Aeroshopping: conceito que não funciona
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- Constellation
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Aeroshopping: conceito que não funciona
Caros amigos,
Embora um aeroporto seja basicamente um local para embarque e desembarque de passageiros e carga, a Infraero desenvolveu o conceito de "Aeroshopping", visando incrementar os negócios e aumentar o faturamento.
Confesso que achei simpática a idéia de que um aeroporto também fosse um local de compras, alimentação e passeio, afinal, sou frequentador assíduo desses espaços.
Entretanto, do jeito que foi implantado, o Aeroshopping é um conceito destinado ao fracasso. Motivos:
- Preços exorbitantes: os preços cobrados nas lojas e, especialmente, restaurantes de aeroportos, é exorbitante, e desproporcional com o serviço prestado. Paga-se por uma lata de Kaiser o preço de uma garrafa de Bohemia em uma boa churrascaria, daquelas caras, por exemplo.
- Serviço ruim: se você estiver a fim de uma boa refeição, mesmo pagando caro, e estiver esperando o avião, esqueça: a demora no atendimento é enorme, ninguém olha para você, e somos obrigados a largar metade da refeição para trás se não quisermos perder o vôo.
- Artigos de segunda categoria: Em todos os Aeroshopping que conheço, e conheço muitos, os artigos vendidos são, geralmente, aqueles "Made in China", encontrados por um terço do preço em postos de gasolina na beira da estrada ou por um quinto do preço nos camelôs.
Todos os Aeroshopping que conheço se enquadram nessa descrição. Destaque para o Aeroshopping de POA, o pior. Eu adoro Porto Alegre e seu povo, mas o atendimento nas lojas e restaurantes do aeroporto são HORRÍVEIS. A comida na Rodoviária do Rio é melhor e muito mais barata.
SDU também é péssimo: eu vi o cardápio, desisti até do café, e peguei um táxi para o Restaurante Albamar, que dá vista para a final da pista 20. Gastei bem menos e tive um serviço de PRIMEIRA, mesmo contando o táxi. CGH então, nem se fala: serviço de rodoviária de Cafundós do Judas com preços de Las Vegas ou de Dubai.
Em LDB, minha "base", o serviço é até bom, mas os preços são igualmente exorbitantes.
Como eu conheço alguns concessionários de aeroportos, perguntei sobre os preços e eles me mostraram o quando pagam para a Infraero: um absurdo. Dá para operar 3 restaurantes em um Shopping dos bons pelo preço de operar um restaurante no Aeroporto.
Mas estou para ver serviço pior que o ônibus que liga CGH a GRU: caríssimo, feio, ruim, impontual e malcheiroso.
Eu gostaria se saber a opinião de vocês a respeito.
Um abraço.
Embora um aeroporto seja basicamente um local para embarque e desembarque de passageiros e carga, a Infraero desenvolveu o conceito de "Aeroshopping", visando incrementar os negócios e aumentar o faturamento.
Confesso que achei simpática a idéia de que um aeroporto também fosse um local de compras, alimentação e passeio, afinal, sou frequentador assíduo desses espaços.
Entretanto, do jeito que foi implantado, o Aeroshopping é um conceito destinado ao fracasso. Motivos:
- Preços exorbitantes: os preços cobrados nas lojas e, especialmente, restaurantes de aeroportos, é exorbitante, e desproporcional com o serviço prestado. Paga-se por uma lata de Kaiser o preço de uma garrafa de Bohemia em uma boa churrascaria, daquelas caras, por exemplo.
- Serviço ruim: se você estiver a fim de uma boa refeição, mesmo pagando caro, e estiver esperando o avião, esqueça: a demora no atendimento é enorme, ninguém olha para você, e somos obrigados a largar metade da refeição para trás se não quisermos perder o vôo.
- Artigos de segunda categoria: Em todos os Aeroshopping que conheço, e conheço muitos, os artigos vendidos são, geralmente, aqueles "Made in China", encontrados por um terço do preço em postos de gasolina na beira da estrada ou por um quinto do preço nos camelôs.
Todos os Aeroshopping que conheço se enquadram nessa descrição. Destaque para o Aeroshopping de POA, o pior. Eu adoro Porto Alegre e seu povo, mas o atendimento nas lojas e restaurantes do aeroporto são HORRÍVEIS. A comida na Rodoviária do Rio é melhor e muito mais barata.
SDU também é péssimo: eu vi o cardápio, desisti até do café, e peguei um táxi para o Restaurante Albamar, que dá vista para a final da pista 20. Gastei bem menos e tive um serviço de PRIMEIRA, mesmo contando o táxi. CGH então, nem se fala: serviço de rodoviária de Cafundós do Judas com preços de Las Vegas ou de Dubai.
Em LDB, minha "base", o serviço é até bom, mas os preços são igualmente exorbitantes.
