BOEING PREPARA ESTRATEGIA CONTRA AIRBUS

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Celso Clementino Moreira
PC
PC

BOEING PREPARA ESTRATEGIA CONTRA AIRBUS

Mensagem por Celso Clementino Moreira »

O projeto A 380 já deu um prejuízo financeiro admitido pelo CEO da AIRBUS de US 5 bilhoes. O insucesso financeiro do projeto é gritante. Planejamento, erros de projeto, etc. dão além desse prejuízo uma mácula na imagem da AIRBUS. O CEO da Emirates, maior cliente individual do A 380, contratou uma auditoria e enviou a sede da AIRBUS. Resultado final> o projeto A 380 em 2007 só terá uma unica aeronave entregue (SIA), em 2008 o número de entregas será muito menor que o prometido e o que é MUITO PIOR a aeronave está 20 T acima do peso previsto e terá custo operacional MAIOR que o inicialmente projetado.
Pois bem, com perdas astronomicas a BOEING visa aniquilar a AIRBUS.
A BOEING parte do pressuposto que fracasso do A350 levaria a AIRBUS a uma situação pré-falimentar.
Veja o raciocínio deles-
O NOVO A358 se a AIRBUS conseguir cumprir os prazos só iniciaria operações em 2013 e o 359 em 2014.
Dos 228 pedidos até o momento 60 são de um único cliente Qatar Airwais e 30 da US Air. 40% dos pedidos estão centrados em 2 clientes.
POIS BEM, o 788 vem ganhando imenso espaço contra o A350. Em 2006 a relação de pedidos era 1,5 contra 1 a favor do 787. Em 2007 o 787 ja tem 544 pedidos firmes (recorde na história da BOEING), está vendendo mais até que o 737, e a relação de pedidos firmes pulo para 2,5 contra 1 em favor do 787.
O cenário mundial projeta o incremento de 1000 wides nos proximos 5 anos com crescimento contínuo na Asia de 15% ao ano (espantoso!).
A BOEING já afirmou que o break even de seu projeto 787 implica na venda de 250 aeronaves. Logo, o 787 ja tem expectativa de lucro fantástica.
Supreendida com a resposta do mercado ao 787 a BOEING em sigilo avaliou a possibilidade de criar uma SEGUNDA LINHA DE PRODUÇÃO DO 787. Para isto seriam necessárias 750 encomendas firmes do 787, pré lançamento.
Nesta segunda linha haveria inclusive um mix de 789 e 780, antecipando em anos a entrega de muitos 789.
Vale lembrar que são candidatas a compra de pelo menos 200 unidades ( AA, UA, DL tlalves) empresas americanas que até o momento não fizeram nenhuma aquisição de 787. A Emirates é candidata a pedido firme de 50+50 787-10.
Resultado se isto ocorrer como a AIRBUS escapará da condição falimentar, pois vejamos-
- 1 - até 2013 so pode oferecer A330 e A340 (mico de mercado).
- 2 - como empresas concorrentes poderão competir com o DREAMLINER com o barril de querosene a US100.
- 3 - A Qatar manteria seu pedido, sera!
- 4- Para piorar a US Air disse que encomendou um A350 e o novo A 350 é outro avião. Sera que vao cancelar os pedidos!
- 5 - Havendo disponibilidade de entrega de 787 porque as companhias esperariam 2013 num mercado tao aquecido.

Ficam os senhores com a palavra, a pergunta é SERA QUE A AIRBUS suportará um golpe tão duro da BOEING.

abraço
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Pior que a Airbus se afundou muito com o aA380! brigas internas entre quem manda mais se a parte Alema, se a Francesa e assim vai!
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Boeing's 787 Dreamliner Surpasses 500 Customer Orders in under Three Years

http://www.boeing.com/commercial/news/2 ... 3d_nr.html

Pedidos en firme (460) – aerolíneas:

