Desculpem-me pelo longo post.
Retornei de Salvador na última terça-feira, 27/03 no 7486 da G3.
Nosso horário previsto era 18:30 mas como eu já estava ouvindo pelo radinho, havia sequenciamento para São Paulo e Rio de Janeiro devido excesso(?) de tráfego na FIR BSB, segundo disse o solo Salvador.
Sabendo disso, fiquei na rampa até umas 18:20 e fui para o embarque, que a esta altura, estava lotada.
Embarquei e me sentei na 10F, religando o meu rádio na frq. do solo. A coisa não estava boa! Os pilotos ficavam a toda hora pedindo estimado para decolagem, slot, etc que o controlador estava ficando louco, trocando número de vôos, gaguejando, etc.
As 19:15 nos é oferecida uma tal "rota alternativa" que pelo que ouvi o comando retrucando com o solo, iria aumentar nosso tempo de vôo em mais 15 minutos. O comandante aceita a rota alternativa e pede infos sobre nosso slot, onde somos informados que seríamos o terceiro na sequencia de decolagem, sendo nosso slot entre 19:30 e 19:40, ou seja, até uma hora e dez atrasados! ( Não Zuanazzi, não temos nenhuma crise )
As 19:25 o solo chama o nosso vôo e informa que foi liberada a rota original, com saída Gole, transição Gonzo ( seria o dos muppets )?
e nível 400, indo pela UW58
O comandante aceita retornar para a rota originalmente prevista e somos informados que seríamos o segundo na ordem, atrás de um TAM.
O tempo passa e o solo chama novamente, informando que provavelmente teríamos órbita em CNF e que pela rota alternativa proposta, isto não seria necessário...ai complicou!
O comandante ficou *** da vida e, visivelmente nervoso, pediu para o solo afirmar qual era a rota aprovada pelo controle e qual era o motivo do sequenciamento na FIR BSB. Nisso, entra um "gaiato" na fonia, que eu não soube identificar de qual cia e solta: "E o bambu?" gargalhadas na fonia e o comandante diz "Melhor nem responder"
( essa frase é referência a um vídeo do Youtube em que uma garotinha surpreende o Silvio Santos - veja aqui http://www.youtube.com/watch?v=7Nkvvo4RvGw )
Enfim, somos liberados as 19:55 e decolamos as 20:05 rumo a GRU. A aeronave permaneceu por todo o vôo com os faróis ligados, não sei pq.
Nosso POB foi de 134 e a aeronave foi o PR-GTI eu acho.
O inferno começou quando estávamos um pouco antes da vertical de BH, porque o centro BSB manda nossa acft descer pro 370 e orbitar, orbitar, orbitar...por 35 minutos fiquei olhando BH lá em baixo e mais uns dois tráfegos fazendo a mesma coisa.
O comandante feroz nos speechs "Srs passageiros, aqui fala o comandante...pelo já famooooooso problema no controle aéreo, fomos instruídos a fazer uma espera aqui nesta posição...caso tenhamos que ficar por mais 15 ou 20 minutos, é possível que tenhamos que alternar para o Galeão. Em nome da GOL pedimos desculpas mas como todos sabem, somos tão vítimas quando vsas ( achei forte o vítimas ). Voltaremos em breve com mais informações"
Fomos autorizados a entrar na FIR SP e na posição TRIM ( acho que era isso ), mais 3 órbitas! caramba! o comando voltou no speech e disse que podíamos considerar o pouso em Viracopos! percebía-se o stress na voz dele e nos demais da tripulação, além da irritação dos passageiros.
Enfim, somos autorizados para aproximação na 09R de GRU e as 23:20, pousamos, para alívio de todos!
As frequencias que peguei no vôo todo foram:
121.9 - solo Salvador
118.3 - Torre Salvador
119.35 - Controle Salvador
133.25 - ?
126.5 - Acho que centro BSB
127.3 - ?
133.85 - ?
129.75 - Controle SP
132.75 - Torre GRU
121.7 - Solo GRU
Posso ter deixado de anotar alguma pois dei umas "pescadas" pois estava muito cansado depois de um dia intenso de trabalho em SSA, mas acho que foram só essas aí.
Chegando em GRU, vi 4 707 no cemitério, dois da Skymaster e dois da Beta ( esses bichos estão voando? que horas saem de lá ?)
E tinha tb dois F-100 brancos. É devolução?
Bem, como disse o chefete da ANARCHY, não temos crise, foi só um pesadelo programar de sair com a noiva as 21:00 para jantar e só chegar quase 00:00. O idiota aqui deveria aprender que hoje em dia não se deve programar nada dependo de voar no Brasil
Abraço,
Rafael