Incidente em Londrina: A320 da TAM colide com pássaros

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Incidente em Londrina: A320 da TAM colide com pássaros

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Parece que a bruxa está solta mesmo, aqui em LDB. Pode ser até que sejam várias bruxas. Vou sugerir que o CENIPA instale uma "filial" por aqui: Vejam a notícia:

"Em Londrina, outra aeronave A320 colidiu com vários pássaros logo após a decolagem, às 11h57 de hoje. O vôo tinha como destino Campo Grande (MS).

Após a colisão, o avião retornou ao aeroporto e pousou às 12h05 com segurança, segundo a Anac.

Os 56 passageiros foram transferidos para o vôo 3762, que decolou às 14h20. O incidente também será investigado pelo Cenipa."

Fonte: Folha Online

Um abraço.
Imagem
marcelofoxtrot
PP
PP

Mensagem por marcelofoxtrot »

Caraca hein, tá feia a coisa.
Constellation
Moderador
Moderador

Mais informações

Caros amigos,

Eu obtive mais informações a respeito do A320 que sofreu birdstrike ontem:

A aeronave envolvida não foi o PR-MAP, e sim o PT-MZP. O motor ficou bastante danificado, será necessário abrir todos os flanges do fan e do compressor de baixa. O dano externo mais evidente são duas palhetas de titânio do fan tortas, e um cheirão de pena e carne queimada.

O certo é que, hoje cedo, chegou um outro motor em uma carreta, e há uma equipe substituindo o motor (direito).

O pássaro envolvido é um quero-quero. Dá para imaginar o estrago que faria um pássaro maior, como um gavião-real ou urubu. A colisão ocorreu no momento preciso da "rotate". A aeronave prosseguiu até subir uns 1500 pés, a tripulação cortou o motor direito e o pouso ocorreu na pista 13, em segurança.

Um abraço.
Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Pois é Constellation, um quero-quero até que é pequeno, voa baixo, daí o strike ter sido no rotate, gosta de pasto baixo, se deixar o mato crescer o povo diz que na~estão cuidando do aero ...
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Constellation
Moderador
Moderador

Grama rasteira

Marco SBCT escreveu:Pois é Constellation, um quero-quero até que é pequeno, voa baixo, daí o strike ter sido no rotate, gosta de pasto baixo, se deixar o mato crescer o povo diz que na~estão cuidando do aero ...

Rapaz, sabe que eu estava conversando hoje com o Superintendente do Aeroporto e ele me falou justamente isso. Aqui eles estão cortando a grama um pouco mais alta porque o quero-quero gosta de mato bem rasteiro mesmo, para poder ver o ninho de longe.

Um abraço.
Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Éverton, então vem quero-quero por aí, aqui perto de casa quando a turma corta as gramas os bichos vão chegando.
Interessante é ver os ditos correndo no asfalto, nunca pensei, resultado da tomada dos campos pelas lavouras.
Também nunca imaginei ver os tais pássaros que têm esporas na dobra da asa em cima de telhados ...
Bem que regulando a roçadeira a grama fica mais alta, só que tem de roçar mais vezes no ano e encarece a manutenção da área verde ...
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Marco SBCT
MASTER
MASTER

No assunto want-want, não sei de bird-strike na BASM, BACO, BAAN, BAAF por lá o mato grassa feceiro.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Constellation escreveu:A aeronave envolvida não foi o PR-MAP, e sim o PT-MZP
Em POA foi o PR-MAR (JJ8020 BSB-POA-EZE)
Responder