Low Cost???

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Low Cost???

Mensagem por Luciano de Paula »

Prezados,

hoje tive que comprar umas passagens Belo Horizonte - SP e me deparei com uma questão interessante.

Farei 5 trechos PLU-Congonhas e depois de muito pesquisar constatei que conta fica melhor pela TAM e um dos trechos Varig.

Pergunto: Onde está o low cost da GOL? Pelo menos para campital mineira, é melhor voar TAM e ainda ganhar milhas e ter uma cervejinha para relaxar na volta...

Como está a tarifa no seu estado?

abraço
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

A resposta quanto a Low Cost acho que não tem resposta ou a caracteristiv]ca de Low Cost/Low Fare ainda não começou.

Partindo de BSB alguns trechos tem mais vantagens voar TAM e em outros a GOL e melhor. No caso de BSB/CGH uma opção muito boa vem sendo a VARIG não pelo preço, mas pela pontualidade. BSB/GIG se não tiver rigor com horário a OCEANAIR e uma boa pedida. O interessante é tentar comprar sempre a passagem com o máximo de antecedência possível para garantir a melhor tarifa em qualquer CIA.
Um abraço!!!
Phenom
MASTER
MASTER

Mensagem por Phenom »

A Gol é a única low cost que não é low fare :P

Abraço
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Ainda preciso ver aqui no Brasil SE existe mesmo um parametro de verdadeiro Low Cost.
A tributacao, custos em dolar, cambio e encargos sociais sao de matar, quando comparamos com as empresas que operam nos EUA e Europa.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Chamar a GOL de low cost low fare é no mínimo brincar com a nossa inteligência, uma vez que ela pratica um dos mais altos preços de tarifas. Vai ver eles precisam juntar dinheiro pra a pagar o leasing das aeronaves, que começa a vencer neste ano.

A título de exemplo, vejam a comparação de preços entre LDB-CGH:

GOL: de R$ 260,00 a R$ 330,00 (com escala em CWB, não tem mais vôo direto)

TAM: R$ 269,00 (direto)

VARIG: R$ 139,00 (direto)

Não será a VARIG a verdadeira low fare nessa história toda?

Abs
Manlio
PC
PC

Mensagem por Manlio »

Já paguei 79 reais em uma passagem da TAM na rota CNF-GRU! Muito barato e mesmo o serviço de bordo não sendo lá mais essas coisas prefiro o padrão TAM de atendimento e os Airbus A320 que são ao meu ver mais silenciosos e confortáveis que os 737. Mas temos que dar graças a deus ao mercado estar tão competitivo, pois está realmente muito barato voar no país, contrabalanceando a crise nos aeroportos.
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Realmente é difícil ver a Gol como uma companhia Low Cost. Porém a entrada da Gol no mercado permitiu que os preços das passagens aéreas ficassem mais baratas. Antes dela, era difícil encontrar preços atrativos. Na minha opinião, deve-se a Gol o fato de a TAM, Varig e outras empresas terem tarifas mais acessíveis para o mercado nacional.

Voltando alguns anos, tínhamos Varig, Vasp, TAM e Transbrasil como as principais companhias aéreas do Brasil. Nessa época era muito difícil encontrar alguém que dizia: "Como é barato viajar de avião no Brasil". Hoje, pelo contrário, é muito mais comum ouvir essa frase. Sem contar que muita gente definitivamente trocou o ônibus pelo avião.

Claro que as passagens aéreas no Brasil poderiam ser muito mais baratas. Porém isso foge do controle das companhias.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Augusto Bilhalva Goulart
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Augusto Bilhalva Goulart »

Fazer eventuais promoções não é ser low-cost/lowfare e é isso que a Gol faz. A gol é um grande engodo pq nem programa de fidelidade ela tem e o serviço de bordo... era melhor não perder tempo com barrinhas de cereal.
Já coloquei este meu ponto de vista em outros tópicos mas houve quem quem rebatesse. Acho que neste todos tem uma visão clara disso.
Semana passada comprei bilhete SS-PA - a mais barata foi a VARIG e a mais cara a gol. O problema é que já está instituido "que pela gol é que é barato".
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Aqui sempre a Gol é mais em conta:

CGR-CGH:
Menor preço da TAM (site): R$ 189,50
Menor preço da GOL (site): R$ 169,00

Tem ainda o diferencial de que a Gol agora divide em 12X.
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

A Gol foi esperta: associou sua imagem à preços baratos, que realmente eram menores do que a concorrência em 2002.

Só que as outras cias tiveram que correr atrás, e agora é pau-a-pau. Só que a imagem de cia barata é da Gol.

Eu só acho que vale a pena ir de Gol se o preço for pelo menos 15% mais barato que nas outras cias. Os 737s da Gol são muito apertados e os sanduíches da Varig e da TAM apesar de não serem a última amandita da caixa, são muito melhores que um saquinho de amendoim.

Se a aviação civil não fosse essa ANArCquia que sempre foi, uma empresa low-fare só voaria de aeroportos afastados, com tarifas aeroportuárias mais baratas. Só que no Brasil que cidades têm dois aeroportos civis? São Paulo, Rio e BH!!! É complicado tentar implantar o modelo Southwest, JetBlue ou Ryanair por aqui, pois não há aeroportos secundários com tarifas mais baixas para diferenciar.

A Ryanair por exemplo opera:
Marseille(MP2), Paris (Beauvais), Barcelona (Girona), Frankfurt (Hahn), London (Stansted). Nenhum aeroporto principal nessas cidades. Nada de Heathrow, Orly, CDG, Frankfurt-Main e etc.
Saudações Supersônicas
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Boa tarde!

