Que falta fez a câmera!

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Adilson Jorge Elias
PP
PP

Que falta fez a câmera!

Mensagem por Adilson Jorge Elias »

Imaginem a cena! Foi uma das mais belas que já vi da cabine até agora! Era madrugada do dia 08/01/07. Estavamos fazendo o vôo BRA 9908 GRU-REC, nivelado no FL330. O céu estava lindo, cheio de estrelas, a lua cheia ao lado direito refletia seus raios no atlantico. O TCAS mostrava um alvo á nossa retaguarda 2000 pés acima e mesmo rumo. O alvo se aproximava lentamente, pois nos mantinhamos mach .74 e ele mach .78. A 20nm de Salvador ele estava literalmente na nossa vertical. Começamos então a olhar para cima pelas janelas frontais esperando contato visual. Logo vimos todas aquelas luzes piscando e naquela noite clara o visual da trilha de condensação deixada pelos motores nos enquadrava como numa auto estrada. Chamamos todas as comissarias para ver a cena, que realmente foi linda! O pior era que ninguém tinha uma câmera!
Feliz 2007 a todos!!
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

É por isso que eu digo: nunca esqueça sua câmera.... :)
Sandro
MASTER
MASTER

Re: Que falta fez a câmera!

Mensagem por Sandro »

everton_cwb escreveu:
Adilson Jorge Elias escreveu:Imaginem a cena! Foi uma das mais belas que já vi da cabine até agora! Era madrugada do dia 08/01/07. Estavamos fazendo o vôo BRA 9908 GRU-REC, nivelado no FL330. O céu estava lindo, cheio de estrelas, a lua cheia ao lado direito refletia seus raios no atlantico. O TCAS mostrava um alvo á nossa retaguarda 2000 pés acima e mesmo rumo. O alvo se aproximava lentamente, pois nos mantinhamos mach .74 e ele mach .78. A 20nm de Salvador ele estava literalmente na nossa vertical. Começamos então a olhar para cima pelas janelas frontais esperando contato visual. Logo vimos todas aquelas luzes piscando e naquela noite clara o visual da trilha de condensação deixada pelos motores nos enquadrava como numa auto estrada. Chamamos todas as comissarias para ver a cena, que realmente foi linda! O pior era que ninguém tinha uma câmera!
Feliz 2007 a todos!!
É por isso que eu digo: Nao existe melhor escritório que esse! hahaha
é verdade e sempre com a camera tb! :)
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Adilson, que acft era essa que passou por vocês?
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Tb. fiquei curioso para saber que aeronave era essa (a mach .78)....
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
carlos oliveira
PC
PC

Mensagem por carlos oliveira »

Mach .78 , devia ser o A300 da finada Vasp

hehehe, :lol:

Fernando Basto escreveu:Tb. fiquei curioso para saber que aeronave era essa (a mach .78)....
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
Bruno Holtz
PP
PP

Mensagem por Bruno Holtz »

Certa feita presenciei algo parecido e muito lindo. Só que eu estava em terra, na verdade no mar, a umas 10 milhas da costa pescando....
Eram por volta de 05:30 da manhã, e haviamos acabado de chegar no "ponto", quando meu pai olhou para o ceu e me mostrou dois rastros de condensação, um proximo do outro. Apurei um pouco a vista, e vi que eram dois jatos comerciais que voavam em rota, sobre Salvador. Voavam mais ou menos a mesma velocidade, e parecia voarem em formação, deixando quase que um rastro sobreposto a outro. Apurando ainda mais a vista, podia-se ver na verdade que um dos jatos estava voando logo no nível acima do outro, e cruzaram assim toda a aboboda celeste que a vista alcansava. Não identifiquei a empresa (Claro!, só de luineta) nem o avião, mas pelos rastros, ambos eram bimotores. Isto foi no fianl do ano passado, não me lembro bnem a data...

Bruno
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Consolem-se, em todos os meus anos de "spotting" nunca fui pego de surpresa sem filme.
Em compensação desde que comprei uma máquina digital só faço m......
Primeiro as fotos saiam tortas para a direita, cortei alguns aviões, tirei várias fotos com a velocidade errada e saiu tremido e para coroar,
o cúmulo da burrice. Fui fazer umas fotos em local de difícil acesso, entrei com a máquina e na hora de fotografar,.....aonde estava o cartão de memória ?
Tinha-o deixado no escritório....
Portanto, todos nós temos o nosso dia em que somo pegos desprevenidos e perdemos "aquela" foto.

Staliner
Starliner - GIG
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Ainda continuamos sem a identificação dessa acft que tava a Mach 0,78!!!
Adilson Jorge Elias
PP
PP

Mensagem por Adilson Jorge Elias »

SBLO escreveu:Ainda continuamos sem a identificação dessa acft que tava a Mach 0,78!!!
Não houve comunicação entre nossa aeronave e a aeronave citada, assim como o centro Recife também não fez nenhuma observação! Eu acredito que era um 700 da Gol que pousou alguns minutos á nossa frente em Recife. Agora o que eu não entendo é a suposta admiração de alguns em relação a velocidade do mesmo, senão vejamos:
- Nossa velocidade era de mach .74
- Naquela noite, no FL330 nossa SAT era de -34 Cº, acarretando uma velocidade do som de aproximadamente 603Kts ( 1117 km/h )
- Então: 603x74%= 446KTs

Aplicando-se o gradiente térmico médio á outra aeronave no FL350, a mesma estaria com uma SAT de -38 Cº, o que resultaria em uma velocidade do som de 598Kts ( 1107 Km/h )
- Então: 598x78%= 466Kts

Se fosse realmente um 700, e considerando-se as respectivas performances, não acho que 20Kts seja motivo para tanto questionamento.
Abraços a todos!
dodomaha
PP
PP

Mensagem por dodomaha »

Nesse nível a velocidade padrão de cruzeiro dos Airbus da TAM é exatamente Mach .78. Talvez ajude a elucidar o fato.

Abraço.
Responder