Problemas no Centro Brasília

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
hpcastro
PP
PP
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 00:08

Problemas no Centro Brasília

Mensagem por hpcastro »

Oi pessoal...
A torre Guarulhos acaba de cancelar todas as decolagens dos vôos que saem pelo setor do Centro Brasília, que estaria inoperante.
Sem previsão de normalização.

....
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Controle volta ao normal após troca de monitores

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Controle volta ao normal após troca de monitores
terça-feira, 19 de junho de 2007 - 23:38 - Terra
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou que todos os consoles do Cindacta 1, de Brasília, estão em perfeita operação após a troca de dois monitores. As operações já foram retomadas. Segundo ele, é preciso mais algum tempo para resolver os problemas de atrasos nos vôos. No início da noite, os controladores de vôo do centro do País tiveram de realizar uma operação de seqüenciamento de vôos (intervalos de 30 em 30 minutos entre pousos e decolagens) por causa de problemas técnicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado da situação.
Segundo informações da Globonews, a Aeronáutica teria informado que os controladores do Cindacta 1 estariam realizando uma operação-padrão. A primeira informação dava conta de uma pane nos radares do centro de controle.
Segundo pessoas ligadas ao setor aéreo, a Força Aérea Brasileira (FAB) suspeita da versão dos problemas técnicos. Para a FAB, as falhas não seriam suficientes para impedir o controle de tráfego. Uma nova investigação deverá ser aberta nos próximos dias para apurar se houve sabotagem nos equipamentos.
Confira a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o problema:
Hoje, por volta das 17h, controladores do Cindacta 1, em Brasília, que atuam no controle do tráfego aéreo do setor São Paulo, apresentaram a observação de que duas telas dos monitores de trabalho (consoles) não estariam apresentando condições ideais de operação.
Imediatamente, a Divisão Técnica do Cindacta 1 foi acionada para avaliações, e mesmo entendendo que as consoles podiam continuar sendo empregadas, optou por efetuar a troca dos equipamentos, o que solucionou a questão, permitindo o retorno dos operadores às posições e a retomada das operações dentro da normalidade.
Este evento ocasionou a necessidade temporária de implementar controle de fluxo de tráfego para resguardar a segurança, ou seja, o controle passou a ser exercido dando-se maior espaçamento entre as aeronaves.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Responder