Como eu conheço alguns concessionários de aeroportos, perguntei sobre os preços e eles me mostraram o quando pagam para a Infraero: um absurdo. Dá para operar 3 restaurantes em um Shopping dos bons pelo preço de operar um restaurante no Aeroporto.
Mas estou para ver serviço pior que o ônibus que liga CGH a GRU: caríssimo, feio, ruim, impontual e malcheiroso.
Eu gostaria se saber a opinião de vocês a respeito.
Um abraço.

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- PP
- Mensagens: 17
- Registrado em: Ter Dez 26, 2006 16:47
- Localização: FLN/SDU-GIG/IGU
- Contato:
O Varandas em CGH tem a cara-de-pau de cobrar R$ 3,20 por um refrigerante em lata. O GIG é triste também nos preços. Em FLN ja é "menos caro".
Mas foi o que falaram. Os lojistas são igualmente explorados pela INFRAERO. Torna-se extremamente expensivo manter um negócio em aeroportos federais brasileiros. Lamentável.
Mas foi o que falaram. Os lojistas são igualmente explorados pela INFRAERO. Torna-se extremamente expensivo manter um negócio em aeroportos federais brasileiros. Lamentável.
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- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Eu acho que os lojistas dos aeroportos brasileiros que foram citados neste tópico estão cobrando caro demais para poder compensar o valor absurdo do aluguel das lojas, pago mensalmente à Infrazero, como também, é claro, há os desonestos de plantão que especulam com isso, principalmente com os turistas.
Acho insensato e injusto obrigar o usuário do transporte aéreo brasileiro a pagar pelos absurdos da Infrazero e pela desonestidade de alguns lojistas.
E dos vergonhosos e absurdos valores do estacionamento pago nestes aeroportos ninguém reclama?
Tenho conhecimento de pessoas que, quando voltaram de uma, ou mais semanas de férias, foram obrigadas a deixar o carro no estacionamento por causa dos valores altissimos acumulados durante os dias que os respectivos carros ficaram parados nos estacionamentos dos principais aeroportos brasileiros, principalmente em Guarulhos.
A única saída é privatizar hiper rapidissimamente todos os aeroportos brasileiros e acabar de vez com a Infrazero.
Acho insensato e injusto obrigar o usuário do transporte aéreo brasileiro a pagar pelos absurdos da Infrazero e pela desonestidade de alguns lojistas.
E dos vergonhosos e absurdos valores do estacionamento pago nestes aeroportos ninguém reclama?
Tenho conhecimento de pessoas que, quando voltaram de uma, ou mais semanas de férias, foram obrigadas a deixar o carro no estacionamento por causa dos valores altissimos acumulados durante os dias que os respectivos carros ficaram parados nos estacionamentos dos principais aeroportos brasileiros, principalmente em Guarulhos.
A única saída é privatizar hiper rapidissimamente todos os aeroportos brasileiros e acabar de vez com a Infrazero.
Re: Aeroshopping: conceito que não funciona
Enquanto o onibus que faz GRU-CGH e essa desgraca que voce fala custando se nao me engano em torno de 28 reais em um percurso de 40 km ou menos, o onibus que liga a rodoviaria Tiete em SP ao aeroporto internacional de Viracopos/Campinas custa em torno de 16 reais em um onibus mais confortavel novinho em folha e uma distancia de 100 km e 2 pedagios. Diferenca brutalConstellation escreveu:
Mas estou para ver serviço pior que o ônibus que liga CGH a GRU: caríssimo, feio, ruim, impontual e malcheiroso.
Um abraço.
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- MULTI
- Mensagens: 469
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 20:52
- Localização: RECIFE
Amigos
De facto os precos sao no FL 450 e olhe lah!!!!!
Um exemplo? Simples o estacionamento de REC a DU PARK paga exorbitantes 75% de seu faturamento BRUTO a INFRAZERO e etah 3 carros da PF foram arrombados e roubados e nada............
Vai entender...
Em Bologna, qdo ia fazer spotting na epoca em q morei na Italia os precos tb sao beeeeeeeeeeeeeeeeem altos.... Acho q a cultura de precos altos tb eh ususl na Europa e USA....
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
De facto os precos sao no FL 450 e olhe lah!!!!!
Um exemplo? Simples o estacionamento de REC a DU PARK paga exorbitantes 75% de seu faturamento BRUTO a INFRAZERO e etah 3 carros da PF foram arrombados e roubados e nada............
Vai entender...
Em Bologna, qdo ia fazer spotting na epoca em q morei na Italia os precos tb sao beeeeeeeeeeeeeeeeem altos.... Acho q a cultura de precos altos tb eh ususl na Europa e USA....
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Baixo padrão de atendimento.
Caro Renato, você tem razão, os lojistas pagam muito caro pela concessão. Mas isso não explica o baixíssimo padrão de atendimento em vários casos.Renato Guardiola escreveu: Os lojistas são igualmente explorados pela INFRAERO. Torna-se extremamente expensivo manter um negócio em aeroportos federais brasileiros. Lamentável.
