Aí, Luciano...em 1993 (qdo. eu ainda morava em POA) eu consegui alugar uma fita de VHS, que mostrava em filme, esse acidente (por causa de uma bobeira da tripulação técnica e tb. do gerenciamento de cabine, que não sei se já existia nessa época, final de 1972, o avião acabou num 'CFIT'. Era um L-1011 - Tristar - estalando de novo).
O Título em português, chamava-se: " O mistério do vôo 401 ". Não sei se já existe em DVD ! Tirando uma ou outra gafe, até que dá pra ver o filme. Só não consegui acreditar mesmo, foi nessa história de fantasma !
Fantasma, eu só acredito, VENDO ! E, até hoje, nenhum deles resolveu aparecer pra mim !
Fernando Basto - http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Infelizmente ainda não encontrei esse VHS para assistir. E realmente em DVD não existe, nem mesmo nos Estados Unidos. Mas sugiro a leitura do livro que inspirou o filme. O livro é 'Ghost of Flight 401', do John G. Fuller. Não existe, ou não achei, versão em português. A própria história já é de arrepiar, e no livro tem os mínimos detalhes, com depoimentos, deixa o evento ainda mais intrigante. E independente se acreditam ou não em espíritos, a primeira parte do livro trata especificamente sobre o acidente em si, e é uma bela narrativa, ainda mais forte que as próprias histórias dos fantasmas.
Para quem tiver interessado, não há edições novas, somente da década de 70, mas é fácil encontrar em sebos americanos, britânicos e canadenses, na página http://www.biblio.com. O preço é bastante acessível, coisa de 1 a 5 dólares, tirando o custo de envio. E o exemplar que eu comprei está em ótimas condições.
Se são ou não reais as tais histórias de fantasmas relacionadas com o vôo 401, é fato que, na época, isso apareceu na imprensa, muita gente preferiu evitar vôos na Cia, e outros voavam só para ver se apareciam os tais fantasmas, que eram do Cmte. Loft e do FE Repo, que faleceram no desastre.
O evento chegou a tais proporções que a FAA abriu uma investigação, que concluiu que os fantasmas só apareciam nos Tristar que estavam usando peças reaproveitadas do acidente. A Eastern mandou retirar todas essas peças das aeronaves e as destruiu. Os fantasmas nunca mais foram vistos. Ainda que sejam mitos, tais fantasmas causaram um belo prejú para a Eastern.
Fantasmas ou não, a história é bem interessante. Muitas vezes as pessoas desencarnadas procuram aparecer para aqueles que tem condição de vê-las, mesmo que não estejam preparadas, por isso muitas delas acabam se assustando com tais aparições. No hangar 3 da Varig em CGH (hoje VEM), o pessoal mais antigo conta sobre aparições que ocorreram há alguns anos atrás, principalmente na capela que existe ao lado do hangar. Muita gente não passa por lá de noite. Se bem que aparições podem acontecer há qualquer hora. Alguns tem mediunidade para visões outros não. A menos que seja vontade da entidade aparecer para outros além do médium. Esses conseguiam se comunicar com os outros tripulantes, mas muitos desencarnados precisam de alguem que os incorporem fazerem isso.
Um abraço do gordo!!!! osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Aqui em LDB/SBLO, há a história de que são ouvidos choros de uma criança dentro de um hangar abandonado da VASP.
Dizem que é o fantasma de uma criança que morreu em um acidente com um DC-3 da VASP aqui em LDB, snme no ano de 1963, onde morreram 22 pessoas e entre elas uma criança. Os corpos das vítimas ficaram guardados nesse hangar, à espera de traslado para São Paulo, e desde então, são ouvidos tais choros desta criança durante à noite.
Como diz o ditado: "há muitas coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia consegue imaginar"!
Abs
Eu ia justamente contar a história do fantasma de LDB, mas o SBLO aí cortou meu barato.
Se existe fantasma ou não, não tenho certeza, pois eu nunca vi. Mas eu sei que gerações de mecânicos, pilotos e pessoal de pátio evitam a todo custo passar por aquele local à noite.
Um dia, eu estava comentando com algumas alunas do curso de comissário sobre o assunto, e uma delas me disse que ela e a mãe dela estavam passando em uma rua, que passa nos fundos do tal prédio abandonado da Vasp. As duas ouviram uma criança chorando, e gritando por socorro. Tentaram subir no muro, para ver se viam alguma coisa, mas não viram nada, e acabaram indo embora. Eu sabia da história da criança, mas eu ainda não tinha contado pra ela e nem para a galera.
SBLO, o acidente ocorreu em 14 de setembro de 1969, com o DC-3 PP-SPP, da Vasp, vitimando, ao total, 20 pessoas.
Eu era totalmente cético a respeito de histórias de fantasmas, que para mim eram meros "mitos urbanos". Todavia, depois de uma experiência arrepiante que tive em uma pousada em Porto Seguro, que até hoje não sei realmente o que era, fiquei como o espanhol da piada: "Eu não acredito em fantasmas, mas que eles existem, existem sim senhor".
Bom, vamos lá:
Este acidente aconteceu na noite do dia 29/12/1972, com um Lockheed L-1011 Tristar, N310EA, da Eastern Airlines, nos arredores de Miami (Everglades).
Resumidamente, o acidente aconteceu em virtude da tripulação ter abandonado a cabine de comando, para tentar solucionar uma possível pane no trem de pouso, vindo a aeronave a colidir com o solo. No acidente, morreram 101 das 173 pessoas à bordo.
Os Tristar que registraram as aparições foram o N308EA, N317EA e N318EA, pois foram estas aeronaves que receberam peças do N310EA acidentado, que teve que se desfazer delas em razão do ocorrido.
Abaixo, segue o link para algumas fotos desses "aviões-fantasma"