quanto mais voando por aí melhor, seja Boeing, seja Airbus, seja Embraer, seja Bombardier, agora pra torcer eu prefiro escolher um time de futebol.
GLOBALSPOTTER
FLICKR
PLANEMAD
MYAVIATION
MYAVIATION-2
JETPHOTOS
JETPHOTOS-2
AIRLINERS
FLIGHTAWARE
PLANEPICTURES
10 MIL FOTOS ONLINE!!
FLICKR
PLANEMAD
MYAVIATION
MYAVIATION-2
JETPHOTOS
JETPHOTOS-2
AIRLINERS
FLIGHTAWARE
PLANEPICTURES
10 MIL FOTOS ONLINE!!
-
- PC
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qua Fev 23, 2005 22:13
MARVIN
Eu nao estou tao entusiasmado com os resultados da AIRBUS na feira. Considere que ao redor de 500 pedidos ja eram conhecidos do mercado e so vieram a se confirmar, exemplo Quatar com 60 A 350 e agora confirmou 80 A 350 sendo 20 A 350-1000, aviao sem nenhuma previsao de entrega.
A AIRBUS esta divulgando duas vezes seus pedidos, ou seja, na intencao e na assinatura do contrato, dando uma impressao que esta muito melhor que a BOEING o que nao e bem verdade.
Outro fato e que o fracasso financeiro do A 380 persiste e agora com um agravante, parece que nenhuma companhia americana se interessa pelo aviao.
Outro agravante e que a relacao de pedidos firmes do A 350 X 787 pulou para 3 a 1 em favor do ultimo. Atente para este fato, a BOEING ja fala abertamente em um segunda linha de producao do 787 que poderia resultar em antecipacao de entregas de 300 787 antes do primeiro A 350 ser entregue SE A AIRBUS CONSEGUIR CUMPRIR OS PRAZOS PARA O A 350. Sob esse aspectos os riscos da AIRBUS seriam imensos no A 350 , com cancelamentos de pedidos, reducao de pedidos ou mesmo postergacao de entrega.
Deste modo acho mais adequado a palavra do presidente da BOEING sob a AIRBUS> {Momentaneamente, nosso concorrente esta numa situacao melhor que ha 1 ano, mas ate o final do ano ou no inicio de 2008 teremos 3 MEGA pedidos ( leia-se AA, UA e Delta ) que nos mostrarao a real posicao de ambas empresas.
A situacao da AIRBUS no medio prazo ainda me parece de risco. Vejo a BOEING como uma empresa muito mais solida, ao menos no medio prazo.
Abraco.
Eu nao estou tao entusiasmado com os resultados da AIRBUS na feira. Considere que ao redor de 500 pedidos ja eram conhecidos do mercado e so vieram a se confirmar, exemplo Quatar com 60 A 350 e agora confirmou 80 A 350 sendo 20 A 350-1000, aviao sem nenhuma previsao de entrega.
A AIRBUS esta divulgando duas vezes seus pedidos, ou seja, na intencao e na assinatura do contrato, dando uma impressao que esta muito melhor que a BOEING o que nao e bem verdade.
Outro fato e que o fracasso financeiro do A 380 persiste e agora com um agravante, parece que nenhuma companhia americana se interessa pelo aviao.
Outro agravante e que a relacao de pedidos firmes do A 350 X 787 pulou para 3 a 1 em favor do ultimo. Atente para este fato, a BOEING ja fala abertamente em um segunda linha de producao do 787 que poderia resultar em antecipacao de entregas de 300 787 antes do primeiro A 350 ser entregue SE A AIRBUS CONSEGUIR CUMPRIR OS PRAZOS PARA O A 350. Sob esse aspectos os riscos da AIRBUS seriam imensos no A 350 , com cancelamentos de pedidos, reducao de pedidos ou mesmo postergacao de entrega.
Deste modo acho mais adequado a palavra do presidente da BOEING sob a AIRBUS> {Momentaneamente, nosso concorrente esta numa situacao melhor que ha 1 ano, mas ate o final do ano ou no inicio de 2008 teremos 3 MEGA pedidos ( leia-se AA, UA e Delta ) que nos mostrarao a real posicao de ambas empresas.
A situacao da AIRBUS no medio prazo ainda me parece de risco. Vejo a BOEING como uma empresa muito mais solida, ao menos no medio prazo.
Abraco.