É permitido uma cia aérea ter aeroporto privado no Brasil ?
Se sim, acho que seria mais viável econômicamente, para a TAM ou Gol por exemplo ter um aeroporto privado em São Paulo. Podendo ser até 20Km longe da aérea central de SP, mas em parceria com a prefeitura e governo do estado, com uma rápida via de acesso ligando o aeroporto as principais áreas de interesse de São Paulo. Seria até possível as duas juntas. por que não????
É permitido uma cia aérea ter aeroporto privado no Brasil ?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Sim
Caro Luiz Fernando,
É permitido sim, qualquer pessoa física ou jurídica no Brasil pode construir um Aeroporto, desde que satisfaça as exigências legais, especialmente as relacionadas ao meio ambiente (também as mais complicadas).
A questão a ser considerada é mais a viabilidade econômica de se fazer isso.
A viabilidade de se construir a uns 20 Km do centro de SP é pequena, especialmente devido aos requisitos técnicos, já que um aeroporto desses iria complicar, e muito a operação dos demais aeroportos e complicaria mais ainda o gerenciamento do espaço aéreo.
Um abraço.
É permitido sim, qualquer pessoa física ou jurídica no Brasil pode construir um Aeroporto, desde que satisfaça as exigências legais, especialmente as relacionadas ao meio ambiente (também as mais complicadas).
A questão a ser considerada é mais a viabilidade econômica de se fazer isso.
A viabilidade de se construir a uns 20 Km do centro de SP é pequena, especialmente devido aos requisitos técnicos, já que um aeroporto desses iria complicar, e muito a operação dos demais aeroportos e complicaria mais ainda o gerenciamento do espaço aéreo.
Um abraço.

-
- PC
- Mensagens: 186
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
E uma questao interessante, mas seria uma operacao inedita na aviacao. Nao conheco nenhuma empresa aerea que seguiu caminho semelhante. Quando muito, algumas participaram da construcao do seu exclusivo terminal de passageiros em determinados aeroportos, acredito.
Nao que seja totalmente inviavel, mas o custo geral para isso, que nao sera baixo, desde a desapropriacao da area, projeto, construcao (incluindo pista, patio, terminal, acesso ao aeroporto e toda estrutura externa, etc.), homologacao, equipamentos e manutencao de tudo, alem das brigas e atrasos ocasionados por alguma ONG do meio-ambiente, certamente vai requerer um investimento altissimo, de retorno a longo prazo, principalmente quando os maiores usuarios serao os proprios donos do empreendimento. (alias, qual seria a capacidade?)
Mesmo assim, em qual regiao proxima da capital paulista seria feito esse aeroporto? 20 km da area central de SP ainda e dentro da cidade. Uma opcao seria no sentido norte, depois da Serra da Cantareira, por volta de Franco da Rocha, que esta aproximadamente 40 a 50 km do centro da capital, com acesso por uma rodovia muito mal conservada. Certamente o passageiro vai optar pelo "confortavel" aeroporto de Guarulhos. Quem diria.
Nao sei se mesmo criando um consorcio entre as duas empresas seria interessante partir para uma opcao como essa, sob risco de alguma perder o folego no meio caminho.
Nao que seja totalmente inviavel, mas o custo geral para isso, que nao sera baixo, desde a desapropriacao da area, projeto, construcao (incluindo pista, patio, terminal, acesso ao aeroporto e toda estrutura externa, etc.), homologacao, equipamentos e manutencao de tudo, alem das brigas e atrasos ocasionados por alguma ONG do meio-ambiente, certamente vai requerer um investimento altissimo, de retorno a longo prazo, principalmente quando os maiores usuarios serao os proprios donos do empreendimento. (alias, qual seria a capacidade?)
Mesmo assim, em qual regiao proxima da capital paulista seria feito esse aeroporto? 20 km da area central de SP ainda e dentro da cidade. Uma opcao seria no sentido norte, depois da Serra da Cantareira, por volta de Franco da Rocha, que esta aproximadamente 40 a 50 km do centro da capital, com acesso por uma rodovia muito mal conservada. Certamente o passageiro vai optar pelo "confortavel" aeroporto de Guarulhos. Quem diria.
Nao sei se mesmo criando um consorcio entre as duas empresas seria interessante partir para uma opcao como essa, sob risco de alguma perder o folego no meio caminho.
20 km realmente ainda é dentro de SP. E a partir disso temos serras por todos os lados. E depois, é só uns 50 km para frente que temos terreno plano...
Por quê? Nova York tem LGA, EWR e JFK relativamente próximos uns dos outros e arranjaram um modo para o gerenciamento do tráfego aéreo. Vide também Londres. Em ambos os casos, o tráfego é muito superior ao da TMA SP.já que um aeroporto desses iria complicar, e muito a operação dos demais aeroportos e complicaria mais ainda o gerenciamento do espaço aéreo.