Comprei uma passagem CWB/POA pela GOL com 5 dias de antecedencia e consegui a tarifa por 85,00 + taxas. Ah claro o voo das 22:50 chegando as 23:50 (chegou na verdade 00:25). Mas isso foi com 5 dias de antecedencia!!!! No dia olhei por curiosidade e a mesma passagem estava 275,00!!!!! Promoção de assentos, acho que no maximo 6 dentro de um Boeing e corre se não os assentos somem!

Ontem o inverso, POA/CWB, a mais em conta pelo horario da compra (a tarde para voo pela manha), foi a ONE com a tarifa em 100,00 + taxas e ainda com direito a reserva para ir pagar no balcão. Coisa que a Gol não tem, só pelo cartão de credito e se for no balcão é a tarifa plena que eles cobram.

A TAM estava com preço bom 170,00 (se não me engano) mas os horarios não eram bons.
Na GOL o horario das 06:10, estava com tarifa de 275,00, sem chance!

Como disse, pelo horario que fui comprar a passagem, as 3 da tarde na vespera, até que não peguei as tarifas que são assalto, melhor opção foi One, no voo das 9:20.

A GOL já foi barata, hoje é uma das mais caras, só é bom quando se compra com antecedencia.
Antes de mais nada pesquisa de preço faz a diferença,e ainda sobra $$ pra tomar uma cerveja e tirar umas fotos dos avioes!!

[]´s
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

BlueConcorde escreveu:Se a aviação civil não fosse essa ANArCquia que sempre foi, uma empresa low-fare só voaria de aeroportos afastados, com tarifas aeroportuárias mais baratas. Só que no Brasil que cidades têm dois aeroportos civis? São Paulo, Rio e BH!!! É complicado tentar implantar o modelo Southwest, JetBlue ou Ryanair por aqui, pois não há aeroportos secundários com tarifas mais baixas para diferenciar.

A Ryanair por exemplo opera:
Marseille(MP2), Paris (Beauvais), Barcelona (Girona), Frankfurt (Hahn), London (Stansted). Nenhum aeroporto principal nessas cidades. Nada de Heathrow, Orly, CDG, Frankfurt-Main e etc.
Além disso tudo, soma-se o fato de que as empresas de baixo custo dos Estados Unidos e Europa não terem o serviço de bordo que temos no Brasil. Ou seja, tudo dentro da aeronave é pago. Um sanduíche, um refrigerante, uma água, etc. Isso com certeza ajuda a reduzir custos de logística além de aumentar o faturamento com a venda dos produtos no interior da aeronave. E pelo menos na Easyjet, que já viajei, o preço dos produtos é bastante acessível, nenhum absurdo. Não sei se funcionaria aqui, mas com certeza o custo das passagens aéreas poderia ser menor.

Abraços,
paulopre-aero
PC
PC

Mensagem por paulopre-aero »

Acho que não é só uma questão de termos aeroportos secundários e serviço de bordo. É da estrutura toda. Como estamos em pleno apagão aéreo, ainda vai demorar por aqui.

Já voei Germanwings, Easyjet e Vueling. É bom e barato. A passagem mais cara que paguei foi 60 Euros (aprox. R$ 165,00) com taxas e a mais barata 23,00 Euros (R$ 64!!!) com taxas!!!. O voo sempre foi de um aeroporto grande para um secundário. Outra coisa que notei é que a maioria delas não vende conexão. Voce tem que comprar dois trechos e eles dizem no site que não garantem a conexão. A Ryanair estava vendendo passagem a EU 0,01 (um centavo!!!). Mas aí tinha mais o seguro, mais EU 5,00 por kg adicional de bagagem, mais não sei o que .... Acabei optando por outra.
Nunca voei nos USA mas os preços parecem mais caros que na Europoa. Alguém ai já voou Southwest ou JetBlue pra contar pra gente?
Abraços
Paulo Fernando
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

A Ryanair e a Easyjet são mais inovadoras e agressivas. A Southwest e a JetBlue parecem mais com uma linha aérea convencional, parece que tem o direito a bagagem normalmente e tal. Mas até onde eu sei não há vôo de 1 centavo de dólar também. Acho que nesse ponto o americano é mais tradicional.
Saudações Supersônicas
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

BlueConcorde escreveu:A Ryanair e a Easyjet são mais inovadoras e agressivas. A Southwest e a JetBlue parecem mais com uma linha aérea convencional, parece que tem o direito a bagagem normalmente e tal. Mas até onde eu sei não há vôo de 1 centavo de dólar também. Acho que nesse ponto o americano é mais tradicional.
Na Easyjet não tive que pagar para despachar bagagem, somente acima de 20kg que é pago. Até fiquei surpreso com isso. Não sei se depende do trecho, mas fiz BCN-ORY, ORY-GVA e GVA-CIA.

Abraços,
Oswaldo
PC
PC

Mensagem por Oswaldo »

Aqui em Londrina, comprando com alguns dias de antecedência a GOL, está com a menor tarifa, cobrando 109 reais por trecho, LDB/CWB/CGH, comprando ida e volta, e 139 se for comprado só 1 trecho .
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Pessoal to fechando meus voos para Oshkosh no dia 22/07 tenho uma saida com o RG 2127 POA - GRU 5:50 no horario que quero ir que é logo pela manha para GRU (aproveitar o dia la para tirar fotos) o meu outro voo AA 906 so sai as 21:50!!

bom no que estou vendo agora, neste horario!!

a TAM nao tem voo neste horario o que tem logo depois do meio dia esta R$ 269,00

GOL R$150,00
VARIG 129,00

GOL a R$ 129,00 so saindo de POA as 23:50!! do dia 22/07 ai nao da ne! hehehehhe
Responder