* ANA: 50
* Air New Zealand: 4
* First Choice: 6
* Icelandair: 4
* Northwest Airlines: 18
* JAL: 30
* Korean Air: 10
* Ethiopian Airlines:10
* Continental Airlines: 20
* Air China: 15
* Shanghai Airlines: 9
* LOT Polish Airlines: 7
* Royal Air Maroc: 4
* Air Canada: 14
* China Eastern Airlines: 15
* Vietnam Airlines: 4
* International Lease Finance Corp. (ILFC): 22
* LCAL (Low-Cost Aircraft Leasing): 14
* Hainan Airlines: 8
* China Southern Airlines: 10
* Air India: 27
* Kenya Airways: 6
* Cliente sin identificar: 1
* Quantas: 45
* Air Pacific: 5
* Pegasus: 6
* 787 VIP: 5
* Cliente sin identificar: 2
* Monarch Airlines: 6
* Cliente sin identificar: 11
* Cliente sin identificar: 5
* Cliente sin identificar: 6
* Singapore Airlines: 20
* Cliente sin identificar: 10
* Nakash Group: 2
* Jet Airways: 10
* Azerbaijan Airlines: 3

Firmes!
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

everton_cwb escreveu:Creio que haja MUITO interesse político nisso..
É isso mesmo Everton, como é um grupo e que tem governos como acionistas pra justificar tem que ter fábricas nos paises participantes. Até no caso de tipos de fabrica. Por exemplo: Se em Hamburgo fosse de onde saiam os A318/319/320/321 e em Toulouse os A330/340/380 ou vice-e-versa iriam tem problemas porque a de um país fabrica aviões maiores e outro menores...parece coisa pequena, mas politicamente não é!
Um abraço!!!
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

CHARLES SBBR escreveu:
everton_cwb escreveu:Creio que haja MUITO interesse político nisso..
É isso mesmo Everton, como é um grupo e que tem governos como acionistas pra justificar tem que ter fábricas nos paises participantes. Até no caso de tipos de fabrica. Por exemplo: Se em Hamburgo fosse de onde saiam os A318/319/320/321 e em Toulouse os A330/340/380 ou vice-e-versa iriam tem problemas porque a de um país fabrica aviões maiores e outro menores...parece coisa pequena, mas politicamente não é!
é vero!

procurei dados sobre CiA,s do A350 e nao tem nada no side da Airbus como no da Boeing!
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

A airbus está definitivamente passando a maior crise da sua historia.

Ela errou em investir na melhoria do A340 enquanto a Boeing acertou no 777 para voos de longa distancia.
O Resultado é que a Boeing conseguiu fazer um aeronave com o custo operacional menor e esta roubando muitos clientes fieis da airbus.

Agora ela faz essa lambança com o a350 que em momento algum teve credibilidade no mercado.
Aumenta o tamanho da cirança e agora fica com um senhor buraco de 80 assentos entre o a321 e o a350 enquanto o 787 desfila sem concorrentes!

Eu não vejo com otimismo o futuro da airbus.
Fernando Marcato

Imagem
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

A Airbus vai para o buraco, levando consigo boa parte de seus clientes que terão problemas diversos com seus aviões atuais, spaire parts, renovação de frotas e etc.. LAN, TAM e outras passarão apertado.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

elmus vat escreveu:A Airbus vai para o buraco
Pro buraco não vai pq os Governos da Alemanha e França nao vao deixar.
A Airbus pode dar o prejuiso que for que eles vão segurar a onda.
levando consigo boa parte de seus clientes que terão problemas diversos com seus aviões atuais, spaire parts, renovação de frotas e etc..
A grande maioria dos spaire parts de uma aeronave geralmente são produzidos por terceritos e se acontecesse o improvavel, da Airbus Falir, certamente não iriam faltar investidores interessados em assumir esse merado abrangente deixado pela airbus.
Fernando Marcato

Imagem
elmus vat
PC
PC

Mensagem por elmus vat »

