Pouso forçado reacende debate sobre Fokker-100

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Pouso forçado reacende debate sobre Fokker-100

Mensagem por Alessandro »

TAM e Ocean Air, que operam esse tipo de aeronave, garantem que modelo é seguro.
Na noite de quarta-feira, avião da TAM fez pouso de emergência em Campo Grande.

Eduardo Vallim Do G1, em São Paulo

O pouso forçado do Fokker-100 que causou pânico entre os passageiros do vôo JJ3805 da TAM, na noite de quarta-feira (21), em Campo Grande, reacendeu o debate sobre a segurança desse modelo de aeronave. Desde 1991, foram pelo menos 20 ocorrências, entre incidentes e acidentes, com Fokker-100 no Brasil. No mais grave deles, em 1996, 99 pessoas morreram em São Paulo.

As duas companhias aéreas que operam esse tipo de aeronave no Brasil, a TAM e a Ocean Air, garantem que o Fokker-100 é seguro. As empresas, no entanto, têm planos diferentes para o modelo: até o ano que vem, a TAM pretende aposentar os 19 Fokker-100 que fazem parte de sua frota de cem aeronaves. Já a Ocean Air, que atualmente tem dez desses aviões (metade de sua frota), planeja comprar mais seis deles ainda neste ano.

As empresas afirmam que, apesar da falência da Fokker no fim dos anos 90, não há problemas de manutenção ou falta de peças. De acordo com a Ocean Air, nunca houve qualquer incidente com seus aviões Fokker-100. A TAM afirma que tem dois centros de manutenção, um em Guarulhos (SP)e outro em São Carlos (SP), que garantem a segurança dos passageiros.

Segundo a TAM, a substituição dos Fokker-100 não está relacionada a problemas de segurança da aeronave. Com uma frota mais nova, diz a TAM, caem os custos operacionais e de manutenção. O plano da companhia é terminar este ano com seis dessas aeronaves. Até o ano que vem, todas serão substituídas.

Cronologia de problemas com Fokker-100

Fevereiro de 1991 – Superaquecimento no sistema de freios provoca pânico entre passageiros de avião da TAM que saiu do Recife com destino a São Paulo. Problema ocorreu durante a escala no aeroporto do Galeão.

Abril de 1991 – Aeronave da TAM faz pouso de emergência depois de uma porta abrir logo após a decolagem do vôo Porto Alegre-Rio. O Fokker voltou ao aeroporto. Ninguém fica ferido.

Abril de 1991 – No vôo São Paulo–Vitória, piloto tem de fazer pouso de emergência no aeroporto do Galeão, no Rio, por causa de problemas com os pneus. Ninguém fica ferido.

Outubro de 1996 – Na maior tragédia envolvendo um Fokker-100 no Brasil, avião da TAM cai a menos de dois quilômetros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Acidente deixa 99 mortos.

Julho de 1999 - Explosão a bordo de avião que fazia rota São José dos Campos (SP)-São Paulo provoca rombo na fuselagem. Um passageiro é jogado para fora do Fokker-100 e morre. Sete pessoas ficam feridas.

Novembro de 1999 – Fokker-100 derrapa durante pouso no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, e pára a poucos metros da Baía de Guanabara. Nenhum passageiro fica ferido.

Janeiro de 2001 – Piloto de Fokker-100 da TAM faz um giro no meio da pista e fecha o Aeroporto de Caxias do Sul (RS) por duas horas. Chovia forte na hora. Ninguém fica ferido.

Maio de 2001 – Avião derrapa no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba, durante pouso. Fokker só pára na grama.

Setembro de 2001 – Passageira morre após pane de aeronave que fazia vôo entre Recife e São Paulo. Piloto teve de fazer pouso de emergência em Confins, na Grande Belo Horizonte. Além da morte, três pessoas ficaram feridas.

Setembro de 2001 – Fokker-100 sofre pane no sistema hidráulico e não consegue decolar, causando atrasos na ponte aérea.

Abril de 2002 – Porta dianteira de aeronave que fazia rota Rio–Porto Alegre abre pouco depois da decolagem. Piloto faz pouso de emergência no Aeroporto Tom Jobim, no Rio. Ninguém fica ferido.

Agosto de 2002 – Dois Fokker-100 da TAM fazem, em um mesmo dia, pousos forçados em São Paulo. O vôo 3804, entre Guarulhos e Campo Grande, sofre pane e avião pousa em pasto em Birigüi. Uma vaca é atropelada e morre. Em Viracopos, em Campinas (SP), aeronave que fazia vôo 3499 pousa de barriga após problema em trem de pouso.



Dezembro de 2002 – Freio trava após pouso em Londrina (PR) e aeronave fica parada na pista.

