ONDE ANDAM OS CV440
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- CMTE.
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ONDE ANDAM OS CV440
Onde foram parar os CV440 da Varig, Cruzeiro?exite algum ainda.
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- MASTER
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- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
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Paulo Roberto,
Isto dá uma matéria e tanto que quando me aposentar em definitivo
quero escrever um artigo pois venho juntando matgerial a anos. Voei muito de CV-340 e CV-440 da Real quando criança.
Para mim, o mais belo bimotor a pistão jamias construído.
deixa eu ter tempo e posto alguma coisa.
Isto dá uma matéria e tanto que quando me aposentar em definitivo
quero escrever um artigo pois venho juntando matgerial a anos. Voei muito de CV-340 e CV-440 da Real quando criança.
Para mim, o mais belo bimotor a pistão jamias construído.
deixa eu ter tempo e posto alguma coisa.
Starliner - GIG
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- CMTE.
- Mensagens: 697
- Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18
Corrigindo
EXISTE ALGUM AINDA?
- Constellation
- Moderador
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Existe...
Caro Paulo,
Só existe um Convair intacto ainda no Brasil, é o PP-VDG, SNME, um C240 que está meio abandonado em Bebedouro/SP.
Um abraço.
Só existe um Convair intacto ainda no Brasil, é o PP-VDG, SNME, um C240 que está meio abandonado em Bebedouro/SP.
Um abraço.

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- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Prezado Paulo,
Vai a lista de CV-440 com matrículas Brasileiras:
PP-AQA 371
PP-AQB 389
PP-AQC 443
PP-AQD 444
PP-AQE 456
PP-AQF 457
PP-CEN 466
PP-CEO 467
PP-CEP 493
PP-CER 494
PP-CFE 471
PP-YRG 333
PP-YRH 349
PP-YRI 468
PP-YRJ 469
PP-YRK 498
PP-YRL 499
PP-YRM 500
PP-YRN 501
PP-YRO 504
PP-YRP 388
Starliner
Vai a lista de CV-440 com matrículas Brasileiras:
PP-AQA 371
PP-AQB 389
PP-AQC 443
PP-AQD 444
PP-AQE 456
PP-AQF 457
PP-CEN 466
PP-CEO 467
PP-CEP 493
PP-CER 494
PP-CFE 471
PP-YRG 333
PP-YRH 349
PP-YRI 468
PP-YRJ 469
PP-YRK 498
PP-YRL 499
PP-YRM 500
PP-YRN 501
PP-YRO 504
PP-YRP 388
Starliner
Starliner - GIG
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- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Prezdo Paulo Roberto,
Vão aí alguns detalhes que possuo, naturalmente correções/adições serão benvindas:
PP-AQA 371 440-85
N8465H cancelado,mudado para 440-62 para Nacional/Real, para Varig, para Iberia , para Linhas Aéreas da Guiné Equatorial arrendado
PP-AQB 389 440-62
Nacional/Real, Varig, Iberia EC-ART, Lineas Aéreas de Guinea Ecuatorial-LAGE (arrendado), N809TA XA-JYP, CP-1916
PP-AQC 443 440-62
Nacional/Real , Varig, Iberia EC-ATB acidentado perto de Carmona nas
proximidades de Sevilha 12.10.62,perda total com 4 tripulantes e 14 Pax mortos.
PP-AQD 444 440-62
Nacional/Real , Varig, Aviaco EC-ARP Fuerza Aérea Boliviana TAM-47
PP-AQE 456 440-62
Nacional/Real, acidentado em MVD com perda total em 18.09.57, cinco dias após ter sido entregue (!!!)
PP-AQF 457 440-62
Nacional/Real, Varig, Aviaco EC-ARQ, Fuerza Aérea Boliviana TAM-48
Continuará...
Deixo uma pergunta para todos , especialmente os mais velhos do AeroForum.
Sempre quis saber exatamente quantos e quais foram os CV-340/440 que a Varig efetivamente pintou de Varig, me parece que nem todos os Convair chegaram a voar nas cores da RG antes de serem vendidos.
Aliás, antes que alguém pergunte porque a Varig tendo em mãos tantos CV-340 e CV-440 os vendeu e ficou com os CV-240
que eram muito mais velhos. e já comprados de segunda mão ex PAA e alguns ex Northeast, explico.
É que a RG após a compra da Real precisava de dinheiro e os CV-240 já não tinham grande valor e os CV-340-440 ainda tinham mercado para eles e com valor bem mais alto.
Starliner
Desculpem se escrevo demais, mas os Convair são um dos
meus aviões preferidos; talvez porque voei neles quando muito criança.
