Pouso simultâneo
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- PC
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Pouso simultâneo
Pessoal,
sempre vejos belas fotos de pousos simultâneos em São Francisco, mas estava vendo as fotos aéreas e vi que as pistas tem separação menor que 600 metros, acho eu...em qual informação estou errado???...hehehe
a. as pistas tem separação necessária
b. não são 600 metros
c. lá pode..hahaha...
d. estou bebado
vejam as fotos:
http://www.airliners.net/open.file/1164372/M/ pouso
http://www.airliners.net/open.file/1035957/M/ foto aérea
sempre vejos belas fotos de pousos simultâneos em São Francisco, mas estava vendo as fotos aéreas e vi que as pistas tem separação menor que 600 metros, acho eu...em qual informação estou errado???...hehehe
a. as pistas tem separação necessária
b. não são 600 metros
c. lá pode..hahaha...
d. estou bebado
vejam as fotos:
http://www.airliners.net/open.file/1164372/M/ pouso
http://www.airliners.net/open.file/1035957/M/ foto aérea
Editado pela última vez por Luciano de Paula em Qua Jan 24, 2007 03:31, em um total de 1 vez.
Luciano de Paula
http://jetspotter.blogspot.com/
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- Constellation
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Não têm nem 300 m
Caro Luciano,
As pistas paralelas de San Francisco são separadas em cerca de 200 m, tanto as 01/19 quanto as 10/28.
O que eu ouvei falar é que operações simultâneas, em condições visuais, são permitidas por lá, memo com essa separação tão pequena.
Um abraço.
As pistas paralelas de San Francisco são separadas em cerca de 200 m, tanto as 01/19 quanto as 10/28.
O que eu ouvei falar é que operações simultâneas, em condições visuais, são permitidas por lá, memo com essa separação tão pequena.
Um abraço.

- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
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- Localização: Campo Grande-MS
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Quando estive lá fiquei maravilhado com essa operação.
Estava em um 737-300 da UAL Shuttle para LAS e estava ouvindo a fonia no canal 1 do sistema de entretenimento (fones de ouvido) quando alinhamos. Olhei pela janela e outro 737-300 da UAL estava alinhado na outra pista.
Não acreditei quando iniciamos a decolagem e o outro iniciou junto. Parecia espelho...
Logo após a rotate (juntos ainda) vi o outro 737 recolher o trem de pouso e se afastar para a direita...
Muito show!
Em Miami tbm presenciei um pouso simultâneo com um DC-8 - nosso avião era um Boeing 727-200 da AA. Mas em MIA as pistas são mais separadas...
Estava em um 737-300 da UAL Shuttle para LAS e estava ouvindo a fonia no canal 1 do sistema de entretenimento (fones de ouvido) quando alinhamos. Olhei pela janela e outro 737-300 da UAL estava alinhado na outra pista.
Não acreditei quando iniciamos a decolagem e o outro iniciou junto. Parecia espelho...
Logo após a rotate (juntos ainda) vi o outro 737 recolher o trem de pouso e se afastar para a direita...
Muito show!
Em Miami tbm presenciei um pouso simultâneo com um DC-8 - nosso avião era um Boeing 727-200 da AA. Mas em MIA as pistas são mais separadas...
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- MASTER
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- Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
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Já tive a curiosidade de saber qual a separação entre pistas em aeroportos porque, como portoalegrense, fiquei imaginando onde caberia uma segunda pista no aeroporto de POA (nem a ampliação da pista atual sai, imagina fazer uma segunda, onde estava com a cabeça!!!!).
Mas de qualquer forma, comecei a procurar aeroportos no Google Earth e utilizar a ferramenta "measure" e medir a separação entre pistas. Foi uma viagem legal por CGH, GRU, GIG, e também LAX, LHR, JFK, DFW, etc. Só por curiosidade, em FRA o satélite tirou a foto do aeroporto bem na hora que um 747 estava decolando. Coordenadas 50°02'01" N e 8º36'43" E.
Paulo Fernando
Mas de qualquer forma, comecei a procurar aeroportos no Google Earth e utilizar a ferramenta "measure" e medir a separação entre pistas. Foi uma viagem legal por CGH, GRU, GIG, e também LAX, LHR, JFK, DFW, etc. Só por curiosidade, em FRA o satélite tirou a foto do aeroporto bem na hora que um 747 estava decolando. Coordenadas 50°02'01" N e 8º36'43" E.
