Luena, 6.Junho – A pista do aeroporto do Luena, capital da província do Moxico, começou esta quarta-feira a beneficiar de obras de restauro, no quadro de um programa que visa recuperar todas as infra-estruturas aeroportuária do país em estado de degradação.
Orçados em mais de nove milhões de dólares, os trabalhos, a cargo da construtora chinesa Sinohydro Corporation consistem, numa primeira fase, na ampliação da pista numa extensão de 950 metros de comprimento e sete e meio de largura, contra os actuais 2.400 metros de comprimentos e 30 de largura.
Falando hoje à Angop, o director nacional de infra-estruturas do Ministério das Obras Públicas, José André, disse que os trabalhos durarão um ano e consistem igualmente na colocação de um novo tapete, vedação e iluminação do recinto.
Indicou que em quanto decorrer as obras, a pista estará sempre em condições para receber aviões de pequeno porte.
Após a conclusão dos trabalhos, a pista do Luena, de acordo com o responsável das Obras Pública, poderá receber 15 voos diários de aviões de grande porte, como os boeing 727-200 e 737-900, da transportadora aérea angolana TAAG.
Estiveram no acto de assinatura do contrato, entre outras individualidades, o Ministro das Obras Públicas e o governador provincial do Moxico, Higino Carneiro e João Ernesto dos Santos "Liberdade", respectivamente.
