Discovery Channel: A Tragédia do vôo 1907

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
md11
PC
PC

Discovery Channel: A Tragédia do vôo 1907

Mensagem por md11 »

Pessoal,

Amanhã (10/06), às 20hs, o Discovery Channel apresentará o documentário sobre o vôo 1907.

O documentário será seguido de mais dois com temas aeronáuticos:

~> Desastre aéreo: Como sair com vida
~> O Desastre de Tenerife.

Ou seja das 20 hs até às 23hs só aviação.

Segue um link com a programação:

http://www.tvguia.com.br/site/canal.asp ... =2007-6-10

Quem puder assistir, aproveite.

Abraços.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

Um site com a sinopse de cada documentário:

http://www.discoverybrasil.com/amazon/p ... ndex.shtml
Cleidson Pereira

Brasília - DF
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

E quem puder gravar e depois disponibilizar pra quem não tem NET assistir, agradecemos muito!!! 8) 8) 8)
Abs
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Assisti e fiquei muito descontente!! Quem mais deu depoimentos no documentário foi a jornalista da Folha de São Paulo Eliane Catanhede. O que essa jornalista tem haver com o assidente? Qual a competência que ela tem sobre o assunto?

Os documentários da Discovery são sempre muito bons...sempre com depoimentos das pessoas envolvidas (familiares, controladores, pilotos, investigadores, autoridades do setor etc...) e não de jornalistas que nem são especializados em aviação. Quem é ou o que é Eliane Catanhede?

No mais o documentário não acrecentou nada ao que já sabemos.

Muito bom foi o que passou depois sobre o assidente de Tenerife entre os B747 da KLM e PAM AN....esse sim no padrão Discovery.
Um abraço!!!
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Também fiquei bastante descontente com o documentário sobre o vôo 1907. A seleção das fontes foi bastante infeliz, caso da Eliane Cantanhêde e do Waldir Pires. A Cantanhêde até dá pra entender pelo fato de que ela teve acesso a bastante informações, inclusive declarações dos pilotos americanos.

Mas isso só aconteceu porque esse documentário definitivamente foi feito antes da hora! As investigações não terminaram, e talvez estejam longe de terminar. Foi muito precipitado. Se esperassem a investigação acabar, outras fontes poderiam ser entrevistadas, com muito mais credibilidade, quem sabe até os próprios pilotos americanos. Acho que daqui um ou dois anos, a Discovery vai ter que fazer uma segunda versão do documentário.

O jeito é esperar um livro (provavelmente do Ivan Sant'Anna) ou um documentário decente para termos um documento histórico sobre o acidente.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Realmente, fazer um documentário da tragédia do vôo 1907 apenas 09 meses após a sua ocorrência e sem se embasar no relatório oficial das autoridades competentes foi precipitação demais, apenas para dizer que foi o primeiro documentário feito sobre o acidente.
Pisou na bola dessa vez o Discovery Channel
MaYeR
PP
PP

Mensagem por MaYeR »

sinceramente, o que vocês esperavam do documentário então? Eu tenho aqui cópias da denúncia crime feita pelo MPF e parte do inquérito policial e, pelo que pude acompanhar no documentário, ele foi fiel ao que há nestas peças.
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

MaYeR escreveu:sinceramente, o que vocês esperavam do documentário então? Eu tenho aqui cópias da denúncia crime feita pelo MPF e parte do inquérito policial e, pelo que pude acompanhar no documentário, ele foi fiel ao que há nestas peças.
Nos documentários anteriores da Discovery a parte técnica foi melhor abordada. Também acho que o lançamento desse documentário foi prematura. Quanto ao relatório do MPF e da PF são para apurar responsabilidade criminal e não técnica. Se o documentário fosse voltado para esses relatórios seria outra coisa...e mesmo nesse não foi tão abordado, já que são os únicos relatório emitido.

Em resumo: Documentário fora de tempo e com comentários de quem não é da área.
Um abraço!!!
Constellation
Moderador
Moderador

Achei razoável...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu perdi o documentário no domingo, mas o Discovery repetiu nesta madrugada.

Pode não ter acrescentado muita coisa para nós, que acompanhamos e discutimos o caso desde o ocorrido, mas para o público leigo em geral acho que foi muito esclarecedor sim.