Sr. Marcato,
o mercado é implacável com a incompetência. A não ser que haja a mão do governo para segurar ( como voce referencia) e que acho que os contribuintes não estarão muito dispostos a pagar o custo, veremos nos próximos 06 meses uma mudança importante no mercado de aviação.
talvez a começar por TAM e LAn reavaliando encomendas, que é o que uma pessoa mediamente inteligente r que fosse CEO de uma delas faria.
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

elmus vat escreveu:Sr. Marcato,
o mercado é implacável com a incompetência. A não ser que haja a mão do governo para segurar ( como voce referencia) e que acho que os contribuintes não estarão muito dispostos a pagar o custo, veremos nos próximos 06 meses uma mudança importante no mercado de aviação.
talvez a começar por TAM e LAn reavaliando encomendas, que é o que uma pessoa mediamente inteligente r que fosse CEO de uma delas faria.
Na epoca que a LAN estava estutando um aviao para rotas longas, o 777 foi o medelo escolhindo pelo custo benificio, a Airbus, baixou 20 milhoes de doletas para fechar o contrato com a Airbus! e o resultando foi que a Airbus ganhou!
paulopre-aero
PC
PC

A Embraer poderia ocupar o vácuo?

Mensagem por paulopre-aero »

Concordo com o marcato. Não acredito que os governos europeus vão deixar a Airbus ir pro brejo. E não é só a França e Alemanha, quase toda Europa está envolvida na cadeia de suprimentos da Airbus.

O caso atual lembra as encomendas feitas por aéreas européias (LH) do fracassado Fairchild Dornier, que tiveram um dedo político por trás, até que a concorrência (Embraer) atropelou e a empresa faliu. Agora os bancos emprestaram muito, muito dinheiro e com certeza usariam a opinião pública (desemprego) para justificar uma eventual ajuda a Airbus. (Ou aumentariam as encomendas militares, que são sempre caixa preta, para jogar dinheiro nas empresas).

Para indústria aeronáutica também não é bom que isto aconteça.

Mas só por hipótese, pra exercitar a imaginação, no caso da Airbus falir, voces acham que a Embraer deveria lançar uma família de aviões de 140/180 pax? Uma família EMB 240/250/270?

sds
Paulo Fernando
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: A Embraer poderia ocupar o vácuo?

Mensagem por marcato »

paulopre-aero escreveu:Mas só por hipótese, pra exercitar a imaginação, no caso da Airbus falir, voces acham que a Embraer deveria lançar uma família de aviões de 140/180 pax? Uma família EMB 240/250/270?
Sim, mas só depois de abrir fabricas na europa! :twisted: :twisted: :twisted:

Nos EUA e na Europa os Governos subsidiam a Boeing e a Airbus.
Aqui no Brasil o Governo f*d* com suas empresas!
Fernando Marcato

Imagem
Celso Clementino Moreira
PC
PC

Esse disputa tem um lance muito interessante.
O Governo americano denunciou a AIRBUS na OMC ( Organização Mundial do Comércio ) ao mesmo tempo o MCE ( Mercado comum europeu ) denunciou a BOEING.
A OMC concluiu que a AIRBUS no período alegado recebeu subsídios ilegais no valor de 90 bilhoes de dólares e curiosamente a BOEING 22 bilhoes.
Em função desta decisão o governo americano poderá retaliar em 68 bilhoes de dólares.
Primeira pergunta, o governo americano usará esse direito e sobre quem caso exerça a opção.
Seriam sobretaxados os produtos da AIRBUS em território americano.
Se isto ocorrer a AIRBUS acelerará violentamente sua decadência!
Marcelo Carvalho
PP
PP

Mensagem por Marcelo Carvalho »

Será que a Airbus vai falir mesmo? Acho difícil, não só por subsídio dos governos europeus, mas porque tem ótimos produtos e tecnologia avançadíssima. Não foi à toa que ela chegou a liderança. Não tenho preferência pela Airbus ou Boeing, mas acho fundamental que exista concorrência. E estou sentindo uma torcida incrível contra ela, com argumentos pessoais. A família A320 não é mais um sucesso? E os A330/340? Agora não prestam mais, de uma hora para outra? Os problemas com o A380 são uma realidade, mas será que por causa disso é justo essa enxurrada de críticas?
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