Setembro de 2003 – Pane em painel de controle aponta que trem de pouso teria problemas durante aterrissagem do vôo 3891, que partiu de Belém com destino a São Luís. Piloto sobrevoa aeroporto e assusta passageiros.

Agosto de 2006 – Porta de avião cai durante vôo entre São Paulo e Rio. Peça danifica teto de um hipermercado na Zona Sul de São Paulo. Aeronave tem de retornar para Congonhas. Ninguém fica ferido. Segundo os passageiros, aeromoça quase foi jogada para fora do avião.

Dezembro de 2006 – Sob turbulência, Fokker perde sistema de navegação ao sobrevoar Bauru (SP). Avião é guiado às cegas pela torre de controle até conseguir pousar em Curitiba.

Fevereiro de 2007 – Fokker tem problemas no trem de pouso ao chegar ao Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba. Aeronave tem de ser rebocada.

Fevereiro de 2007 – Possível falha no sistema de pressurização de um Fokker da TAM assusta passageiros. Durante a viagem, as máscaras caem.

Março de 2007 – Problema hidráulico obriga piloto de Fokker a fazer pouso de emergência no Aeroporto de Campo Grande. O vôo JJ3805 fazia o trajeto Brasília-Campo Grande-São Paulo. O avião saiu da capital de Mato Grosso do Sul às 19h30 (horário de Brasília) com destino a São Paulo. Dez minutos depois de decolar, sem ganhar altitude ou velocidade, foi obrigado a fazer o pouso de emergência.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Boeing & Airbus

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Para comparar, é só fazer um relato semelhante dos Boeing 737 e Airbus A-320. Aí a situação fica bem mais clara. É tudo bobagem de jornalista. Todos os três tipos de aviões, os mais usados na Aviação Doméstica, tem índices de segurança muito bons. O Fokker não é mais perigoso que um Boeing e nem um Airbus.

Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Como o Constellation disse, se fosse assim, voar de Boeing ou Airbus também seria perigoso.
É pura maldade de alguns desconhecidos no assunto que fizeram criar essa má fama no Fokker 100, uma das melhores aeronaves do mundo para operação regional.
Abs
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
O problema não e com o Fokker 100, e sim com á TAM,
pois tudo que acontece com a TAM e noticia, ou voces
acham que na GOL tambem é tudo maravilha ou mesmo
na Varig,webjet,oceanair,Rico,Taf,Bra, as vezes acontece
coisas piores e nos não ficamos sabendo.
Mas se alguem achar o diferente, então o problema é com
a manutenção da TAM !
Os fokker da TAM tem gente esperando na fila para arrendar
estes aviões a muito tempo .

sds,
moises Propp
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

f-100

Mensagem por paulo roberto machado »

Gostaria de saber se a empresa americana que possui 75 F-100, teve algum acidente?
stratocaster
PC
PC
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33

Mensagem por stratocaster »

Apesar do 737 tambem ter um historico no Brasil com diversos acidentes e incidentes - envolvendo a Varig, a Vasp, a Transbrasil e a Gol -, a maioria foi ocasionada por problemas operacionais, o famoso erro do piloto, como gostam de dizer. No caso do Fokker 100, inumeros acidentes e incidentes foram por motivos tecnicos da aeronave.
No entanto, ao contrario do que muitos imaginam, nao so a Tam teve diversos episodios envolvendo essa aeronave, no tocante a parte tecnica. A American Airlines e a USAir tem alguns casos envolvendo esse equipamento. Muitos deles relacionados com o trem de pouso, com pelo menos 2 casos com a AA, uma quebra e um recolhimento involuntario, e um caso, durante a decolagem, quando uma roda se soltou e seguiu livremente pela pista. Em outra circunstancia teve um episodio no qual os motores aceleraram para um alto valor de potencia, por descuido da tripulacao, durante a partida, fazendo com que a aeronave fosse para frente, quebrando a barra do reboque e atingindo o trator.
A USAir teve diversos episodios tambem, com pelo menos 4 problemas de quebra de trem de pouso, ou pouso com trem parcial, um caso de vazamento nos reservatorios hidraulicos 1 e 2, apos a aeronave ser atingida por um raio e um caso de abertura do reverso esquerdo em voo, apos o acidente com o MRK, com a realizacao de um pouso de emergencia.
Sds
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

F-100

Mensagem por paulo roberto machado »

Esta provado que acidente acontece com qualquer empresa independente do modelo da aeronave, ja que a TAM esta retirando gradativamente os F-100, seria a oportunidade da OceanAir trazer o MD80 para o Brasil, ja que é um dos equipamentos da Avianca e maior que o MK28.
Responder