Apesar da tal jornalista não ser expert no assunto, não falou muita bobagem, como é de costume em muitos jornalistas. Nem colocaram o Joe Sharkey falando bobagem, o que achei positivo. Pelo o que entendi, ela foi escolhida porque foi a única jornalista que conseguiu ter uma boa conversa com os pilotos americanos. Como esses se recusaram a dar depoimento, escolheram ela, o que foi lógico pelas técnicas de jornalismo.

O presidente da Associação dos Parentes das Vítimas me surpreendeu, falou em cadeia de eventos, etc, e demonstrou ter um grande nível de bom senso. Tudo a ver, no meu entender.

O Ministro da Defesa tinha obrigação de falar, afinal é ele o cacique do Sistema de Aviação Civil, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e das equipes de Busca e Salvamento. Mesmo que não entenda lá muito das coisas, tem o direito de dar sua opinião.

O que não concordei foi com o tal "Buraco Negro" mostrado lá. Se existe mesmo o tal buraco negro, não sei, mas é evidente que, naquele dia, ele não se manifestou. O desastre pode ser observado no radar, certo?? Então, não houve falha de cobertura, como foi alegado.

O documentário, ainda que meio prematuro, foi até satisfatório. Mostrou o não cumprimento do plano de vôo, o transponder do Legacy desligado ou inoperante, e a falta de ação do Controle de Tráfego Aéreo em resolver a questão.

O que está claro, para mim, nesse acidente, é que o equipamento dos CINDACTAS não falhou, os Controladores é que falharam.

Os pilotos erraram várias vezes: primeiro, deixaram de cumprir o plano de vôo, ao não descerem para o FL360 após Brasília; não perceberam o Transponder/TCAS desligado por mais de uma hora. Digamos que eles tenham realmente tentado comunicação com o ACC, sem sucesso. Qual é o procedimento previsto?? Acionar o Transponder com o Código 7600, o que não foi feito. Eu acho que não houve desligamento deliberado, pelo diálogo dos pilotos, mas houve negligência e imperícia na operação do equipamento.

O ATC, por sua vez, falhou várias vezes também: Eles tinham um avião sem Transponder no Radar por mais de uma hora, e não fizeram nada, a não ser tentar comunicação, sem sucesso, com o Legacy. Ora, a separação de aeronaves voando IFR em espaço aéreo RVSM é responsabilidade do ATC. Se eles não conseguiam comunicação com o Legacy, cuja altitude era apenas suposta, deveriam tomar providências para que os aviões no nível fossem afastados, lateralmente, por exemplo. Bastava contatar o GOL 1907, via CINDACTA 4, e pedir para que o mesmo se afastasse umas 2 NM do eixo da aerovia. Afinal, se havia um plano de vôo, o CINDACTA I tinha ciência do mesmo. Houve um longo período de tempo (+/- 1 hora) para isso.

O problema é que o ser humano recusa-se, quase sempre, a acreditar que pode ou que vai acontecer uma tragédia. Faz parte de nossa natureza. Os controladores erraram, por omissões várias, e os pilotos do Legacy também. Não acredito, com os dados que tenho hoje, que houve "buraco negro", falha de equipamento das aeronaves ou do ATC. houve sim, apenas, falhas operacionais, como erro de julgamento, falta de consciência situacional, falha de supervisão, esquecimento, imperícia, falta de experiência, excesso de confiança, etc, etc.

As pessoas erraram, e esses erros causaram todas essas mortes. Ficar malhando os pilotos do Legacy, ou os controladores de vôo, não leva a nada. Quem nunca errou na vida, que atire a primeira pedra. Alguém já se perguntou como estão Joseph Lepore e Jan Paul Paladino hoje? Estão voando por aí ou groundeados, sem sequer condições psicológicas para exercer sua profissão?? O mesmo se aplica aos controladores. Eles sabem hoje que poderiam ter evitado o acidente, mas será que eles tinham consciência disso naquele momento? Com certeza não, pois o pesadelo maior de um controlador de vôo é uma tragédia dessas.

Acho que, em vez de procurarmos culpados, vamos prevenir para que isso nunca mais ocorra. Não há nada que possa ser feito para ressussitar as vítimas do Gol 1907, então, vamos tentar evitar outros acidentes, aprendendo com os dramáticos erros desse caso.

Apesar de tudo, o Discovery cumpriu seu papel jornalístico, sem os erros grosseiros a que estamos acostumados, tanto no Brasil como lá fora. Por isso, meus parabéns ao programa.

Um abraço.
Imagem
Responder