Marcelo Carvalho escreveu:Será que a Airbus vai falir mesmo? Acho difícil, não só por subsídio dos governos europeus, mas porque tem ótimos produtos e tecnologia avançadíssima. Não foi à toa que ela chegou a liderança. Não tenho preferência pela Airbus ou Boeing, mas acho fundamental que exista concorrência. E estou sentindo uma torcida incrível contra ela, com argumentos pessoais. A família A320 não é mais um sucesso? E os A330/340? Agora não prestam mais, de uma hora para outra? Os problemas com o A380 são uma realidade, mas será que por causa disso é justo essa enxurrada de críticas?
E muitissimo provavel que não vai falir!
É evidente que a airbus tem e MUITOS meritos!
O que esta sendo questionado aqui neste topico é justamente como a airbus em tão pouco tempo conseguiu uma queda tão colosal e quanto a proa está cheia de CBs!
Fernando Marcato

Imagem
Celso Clementino Moreira
PC
PC

Marcelo,

Com o respeito que voce merece, sem maldades ou ironias, gostaria que voce refletisse sobre o que irei lhe falar!
Toda vez que se expressa uma situacao de mercado, no caso a decadencia da AIRBUS, pessoas APAIXONADAS pela AIRBUS querem negar o que arde aos olhos e ainda rotulam os outros como tendenciosos, criticos , etc.
Na realidade, nao ha como negar os seguintes fatos.

1- Os ex-executivos da AIRBUS eram MUITO, mas MUITO MESMO despreparados para administrar uma empresa desse porte.
2- O projeto A 380 foi um REDUNDANTE fracasso financeiro! A taxa de retorno do investimento esta abaixo do terreno do imensamente mediocre.
3- O novo A 350 nao mostrou ainda ao que veio e existe uma seria duvida se ele sera um investimento rentavel ao menos nesse momento.
O problema do projeto esta na epoca de inicio de voo 2013 ao menos, quando o Dreamliner teria mais de 1000 unidades voando.
4- Com relaçao ao A320 a historia nao e bem essa! O A320 e o 737 NG se equivalem. Acontece que a Europa decidiu que teria uma empresa para concorrer com a Boeing e os governos europeus pressionaram e muito suas empresas para alavancarem as vendas do A320.
5- O A340 e um mico que ninguem mais encomenda. A THAI nem recebeu seu ultimo A 340-500 e ja vendeu todos para a SAA.

Se voce disser que o A 330 foi uma evoluçao quando comparado ao 767 eu concordo. Que o A 320 foi o produto certo na hora certa eu concordo, mas do resto a AIRBUS so fez besteira, e poe besteira nisso!

Ha um lance muito imperceptivel no meu post anterior e ninguem comentou.
Suponhamos que o governo americano exerca a opçao de retaliar em 68 bilhoes de dolares a AIRBUS.
Assim, por exemplo, NOVAS AERONAVES SOBRETAXA DE 100% e pecas de reposicao 50%.
Eu sairia correndo comprar acoes da EMBRAER!
De imediato cancelariam seus pedidos JET BLUE, US AIRWAIS, e as demais americanas imediatamente desovariam no mercado suas frotas ( UA e demais ).

Bem papo a parte,

fique com um abraco
Celso.
Marcelo Carvalho
PP
PP

Mensagem por Marcelo Carvalho »

A Boeing, quando perdeu a liderança do mercedo para a Airbus, também teve seus erros, como anunciar avião supersônico e outras coisas. E o que fez? Tratou de corrigi-los, certo? E agora retomou a liderança na disputa pelo mercado. Aposto que a Airbus está fazendo o mesmo. O A380 nem começou a voar regularmente para ser dito que é um fracasso comercial, acho mais prudente esperarmos um pouco, até porque o 747 também enfrentou problemas quando foi lançado. O que questiono é que, de uma hora para outra, a Airbus virou motivo de piada, quando na verdade ela tem muito mais acertos do que erros. O maior exemplo pra mim é a comunabilidade das cabines das famílias A320 e A330/340/380. E me desculpem, mas também não posso concordar que o A340 é um "mico".