Vão aí alguns detalhes que possuo, naturalmente correções/adições serão benvindas:
PP-AQA 371 440-85
N8465H cancelado,mudado para 440-62 para Nacional/Real, para Varig, para Iberia , para Linhas Aéreas da Guiné Equatorial arrendado
PP-AQB 389 440-62
Nacional/Real, Varig, Iberia EC-ART, Lineas Aéreas de Guinea Ecuatorial-LAGE (arrendado), N809TA XA-JYP, CP-1916
PP-AQC 443 440-62
Nacional/Real , Varig, Iberia EC-ATB acidentado perto de Carmona nas
proximidades de Sevilha 12.10.62,perda total com 4 tripulantes e 14 Pax mortos.
PP-AQD 444 440-62
Nacional/Real , Varig, Aviaco EC-ARP Fuerza Aérea Boliviana TAM-47
PP-AQE 456 440-62
Nacional/Real, acidentado em MVD com perda total em 18.09.57, cinco dias após ter sido entregue (!!!)
PP-AQF 457 440-62
Nacional/Real, Varig, Aviaco EC-ARQ, Fuerza Aérea Boliviana TAM-48
Continuará...
Deixo uma pergunta para todos , especialmente os mais velhos do AeroForum.
Sempre quis saber exatamente quantos e quais foram os CV-340/440 que a Varig efetivamente pintou de Varig, me parece que nem todos os Convair chegaram a voar nas cores da RG antes de serem vendidos.
Aliás, antes que alguém pergunte porque a Varig tendo em mãos tantos CV-340 e CV-440 os vendeu e ficou com os CV-240
que eram muito mais velhos. e já comprados de segunda mão ex PAA e alguns ex Northeast, explico.
É que a RG após a compra da Real precisava de dinheiro e os CV-240 já não tinham grande valor e os CV-340-440 ainda tinham mercado para eles e com valor bem mais alto.
Starliner
Desculpem se escrevo demais, mas os Convair são um dos
meus aviões preferidos; talvez porque voei neles quando muito criança.
Starliner - GIG
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- PP
- Mensagens: 15
- Registrado em: Sex Set 08, 2006 16:08
Starliner, não se culpe por escrever muito não! Aliás, pelo contrário, informações como essa são muito bem vindas para amanter dos "Classic Airliners", como eu!
Uma vontade grande que eu tenho é de ver uma Virtual Airline personalizada para os anos 50 / 60 / 70, onde pudessemos nos divertir voando os Convair, Constellation, YS-11, Douglas, Electra, BAC 1-11, DC-8, 707, Dart Herald e Fokker 27!!
Imaginem frotas com esses aviões, complementadas por cenários personalizados da época! Acredito que a criação de cenários será simples, devido a ausencia das complexas construções que vemos hoje em nossos aeroportos.
Imaginem também se conseguirmos cartas aeronáuticas da época! Voar só com auxílio de NDBs ou DFs! Criar rotas idênticas às operadas anteriormente! Operar em cidades que a aviação comercial atual passa longe (como Loanda, uma cidadezinha no extremo interior do PR, onde o maior avião que de vez em quando opera em seu aeroporto é o Caravan do Estado do PR. Se não me engano, um DC-3 da VASP já se acidentou lá na década de 50).
A idéia está lançada. Infelizmente, meus conhecimentos de desenvolvimento de aeronaves, pinturas e cenários são nulos, mas minha vontade de me divertir com os "anos dourados" da aviação brasileira é muito grande!
Um abraço a todos!
Uma vontade grande que eu tenho é de ver uma Virtual Airline personalizada para os anos 50 / 60 / 70, onde pudessemos nos divertir voando os Convair, Constellation, YS-11, Douglas, Electra, BAC 1-11, DC-8, 707, Dart Herald e Fokker 27!!
Imaginem frotas com esses aviões, complementadas por cenários personalizados da época! Acredito que a criação de cenários será simples, devido a ausencia das complexas construções que vemos hoje em nossos aeroportos.
Imaginem também se conseguirmos cartas aeronáuticas da época! Voar só com auxílio de NDBs ou DFs! Criar rotas idênticas às operadas anteriormente! Operar em cidades que a aviação comercial atual passa longe (como Loanda, uma cidadezinha no extremo interior do PR, onde o maior avião que de vez em quando opera em seu aeroporto é o Caravan do Estado do PR. Se não me engano, um DC-3 da VASP já se acidentou lá na década de 50).
A idéia está lançada. Infelizmente, meus conhecimentos de desenvolvimento de aeronaves, pinturas e cenários são nulos, mas minha vontade de me divertir com os "anos dourados" da aviação brasileira é muito grande!