Paulo Fernando
Nos EUA, por diversos motivos, eles estão anos luz na nossa frente quando o assunto é aviação!
Evidentemente que a culutra aeronautica deles é bem mais avançada a ponto de não ter certos pensamentos burocraticos e serem bem mais flexiveis em questoes como o ATC, que permitem entre outras coisas operações simultaneas em pistas com uma separação longitudinal inferior a 760m dentro de total segurança.
Evidentemente que a culutra aeronautica deles é bem mais avançada a ponto de não ter certos pensamentos burocraticos e serem bem mais flexiveis em questoes como o ATC, que permitem entre outras coisas operações simultaneas em pistas com uma separação longitudinal inferior a 760m dentro de total segurança.
Fernando Marcato


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- PC
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- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
Existem diversos tipos de operacao de aproximacao simultanea. De uma forma bem resumida, em San Francisco, em condicoes por instrumentos, ate um determinado ponto, e utilizada a aproximacao PRM (Precision Runway Monitor) nas pistas 28 L/R, sendo que a aeronave que esta na pista da esquerda utiliza as referencias do respectivo ILS, enquanto que a outra aeronave, na pista da direita, tem como referencia um localizador, nao alinhado com o eixo da pista, e um glide slope, para a manutencao da rampa de planeio. Para esse tipo de operacao ser empregado, a separacao das pistas pode ser inferior a 3000ft (+/- 1000m) mas com um minimo de 750ft (+/- 250m).
O espaco entre a aproximacao final das duas pistas e chamado de zona de nao transgressao (NTZ, em ingles) e dois controladores, um para cada pista, ficam monitorando as aproximacoes. Para isso, eles possuem radares de alta resolucao e que apresentam informacoes instantaneas nas suas telas, incluindo a projecao do deslocamento da aeronave nos proximos 10 segundos.
Quanto a tripulacao, ela deve ser treinada para esse tipo de operacao, incluindo um video com as informacoes pertinentes, e treinamento especifico em simulador (muito interessante, por sinal) voltado para as diversas possibilidades de sucesso, e consequentemente o pouso, ou eventualidades, como a interrupcao da aproximacao. Entre outros procedimentos que devem ser observados, a manutencao da escuta de duas frequencias de radio, a partir de um determinado ponto, e compulsoria. A torre tem a capacidade de transmitir nessas duas frequencias, mas na eventualidade de um “Breakout”, que e a situacao que ha um risco na continuidade da aproximacao, como a invasao de uma das aeronaves na NTZ, o controlador radar e capaz de sobrepor a torre com informacoes de como proceder na arremetida.
No caso de aproximacao visual, existem dois procedimentos usados como referencia em SFO, Tipp Toe e Quiet Bridge, ambos para as pistas 28 L/R, tambem. Nas duas situacoes, visual ou instrumentos, a observacao das recomendacoes e a precisao na conducao da aeronave sao essenciais para o sucesso na operacao.
Sds
O espaco entre a aproximacao final das duas pistas e chamado de zona de nao transgressao (NTZ, em ingles) e dois controladores, um para cada pista, ficam monitorando as aproximacoes. Para isso, eles possuem radares de alta resolucao e que apresentam informacoes instantaneas nas suas telas, incluindo a projecao do deslocamento da aeronave nos proximos 10 segundos.
Quanto a tripulacao, ela deve ser treinada para esse tipo de operacao, incluindo um video com as informacoes pertinentes, e treinamento especifico em simulador (muito interessante, por sinal) voltado para as diversas possibilidades de sucesso, e consequentemente o pouso, ou eventualidades, como a interrupcao da aproximacao. Entre outros procedimentos que devem ser observados, a manutencao da escuta de duas frequencias de radio, a partir de um determinado ponto, e compulsoria. A torre tem a capacidade de transmitir nessas duas frequencias, mas na eventualidade de um “Breakout”, que e a situacao que ha um risco na continuidade da aproximacao, como a invasao de uma das aeronaves na NTZ, o controlador radar e capaz de sobrepor a torre com informacoes de como proceder na arremetida.