Cordialmente, Marcelo Carvalho.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

Marcelo Carvalho escreveu:A Boeing, quando perdeu a liderança do mercedo para a Airbus, também teve seus erros, como anunciar avião supersônico e outras coisas. E o que fez? Tratou de corrigi-los, certo?
Exatamente.
A uns 4 anos atras a diretoria da Boeing cometia erros atras de erro a ponto de cair.
Entrou uma nova diretoria e colocou ordem na casa.
A diretoria da Airbus também caiu e uma nova esta ja trabalhando provocando restruturações, porem até o momento nenhuma mudança quanto a modelos foi mostrada, vamos ver o que vai acontecer.
O A380 nem começou a voar regularmente para ser dito que é um fracasso comercial, acho mais prudente esperarmos um pouco, até porque o 747 também enfrentou problemas quando foi lançado.
Não sei se a palavra fracasso é correta,
mas além do programa estar com alguns problemas bastante serios, ele também acaba sendo visado em um momento ruim.
O que questiono é que, de uma hora para outra, a Airbus virou motivo de piada, quando na verdade ela tem muito mais acertos do que erros. O maior exemplo pra mim é a comunabilidade das cabines das famílias A320 e A330/340/380.
Sem a menor duvida!
Isso fica claro quando vc ve a Boeing copiando muitas das tecnicas.
E me desculpem, mas também não posso concordar que o A340 é um "mico".
O programa como um todo de fato não é!
Agora se falarmos dos novos A340-500/600 ai sem duvida é um senhor mico!
Fernando Marcato

Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Acertos e erros

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Em primeiro lugar, acho que os comentários atuais não têm nada a ver mais com o título do tópico. Mas o assunto Airbus x Boeing é realmente muito polêmico.

O fato é que o mercado é extremamente competitivo e muito arriscado. As apostas podem decolar ou derrubar uma empresa. Todas os grandes fabricantes já apostaram errado, e muitos não sobreviveram ao erro. Também houve muitos acertos e sucessos. Vamos lá:

- Na década de 30, a Boeing fabricou um avião muito avançado para a época, de construção metálica, o Boeing 247. O avião era ótimo, mas, infelizmente, era exclusivo de uma empresa, a United Airlines. A concorrência pediu ao mega-rival da Boeing, a Douglas, que fabricasse um modelo equivalente. A Douglas acabou produzindo o DC-3, sucesso absoluto que sobrevive até os dias de hoje:

- Na década de 40, a Boeing, na redução de encomendas de aviões militares após a Segunda Guerra Mundial, lançou um avião de passageiros de grande porte, apto a operar as linhas transcontinentais, o Boeing Stratocruiser, um retumbante fracasso financeiro e tecnológico. A sorte é que a empresa tinha seus contratos militares dos B-47 e B-52 para sobreviver...

- O Boeing 707 foi o projeto mais arriscado da Boeing, pois a empresa apostou mais que o valor do seu patrimônio líquido no projeto. Se fracassasse, não haveria salvação possível. Entretanto, foi um grande sucesso comercial e tecnológico. Seu projeto deu origem a toda a família de aeronaves Boeing, 720, 727, 737, 747, 757, 767, 777 e 787;

- O fracasso do projeto do Boeing 747 poderia levar a companhia à falência. O risco era imenso, pois não havia avaliações de mercado que garantissem uma ocupação desses imensos aviões na década de 70. A sorte foi existir um maluco chamado Juan D. Trippe, que operou seus 747 com prejuízo por um bom tempo...

