Boeing 737

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Robson
PP
PP

Boeing 737

Mensagem por Robson »

Prezados.

Gostaria de saber, por que as versoes a partir do modelo - 300, existe uma interrupção na sequencia das janelas, que no caso do 737-700 da Gol fica na oitava fila, e tambem por que no - 800, existe a diferença da
ausencia de uma janela de um lado e de duas do outro.
Grato.

Robson.
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Robson,

Acredito que seja pelos tubos do ar-condicionado que passam por ali. E se nao me engano a posição deles também é ali por estar perto do motor, caso salte alguma palheta em vôo, nao atingindo a janela do passageiro.
Constellation
Moderador
Moderador

Duto de ar condicionado

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Nesta estação, nos Boeing 737-300, existe um duto de ar condicionado (Conditioned Air Riser) que não existia nos modelos anteriores -100 e -200, mas que existe nos -300 e NG, assim como nos Boeing 757.

Infelizmente eu não tenho o desenho da estrutura dos NG, então não sei explicar a razão das janelas cegas do -800. Suponho que na estação do duto, esse obrigou ao fechamento das janelas, e na outra estação de janelas cegas (nos -800) pode haver uma caverna estrutural mais reforçada, já que os modelos -800 são bastante alongados em relação aos modelos originais.

Um abraço.
Imagem
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Aquele espaço entre as janelas do 737 são devido à passagem do riser duct, que recebe o ar para distribuição pelo sistema de ar condicionado e pressurização da aeronave. O ar sangrado do motos passa pelo sistema de ar condicionado onde é resfriado e retirada a umidade. Os componentes do sistema está localizado entre a raiz da asa à frente do trem de pouso principal. Após passar pelo processo o ar vai para a mix valve que é controlada da cabine, onde é ajustada a temperatua do ar para as cabines. No caso do 737-300/500/600/700, os pilotos têm apenas a informação da temperatura da cabine de passageiros, pois o sistema está dividido apenas em cabine de comando e cabine de pax. nas versões -400/800/900, já é sistema de trimair valve, que divide o avião em três partes necessitando uma indicação de temperatura para cada seção do avião. Após passar pelo mix manifold e recirculation fan o ar sobe pelo riser duct (aquele entre as janelas que faltam), até o duto superior da cabine e a partir daí é distribuido para as PSUs através dos diffusers outlets.
Nos 737-300/500/600/700 existe apenas um riser duct de cada lado, ao passo que nos 737-400/800/900 já são dois de cada lado. Basta ver que nestes dois últimos existem duas janelas faltando em cadaq lado do avião.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Constellation
Moderador
Moderador

Excelente explicação!

Mensagem por Constellation »

Caro Osmair,

Muito obrigado pela excelente explicação, matou a charada e tirou muitas dúvidas.

Os Airbus A318/319/320 não possuem janelas "cegas", mas vejam o A321, que tem janelas cegas acima das asas. Notem que o esquema das portas dos A321 é totalmente diferente do esquema dos demais modelos narrow body da Airbus.

Um abraço.
Imagem
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

Brilhante explicação!!

Eu sempre lembro de não pegar as poltronas 8A ou 8C no 737!!! Já é a maior dificuldade para conseguir janela, pra ir olhando a parede? Fala sério!!

Mas que é curioso esses dutos estarem alinhados perfeitamente com o fan, isto é. Será que há algum reforço para evitar danos por uma improvável palheta que fure a nacele e avance para a região do duto?
Saudações Supersônicas
Robson
PP
PP

Mensagem por Robson »

Prezados

Muito obrigado pela atenção dos amigos ao responder este tópico, e acredito que alguns entusiastas como eu, tambem tinham ésta mesma dúvida, mas tinha certeza que poderia contar com o conhecimento dos
amigos deste fórum, pois aqui só tem fera.

Um Abraço

Robson
Xavante

Mensagem por Xavante »

Só para não cair de novo nesse "limbo" do avião como já me aconteceu na Gol,
alguém saberia me passar a numeração exata desses assentos sem janela
nos 737s 300, 700 e 800? :O.o:
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Xavante, se não me engano, no -300 e no -700, é na fileira 8. No -800 é na fileira 12. :wink:
Responder