Um abraço.

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- PC
- Mensagens: 112
- Registrado em: Ter Nov 21, 2006 21:13
- Localização: Porto Alegre-RS
Caro Constellation
Concordo contigo que os tais Aeroshoppings são um fracasso. Mas pra mim um dos principais motivos é porque as lojas ficam no terceiro piso, ou seja, fora da trajeto normal de quem frequenta um aeroporto. Enquanto que na maioria dos aeroportos americanos, por exemplo, as lojas ficam dentro da área de embarque ou no trajeto entre a área de check in e a área de embarque. Ainda mais que no USA a fila do RX é enorme. Voce tem que fazer o checkin e ir correndo pro terminal de embarque.
Pra mim o conceito é simples: enquanto você está na área de checkin está carregando malas pra despachar e esperando na fila da Cia Aérea. Depois que voce faz o check in tem que se dirigir ao embarque no mínimo 30 minutos antes do horário do vôo e ai fica 1 hora (ou mais) esperando te chamarem pro embarque. É nesta hora que voce tem tempo e dinheiro pra gastar. Por isto que em GRU, POA etc o 3º piso está as moscas. Seria melhor a InfraZero (gostei desta) fechar o 3º piso de GRU pra não gastar luz. Hoje realmente tá danado.
sds
Paulo Fernando
Concordo contigo que os tais Aeroshoppings são um fracasso. Mas pra mim um dos principais motivos é porque as lojas ficam no terceiro piso, ou seja, fora da trajeto normal de quem frequenta um aeroporto. Enquanto que na maioria dos aeroportos americanos, por exemplo, as lojas ficam dentro da área de embarque ou no trajeto entre a área de check in e a área de embarque. Ainda mais que no USA a fila do RX é enorme. Voce tem que fazer o checkin e ir correndo pro terminal de embarque.
Pra mim o conceito é simples: enquanto você está na área de checkin está carregando malas pra despachar e esperando na fila da Cia Aérea. Depois que voce faz o check in tem que se dirigir ao embarque no mínimo 30 minutos antes do horário do vôo e ai fica 1 hora (ou mais) esperando te chamarem pro embarque. É nesta hora que voce tem tempo e dinheiro pra gastar. Por isto que em GRU, POA etc o 3º piso está as moscas. Seria melhor a InfraZero (gostei desta) fechar o 3º piso de GRU pra não gastar luz. Hoje realmente tá danado.
sds
Paulo Fernando
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- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Everton e demais:
Domingo p.p. saiu uma entrevista no Jornal O Estado do Paraná, c/ um cara da Associação Comercial, snme, e o Super da Infra em CWB, e o Super falou isto mesmo, sem contar que estamos acompanhando, ele diz que uma loja que desceu p/ piso Embarque aumentou a receita em 30 %.(Acho que é a La Selva)
No ponto de vista comercial está correto, oferta próximo ao cliente.
Quanto a obras, bem .... a novela continua, como sempre falei por aqui é só enrolação, EIA em andamento, licitação correndo, mas obra mesmo só pequenas e inadiáveis, o Super diz que SBCT necessita obras mas existem outros mais necessitados.
A propósito o que estão fazendo p/ fechar à noite a 15/33 ?
Abs.
Domingo p.p. saiu uma entrevista no Jornal O Estado do Paraná, c/ um cara da Associação Comercial, snme, e o Super da Infra em CWB, e o Super falou isto mesmo, sem contar que estamos acompanhando, ele diz que uma loja que desceu p/ piso Embarque aumentou a receita em 30 %.(Acho que é a La Selva)
No ponto de vista comercial está correto, oferta próximo ao cliente.
Quanto a obras, bem .... a novela continua, como sempre falei por aqui é só enrolação, EIA em andamento, licitação correndo, mas obra mesmo só pequenas e inadiáveis, o Super diz que SBCT necessita obras mas existem outros mais necessitados.
A propósito o que estão fazendo p/ fechar à noite a 15/33 ?
Abs.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Quando foi a última vez que vc foi lá? Paguei inacretitáveis 3,80 ontem!!!Renato Guardiola escreveu:O Varandas em CGH tem a cara-de-pau de cobrar R$ 3,20 por um refrigerante em lata. O GIG é triste também nos preços. Em FLN ja é "menos caro".
Mas foi o que falaram. Os lojistas são igualmente explorados pela INFRAERO. Torna-se extremamente expensivo manter um negócio em aeroportos federais brasileiros. Lamentável.
Porém, gosto do atendimento.
-
- PC
- Mensagens: 239
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
- Localização: petropolis, rj
Essa idéia de aeroshopping só foi copiada pela infrazero. Infelizmente em todos os aeroportos em que já embarquei não os preços são bastante salgados; nunca compro nada. Em congonhas, atravesso a rua e como numa carrocinha de cachorro quente, embaixo da passarela da washington luis. Aliás, vejo muitos funcionários que trabalham no aeroporto por lá.