Um abraço a todos!
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- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Prezado Starliner. Parabéns pela pesquisa mas, segundo a revista "FLAP INTERNACIONAL" mar/abr 1997, estas duas aeronaves não chegaram a ser entregues à Real Aerovias. O que, em absoluto, tira o brilho do teu trabalho!Starliner escreveu: Vai a lista de CV-440 com matrículas Brasileiras:
....
PP-YRM 500
PP-YRN 501....
Starliner
Uma das anedotas mais interessantes a respeito dos Convair e sua operação no Brasil é a que se refere ao primeiro pouso de uma destas aeronaves na recém-asfaltada pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Diz o Cmte. Bordini, em seu livro Céus Desconhecidos: "Os Convair não operavam em pistas de terra ou grama e enquanto não ficasse pronta a pista do Salgado Filho , os aviões operavam na Base Aérea de Canoas, construída sobre o antigo aeródromo da Air France, ao norte do Rio Gravataí, e porisso chamada de "pista de Gravataí."
"Essa operação era incômoda para os usuários e empresa, pois significava mais tempo de deslocamento para todos e o inconveniente de manter um setor de manutenção distante das oficinas da VARIG. Por isso havia urgência na inauguração da nova pista do Salgado Filho e, nem bem tinha secado o concreto, já a VARIG programara um vôo inaugural com o CV 240, do Rio a Porto Alegre, convidando o Diretor-Geral do DAC e vários outros Brigadeiros, acompanhados pelo seu Presidente, sr. Ruben Berta.
Nessa ocasião, a Real tinha recém recebido sua última aquisição, o Convair 340, um modelo mais moderno do que os da VARIG, com os mesmos motores, mas zero quilômetro, de fábrica. Como já havia grande rivalidade entre as duas empresas, no dia da inauguração da nova pista de POA, a direção da Real programou um vôo São Paulo/Porto Alegre com o novo avião, de forma que o 340 chegasse sobre o Salgado Filho antes do avião da VARIG. Assim, o avião da Real chegaria primeiro e inauguraria a pista, frustrando as intenções festivas da Presidência da VARIG que, afinal, era em grande parte a autora da nova pista.
E assim aconteceu. O avião da Real sobrevoou o aeroporto de Porto Alegre antes da chegada do Convair da VARIG e o comandante, devidamente instruído pelo Presidente da Real, pediu à torre de controle instruções para o pouso. Mas o pessoal da torre sabia que o VARIG chegaria daí a quinze minutos, trazendo as autoridades que iriam inaugurar a pista. Por isso, deu instruções ao Real que aguardase a chegada do VARIG, circulando o aeroporto. Sua prioridade de pouso era a nº 2. Houve protestos do comandante do Real, que de nada adiantaram. Ele poderia pousar em Gravataí mas, contrariado, decidiu aguardar a chegada do VARIG.
O CV 240 tinha freio hidráulico nas quatro rodas principais, acionado pelos pedais dos pilotos e um freio de emergência pneumático, acionado por meio de uma válvula, cujo comando estava ao alcance das mãos do piloto. Quando acionada, uma forte pressão atuava nos freios, bloqueando as rodas. Fazia parte do cheque anterior ao pouso acionar essa válvula para ver se havia pressão de ar, e logo depois desligá-la, liberando a pressão, de sorte que as rodas, livres, começassem a rodar quando tocassem a pista, sendo depois freiadas gradativamente através do freio hidráulico normal e de acordo com a necessidade.
Eis que chega o Convair da VARIG recheado de autoridades. Circulou duas vezes o aeroporto para que todos pudessem ver as obras da nova pista e, enfim, entrou na reta final de pouso. Aparentemente o piloto acionou a válvula de pressão pneumática e a esqueceu ligada, ou seja, as rodas do avião ficaram totalmente bloqueadas. Com isso, ao tocarem a virgem e áspera superfície de concreto, ao invés de girarem livremente naquele primeiro toque de rodas de avião na pista intocada, seu pneus arrastaram-se por uma distância de uns 50 metros, gastando toda a capa de borracha, atingindo as lonas que estouraram e continuando o avião por mais alguns metros, deslizando sobre os aros das rodas que foram também danificados.
Foi certamente um pouso com grande desaceleração, o que foi notado por todos. O avião ficou paralisado no meio da pista, a uns 500 metros do seu início e, passada a perplexidade e os primeiros ímpetos de raiva de Berta, tiveram os ocupantes de desembarcar no meio da pista e seguir de ônibus para o terminal. O avião ficou onde estava e a pista foi imediatamente interditada para qualquer avião - até que a manutenção trocasse as quatro rodas do Convair, o que levou algumas horas. O avião da Real foi desviado para Gravataí. A pista de POA ficou indelevelmente inaugurada, com quatro riscos de borracha preta vulcanizada no virgem concreto pelo calor do atrito.
