TAP vai suspender voos para São Tomé

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9689
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

TAP vai suspender voos para São Tomé

Mensagem por AeroEntusiasta »

(c) PNN Portuguese News Network

São Tomé - A delegação da transportadora aérea portuguesa (TAP) em São Tomé e Príncipe anunciou hoje, em conferência de imprensa na capital são-tomense, que devido ao mau estado da pista do aeroporto vai suspender os seus voos para o arquipélago no próximo dia 13 de Janeiro.

Em conferência de imprensa a delegada da TAP em São Tomé e Príncipe, Natasha Branco d’Alva, declarou que a companhia aérea irá suspender a sua ligação com o arquipélago de São Tomé a partir de 13 de Janeiro. Segundo a mesma responsável esta decisão deve-se ao mau estado que a pista do aeroporto são-tomese.

Branco d’Alva afirmou que foi uma decisão «difícil a tomar». «Fomos prolongando essa decisão depois de várias promessas da ENASA como da parte do governo de que iriam dar início às obras este mês de Novembro, mas infelizmente as obras não começaram» lamentou a mesma responsável, que acrescenta: «recebemos uma outra carta dizendo que as obras teriam o seu início em finais de Novembro ou primeira semana de Dezembro e já estamos em segunda semana de Dezembro e até este momento as obras não começaram».

A mesma responsável da TAP afirmou que o mau estado da pista tem causados muitos prejuízos à companhia, não precisando contudo o montante dos mesmos, e lembrou que «primeiro incidente» data de 21 de Setembro e o que provocou uma forte preocupação por motivos de segurança.

«Já tínhamos feito alguns contactos com a ENASA desde o Junho a informar que a pista não estava boas condições e foi a partir de 21 de Setembro que acelerou a preocupação», disse a Natasha.

«Devido a este incidente o nosso avião ficou imobilizado no Sal e isso provoca uma perturbação em cadeia ao nível de toda a nossa rede, dado que o avião que faz a ligação São Tomé Lisboa ele não pára só em Lisboa, mas garante também Lisboa Paris e posteriormente Lisboa Natal», explicou acrescentando que «quando acontece uma situação como esta temos que indemnizar os passageiros».

Segundo a Natasha a data que se prevê a chegada do equipamento para reabilitação do Aeroporto ainda vai demorar várias semanas e «depois leva tempo para ser desalfandegado» disse.

A decisão da TAP foi já comunicada ao Instituto Nacional de Aviação Civil, INAC, desde quinta-feira, 14 de Dezembro, o ministro da Tutela, Delfim Neves e a ENASA tiveram conhecimento da decisão da TAP esta terça-feira, 19 de Dezembro.

Como forma de pressionar o governo são-tomense a TAP decidiu tomar esta posição e garante que «assim a derem inicio as obras da pista» a TAP retomará a sua ligação regular com o arquipélago.

Natasha explicou ainda que «nestes últimos dias a TAP têm estado a pedir» aos seus pilotos, que são examinadores e instrutores, «para virem a São Tomé e isso foge ainda à lógica da companhia dado que todos eles têm uma rotatividade que normalmente só passa em cada escala seis à seis meses».

Para concluir Natasha confirmou que já está suspensa a venda de bilhetes para evitar que aconteça o mesmo que aconteceu com os passageiros da Air Luxor.

O ano de 2006 ficará marcado como um ano negro para os transportes aéreos em São Tomé e Príncipe. Em Maio, o único avião da empresa Air São Tomé, aparelho de marca Twin Otter com capacidade para 12 passageiros, despenhou-se no mar causando a morte dos dois tripulantes e dois passageiros.

A companhia aérea Air Luxor, que também efectuava as ligações Lisboa / São Tomé, suspendeu em Setembro os seus voos, por razões associadas às dificuldades económicas que a companhia atravessava.

Com a suspensão dos voos da companhia aérea nacional portuguesa para São Tomé, as ligações aéreas para o arquipélago apenas serão garantidas pela companhia Air Servisses, nas ligações com a capital do Gabão, Libreville, e pela companhia aérea estatal angolana, TAAG, nas ligações com Luanda. Perante este cenário os portugueses e são-tomenses em Portugal terão de passar por Luanda ou Libreville para chegarem ao arquipélago.

Devido ao seu posicionamento geográfico, os transportes aéreos comerciais são também a única via de recepção de turistas em São Tomé, uma actividade que foi fortemente abalada este ano com a suspensão dos voos da Air Luxor.

Inácio Amorim
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Re: TAP vai suspender voos para São Tomé

Mensagem por calmeida »

Podes explicar me quando é que vão começar a TAAG os voos entre São tomé e Lisboa e com que avião é que vi um 737 da TAAG aqui no Sal no Domingo, mas não sei se foi pra Lisboa ou só veio trazer pax...Obrigado

Imagem
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9689
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Olá Cleidir.

Realmente há informações que a TAAG irá voar entre Luanda - São Tomé - Lisboa com os 737NG, mas ainda sem data para iniciar.

Quanto ao 737 q vc viu no Sal no último domingo, deve ter sido o D2-TBJ (quarto 737NG) em escala técnica durante o translado da Boeing para Luanda.

Veja o tópico: http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hp?t=12154

Um abraço.
calmeida
PC
PC
Mensagens: 194
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 16:19

Mensagem por calmeida »

Olá...Obrigado andei um pouca afastado do forum nem vi o tópico...foi mesmo o D2-TBJ.


Imagem[/quote]
Imagem
Responder