- Na "Guerra dos Supersônicos", houve três competidores sérios: o consórcio BAC-Aerospatiale, a Boeing e a Tupolev. Na época, todo o mundo pensava que os vôos internacionais seriam feitos por supersônicos. O Concorde, embora fosse uma considerável realização técnica, foi um retumbante fracasso financeiro: apenas vinte aviões foram produzidos, e a maioria foi vendida por preços que variavam de 1 (sim, um) Franco Francês a 1 (uma ) Libra Esterlina, a seus únicos compradores, a British Airways e a Air France. A decisão da Boeing de cancelar o projeto SST foi acertada, mas, se o Concorde fosse um sucesso, tal cancelamento seria talvez mortal...

- A Lockheed, maior empresa do ramo aeroespacial hoje em dia, foi a campeã absoluta de micos no mercado de aviação comercial. O L1049 Super Constellation e o L1649 Starliners eram ótimos aviões, mas eram equipados com motores problemáticos, e saíram tarde demais no mercado, que evoluía rapidamente para os jatos. Alguns Starliners foram para o machado com apenas 3 ou 4 anos de uso. Os L-188 Electras eram bons aviões comerciais domésticos, mas sofreram acidentes graves, que mataram o projeto: apenas 171 aviões produzidos, sendo que era necessário vender 250 apenas para cobrir os custos de desenvolvimento e produção. Como se não bastasse, ao ingressar muito tardiamente no mercado de jatos, seu projeto de um trimotor wide-bodie, o L-111 Tristar, atrasou muito devido aos problemáticos motores RB-211, e saiu tarde demais para competir comercialmente com os DC-10 e B747. Esses fracassos praticamente forçaram a Lockheed a desistir do mercado de aviões comerciais. A julgar pelo desempenho atual da empresa, tal decisão foi definitivamente acertada.

- A Airbus, quando foi fundada, no início dos anos 70, lançou o conceito do wide-bodie bimotor, ao criar o A300. À época, ninguém acreditava que isso fosse sequer viável tecnicamente. O sucesso do avião, lançado logo após o retumbante fracasso comercial do Concorde, forçou a Boeing a lançar, com muitos anos de atraso, uma resposta, na forma do B767. Alguém duvida que a aposta foi alta??

- A Embraer foi uma empresa que colecionou relativamente poucos fracassos. O CBA 123 Vector não passou de um ensaio de engenharia, mas o E121 Xingu não pagou os custos de produção, embora desse uma excelente base tecnológica para os engenheiros. O E-120 Brasília, embora não chegasse a dar prejuízo, não pode ser classificado de sucesso comercial, pois vendeu menos exemplares que seu antecessor Bandeirante, este sim um risco considerável, mas que chegou no momento certo ao mercado. Ao desenvolver os jatos regionais ERJ145, a Embraer apostou a sobrevivência da companhia em um conceito novo, que tinha tudo para fracassar, mas que deu certo.

Considero os produtos Airbus muito bons, competitivos e avançados. Não acredito que a empresa irá falir. O A380 pode ser um avião do futuro, a solução para o aumento do número de pax sem aumento do tráfego aéreo. Entretanto, só o futuro poderá nos dizer.

Um abraço.
Imagem
Celso Clementino Moreira
PC
PC

Marcelo,

O A 340 e um mico de mercado, pois com o barril a US 100 ninguem opta por quadrirreator nesse porte. O A 340 500 nao vendeu nada e quem tem quer se desfazer do mesmo........ O 600 tem vendas inexpressivas.
O A 380 e um redundante fracasso financeiro. Ainda que vendas fantasticas sejam feitas, O QUE NESSE MOMENTO NAO TEM NENHUMA CHANCE DE OCORRE e o cenario futuro nao aponta nessa direcao, o retorno do investimento e pra la de ridiculo, ou seja, o break even do projeto estaria por volta de 350 unidades vendidas e ate o momento so 166 foram comercializadas. Assim sendo, o retorno SOMENTE DO INVESTIMENTO levaria algo em torno de 15 anos. Logo, FRACASSO FINANCEIRO.
O A350 pode ate ser um projeto moderno, MAS sera consumivel pelas companias em 2013, ou seja, interessa ao mercado o A 350 em 2013.
Deslcupe, mas a AIRBUS esta descompassada no tempo!.

Abraco.
Responder