Decolagem com flap todo aberto

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC

Decolagem com flap todo aberto

Mensagem por darksjr »

Prezados,

Simulei uma decolagem com um Boeing 737-300 com combustível máximo e flaps todo baixo. E para minha surpresa o avião decolou com um ângulo acentuado, porém, com a proa voltada para o solo e a popa levantada. Por que isto ocorre?

um abraço a todos.
Constellation
Moderador
Moderador

Não sei se isso é possível...

Mensagem por Constellation »

Caro darksjr,

Em um Boeing 737, a decolagem com flap 40 iria gerar um arrasto brutal, e não sei se o avião chegaria a atingir uma velocidade que permitisse a decolagem.

Como o flap altera o ângulo de ataque, já altera tanto o perfil quanto a área da asa, tal decolagem, caso seja possível, iria gerar, sem dúvida, um ângulo de atitude bastante estranho.

Eu já tive uma experiência com um Cessna 182 Skylane, em uma missão de toque e arremetida, quando estava em instrução, na qual eu esqueci de recolher o flap para a posição de decolagem. O avião saiu do chão prematuramente, com pouca autoridade de comando devido à baixa velocidade, e com o nariz embaixo, como você viu aí no FS. Só que Cessna é Cessna, e Boeing é Boeing, heheh.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Não sei se isso é possível...

Mensagem por Constellation »

everton_cwb escreveu:
*A velocidade normal de decolagem de um AB115, segundo o manual, é 60mph. Porém, o padrão do Aeroclube do Paraná é decolar a 70mph por margem de segurança, considerando que estamos a 3000' de altitude.,

Sds!
Caro Everton, não entendi esse "padrão" do Aeroclube do Paraná. Velocidade de decolagem, de Estol, de Pouso são velocidades indicadas (VI), logo, são as mesmas para qualquer elevação de aeródromo. Em Curitiba, a 3000 pés, a VA de decolagem será maior, mas não a VI.

Eu acho que esse procedimento não tem razão de ser, e vai resultar em corrida mais longa e maior consumo de pneus...

Um abraço.
Imagem
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

muito obrigado pelas resposta um abraço para todos....
Observador
PC
PC

Mensagem por Observador »

Muitos aeroclubes utilizam a velocidade "magica" de 70Kts na instrução em boero.
Realmente é exagerada para decolagem, mas acredito qeu seja para garantir uma melhor manobrabilidade e firmesa do avião nessas fazes críticas como decolagem e voo planado.

Mas rodar com 70, vc chega a ter que segurar o aviao na pista empurrando o manche bem pra frente. Realmente estranho.
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Ja decolei o 737-800 de Macapa com flaps 25 por conta de obras na pista que a reduziram bastante por um tempo. O aviao sai do chao como um helicoptero, impressionante mesmo. Mas estava bem leve ja que iamos so ate Belem. Acho que em Aracaju (tambem por obras na pista) o 738 usou flaps 25 por um tempo.
Abraco,
Tupolev.
Responder