No caso de aproximacao visual, existem dois procedimentos usados como referencia em SFO, Tipp Toe e Quiet Bridge, ambos para as pistas 28 L/R, tambem. Nas duas situacoes, visual ou instrumentos, a observacao das recomendacoes e a precisao na conducao da aeronave sao essenciais para o sucesso na operacao.
Sds
Para os interessados, aí está a carta do LDA PRM Rwy 28R. Deve ser usada em conjunto com a ILS PRM Rwy 28L.a aproximacao PRM (Precision Runway Monitor) nas pistas 28 L/R, sendo que a aeronave que esta na pista da esquerda utiliza as referencias do respectivo ILS, enquanto que a outra aeronave, na pista da direita, tem como referencia um localizador, nao alinhado com o eixo da pista, e um glide slope, para a manutencao da rampa de planeio.
http://airnav.com/depart?http://204.108 ... PRM28R.PDF
Outras aproximações de SFO vide o final da página http://airnav.com/airport/KSFO
Em MSP, existiam aproximações ILS PRM, porém parece que foram substituídas por CONVERGING ILS.
Abs!
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- PP
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- CMTE.
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Se eu não me engano Denver é o único aeroporto onde podem ser feitas aproximações IFR triplas simultaneamente, mas lá as pistas são bem separadas. Em SFO o bicho pega, tem uma foto muito boa no airliners que mostra um 747-400 da United parado exatamente na taxiway entre a 28L e a 28R, cabe direitinho!
Saudações Supersônicas
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- CMTE.
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Em teoria sim!DanielVS escreveu:Em Dallas (DFW) não pode?Se eu não me engano Denver é o único aeroporto onde podem ser feitas aproximações IFR triplas simultaneamente
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... irport.jpg
mais as pistas em outros headins permite a operação simultanea de até 5 aeronaves.
Denver quatro pistas paralelas, todas com separação acima dos 760m, o que permite em teoria apps quadruplas e a operação de até 6 aeronaves simultaneamente.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... rtDiag.png
Em Atlanta foi construida uma 5 pista bem afastada das demais.
O que em teoria também permite aproximações triplas.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... iagram.png
Fernando Marcato


- arthuramaral_CGR
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Em KSFO pode não ser possível operação tripla de pousos, já que as pitas se cruzam, mas, em algum momento deve ter duas aeronaves pousando e outra já autorizada a decolar.
Vi isso uma vez num video de LGA onde uma aeronave acaba de efetuar o toque e outra já está acelerando para a decolagem.
Claro que já está calculado, com segurança, a passagem de ambas as aeronaves no cruzamento das pistas, mas é interessante...
Vi isso uma vez num video de LGA onde uma aeronave acaba de efetuar o toque e outra já está acelerando para a decolagem.
Claro que já está calculado, com segurança, a passagem de ambas as aeronaves no cruzamento das pistas, mas é interessante...
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- PC
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Ai pode se configurar um LAHSO, dependendo da localidade.arthuramaral_CGR escreveu:Em KSFO pode não ser possível operação tripla de pousos, já que as pitas se cruzam, mas, em algum momento deve ter duas aeronaves pousando e outra já autorizada a decolar.
Vi isso uma vez num video de LGA onde uma aeronave acaba de efetuar o toque e outra já está acelerando para a decolagem.
Claro que já está calculado, com segurança, a passagem de ambas as aeronaves no cruzamento das pistas, mas é interessante...
- arthuramaral_CGR
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LAHSO: Land And Hold Short Operations
Operação na qual é feita a operação simultanea de pouso e decolagem em pistas que se cruzam, com a condição que o tráfego pousando tenha condições de pousar e parar (hold short) antes da intersecção das duas pistas.
Até onde eu sei existe apenas nos Estados Unidos e nem todas as empresas adotam ou permitem seu uso pelas tripulações. A British Airways é uma das que não adota o procedimento, e isso vem inclusive no campo 18 do FPL mais ou menos assim RMK/NEGATIVE LAHSO
[]´s
Salz
Operação na qual é feita a operação simultanea de pouso e decolagem em pistas que se cruzam, com a condição que o tráfego pousando tenha condições de pousar e parar (hold short) antes da intersecção das duas pistas.
