Conforme prometido, eis as imagens do AT-26 FAB 4526 preservado na Praça do 6º Grupamento de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, na cidade do Rio Grande/RS (330km ao sul de P.Alegre).
A aeronave está com uma pintura diferente da original e foi batizado com o nome do "Marechal-do-ar Alberto Santos Dumont".
Nossa, que legal.... na rua mesmo!!!!
Em Brusque tem um T-6 que dá pra entrar nele!!!
Valorizo muito quem expõe essas aeronaves assim... só torcer pra não pixarem...!!!
O AT-26 "Xavante" que está exposto em frente ao quartel do 6º GAC, na cidade do Rio Grande/RS, além de estar camuflado de forma diferente da original, tem uma matrícula falsa aplicada na deriva.
A pintura camuflada em tons de verde, bege e marrom difere (e muito!) da original utilizada pela Força Aérea Brasileira que possui marrom, verde e cinza. O nome de Santos Dumont foi aplicado abaixo do cockpit, em uma justa homenagem ao pai da aviação, porém jamais foi aplicada enquanto a aeronave esteve operacional na FAB. Além das diversas marcas ausentes e inscrições removidas, o prefixo aplicado FAB 4526 (serial 74065308) está com o numeral invertido, ao invés do original FAB 4625. Um engano durante a pintura, é a provável explicação para que o "Xavante" rio grandino ostente a matrícula de uma aeronave que foi perdida em acidente na cidade de Vitória/ES em 28/08/1987.
A história do FAB 4625 (serial 81180423) relata que o mesmo sofreu danos estruturais após um pouso em Uberlândia/MG no dia 04/08/1997. Desde então a aeronave foi retirada de serviço e recolhida, via terrestre, ao PAMA/RF (Parque de Manutenção de Recife/PE) onde permaneceu vários anos parado. Com a inauguração de diversos monumentos espalhados pelo Brasil, o 4625 foi "montado" com peças de outras aeronaves acidentadas, para ser exposto na cidade do Rio Grande/RS, onde está atualmente.