Esses riscos, dizia-se depois nas rodas variguianas, eram a rubrica pessoal do primeiro piloto que pousou na nova pista do Salgado Filho, em Porto Alegre."
fonte: revista "FLAP Internacional" mar/abr 1997
Um abraço e FELIZ ANO NOVO!
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
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- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Jambock,
Perfeito,eu ia chegar lá quando tiver tempo de contar o resto da frota.
Mas aí vai.
PP-YRM c/n 500 440-62 REAL fabricado em 22.01.1958 .Cancelado. N5122 Genera Motors Corp. 22.10.59 Convertido para CV-580 em Mai de 1960. N580R, N580HH.
PP-YRN c/n 501 440-62 REAL Fabricado em 27.01.1958. Cancelado. N5123 Genera Motors Corp. em 30.10.59. Convertido para CV-580, N5122, C-GTTA
Agaurdem, ainda não falamos sobre o CV-340 da RL e da SC.
Starliner
Perfeito,eu ia chegar lá quando tiver tempo de contar o resto da frota.
Mas aí vai.
PP-YRM c/n 500 440-62 REAL fabricado em 22.01.1958 .Cancelado. N5122 Genera Motors Corp. 22.10.59 Convertido para CV-580 em Mai de 1960. N580R, N580HH.
PP-YRN c/n 501 440-62 REAL Fabricado em 27.01.1958. Cancelado. N5123 Genera Motors Corp. em 30.10.59. Convertido para CV-580, N5122, C-GTTA
Agaurdem, ainda não falamos sobre o CV-340 da RL e da SC.
Starliner
Starliner - GIG
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- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Jambock,
Esquecí de dizer que tem mais um que acabou não "existindo"
PP-YRO c/n 504 440-62 REAL fabricado em 05.02.58 . Cancelado N8470H Hughes Tool, CA+3 Luftwaffe, 12+06 re registrado, N90720,
C-GOYO, N65162, N400GS não registrado, C-GKFC, N204RA.
Eta vidinha agitada a dele. Não sei se ainda voa.
Starliner
Esquecí de dizer que tem mais um que acabou não "existindo"
PP-YRO c/n 504 440-62 REAL fabricado em 05.02.58 . Cancelado N8470H Hughes Tool, CA+3 Luftwaffe, 12+06 re registrado, N90720,
C-GOYO, N65162, N400GS não registrado, C-GKFC, N204RA.
Eta vidinha agitada a dele. Não sei se ainda voa.
Starliner
Starliner - GIG
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: ONDE ANDAM OS CV440
Em 1967, os Convair da Cruzeiro foram desativados e substituídos pelos Namcs YS-11A. O Convair 440-59 Metropolitan prefixo PP-CER (cn 454) operou depois como: N21494, 9Y-TDK, N440ED (na Edair Corp) e N10192 (na Southern Express). Não se sabe sobre condições de vôo.paulo roberto machado escreveu:Onde foram parar os CV440 da Varig, Cruzeiro?exite algum ainda.
Maurício.
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- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
[quote="Starliner"]Prezado Paulo,
Vai a lista de CV-440 com matrículas Brasileiras:
PP-CEN 466 440-59 "Castor" , N21466, convertido para CV-580 , C-GJRP, HP-122CTH, HP-122CTW, HK-3969X
PP-CEO 467 440-59 "Pollux" N21467, CP-961 , destruído San Borja, Bolívia
PP-CEP 493 440-59 "Alcyon" acidentado 16.06.58 Capão Grosso perto de CWB/PR
PP-CER 494 440-59 "Procion" N21494, 9Y-TDX, 8Q-AM102, N1092, N440ED
PP-CFE 471 440-0 "Altair" N21471 , CP-969
Vai a lista de CV-440 com matrículas Brasileiras:
PP-CEN 466 440-59 "Castor" , N21466, convertido para CV-580 , C-GJRP, HP-122CTH, HP-122CTW, HK-3969X
PP-CEO 467 440-59 "Pollux" N21467, CP-961 , destruído San Borja, Bolívia
PP-CEP 493 440-59 "Alcyon" acidentado 16.06.58 Capão Grosso perto de CWB/PR
PP-CER 494 440-59 "Procion" N21494, 9Y-TDX, 8Q-AM102, N1092, N440ED
PP-CFE 471 440-0 "Altair" N21471 , CP-969
Starliner - GIG