Até onde eu sei existe apenas nos Estados Unidos e nem todas as empresas adotam ou permitem seu uso pelas tripulações. A British Airways é uma das que não adota o procedimento, e isso vem inclusive no campo 18 do FPL mais ou menos assim RMK/NEGATIVE LAHSO
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R.Salzinger
SBGR/GRU
"You are the doc, Doc"
R.Salzinger
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- PC
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Fala, aviador, como estao as coisas?Salzinger_SBGR escreveu:LAHSO: Land And Hold Short Operations
Operação na qual é feita a operação simultanea de pouso e decolagem em pistas que se cruzam, com a condição que o tráfego pousando tenha condições de pousar e parar (hold short) antes da intersecção das duas pistas.
Até onde eu sei existe apenas nos Estados Unidos e nem todas as empresas adotam ou permitem seu uso pelas tripulações. A British Airways é uma das que não adota o procedimento, e isso vem inclusive no campo 18 do FPL mais ou menos assim RMK/NEGATIVE LAHSO
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Salz
Voce esta certo, varias empresas restringem esse tipo de operacao (LAHSO), principalmente aquelas que utilizam basicamente aeronaves W/B nos voos para os EUA. A Varig, a dos velhos tempos, tambem nao operava dessa forma.
Apenas para acrescentar alguns dados complementares a esse debate interessante, na Europa eles adotam alguns procedimentos diferenciados para aumentar a capacidade de utilizacao das pistas em condicoes de alto movimento. Alem das aproximacoes simultaneas, em determinadas localidades, na Inglaterra, como em LHR e MAN, existem alguns procedimentos que eles chamam de "land after", "landing following landing" ou "landing after departure", desde que sejam observados varios pre-requisitos. Sao sequencias que possibilitam, por exemplo, a autorizacao de pouso para uma aeronave enquanto uma outra ainda esta na pista, digo, na mesma pista.
Em FRA, e um pouco diferente. Ali eles possuem duas cabeceiras na mesma direcao, na mesma pista, designadas como 25L e a 26L. Nesse caso duas aeronaves podem se aproximar, obviamente seguindo alguns pre-requisitos operacionais, sendo que uma vem seguindo pelo ILS da 25L, e a outra, numa rampa um pouco mais acima, usa o ILS da 26L, no chamado HALS (High Approach Landing System).
Pode-se ver que nao sao so os americanos que sentem a falta de espaco para tanto movimento ao mesmo tempo. Por sinal, algumas coisas poderiam ser aplicadas no Brasil, principalmente em GRU.
Sds
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- CMTE.
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Acho que esse sistema de 2 pistas em uma também é/foi utilizado em Paris-CDG quando o aeroporto só tinha 2 pistas.
Em Londres eu sei que o bicho pega, parece que eles obrigam os aviões a manterem 160 kts até 4nm (~800 ft) da cabeceira, e só então dão autorização para reduzir, o pouso acho que fica autorizado desde que a pista esteja liberada. Alguém sabe mais detalhes?
Em Londres eu sei que o bicho pega, parece que eles obrigam os aviões a manterem 160 kts até 4nm (~800 ft) da cabeceira, e só então dão autorização para reduzir, o pouso acho que fica autorizado desde que a pista esteja liberada. Alguém sabe mais detalhes?
Saudações Supersônicas
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- PC
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- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
BC,BlueConcorde escreveu:Em Londres eu sei que o bicho pega, parece que eles obrigam os aviões a manterem 160 kts até 4nm (~800 ft) da cabeceira, e só então dão autorização para reduzir, o pouso acho que fica autorizado desde que a pista esteja liberada. Alguém sabe mais detalhes?
Em LHR existem 3 velocidades basicas que eles utilizam e que devem ser respeitadas, a nao ser que outras sejam solicitadas pelo controle, durante a fase de aproximacao:
- 220kt: Para a fase inicial de aproximacao.
- 180kt: Quando na base radar ate a proa de interceptacao da final.
- 160kt: Ate 4 nm da cabeceira, que e o equivalente a 1400'.
Em outras localidades de trafego intenso eles tambem usam procedimentos semelhantes, como em FRA, CDG, MAD e AMS.
Sds